Livros de Básicos de um cervejeiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Miyakebeer

New Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
4
Reaction score
1
Boa Tarde

Pessoal

Quais os livros básicos que todo cervejeiro tem que ter para consulta?

Gosto bastante de livros,mas como são geralmente caros queria colocar uma ordem de prioridade na compra.

Obrigado

Anderson Miyake
 
Dos básicos:

- How to Brew ou The Complete Joy of Homebrewing
- Designing Great Beers
- Yeast

Lendo, e realmente compreendendo tudo destes 3 livros (que são básicos), vais ter mais conhecimento que 95% dos homebrewers que conheço.

Isso que eu disse pode parecer estranho, mas a IMENSA maioria dos homebrewers que conheço que já leram esses livros, não absorvem e nem se lembram de 10% do mesmos. Ou seja, é aquela leitura por obrigação, sabe?

Abraço,
 
Depois desses aí, o Brewing Classic Styles também é um livro interessante de ter. Não é tanto de leitura linear ou mesmo técnica, é na verdade uma compilação de boas receitas pra cada estilo do bjcp, formam uma boa base de consulta.

Abraço
 
Estou gostando do brewing engineering (Stevens Deeds), mas preciso estuda-lo melhor para ter uma opinião mais concreta/objetiva.

Tenho a versão do kindle, mas não sou muito adepto aos livros digitais. Então, devo adquirir a versão impressa em breve.

Boa leitura!
 
Além dos citados acima, eu incluiria na lista o Radical Brewing do Randy Mosher. Esse livro leva tuas ideias pra outra dimensão, estimula a criatividade com uma boa fundamentação.

Depois existe uma série chamada Classic Beer Style Series onde cada livro explora os detalhes da fabricação de cada estilo. Eu comprei alguns dos estilos que mais costumo produzir e isso mudou bastante minha forma de encarar essas cervejas, principalmente sob a perspectiva de como as cervejarias produzem elas no mundo todo. É opcional mas é um bom adendo.
 
O Radical Brewing é um dos livros mais "bonitos" de se ler. Ele tem tabelas, gráficos, imagens. È muito bom mesmo.

O brewing wngineering é a cópia do site do autor, só que organizado...
http://www.woodlandbrew.com/

Depois tem o Designing Great Beers que acho legal tb.

Alguns estão em pdf por aí...
 
Fala amigos cervejeiros!

E os que não sabem ingles, procure videos no youtube e foruns no google como eu! Tem muitos amigos cervejeiros compartilhando informações de grande importancia.

E faça muita cerveja! Aprenda com os erros e os acertos de sues levas!

abraço
 
Fala amigos cervejeiros!

E os que não sabem ingles, procure videos no youtube e foruns no google como eu! Tem muitos amigos cervejeiros compartilhando informações de grande importancia.

E faça muita cerveja! Aprenda com os erros e os acertos de sues levas!

abraço

Olha, eu até acho que pode procurar vídeos no youtube e tal, mas tem que ter muuuuito cuidado e um bom filtro de informação. Porque tem muita gente querendo ensinar, muitas vezes com as melhores das intenções, mas fazendo merda sem saber, e aí vira um efeito cascata e todo mundo vai aprendendo errado. Por isso não da pra confiar em tudo que se vê por aí.
 
Alguém sabe dizer quais as diferenças entre a versão traduzida do How to Brew, disponibilizado na net e a Última edição publicada(3ª)?
 
Cara, a versão traduzida online, como todo o respeito ao trabalho que as pessoas que o fizeram tiveram, é uma porcaria. Muito e muitos erros de tradução.

Sobre a versão online em inglês, aí sim, mas é importante lembrar que a versão online tem MUITO menos conteúdo que a versão impressa do livro.

Abraço,
 
Cara, a versão traduzida online, como todo o respeito ao trabalho que as pessoas que o fizeram tiveram, é uma porcaria. Muito e muitos erros de tradução.

Sobre a versão online em inglês, aí sim, mas é importante lembrar que a versão online tem MUITO menos conteúdo que a versão impressa do livro.

Abraço,

Prezado Guenther,


Rola de achar nas livrarias nacionais os livros do Palmer e Yeast? Existem versões impressas traduzidas pro português?
 
Prezado Guenther,


Rola de achar nas livrarias nacionais os livros do Palmer e Yeast? Existem versões impressas traduzidas pro português?
Não existe em Português.

Mas as versões em inglês se acha nas lojas.
 
Outro livro muito bom, que só tive acesso esta semana, é o Kunze (Technology Brewing and Malting).
Não é direcionado ao homebrewer e é caro, mas estou gostando muito e considerando a compra da 5a. edição (2014). Custa 149 euros diretamente da vlb-berlin.
 
Esse livro aqui Homebrew Beyond the Basics: All-Grain Brewing and Other Next Steps



Eu gosto muito do estilo e do visual dele. Ele é voltado al ALL GRAIN e é mais prático do que técnico. Eu acho esse livro muito bom pra quem quer fazer cerveja boa e não está querendo ser o mestre cervejeiro (amador ou não).

Deem uma olhada. Bem ilustrado, gráficos, explicações pontuais. O visual dele é muito bom!
 

Attachments

  • download.jpg
    download.jpg
    14.8 KB · Views: 485
Outro livro muito bom, que só tive acesso esta semana, é o Kunze (Technology Brewing and Malting).
Não é direcionado ao homebrewer e é caro, mas estou gostando muito e considerando a compra da 5a. edição (2014). Custa 149 euros diretamente da vlb-berlin.

Ricardohcs, você acha na Weconsultoria por um preço muito mais bacana na conversão do euro + iof, sem contar o prazo de entrega :)

Att.
Barros
 
Eu comprei quase todos os meus diretamente da Amazon. Livro não paga imposto para entrar no Brasil, o frete foi menor que SEDEX que já paguei para comprar coisas aqui dentro do país e a entrega está sendo bem rápida. Meu último pedido levou exatamente 1 semana (pedi dia 16/05 e chegou em casa dia 25/05).
Minha "biblioteca cervejeira tem estes títulos:

1. How to Brew - John Palmer;
2. Dave Miller's Homebrewing Guide - Dave Miller;
3. The Complete Joy of Homebrewing 4º Edition - Charlie Papazian
4. Homebrew Beyond the Basics - Mike Karnowski;
5. Designing Great Beers - Ray Daniels;
6. For the Love of Hops: The Practical Guide to Aroma... - Stan Hieronymus;
7. Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation - Chris White
8. Radical Brewing - Randy Mosher
9. Cerveja Feita em Casa - Greg Hughes (comprado no Brasil);
10. Larousse da Cerveja - Ronaldo Morado (comprado no Brasil).

Para os iniciantes e intermediários o é obrigatório (todos sabemos).
O é uma leitura mais cansativa... mas também é uma "bíblia".
O colocaria mais como um substituto para os dois anteriores. Também é um clássico, mas se você realmente entendeu os dois primeiros não vai tirar muita coisa daqui.
O o amigo já citou acima e gostei bastante (apesar de chamar "beyond the basics") é excelente para começar e melhorar alguns conceitos. A leitura é fácil e ele é visualmente bem bonito.
O é para o nível intermediário e avançado. Fundamental para quem quer criar receitas melhores e entender os "porques" de fazer diversos procedimentos e técnicas que muitos utilizam apenas porque alguém falou que é pra fazer assim.
O e o fazem parte de uma série excelente. Ainda quero comprar os que são sobre o malte e a água. Lendo (e entendendo) estes dois você será o mestre do aroma e sabor, pois fará fermentações perfeitas com a melhor escolha de lúpulos.
O ainda não li... veio neste meu último pedido que citei acima. Mas é muito recomendado e citado por aí.
O é bastante simples. Para o iniciante mesmo que não quer ser aprofundar muito. A leitura é fácil, rápida e ele é bem "bonito". O que gosto são algumas receitas interessantes que tem na metade final.
O 10º é bem legal pra ver a história da cerveja, os estilos, como se desenvolveram, etc...
 
