lupulagem e sabor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

qual a opnião de vocês para melhor extrair sabor de lupulo para uma ipa, 15 mim 10 mim 5 mim ou whirpool?

Veja que não estou me preocupando tanto com aroma, ja que varei dh. Quero obter maior sabor de lupulo sem adicionar amargor ou muito pouco, ja estarei usando lupulo para amargor aos 60 mim.

Um exemplo classico de uma cerveja que em minha opniao tem muito sabor de lúpulo é a punk ipa, apesar de ter muito sabor de lupulo ela não apresenta amargor exagerado, é até fraquinha no quesito amargor, mas o sabor de lúpulo é incrivelmente presente

Conversei esses dias por e-mail com um dos mestres cervejeiros da ballast point e ele me disse para não dar importancia ao late hop ou seja aos 10 e 5 mim e ir pessado na lupulagem no whirpool.

o que acham? qual é a melhor hora para se obter sabor sem adicionar tanto amargor?


abraços
 
pessoal,

qual a opnião de vocês para melhor extrair sabor de lupulo para uma ipa, 15 mim 10 mim 5 mim ou whirpool?

Veja que não estou me preocupando tanto com aroma, ja que varei dh. Quero obter maior sabor de lupulo sem adicionar amargor ou muito pouco, ja estarei usando lupulo para amargor aos 60 mim.

Um exemplo classico de uma cerveja que em minha opniao tem muito sabor de lúpulo é a punk ipa, apesar de ter muito sabor de lupulo ela não apresenta amargor exagerado, é até fraquinha no quesito amargor, mas o sabor de lúpulo é incrivelmente presente

Conversei esses dias por e-mail com um dos mestres cervejeiros da ballast point e ele me disse para não dar importancia ao late hop ou seja aos 10 e 5 mim e ir pessado na lupulagem no whirpool.

o que acham? qual é a melhor hora para se obter sabor sem adicionar tanto amargor?


abraços

Amigo,

Eu parei de adicionar aos 60 minutos para amargor e 0 mimutos para aroma...agora uso o metodo moderno.

Usa o maximo nos 15 minutos para sabor, e aroma vai de 5 gramas/litro de dry hopping @18 graus por 4 dias.
 
Amigo,

Eu parei de adicionar aos 60 minutos para amargor e 0 mimutos para aroma...agora uso o metodo moderno.

Usa o maximo nos 15 minutos para sabor, e aroma vai de 5 gramas/litro de dry hopping @18 graus por 4 dias.

Que interessante, ja havia pensado nessa possibilidade de não usar lupulo aos 60 mim, ta certo que a quantidade de lupulo pra usar somente no 15 mim é grande mas é exatamente isso que estou procurando mto sabor de lupulo e amargor decente algo em torno de 75 ibu pelo menos

Tenho aqui para usar na proxima ipa warrior magnum, centennial, columbus, amarrilo que é a maior parte e cascade, sempre uso essa mistura nas minhas opas fica ótimo mas divido entre FW 60 30 e 0 mim, vou experimentar fazer tudo nos 15 mim pra testar
 
Que interessante, ja havia pensado nessa possibilidade de não usar lupulo aos 60 mim, ta certo que a quantidade de lupulo pra usar somente no 15 mim é grande mas é exatamente isso que estou procurando mto sabor de lupulo e amargor decente algo em torno de 75 ibu pelo menos

Tenho aqui para usar na proxima ipa warrior magnum, centennial, columbus, amarrilo que é a maior parte e cascade, sempre uso essa mistura nas minhas opas fica ótimo mas divido entre FW 60 30 e 0 mim, vou experimentar fazer tudo nos 15 mim pra testar

Tente fazer monolupulo, para conhecer o perfil de cada lupulo. Quando se faz salada de frutas de lupulos, perde-se um pouco do que se deseja como sabor.
 
Tente fazer monolupulo, para conhecer o perfil de cada lupulo. Quando se faz salada de frutas de lupulos, perde-se um pouco do que se deseja como sabor.


Que acha da seguinte receita:

receita para 20l

6 kg pale ale
250g crystal 10
250g carahell

80g amarillo 15 mim
25g centennial 15 mim
10g columbus 15 mim
10g cascade 15 mim

30g amarillo 0 mim

2 pkt us05

gosto da combinaçoes desses lupulos sempre uso nas minhas ipa fica bem citrico eum certo picante.

de acordo com o beer smith tera og 1060 e 68 ibu
 
Conversei esses dias por e-mail com um dos mestres cervejeiros da ballast point e ele me disse para não dar importancia ao late hop ou seja aos 10 e 5 mim e ir pessado na lupulagem no whirpool.

o que acham? qual é a melhor hora para se obter sabor sem adicionar tanto amargor?

abraços

A questão do tempo das adições varia muito de acordo com o equipamento. Numa grande cervejaria como a Ballast Point, provavelmente o whirpool é iniciado logo após a fervura, dura uns 10 minutos ou mais, antes de iniciar o resfriamento... ou seja, o lúpulo é adicionado ao mosto que fica a quase 100ºC durante esse tempo.

Essa técnica pode não fazer tanto sentido se vc usa um chiller de imersão e inicia o resfriamento de forma eficiente imediatamente após desligar o fogo. O aproveitamento pode ser menor.

Nesse sentido acho que a melhor resposta pra sua pergunta é "depende". E o que depende são as características do seu equipamento, principalmente em relação ao resfriamento...

Tradicionalmente as adições nos ultimos 15 minutos de fervura são consideradas para sabor, e de 5 minutos pra baixo, aroma... mas como vc viu, isso pode ser relativo.

Abraço
 
A questão do tempo das adições varia muito de acordo com o equipamento. Numa grande cervejaria como a Ballast Point, provavelmente o whirpool é iniciado logo após a fervura, dura uns 10 minutos ou mais, antes de iniciar o resfriamento... ou seja, o lúpulo é adicionado ao mosto que fica a quase 100ºC durante esse tempo.

Essa técnica pode não fazer tanto sentido se vc usa um chiller de imersão e inicia o resfriamento de forma eficiente imediatamente após desligar o fogo. O aproveitamento pode ser menor.

Nesse sentido acho que a melhor resposta pra sua pergunta é "depende". E o que depende são as características do seu equipamento, principalmente em relação ao resfriamento...

Tradicionalmente as adições nos ultimos 15 minutos de fervura são consideradas para sabor, e de 5 minutos pra baixo, aroma... mas como vc viu, isso pode ser relativo.

Abraço

pensei nisso também e acho que o melhor para ficar nesses 15 mim talvez seria adicionar os lupulos ao invez de 15 no 10 mim finais, considerando que a partir do momento que eu finalizar a fervura farei um whirpool e esperasrei 5 mim para só entao começar o resfriamento, ou seja, ficará os 15 mim
 
Li aqui mesmo no fórum que há pessoas que adicionam lúpulo durante o resfriamento. Ao chegar por volta de 80 graus estacionam a temperatura e adicionam lúpulo, deixando nesse patamar por um tempo. Após esse tempo, retomam o resfriamento.
Alguém já usou esse método? Tiveram você resultados?
 
Outra possibilidade é usar o FWH (first worst hopping) com essas adições que você comentou.
 
Acabei de fazer uma experiência de usar lúpulo no resfriamento a 75 graus para aroma. Durante 15 min parado nessa temperatura e depois voltei a resfriar. Gosto de usar FWH para amargor. E tb gosto de usar aos 30' 20' e 10 para agregar sabor. Isso vai depender de seu objetivo e orçamento para gastar com mais lúpulo.
 
Esse método é mais recomendado com flor acredito eu.
Alguém já fez com pellet?
Estava pensando em testar com pellet, usando um infusor, dentro da panela.
Será que rola?
 
Esse método é mais recomendado com flor acredito eu.
Alguém já fez com pellet?
Estava pensando em testar com pellet, usando um infusor, dentro da panela.
Será que rola?

Por que mais recomendado com flor?

Flor e pellet são semelhantes, tirando o formato... Acho que uma das únicas utilizações onde flor é melhor é em hop rockets, torpedos, randalls e equipamentos afins, onde a flor inteira não entope a saída e ajuda a criar um certo filtro.

Acho mais simples apenas jogar os pellets lá, depois fazer um whirpool.

