• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

lupulagem e sabor

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
9/8/16
Irei fazer 20lts, pensei em iniciar com 30g nos 60, 30 nos 20 e após 40 nos 0min... Mas agora, com essa discussão, fiquei na duvida

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

lpera

Well-Known Member
Afiliado
18/1/15
Lúpulo é um insumo complicado. Muitas variedades, que mudam todo ano (dependendo da safra) e cada um tem uma percepção diferente. Exemplo clássico do Citra: tem pessoas que dizem que tem gosto/cheiro de xixi de gato, eu acho um dos melhores lúpulos disponíveis....complicado. Citaram nesse posto sobre a Rizoma, é uma boa cerveja mas pro meu paladar tem um retrogosto gramíneo violento...e assim vai.

O jeito é testar. Das minhas 24 brassagens pelo menos 15 foram IPAs, e nelas eu testei muita coisa para chegar no que me agrada.

Para o meu gosto, até agora, minhas preferências são:

-Fazer FWH para um amargor mais suave
- Adicionar todo o restante do lúpulo entre 5 e 0 minutos (whirlpool)

É como normalmente obtenho os melhores resultados. Para mim não vejo sentido em adições de 45, 30 e 20 minutos.No momento estou testando infusões a frio (parecido com o que fazem na Green Cow, que para mim é a melhor IPA Brasileira disparado - e olha que nem sou um grande fã de Centennial), parece ajudar bastante no gosto.

Quanto ao gosto é mais complicado ainda. Acho difícil conseguir um gosto tão proeminente como o aroma, eu pelo menos também não consegui, mas poso dizer que essas adições bem tardias ajudam sim com o gosto.

Novamente, na minha opinião para IPAs, gosto dos seguintes lúpulos:

- Combinação Simcoe/Amarillo (minha preferência)
- Combinação Citra/Amarillo
- Combinação Centennial/Cascade

Melhor lúpulo, na minha opinião (repetindo pela milésima vez!) é o Simcoe.

DBOSSAN

Well-Known Member
Afiliado
5/6/16
Dizem por aí que a Dogma manda 20 gramas de Lúpulo por litro, tardiamente, na Rizoma. Se é verdade não sei mas que o aroma fica espetacular, fica. Porém não sei se justifica o preço altíssimo dela. Melhor tentar fazer em casa e pagar bemmmm mais barato.:D

Vi esses tempos que a Rizoma, da Dogma, não possui lupulagem de 60min, todos os lúpulos dela são inseridos a partir dos 30 min. Imagine a carga de lúpulo dela pra chegar nos 80 IBU só com inserções tardias... Justifica o preço caro dela.
Quero tentar essa técnica também, mas vou esperar sobrar uma grana pq vai ter lúpulo pra cacete! rs

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
Para mim não vejo sentido em adições de 45, 30 e 20 minutos.
Pra mim também....

Novamente, na minha opinião para IPAs, gosto dos seguintes lúpulos:

- Combinação Simcoe/Amarillo (minha preferência)
- Combinação Citra/Amarillo
- Combinação Centennial/Cascade
Só acrescentaria o Columbus, gosto bastante dele.
-Columbus, Citra e Cascade

FernandoAugusto

Well-Known Member
Afiliado
9/5/15
Já fiz IPA's com mais de 15 tipos de lúpulos americanos, neo zelandes e australiano. Cara é bem difícil falar que tem um melhor. São todos muitos bons. Mas Simcoe, Galaxy, Centennial e Equinox tão entre meus preferidos. Gostei muito do el dorado, pekko, enigma, TNT, Jarrylo, putz todos muito bons.
Eu curto fazer FWH aos 30" 20" 10" e no Whirlpool a 78° além de um bom dry hopping. Acho que desse jeito extrai um amargor limpo, todas as faixas de sabor e o máximo de aromas.

brunonacari

Well-Known Member
Afiliado
26/1/16
Já fiz IPA's com mais de 15 tipos de lúpulos americanos, neo zelandes e australiano. Cara é bem difícil falar que tem um melhor. São todos muitos bons. Mas Simcoe, Galaxy, Centennial e Equinox tão entre meus preferidos. Gostei muito do el dorado, pekko, enigma, TNT, Jarrylo, putz todos muito bons.
Eu curto fazer FWH aos 30" 20" 10" e no Whirlpool a 78° além de um bom dry hopping. Acho que desse jeito extrai um amargor limpo, todas as faixas de sabor e o máximo de aromas.
Como é a primeira pessoa que vejo citar o PEKKO, o que tem a dizer do lúpulo??
Estou pensando em fazer uma APA single hop dele e ninguém me ajudou no perfil q ele dá...

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Salve pessoal... quais lúpulos vcs recomendam..e/ou quais combinações para obter a maior pegada resinosa....Abraços!!

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Salve pessoal... quais lúpulos vcs recomendam..e/ou quais combinações para obter a maior pegada resinosa....Abraços!!
Pra resinoso/pinho curto muito o simcoe, que vai trazer um cítrico forte tb. Tem também o chinook, que é menos potente mas traz um resinoso maneiro.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Pra resinoso/pinho curto muito o simcoe, que vai trazer um cítrico forte tb. Tem também o chinook, que é menos potente mas traz um resinoso maneiro.
Valeu as dicas Gabriel....acabei de seguir a risca a receita divulgada pela Sierra da Torpedo IPA......cara que breja....apesar de ter Citra na lupulagem (Combinado com Magnum e Crystal)....resinoso dominou.... segue link da receita do Site da Sierra

Última edição: