1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Método híbrido de resfriamento do mosto

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por PauloTS, 31/3/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 25/4/19 #21

    Marcio Souza

    Marcio Souza

    Marcio Souza

    New Member

    Afiliado:
    28/11/18
    Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Cananeia, SP
    Valeu Muito Paulo....Pra próxima vou adquirir um pre chiller e utilizar sua sugestão para resfriamento...abraço!!...
     
  2. 23/5/19 #22

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    Well-Known Member

    Afiliado:
    29/9/16
    Mensagens:
    70
    Curtidas Recebidas:
    25
    Depois que aumentamos nossas bateladas tivemos problemas com o resfriamento e acho que isso foi a causa de off flavors em duas levas. Resfriávamos 100L com um chiller de 30 placas e um pré chiller de sete metros até uns 40 graus e inoculávamos 8 horas depois. Aumentamos o pré chiller pra 30 metros e compramos mais um chiller de 60 placas. Até aí tudo bem, mas no primeiro resfriamento gastamos um absurdo de água (mais de 500L), usamos água da rede no chiller de 60 e água resfriada no chiller de 30 na pressão máxima e conseguimos resfriar 50L a apenas 25°C. Na segunda leva usamos a água pre resfriada em linha, com pouca vazão, resfriamos 50L bem rápido a 16°C e gastamos 100L de água. A dificuldade foi o ajuste na vazão do mosto, ou o mosto saía a 12°C ou saía a 20°C e a água de resfriamento estava saindo a 30°C do chiller. Na próxima leva vou testar ajustar a temperatura de saída do mosto diminuindo ainda mais a vazão da água de resfriamento.
     
  3. 27/5/19 #23

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    134
    Curtidas Recebidas:
    28
    bom dia pessoal, eu hoje uso chiller de contra-fluxo, resfrio com agua da rede ate uns 60 graus fazendo whirlpool com a bomba e depois utilizo agua a zero grau (60 litros) e mando pro fermentador, consigo chegar ate uns 18 graus.
    Minha ideia é comprar uma bombona de 200 litros e usar essa agua pra resfriar, recirculando ela, fiz uma planilha que da pra ter uma ideia da quantidade de água que usamos pra resfriar.
    fiz como se fosse executar o resfriamento em dois estagios, e a direita da pra simular a temperatura de equilibrio de um sistema fechado de resfriamento.

    https://drive.google.com/file/d/1NGPUoDoaCMyUbFW46v4vW0itQrLbKl_u/view?usp=sharing
     

Compartilhe esta Página