lowcarb

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 7, 2019
Messages
9
Reaction score
0
Location
São Bento Do Sul
Pessoal, faço cerveja em casa já a um bom tempo, porém minha mulher começou aquela dieta low carb, vi que hoje existem cervejas com zero carbo, e logo é aniversário dela e queria fazer alguns litrões para surpresa. Alguém já conseguiu desenvolver o revisar alguma receita de cerveja zero carb??? Como baixar a quantidade de calórias? aguardo seus ilustres comentários :p:p
 
esses dias estava buscando sobre isso e nao achei muita literatura tb.

Entendo que como premissa basica, será uma cerveja low gravity, de corpo baixo e pouco alcool.
Acho que muitas vezes o açucar deverá ser usando, mas como disse, não achei nada sobre
 
É isso que o Herbinho comentou, quanto maior tua OG, maior a quantidade de carboidratos que você tem inicialmente. Na fermentação esses carboidratos são consumidos e quanto menor tua FG (cerveja mais seca), menos carboidratos você terá na cerveja final.

Acontece que tem uma contrapartida, esses carboidratos são convertidos em álcool, que é bem calórico... Então se quiser uma cerveja low carb e pouco calórica vai ter que ser bem seca e low gravity mesmo.

Para ajudar tem uma tabela de referência com relação à quantidade de calorias, considere esses valores para cada garrafinha de 355ml.
 

Attachments

  • Tabela calorias.PNG
    Tabela calorias.PNG
    452.3 KB · Views: 97
Se você não quiser complicar muito. Faça uma Session Ale com dry hop.

Malte Pale Ale 40%
Malte pilsen 40%
Malte Munich 10%
Malte Melano 5%
Floco aveia 5%

Mira em 1032 de og

Faz uma rampa ÚNICA de 69 por 60 min

COLUMBUS aos 30 min mirando 20 ibu
Cascade aos 5 min mirando 5 ibu

Citra dry Hop 4 g por litro no quinto de fermentação

Levedura us 05

FG de 1010

Vai ter uns 3% de abv

Sucesso
 
Você pode fazer uma Ultra Session Ale como o Túlio disse.

Há também a Scottish Light 60 (Scottish 60 shilling ale - All Grain Scottish Light 60/- Homebrew Beer Recipe - Brewer's Friend) e a Ordinary Bitter (John Smith - Partial Mash Ordinary Bitter Homebrew Beer Recipe - Brewer's Friend), para quem gosta do estilo, que são bem leves, com densidade a partir de 1030.

Você escolhe um fermento de baixa atenuação e a densidade final também ficará pequena, resultando em menor teor alcóolico e consequentemente baixas calorias.

Há também a opção de você fazer uma pasterização a 80 graus depois da maturação e fazer um tea hop. Aí ela vai ficar com, no máximo 0,5 ABV e baixíssimas calorias: Brew A Great Non-Alcoholic Beer - Brew Your Own
 
É isso que o Herbinho comentou, quanto maior tua OG, maior a quantidade de carboidratos que você tem inicialmente. Na fermentação esses carboidratos são consumidos e quanto menor tua FG (cerveja mais seca), menos carboidratos você terá na cerveja final.

Acontece que tem uma contrapartida, esses carboidratos são convertidos em álcool, que é bem calórico... Então se quiser uma cerveja low carb e pouco calórica vai ter que ser bem seca e low gravity mesmo.

Para ajudar tem uma tabela de referência com relação à quantidade de calorias, considere esses valores para cada garrafinha de 355ml.
Beleza, acho que vai perder a graça na redução o álcool... mas.... ela vai gostar ;) vlw!!
 
Brew dog tem uma receita zero álcool, com certeza é super leve em carboidratos, o álcool em si é uma fonte de carboidratos.
Sinceramente não sei se a receita dá certo, pois vai muito pouca quantidade de fermentáveis, arriscar fazer uns 5 litros de teste é como salpicar alguns grão de malte na mostura. 😄

https://brewdogrecipes.com/recipes/nanny-state
pouco malte mas vai um jorrada de lúpulo!!! bem lúpulada pode ocultar a falta de carbo!!
 
