Local do Sensor do Termostato

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rabelo

Member
Joined
Apr 9, 2020
Messages
12
Reaction score
1
Location
Aracaju-SE
Bom dia pessoal,

sou iniciante no mundo cervejeiro e estou montando meu kegerator, coloquei no frigobar um Coel Z31,coloquei a ponta do sensor numa garrafinha com água e álcool, minha dúvida é em relação ao local onde deixá-lo, para uso com cervejas comercias vocês usam colado na placa do condensador, nas grades das bebidas, colado na porta....
Desde já grato pela atenção
 
Não precisa estar dentro de um líquido, pode colocar em qualquer local do ambiente interno do frigobar, menos colado na evaporadora.
 
Eu costumo deixar solto em um ponto central do meu freezer, pendurado na grade e quando estou fermentando ou maturando nele colo no fermentador com um pedaço de isopor e fita.
 
Eu colaria no keg / postmix. Você quer controlar a temperatura da cerveja, não a temperatura interna do refrigerador. Nunca deixe o sensor imerso em líquido, vai acabar estragando.
 
Olá Rabelo, concordo com o Mazza e o Edgar Louzano, pode deixar o sensor solto no interior do kegerator. O meu deixo na porta. Já com relação ao uso com fermentador, o ideal é utilizar um poço térmico. O meu eu fiz com um tubo de aço de 3/8 e 30 cm de comprimento (comprei em meio as sobras de uma serralheria, foi barato), que coloco na tampa do fermentador com uma rolha de silicone furada, para vedação.
 
Valeu as dicas galera, nessa mesma linha me surgiu uma outra dúvida.
A divergência de temperatura, setei o termostato pra -2, testando próximo ao condensador atinge fácil e rapidamente, mas quando deixo solto na geladeira dificilmente abaixa de 6/7 graus, achei uma divergência muito grande, é normal?
Coloquei um eletroventilador, o condensador está dobrado no fundo e a borracha aparentemente está ok...
é um frigobar antigo que reformei, um cônsul super luxo 150
Achei uma diferença de temperaturas muito grande
 
Valeu as dicas galera, nessa mesma linha me surgiu uma outra dúvida.
A divergência de temperatura, setei o termostato pra -2, testando próximo ao condensador atinge fácil e rapidamente, mas quando deixo solto na geladeira dificilmente abaixa de 6/7 graus, achei uma divergência muito grande, é normal?
Coloquei um eletroventilador, o condensador está dobrado no fundo e a borracha aparentemente está ok...
é um frigobar antigo que reformei, um cônsul super luxo 150
Achei uma diferença de temperaturas muito grande
É normal sim... lembre se que um frigobar trabalha como uma geladeira, ele não vai abaixar internamente a temperaturas negativas. O que eu tinha da Vnax chegava no máximo a 2° se deixasse fechado por dias... Aqui eu uso meu STC1000 no freezer, como disse acima, e configurei o termostato para para 2° para fazer cold na verdade a breja fica entre 1,8 e 2,2°. Já medi com o sensor dentro do balde pra validar.
 
É normal sim... lembre se que um frigobar trabalha como uma geladeira, ele não vai abaixar internamente a temperaturas negativas. O que eu tinha da Vnax chegava no máximo a 2° se deixasse fechado por dias... Aqui eu uso meu STC1000 no freezer, como disse acima, e configurei o termostato para para 2° para fazer cold na verdade a breja fica entre 1,8 e 2,2°. Já medi com o sensor dentro do balde pra validar.
Entao
Esperava por aí pelo menos, algo em torno de 2 positivo, mas o problema é que não baixa de sete, sendo que no condensador facilmente fica negativo, achei q poderia ser problema com isolamento ou troca de calor...
 
Verifica se o termostato está no máximo.
Talvez você tenha que procurar um técnico em refrigeração, pois aparentemente não está havendo troca de calor suficiente na evaporadora e isso poder ser consequência da falta de gás ou o filtro entupido.


Tenho uma geladeira Dako (a menor delas), com a borracha não muito boa em algumas partes alem dos fios de sensores queé mais um local onde a borracha não veda. Nunca precisei de menos que -2ºC, mas ela chega se precisar.
Como um frigobar é basicamente o mesmo compressor de uma geladeira pequena (1/8CV se não me engano), então mesmo o sensor no meio do ambiente, é pra chegar a menos que 7ºC tranquilo.
 
Verifica se o termostato está no máximo.
Talvez você tenha que procurar um técnico em refrigeração, pois aparentemente não está havendo troca de calor suficiente na evaporadora e isso poder ser consequência da falta de gás ou o filtro entupido.


