método de resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Friedmann

Member
Joined
Jan 6, 2022
Messages
20
Reaction score
17
Location
São Caetano do Sul
Bom dia pessoal.

Estou vendo os valores de bombas de circulação e umas que aguentam temperatura são bem caras, em torno de R$ 300,00,
Tenho uma bombinha tipo maquina de lavar e uma serpentina de aluminio parados lá em casa.

Na maioria dos videos que vi, as pessoas colocam a serpentina num balde com gelo e fazem o mosto circular por dentro da serpentina para resfriar, correto?

Mas para isso a bomba tem que aguentar a alta temperatura, o que não acontece com as bombas mais baratas que aguentam uns 60 graus somente.

E se ao invés de fazer desse jeito, eu encher um balde de água e gelo e fazer essa água gelada circular pela serpentina e mergulhar a serpentina dentro da panela com o mosto?

O que acham?
 
Quando fazia com uns amigos a gente fazia assim: mangueira na saída da torneira entrava no chiller e descartava na pia, isso por uns 5, 10. ai depois em um balde com torneirinha, colocava 1 saco de gelo de 12kg e agua, ai ligava a mangueira saindo da torneirinha do balde, passa pela bombinha de máquina, entrava no chiller saía para o balde de volta.
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    8 KB · Views: 27
Last edited:
uma dica que ajudou, foi prestar atenção noi sentido que a agua circula no chiller, ela deve recircular de baixo pra cima
 
Bom dia pessoal.

Estou vendo os valores de bombas de circulação e umas que aguentam temperatura são bem caras, em torno de R$ 300,00,
Tenho uma bombinha tipo maquina de lavar e uma serpentina de aluminio parados lá em casa.

Na maioria dos videos que vi, as pessoas colocam a serpentina num balde com gelo e fazem o mosto circular por dentro da serpentina para resfriar, correto?

Mas para isso a bomba tem que aguentar a alta temperatura, o que não acontece com as bombas mais baratas que aguentam uns 60 graus somente.

E se ao invés de fazer desse jeito, eu encher um balde de água e gelo e fazer essa água gelada circular pela serpentina e mergulhar a serpentina dentro da panela com o mosto?

O que acham?
Se colocar a bomba após o mosto sair da serpentina, ele já estará mais frio. Se vai estar na temperatura próxima de 60 oC? Aí depende da vazão do mosto, da área da serpentina e temperatura da água ao redor da serpentina. Mas é mais simples, passar água dentro da serpentina e deixar ela imersa no mosto,como o pessoal aí mencionou.
 
normalmente a agua fria passa por dentro da serpentina, e essa vai imersa dentro do mosto.
essas bombas de maquina aguentam temperatura sim, por muito tempo usei uma pra fazer recirculação. até uns 80° pelo menos a minha aguentava, mas no seu caso ela vai empurrar agua fria mesmo.
A questão é se ela vai conseguir empurrar a água suficientemente rápido pelo chiller pra resfriar. talvez não chegue abaixo dos 25° que a galera fala, mas vai ajudar.
Hoje uso um chiller de placas, o mosto entra no fermentador a uns 30° e é suficiente. Gastando pouco, é difícil abaixar bem a temperatura com uma serpentina e a bombinha de máquina, mas você pode esperar algumas horas pra cair mais um pouco antes de inocular.
costumo inocular em algo entre 25 e 35°, nunca tive problemas.
 
Ah, não esqueça de sanitizar bem a serpentina por fora... um banho de álcool 70 resolve, molhe ela inteira com o borrifador e espere uns 5-10 minutos antes de imergi-la.
 
uma dica que ajudou, foi prestar atenção noi sentido que a agua circula no chiller, ela deve recircular de baixo pra cima

Sempre fiz ao contrário, partindo da ideia de que a parte de cima da panela estará sempre mais quente, já que as coisas quentes tendem a subir e as frias a descer. Ou seja, entro com água fria por cima pra ir de encontro com o mosto quente buscando assim maior troca de temperatura.

Aí eu pergunto: qual a lógica da técnica de entrar com a água por baixo?

Valeu!!
 
Sempre fiz ao contrário, partindo da ideia de que a parte de cima da panela estará sempre mais quente, já que as coisas quentes tendem a subir e as frias a descer. Ou seja, entro com água fria por cima pra ir de encontro com o mosto quente buscando assim maior troca de temperatura.

Aí eu pergunto: qual a lógica da técnica de entrar com a água por baixo?

Valeu!!
Imagino que seja pra água que entra (mais fria) entrar em contato primeiro com o mosto mais frio.
Daí quando ela sobe e encontra o mosto mais quente, ainda está mais fria que ele... conseguindo fazer a troca térmica.

Se começar por cima... com o mosto mais quente... talvez quando a água descer e encontrar um mosto menos quente... a diferença de temperatura entre água e mosto não seja suficiente para fazer uma troca adequada
 
Imagino que seja pra água que entra (mais fria) entrar em contato primeiro com o mosto mais frio.
Daí quando ela sobe e encontra o mosto mais quente, ainda está mais fria que ele... conseguindo fazer a troca térmica.

Se começar por cima... com o mosto mais quente... talvez quando a água descer e encontrar um mosto menos quente... a diferença de temperatura entre água e mosto não seja suficiente para fazer uma troca adequada

Na próxima vou experimentar. Me ocorreu aqui que também pode ser que entrando com a água fria por cima o mosto quente de baixo acabará fazendo um movimento de subida levando junto o trub que deveria estar sempre descendo.

Valeu!
 
Sobre o funcionamento, uso como os confrades: água fria passando por dentro do chiller, chiller dentro da panela com o mosto quente.
As minhas dicas seriam:
- se for fazer ao contrário (circular o mosto quente pelo chiller inserido num balde com água gelada), eu acho que seria importante usar uma serpentina de inox, pra evitar de juntar muita tranqueira dentro do chiller. O pró aqui é a economia de água, o contra é que gasta muito gelo e um chiller de inox num é barato.
- usando com o chiller dentro da panela com o mosto quente, o mais importante é manter movimento na panela (seja mexendo o mosto com a pá, seja balançando o chiller). Isso evita que se formem gradientes de temperatura e acelera bastante o resfriamento. Gosto desse método porque é mais barato, nao precisa de bomba e o mosto não passa por dentro de um tubo que nao consigo enxergar dentro
 
Ah, não esqueça de sanitizar bem a serpentina por fora... um banho de álcool 70 resolve, molhe ela inteira com o borrifador e espere uns 5-10 minutos antes de imergi-la.
Pode-se inserir o chiller, já sanitizado, no mosto antes do fim da fervura né.
Uma dúvida, to de olho em uma bomba submersa de 5V no Ali, diz que bombeia até mais de 1 metro acima dela, vocês acham que dá conta?
Em 20L de mosto
 
Pode-se inserir o chiller, já sanitizado, no mosto antes do fim da fervura né.
Uma dúvida, to de olho em uma bomba submersa de 5V no Ali, diz que bombeia até mais de 1 metro acima dela, vocês acham que dá conta?
Em 20L de mosto
sim, pode. se inserir antes de finalizar ele já meio que se "automaticamente sanitiza"...
nunca vi usarem bombas submersas, mas normalmente são para agua. tenho aqui no meu aquário, ela diz que sobe 3m de coluna mas nunca consegui mais de 1m... não sei se para o mosto seria efetivo...
 
Pode-se inserir o chiller, já sanitizado, no mosto antes do fim da fervura né.
Uma dúvida, to de olho em uma bomba submersa de 5V no Ali, diz que bombeia até mais de 1 metro acima dela, vocês acham que dá conta?
Em 20L de mosto
Cara, tem o link da bomba ?
1 metro de coluna de água não é muito não.
Teria que ver qual a vazão dela também
 
Back
Top