O que eu sei é que 1ml de alcool tem aproximadamente 5,6 calorias. Portando uma lata de 350ml com teor de 5,2% em volume teria 18,2ml de álcool, o que equivaleria a 102 calorias, somente referentes ao álcool.
Acho que o lowcarb deles deve ser em relação ao teor de carbohidratos presentes na cerveja e não em relação ao alcool.
 
Alimento com alto teor carboidratos normalmente tem valor calórico alto, mas não são a única fonte de carboidratos. A gordura, a proteina e o álcool normalmente tem valor calórico maior. Na dieta lowcarb o que o pessoal evita é o carboidrato, sem não me engano.
 
Alimento com alto teor carboidratos normalmente tem valor calórico alto, mas não são a única fonte de carboidratos. A gordura, a proteina e o álcool normalmente tem valor calórico maior. Na dieta lowcarb o que o pessoal evita é o carboidrato, sem não me engano.

Não sei se normalmente alto carboidrato significa alto valor calórico, mas o q quero dizer é q uma cerveja lowcarb pode ter qtas calorias quiser, não é um problema... Logo isso não deve ser preocupação nessa cerveja.
E sim, lowcarb é evitar carboidrato, porém é incentivado o consumo de gorduras naturais, e aí sim tem muito mais calorias... Logo uma dieta lowcarb tem alto consumo de calorias.
Agora voltando ao ponto principal, não faço a menor ideia de como limitar o número de carboidrato da cerveja 😁😁😁
 
Não sei se normalmente alto carboidrato significa alto valor calórico, mas o q quero dizer é q uma cerveja lowcarb pode ter qtas calorias quiser, não é um problema... Logo isso não deve ser preocupação nessa cerveja.
E sim, lowcarb é evitar carboidrato, porém é incentivado o consumo de gorduras naturais, e aí sim tem muito mais calorias... Logo uma dieta lowcarb tem alto consumo de calorias.
Agora voltando ao ponto principal, não faço a menor ideia de como limitar o número de carboidrato da cerveja 😁😁😁
Vamos ver se concordam com meu raciocínio:
  1. As fontes de calórias são os macronutrientes: Álcool Etílico (nosso bendito na cerveja), Carboidratos (nosso produtor de açucares), Proteína e Gordura, certo?.
  2. Então se o raciocino acima esta certo, como foi comentado anteriormente, nem toda cerveja com teor calórico ou teor alcoólico baixo é low carb, pois as calorias vem dos macronutrientes e não ao contrário.
  3. A chave poderia estar na mostagem, conseguir que as enzimas alfa-milase e a beta-milase, transformem o amido em açucares fermentáveis. Quando não existe 100% de conversão do amido (que é carboidrato) em açúcar, este amido vem a ser o carboidrato encontrado na cerveja.
  4. Logo para ter menos carboidratos devemos ter menos amido no mosto.
  5. Para isto poderíamos usar na mostura alguma enzima auxiliar para a melhora no processo de transformação do amido em açúcar.
O que acha? estou correto nesta ideia, esqueço algum dado importante?
 
Vamos ver se concordam com meu raciocínio:
  1. As fontes de calórias são os macronutrientes: Álcool Etílico (nosso bendito na cerveja), Carboidratos (nosso produtor de açucares), Proteína e Gordura, certo?.
  2. Então se o raciocino acima esta certo, como foi comentado anteriormente, nem toda cerveja com teor calórico ou teor alcoólico baixo é low carb, pois as calorias vem dos macronutrientes e não ao contrário.
  3. A chave poderia estar na mostagem, conseguir que as enzimas alfa-milase e a beta-milase, transformem o amido em açucares fermentáveis. Quando não existe 100% de conversão do amido (que é carboidrato) em açúcar, este amido vem a ser o carboidrato encontrado na cerveja.
  4. Logo para ter menos carboidratos devemos ter menos amido no mosto.
  5. Para isto poderíamos usar na mostura alguma enzima auxiliar para a melhora no processo de transformação do amido em açúcar.
O que acha? estou correto nesta ideia, esqueço algum dado importante?
1. Sim, basicamente se assume que 1 grama de proteína ou carboidrato tem 4 calorias, 1 grama de alcool 7 calorias e 1 grama de gordura tem 9 calorias.
2. O alcool é o resultado da levedura consumindo o açúcar "fermentável" do mosto. Nunca estudei a fundo a química da coisa pra saber se 1 grama de açúcar fermentável vai se transformar em 1 grama de álcool. Mas sim, apesar de existir alguma relação entre a quantidade de carboidratos no mosto e o teor alcóolico, isso não quer dizer que necessariamente uma cerveja com pouco carbo vai ter muito álcool ou vice-versa.
3. Mesmo que fosse possível converter 100% do açucar em fermentável, isso resultaria em uma cerveja nada encorpada.
4. Sim...
5. A maneira mais clássica vai ser regulando a temperatura durante a sacarificação. Uma regra de dedão é que acima de 66 graus você vai privilegiar a alfa e abaixo disso a beta. Em teoria, a beta milase consegue quebrar os açucares de maneira que a levedura consegue consumir, o que removiar o carbo da cervej,a enquanto a alfa quebra os açucares em moléculas maiores não fermentáveis, o que encorpa a cerveja.

Isso tudo que eu falei é bem superfícial sobre coisas que eu já li por aí, não recomendo tomar como verdade. Se realmente você quer seguir com esse projeto recomendo estudar o livro Yeast, do Chris White e do Jamil:
Yeast na amazon

Agora, antes de tudo isso eu me faria outra pergunta. Qual o sentido de consumir uma cerveja "low-carb"? Eu entendo o marketing por trás dessas dietas, mas se não for por uma questão realmente de saúde -e que provavelmente não deveria tomar álcool também-, não vejo benefício algum.

A chance é de que sua cerveja vai ficar sem corpo, bem seca e talvez sem um gosto que valha a pena tomar. Diminuir o carboidrato não vai necessariamente diminuir as calorias, que no fim é o que se quer quando está em uma dieta low carb.
 
Agora, antes de tudo isso eu me faria outra pergunta. Qual o sentido de consumir uma cerveja "low-carb"? Eu entendo o marketing por trás dessas dietas, mas se não for por uma questão realmente de saúde -e que provavelmente não deveria tomar álcool também-, não vejo benefício algum.

A chance é de que sua cerveja vai ficar sem corpo, bem seca e talvez sem um gosto que valha a pena tomar. Diminuir o carboidrato não vai necessariamente diminuir as calorias, que no fim é o que se quer quando está em uma dieta low carb.

Essa é fácil, eu posso responder kkkkkk
Cara, no passado já fiz essa dieta lowcarb, e é insano a eficácia dela... emagreci rapidamente (porém com acompanhamento médico para não desbalancear nutrientes e tal), e sem sombra de dúvidas as coisas q mais me faziam falta era a cerveja e a pizza... se conseguisse resolver a cerveja, tinha 50% dos meus problemas resolvidos eheheheheh
O fato de querer emagrecer não quer dizer q seja sempre por saúde, pode ser bem estar, início de um novo esporte, estética etc... e nem sempre o álcool precisa ser abolido (em casos em que a necessidade de perda de peso não seja uma questão de sobrevivência), tanto que bebidas alcoólicas lowcarb são liberadas com moderação, tipo vinho e combinações sem açúcar (cuba libre com coca zero por exemplo)... e no caso de se ter uma breja lowcarb, essas pessoas teriam essa bebida disponível tbm para aqueles q preferem a cerveja (tipo eu, ehehehehehe).
Abs.
 
Essa é fácil, eu posso responder kkkkkk
Cara, no passado já fiz essa dieta lowcarb, e é insano a eficácia dela... emagreci rapidamente (porém com acompanhamento médico para não desbalancear nutrientes e tal), e sem sombra de dúvidas as coisas q mais me faziam falta era a cerveja e a pizza... se conseguisse resolver a cerveja, tinha 50% dos meus problemas resolvidos eheheheheh
O fato de querer emagrecer não quer dizer q seja sempre por saúde, pode ser bem estar, início de um novo esporte, estética etc... e nem sempre o álcool precisa ser abolido (em casos em que a necessidade de perda de peso não seja uma questão de sobrevivência), tanto que bebidas alcoólicas lowcarb são liberadas com moderação, tipo vinho e combinações sem açúcar (cuba libre com coca zero por exemplo)... e no caso de se ter uma breja lowcarb, essas pessoas teriam essa bebida disponível tbm para aqueles q preferem a cerveja (tipo eu, ehehehehehe).
Abs.
Tudo bem, mas cai dentro do que eu falei ali em cima, no fundo o que você quer é uma bebida pouco calórica, não low carb.
No dia a dia, remover carboídratos "ajuda" a emagrecer porque é difícil consumir muitas calorias comendo basicamente vegetais e proteína.
O ponto é que você pode ter uma cerveja low carb com muitas calorias ou muita cerveja com bastante carbs e poucas calorias.
Então, tentando me fazer mais claro: acho saudável ter prazeres na vida, se cerveja é um deles, vai fundo, mas com moderação. E prefira cervejas com menos calorias e não necessariamente com menos carbos!

Abraços
 
Tudo bem, mas cai dentro do que eu falei ali em cima, no fundo o que você quer é uma bebida pouco calórica, não low carb.
No dia a dia, remover carboídratos "ajuda" a emagrecer porque é difícil consumir muitas calorias comendo basicamente vegetais e proteína.
O ponto é que você pode ter uma cerveja low carb com muitas calorias ou muita cerveja com bastante carbs e poucas calorias.
Então, tentando me fazer mais claro: acho saudável ter prazeres na vida, se cerveja é um deles, vai fundo, mas com moderação. E prefira cervejas com menos calorias e não necessariamente com menos carbos!

Abraços

Não cara, não é verdade... vc está enganado qdo fala o q está se buscando no fundo...
Numa dieta lowcarb as calorias não importam em nada, é sério... o objetivo não é baixa caloria, é baixo carbo... acredite nisso :)
Eu falei cuba libre como exemplo pq ela não tem açúcar... vou dar um exemplo extremo... se vc tomar 5 caipirinhas de limão e vodka com adoçante, NO CONTEXTO LOWCARB, vc está perfeito, mesmo q isso tenha trocentas calorias, sacou?
Vc está dando uma sugestão de bebida e dieta a seguir, mas oq está sendo dito aqui é q uma bebida lowcarb é sim bastante desejada para quem faz essa prática de dieta, e de novo, ISSO NÃO TEM NADA A VER COM CALORIAS :)
Abs.
 
5. A maneira mais clássica vai ser regulando a temperatura durante a sacarificação. Uma regra de dedão é que acima de 66 graus você vai privilegiar a alfa e abaixo disso a beta. Em teoria, a beta milase consegue quebrar os açucares de maneira que a levedura consegue consumir, o que removiar o carbo da cervej,a enquanto a alfa quebra os açucares em moléculas maiores não fermentáveis, o que encorpa a cerveja.
Beleza Luan, entendi e concordo com vc, a cerveja irá ficar sem corpo, mas como o objetivo para esta cerveja é em especial reduzir ou atingir zero carbo, acredito que deveríamos trabalhar no máximo com uma temperatura de 62º para não ativar alfa, claro que iriamos perder a produção de maltotriose (menor volume de carboidrato fermentável), fazendo que ela não atinja um grau alcoólico elevado, para repor isto poderíamos adicionar frutose na fervura ou fermentação, o que achas?
 
Eu acho uma solução válida.

Eu só discordo da premissa inicial mesmo 😂
 
Então resumindo. Para fazer uma cerveja lowcarb precisamos:
1. Fazer a mostura em uma temperatura em torno de 65°C;
2. Utilizar uma levedura de alta atenuação.
Dessa maneira a cerveja ficará com menos corpo e mais álcool, diminuindo os carboidratos facilmente digeríveis, e deixando os de digestão lenta, como o alcool.
Seria isso?
 
Então resumindo. Para fazer uma cerveja lowcarb precisamos:
1. Fazer a mostura em uma temperatura em torno de 65°C;
2. Utilizar uma levedura de alta atenuação.
Dessa maneira a cerveja ficará com menos corpo e mais álcool, diminuindo os carboidratos facilmente digeríveis, e deixando os de digestão lenta, como o alcool.
Seria isso?
Na teoria sim, para auxiliar neste processo acredito que também se possa utilizar adjuntos como cerais não malteados, controlar a temperatura e tempo na mosturação... até o momento é o que tenho conseguido como informação, creio ainda que deva existira alguma enzima que impeça ou iniba o desenvolvimento de dextrinas ou carboidratos não fermentáveis. E no final encher de lúpulo!! rsrsrsrsrsrsrsr
 
Boa noite, confrades. Gostaria de destacar alguns pontos:

1) As razões calóricas médias do carboidrato residual, do álcool e da gordura envolvem a unidade de caloria nutricional (expressa pela unidade Cal, com cê maiúsculo). A caloria da termodinâmica que é responsável por elevar em um grau Celsius um grama de água é com cê minúsculo. A caloria nutricional equivale, grosso modo, ao valor de 1Kcal, ou seja, 1.000cal;
2) Grosso modo, a nível de homebrewing, para o cálculo estimado do valor energético em caloria nutricional de dado volume de cerveja, é suficiente considerarmos apenas as razões calóricas médias do etanol e dos carboidratos (o cervejeiro caseiro pode desprezar o valor calórico das proteínas e lipídios, se não for adicionado na receita adjunto que incremente as massas desse componentes finais da cerveja), que são, respectivamente, 4Cal/g (4.000cal/g) e 7Cal/g (7.000cal/g), desprezando cerca de 0,1% da massa final de cerveja em perda energética por dissipação de calor.

Saudações!

Gustavo Luna.
 
Essa é fácil, eu posso responder kkkkkk
Cara, no passado já fiz essa dieta lowcarb, e é insano a eficácia dela... emagreci rapidamente (porém com acompanhamento médico para não desbalancear nutrientes e tal), e sem sombra de dúvidas as coisas q mais me faziam falta era a cerveja e a pizza... se conseguisse resolver a cerveja, tinha 50% dos meus problemas resolvidos eheheheheh
O fato de querer emagrecer não quer dizer q seja sempre por saúde, pode ser bem estar, início de um novo esporte, estética etc... e nem sempre o álcool precisa ser abolido (em casos em que a necessidade de perda de peso não seja uma questão de sobrevivência), tanto que bebidas alcoólicas lowcarb são liberadas com moderação, tipo vinho e combinações sem açúcar (cuba libre com coca zero por exemplo)... e no caso de se ter uma breja lowcarb, essas pessoas teriam essa bebida disponível tbm para aqueles q preferem a cerveja (tipo eu, ehehehehehe).
Abs.
Concordo plenamente!
 
Tudo bem, mas cai dentro do que eu falei ali em cima, no fundo o que você quer é uma bebida pouco calórica, não low carb.
No dia a dia, remover carboídratos "ajuda" a emagrecer porque é difícil consumir muitas calorias comendo basicamente vegetais e proteína.
O ponto é que você pode ter uma cerveja low carb com muitas calorias ou muita cerveja com bastante carbs e poucas calorias.
Então, tentando me fazer mais claro: acho saudável ter prazeres na vida, se cerveja é um deles, vai fundo, mas com moderação. E prefira cervejas com menos calorias e não necessariamente com menos carbos!

Abraços
Prezado, hoje muitas pessoas adotam o estilo low carb! Ou seja, evitam o consumo de pão, arroz, farinhas, cerveja etc. O vinho seco é low carb, muitos como nós, preferem cerveja. Então uma cerveja low carb se encaixa muito bem na dieta. Cerveja low carb e cerveja com baixa caloria são diferentes e possuem finalidades diferentes, pensando em uma dieta.
 
Back
Top