Ricardohcs, você acha na Weconsultoria por um preço muito mais bacana na conversão do euro + iof, sem contar o prazo de entrega :)

Att.
Barros

Obrigado pela dica!
Só que na WE eles não têm a edição em inglês. Além disso, a edição atual é de 2014. Eles ainda estão vendendo a de 2006.

Ainda estou utilizando o livro da biblioteca do senai e não sei se terei coragem de investir 150 euros.

Abraço
 
Obrigado pela dica!
Só que na WE eles não têm a edição em inglês. Além disso, a edição atual é de 2014. Eles ainda estão vendendo a de 2006.

Ainda estou utilizando o livro da biblioteca do senai e não sei se terei coragem de investir 150 euros.

Abraço

Ricardo,

http://loja.weconsultoria.com.br/tecnologia-brewing-and-malting-p44912/

Qualquer coisa liga lá que eles te informam a disponibilidade, eu comprei o meu no mês passado e chegou a quinta edição de 2014.

Att.
Barros
 
Não recomendam nenhum livro nacional ou pelo menos traduzido?

Não conheço nenhum livro técnico em português a não ser aquela tradução do How to Brew... Se conhecer cite.
 
Ta mais do que na hora do @Guenther lançar o livro dele, pra ajudar a gurizada que manja pouco de inglês... kkkk



Abrindo um projeto no catarse, não vai faltar gente pra financiar!
 
Este é um livro nacional, nada muito tecnico, mas simples. Adquirido pelo meu pai em 1985, estava na estante de casa. Além das receitas, as ilustraçoes sao muito boas todas desenhadas a mão. E as fotos das latinhas da época, fazem o pensamento viajar no tempo...rsrsrs
 

Attachments

  • Ceva1.jpg
    Ceva1.jpg
    47.1 KB · Views: 327
  • Ceva2.jpg
    Ceva2.jpg
    33.7 KB · Views: 294
Este é um livro nacional, nada muito tecnico, mas simples. Adquirido pelo meu pai em 1985, estava na estante de casa. Além das receitas, as ilustraçoes sao muito boas todas desenhadas a mão. E as fotos das latinhas da época, fazem o pensamento viajar no tempo...rsrsrs

Esse livro tem que cuidar, não tenho certeza, mas acho que é um que já várias pessoas falaram que por ser antigo tem muita informação que hoje não é mais considerada correta e práticas que foram muito aperfeiçoadas. Então aprecie com moderação.
 
Gosto muito de complementar a leitura do How to Brew do J. Palmer com o Homebrewing Guide do Dave Millers.
 
Dos básicos:

- How to Brew ou The Complete Joy of Homebrewing
- Designing Great Beers
- Yeast

Lendo, e realmente compreendendo tudo destes 3 livros (que são básicos), vais ter mais conhecimento que 95% dos homebrewers que conheço.

Isso que eu disse pode parecer estranho, mas a IMENSA maioria dos homebrewers que conheço que já leram esses livros, não absorvem e nem se lembram de 10% do mesmos. Ou seja, é aquela leitura por obrigação, sabe?

Abraço,

Já li o "How to Brew" inteiro, e achei muito bom. Porém dá pra notar que ele é apenas uma grande introdução ao assunto. Não se aprofunda muito e isto, com certeza, é excelente para quem está começando. Sei que tenho que lê-lo mais algumas vezes, e por enquanto li apenas via PDF.

Uma pergunta: o tal do "Yeast" não contempla os mesmos tópicos do How to Brew? Pergunto isto porque estou querendo comprar os originais na Amazon, e se os dois não tiverem muita diferença, então acredito que seja melhor comprar apenas o "Yeast", por ser mais novo, certo?
 