Abraço
 
Então, sendo assim acho que o ideal em usar FWH seria para fornecer um amargor mais limpo, menos áspero. Sendo no meu ponto de vista , se quer agregar bastante sabor e aroma de lúpulo a cerveja o ideal seria ir agregango aos 30' 20' 10' e aroma aos 0' e para mais aroma agregar com o mosto resfriado a 75 graus e dryhopping
 
Que legal esse tópico, pessoal! Olhem, já ouvi "ah, adiciona no início da fervura um lúpulo baratinho, pra dar amargor, e depois carrega no final, pra dar aroma, e faz o dry-hopping". Bom, ainda estou em busca da APA "perfeita". E até andei seguindo mais ou menos essa sugestão, sendo que não economizei tanto no lúpulo de amargor. Enfim, adicionei um lúpulo de amargor no início da fervura, depois adicionei uma boa quantidade de lúpulos nobres no final, antes do Whirpool. Mais tarde, fiz dry-hopping com 3g/litro, utilizando os mesmos lúpulos nobres, na temperatura da fermentação por 4 dias. Resultado: aroma fodão, mas na boca, o amargor esperado, mas não o sabor. Esperado, né? Enfim, aquele conselho que ouvi, não sigo mais. Mas ainda estou pesquisando em como obter no paladar aquele mesmo prazer que se sente no aroma.
 
Que legal esse tópico, pessoal! Olhem, já ouvi "ah, adiciona no início da fervura um lúpulo baratinho, pra dar amargor, e depois carrega no final, pra dar aroma, e faz o dry-hopping". Bom, ainda estou em busca da APA "perfeita". E até andei seguindo mais ou menos essa sugestão, sendo que não economizei tanto no lúpulo de amargor. Enfim, adicionei um lúpulo de amargor no início da fervura, depois adicionei uma boa quantidade de lúpulos nobres no final, antes do Whirpool. Mais tarde, fiz dry-hopping com 3g/litro, utilizando os mesmos lúpulos nobres, na temperatura da fermentação por 4 dias. Resultado: aroma fodão, mas na boca, o amargor esperado, mas não o sabor. Esperado, né? Enfim, aquele conselho que ouvi, não sigo mais. Mas ainda estou pesquisando em como obter no paladar aquele mesmo prazer que se sente no aroma.

Eu faço como vc descreveu e sempre tive bons resultados. Mesmo na adição de 60min eu uso lúpulos "bons". Calculo geralmente metade do IBU aos 60min, outra metade perto dos 5min e geralmente a mesma quantidade no whirlpool.
Talvez você precise se aprofundar melhor nas características de cada lúpulo que esta usando pra entender o que ele agregará na sua cerveja. Mas não desista desta técnica.
 
Esse final de semana vou fazer uma IPA Single Hop com Nelson Sauvin, alguma sugestão de como posso fazer a lupulagem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vi esses tempos que a Rizoma, da Dogma, não possui lupulagem de 60min, todos os lúpulos dela são inseridos a partir dos 30 min. Imagine a carga de lúpulo dela pra chegar nos 80 IBU só com inserções tardias... Justifica o preço caro dela.
Quero tentar essa técnica também, mas vou esperar sobrar uma grana pq vai ter lúpulo pra cacete! rs
 
Irei fazer 20lts, pensei em iniciar com 30g nos 60, 30 nos 20 e após 40 nos 0min... Mas agora, com essa discussão, fiquei na duvida


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Lúpulo é um insumo complicado. Muitas variedades, que mudam todo ano (dependendo da safra) e cada um tem uma percepção diferente. Exemplo clássico do Citra: tem pessoas que dizem que tem gosto/cheiro de xixi de gato, eu acho um dos melhores lúpulos disponíveis....complicado. Citaram nesse posto sobre a Rizoma, é uma boa cerveja mas pro meu paladar tem um retrogosto gramíneo violento...e assim vai.

O jeito é testar. Das minhas 24 brassagens pelo menos 15 foram IPAs, e nelas eu testei muita coisa para chegar no que me agrada.

Para o meu gosto, até agora, minhas preferências são:

-Fazer FWH para um amargor mais suave
- Adicionar todo o restante do lúpulo entre 5 e 0 minutos (whirlpool)

É como normalmente obtenho os melhores resultados. Para mim não vejo sentido em adições de 45, 30 e 20 minutos.No momento estou testando infusões a frio (parecido com o que fazem na Green Cow, que para mim é a melhor IPA Brasileira disparado - e olha que nem sou um grande fã de Centennial), parece ajudar bastante no gosto.

Quanto ao gosto é mais complicado ainda. Acho difícil conseguir um gosto tão proeminente como o aroma, eu pelo menos também não consegui, mas poso dizer que essas adições bem tardias ajudam sim com o gosto.

Novamente, na minha opinião para IPAs, gosto dos seguintes lúpulos:

- Combinação Simcoe/Amarillo (minha preferência)
- Combinação Citra/Amarillo
- Combinação Centennial/Cascade

Melhor lúpulo, na minha opinião (repetindo pela milésima vez!) é o Simcoe.
 
Dizem por aí que a Dogma manda 20 gramas de Lúpulo por litro, tardiamente, na Rizoma. Se é verdade não sei mas que o aroma fica espetacular, fica. Porém não sei se justifica o preço altíssimo dela. Melhor tentar fazer em casa e pagar bemmmm mais barato.:D

Vi esses tempos que a Rizoma, da Dogma, não possui lupulagem de 60min, todos os lúpulos dela são inseridos a partir dos 30 min. Imagine a carga de lúpulo dela pra chegar nos 80 IBU só com inserções tardias... Justifica o preço caro dela.
Quero tentar essa técnica também, mas vou esperar sobrar uma grana pq vai ter lúpulo pra cacete! rs
 
Para mim não vejo sentido em adições de 45, 30 e 20 minutos.

Pra mim também....

Novamente, na minha opinião para IPAs, gosto dos seguintes lúpulos:

- Combinação Simcoe/Amarillo (minha preferência)
- Combinação Citra/Amarillo
- Combinação Centennial/Cascade

Só acrescentaria o Columbus, gosto bastante dele.
-Columbus, Citra e Cascade
 
Já fiz IPA's com mais de 15 tipos de lúpulos americanos, neo zelandes e australiano. Cara é bem difícil falar que tem um melhor. São todos muitos bons. Mas Simcoe, Galaxy, Centennial e Equinox tão entre meus preferidos. Gostei muito do el dorado, pekko, enigma, TNT, Jarrylo, putz todos muito bons.
Eu curto fazer FWH aos 30" 20" 10" e no Whirlpool a 78° além de um bom dry hopping. Acho que desse jeito extrai um amargor limpo, todas as faixas de sabor e o máximo de aromas.
 
Já fiz IPA's com mais de 15 tipos de lúpulos americanos, neo zelandes e australiano. Cara é bem difícil falar que tem um melhor. São todos muitos bons. Mas Simcoe, Galaxy, Centennial e Equinox tão entre meus preferidos. Gostei muito do el dorado, pekko, enigma, TNT, Jarrylo, putz todos muito bons.
Eu curto fazer FWH aos 30" 20" 10" e no Whirlpool a 78° além de um bom dry hopping. Acho que desse jeito extrai um amargor limpo, todas as faixas de sabor e o máximo de aromas.

Como é a primeira pessoa que vejo citar o PEKKO, o que tem a dizer do lúpulo??
Estou pensando em fazer uma APA single hop dele e ninguém me ajudou no perfil q ele dá...
 
Salve pessoal... quais lúpulos vcs recomendam..e/ou quais combinações para obter a maior pegada resinosa....Abraços!!
 
Salve pessoal... quais lúpulos vcs recomendam..e/ou quais combinações para obter a maior pegada resinosa....Abraços!!
Pra resinoso/pinho curto muito o simcoe, que vai trazer um cítrico forte tb. Tem também o chinook, que é menos potente mas traz um resinoso maneiro.
 
Pra resinoso/pinho curto muito o simcoe, que vai trazer um cítrico forte tb. Tem também o chinook, que é menos potente mas traz um resinoso maneiro.
Valeu as dicas Gabriel....acabei de seguir a risca a receita divulgada pela Sierra da Torpedo IPA......cara que breja....apesar de ter Citra na lupulagem (Combinado com Magnum e Crystal)....resinoso dominou.... segue link da receita do Site da Sierra

https://sierranevada.com/blog/torpedo-ipa-homebrew-recipe/
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top