Tenho uma geladeira Dako (a menor delas), com a borracha não muito boa em algumas partes alem dos fios de sensores queé mais um local onde a borracha não veda. Nunca precisei de menos que -2ºC, mas ela chega se precisar.
Como um frigobar é basicamente o mesmo compressor de uma geladeira pequena (1/8CV se não me engano), então mesmo o sensor no meio do ambiente, é pra chegar a menos que 7ºC tranquilo.
O problema eh justamente esta troca de calor, será que poderia ser o filtro secador ou falta de gás? Tinha lido em algum lugar que gás não baixa, apenas vaza.... por isso a dúvida
 
Nesse caso, só abrindo o sistema pra saber. Mas quase que certeza que deve ser o filtro.
 
Ele pode bloquear, ou apenas impedir a passagem do gás deixando passar pouca quantidade.
 
Aproveitando o tópico pra mostrar uma experiencia que fiz hoje com 3 termômetros em locais diferentes. Só não deu pra colocar dentro do mosto.
Ultima foto é a temperatura de uma amostra do mosto.

temperaturas.jpg
 

Attachments

  • 00001.jpg
    00001.jpg
    22.9 KB · Views: 43
Last edited:
Aproveitando o tópico pra mostrar uma experiencia que fiz hoje com 3 termômetros em locais diferentes. Só não deu pra colocar dentro do mosto.
Ultima foto é a temperatura de uma amostra do mosto.

View attachment 123438
você sabe dizer se todos estes termômetros estão calibrados, ou apresentam alguma diferença entre eles, pois eu tenho 3 termômetros aqui em casa e um deles dá 2 graus de diferença dos outros.
 
você sabe dizer se todos estes termômetros estão calibrados, ou apresentam alguma diferença entre eles, pois eu tenho 3 termômetros aqui em casa e um deles dá 2 graus de diferença dos outros.
Aproveitando o seu questionamento sobre q calibragem (aferição) dos termômetros. Alguém sabe indicar prestador de serviço em Sao Paulo pra este fim? Grato
 
Esses termômetros de vidro não tem calibração, vc pode fazer uma correção, eu fiz assim pra "calibrar", pega um copo ou pote, coloca água com umas pedras de gelo, espera uns 10 minutos, (tem que ter gelo ainda), a temperatura será 0º, dai coloca o termômetro da umas mexidas, espera estabilizar, vê quanto tá marcando, depois só compensar. Tipo, tá marcando 2º, mas era pra ser 0º, então tá com erro de 2º, se quiser mosturar em 68º, vai ter que medir 70º no termometro.

Ainda não fiz, mas creio que da pra fazer com esses controladores tic tbm, mesmo processo colocando o sensor na agua com gelo, e depois corrigir nas configurações do controlador
 
Last edited:
Emenda creio que vc quis dizer né? Eu já fiz, e não notei alterações. Aumentei um aqui de 1m para 4m sem problemas. Fiz a emenda com solda estanho e isolei com termoretrártil (o de três fios). O da geladeira, já aumentei tambem, mais ou menos 1,5m só que coloquei plugues nele.
 
É normal sim... lembre se que um frigobar trabalha como uma geladeira, ele não vai abaixar internamente a temperaturas negativas. O que eu tinha da Vnax chegava no máximo a 2° se deixasse fechado por dias... Aqui eu uso meu STC1000 no freezer, como disse acima, e configurei o termostato para para 2° para fazer cold na verdade a breja fica entre 1,8 e 2,2°. Já medi com o sensor dentro do balde pra validar.
Nossa, meu frigobar da Eletrolux chega a temperaturas negativas fácil, de congelar 20 litros de cerveja de um dia para o outro.
 
Nossa, meu frigobar da Eletrolux chega a temperaturas negativas fácil, de congelar 20 litros de cerveja de um dia para o outro.
Eu tenho um Consul top 12 e tbm chega a 0 graus em umas 24hrs, ligando 2:30hrs e desligando por 40min... Deixo fazendo ciclos com um sonoof q controlo por wi-fi... Mas frigobar chega a temperatura s baixas sim... Talvez precise isolar o termostato do frigobar e deixar só no controlador..
 
Eu tenho um Consul top 12 e tbm chega a 0 graus em umas 24hrs, ligando 2:30hrs e desligando por 40min... Deixo fazendo ciclos com um sonoof q controlo por wi-fi... Mas frigobar chega a temperatura s baixas sim... Talvez precise isolar o termostato do frigobar e deixar só no controlador..
Na verdade ele fica desligado uns 50min, por q ele está com um atraso na ativação do motor por 10 min...
 
Back
Top