Falando em livro básico, eu recomendo dois:
1) homebrew fo dummies - quase nunca o vejo citado, mas o livro é muito bom, cobre tudo sobre cerveja e como faze-la, tem listas com deacricao de maltes, lupulia, fermentos, off flavors, estilos, concursos, etc. Um passo a paso do brew day, e muito mais coisa. Eu aprendi com esse livro e até hj o consulto.
2) mastering homebrew, do Randy Mosher. Vai demorar pra alguem fazer um livro melhor que esse. Mosher é um artista gráfico, entao o livro além de ser mto bonito, há fotos e graficos coloridos para explicar mta coisa. O disco de cor e sabores de malte segundo o processo de secagem e torra é uma das coisas mais uteis que eu ja vi para definir os grãos de uma receita. A lista com descricao de lupulos e a classificação em familias, organizando gráficos de hierarquia de aromas para cada familia é impressionante. Há varias receitas maravilhosas, explicação de equipamentos, um guia de como elaborar receitas, tudo, tudo mesmo. Nao é exatamente um livro para iniciantes, embora qualquer pessoa inteligente possa fazer boa cerveja a partir da leitura dele.
 
[editado]

Postar uma ou outra imagem ilustrativa, tudo bem, mas páginas e páginas, não pode.
 
Last edited by a moderator:
Alguém já leu o livro do James Houston, Home Brewing?

Eu dei uma olhada no livro do Palmer, mas achei um pouco estranha a divisão que ele fez com as seções...
 
De livros para iniciantes, eu gosto desses..

Cerveja e filosofia
O Catecismo da Cerveja
A Mesa do Mestre Cervejeiro
Larrousse da Cerveja

São todos muito bons, pelo menos esses que eu já li :D
 
E ae galera.
(Minha desculpa) Sou o tipo de pessoa que odeia piratear, PRINCIPALMENTE livros! Mas pelo preço abusivo desses livros cervejeiros ( eu procurei pra comprar, tudo 80 ~ 150 reais, e importar eles não sai muito desse preço por causa do preço do livro + o frete ) fui obrigado a baixar eles da baía pirata.
Segue minha contribuição, upei os livros pro meu GDrive pra ficar mais fácil de quem tiver o interesse por eles de fazer o download:


[POST EDITADO - INÍCIO - Por Guenther]

Neste fórum não é permitido postar links de cópias de livros, etc, então os links foram removidos por mim.

Se os autores não ganharem dinheiro com o que escrevem, como eles vão ter tempo para escrever e pagarem suas contas, manter suas famílias, etc?

Se o preço é caro demais pra você, procure outra fonte. Se essa for a única fonte que contem o material que precisa, isso quer dizer que o material é caro mesmo, e com razão.

Guenther
[POST EDITADO - FIM]
 
Last edited by a moderator:
E ae galera.
(Minha desculpa) Sou o tipo de pessoa que odeia piratear, PRINCIPALMENTE livros! Mas pelo preço abusivo desses livros cervejeiros ( eu procurei pra comprar, tudo 80 ~ 150 reais, e importar eles não sai muito desse preço por causa do preço do livro + o frete ) fui obrigado a baixar eles da baía pirata.
Segue minha contribuição, upei os livros pro meu GDrive pra ficar mais fácil de quem tiver o interesse por eles de fazer o download:

Lauro

Você pode, por favor, apagar este post?

Disponibilizar material "pirateado" aqui pode dar problema para o Fórum e para o dono dele, o @Guenther

Obrigado.
 
Concordo dm apagar este post.... Eu comprei o livro yeast e Hop da serie. Pirataria é crime grave e dá cadeia. Este pais está virado nesta bagunça de roubalheiras por exemplos como este.

Descuplem o desabafo por aqui, mas é complicada este situação.
 
@Lauro_J

Cartão amarelo. Não entenda isso como uma bronca, só como um alerta. Pense que sem alguém for denunciado e sofrer uma multa ou processo, quem será? Eu, o responsável oficial do fórum.


Mensagem da edição do post:

Neste fórum não é permitido postar links de cópias de livros, etc, então os links foram removidos por mim.
Se os autores não ganharem dinheiro com o que escrevem, como eles vão ter tempo para escrever e pagarem suas contas, manter suas famílias, etc?
Se o preço é caro demais pra você, procure outra fonte. Se essa for a única fonte que contem o material que precisa, isso quer dizer que o material é caro mesmo, e com razão.



Complementando, eu mesmo estou tentando escrever um livro há tempos, e não consigo. Por quê? Tempo. Pra escrever algo técnico é preciso se dedicar, e muitas vezes é preciso viver disso. Infelizmente, eu não tenho condições financeiras de não ter um trabalho normal de 8h44 por dia, e isso ocupa meu dia inteiro somando deslocamento, etc.

Aí me perguntam: "Mas por que você não escreve à noite?" - Porque eu tenho família, filhos pequenos, afazeres, etc.

Ou seja, HOJE EM DIA, eu tenho prazer em pagar pelos meus livros, e se não posso, eu junto dinheiro ou parcelo.... mas os autores merecem a grana, para que eles possam fazer o maravilhoso trabalho de passarem seu tempo pesquisando e fazendo experimentos, resgatando materiais históricos, e nos presenteando com um material sintetizado. Eu posso ainda não conseguir fazer isso, mas eu quero DESESPERADAMENTE que eles continuem se dedicando quase que só pra isso.

Eu por exemplo acabei de terminar de pagar dois livros alemães que parcelei em 6x, e ambos juntos me custaram mais de R$ 1300,00. Doeu? Sim, doeu, mas esses livros não são base de todos os cursos de Mestre Cervejeiro do Mundo (como VLB, Weihenstephan e Siebel) à toa, porque o trabalho dos autores é algo..... simplesmente..... absurdo! Eu peno pra escrever algumas páginas de texto neste fórum, imagina esses caras que escreveram 1000 páginas com detalhes, experimentos de laboratório, etc?

Isso é lição de moral? Não. Porque estou dizendo, tranquilamente, que já pensei diferente há anos atrás, que já baixei um monte de PDFs, e por aí vai........ até que um dia me deu um estalo na cabeça e eu me dei conta de tudo isso, e comecei a me negar a baixar livros, e comprá-los aos poucos.

Comprar livro original de um autor nada mais é do que agradecê-lo pelo trabalho. O preço de um livro nada mais é do que uma média entre o volume de trabalho, raridade, dificuldade, brilhantismo, pioneirismo, e a qualidade geral do trabalho. Acabei de comprar um livro do Bamforth (Foam) que é BEM caro, mais de $60 dólares, fora o frete para o Brazil, e o livro não tem 100 páginas. E por que é caro? Procure outros livro que falem só sobre espuma... são raríssimos, e só a quantidade de máquinas especiais para testar espuma e ensaios de laboratório necessários que ele cuidadosamente postou no livro, com imagens lindas, cuidadosas, etc, valem cada centavo!

Dinheiro serve pra muitas coisas, e talvez gastá-lo em livros e conhecimento seja um dos melhores e mais dignos fins que se pode dar a ele.

Novamente, isso não é lição de moral, só estou tentando repassar o "estalo" que ocorreu em mim há anos atrás, para que isso ocorra com outros também. Quisera alguém ter me dito tudo isso que estou escrevendo quando eu tinha 20 anos.

Abraço,
 
Quem quiser comprar o livros importados e sem pagar frete utilize o www.bookdepository.com

Eu comprei há 4 anos o How to Brew e o Design Great Beers, demora por volta de 1 mês pra chegar mas é um preço justo e sem frete.

Compro frequentemente meus HQ do Walking Dead lá! Recomendo!!!
 
Até então achei que a versão digital do how To brew era grátis é uma boa dica de leitura para qualquer um que vai começar a fazer cerveja.
 
Last edited:
Back
Top