Limpeza e Sanitização de Garrafas usadas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

YuriMorais

Member
Joined
Jan 19, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a limpeza e sanitização de garrafas usadas.
Comprei diversas garrafas novas e venho usando e re-utilizando elas para minhas levas de cervejas.

O processo que sigo é o seguinte:

- Após beber a cerveja enxaguo as garrafas vigorosamente.
- Depois as encho com uma solução de agua sanitária e água e deixou de molho 24hs.
- Esvazio todas e escaldo todas para evaporação da água sanitária
- No dia do uso sanitizo todas com ácido peracético.
- Depois envazo a cerveja.

Minha dúvida é: Preciso mesmo fazer as etapas de lavagem com água sanitária e escaldo ou posso apenas enxaguar depois do uso e lavar com peracético no momento do uso?

Obrigado,
 
pode apenas enchaguar, removendo o fermento e qualquer sujidade dentro, só tomar a atenção que durante o processo do peracético, deixe por uns minutos para ele agir. elimine a agua sanitária do seu processo pq pode dar muito problema na cerveja.
 
eu faço assim:

se a garrafa tá com mancha de fermento grudado no fundo - ou, se a cerveja contaminou, às vezes as bactérias criam um "filme" cheio de bolinhas que revestem toda a garrafa - eu deixo de molho num balde numa solução de S330 (detergente clorado), normalmente 1% a 2%. Isso já serve pra retirar também os rótulos. O número de dias que eu deixo "vareia", depende do tempo/saco livre pra esse tipo de tarefa, mas creio que de um dia pra outro já é suficiente.

Depois eu pego, esvazio o detergente de volta pro balde, passo escova nelas e enxaguava umas 3 vezes, mas aí aquela torneira maravilhosa de enxaguar as garrafas mudou a minha vida. A escova é importante: tem manchas, que mesmo se a garrafa ficar de molho 30 dias numa solução a 4%, que não saem se não escovar.

Feito isso, deixo escorrendo de cabeça pra baixo por alguns dias, até secar completamente. Um escorredor de garrafas também muda a tua vida. Depois, tampo com papel-alumínio e guardo.

Se, mesmo após fazer isso, ainda tiver mancha de fermento/bactéria, jogo a garrafa fora. Tem umas manchas que são foda de remover.

No dia de envase, uso Iodophor com o Vinator, deixo escorrendo no escorredor de garrafas e já era, fica quase nada de espuma.
 
O truque de usar um pouco de arroz cru com pouco de água e sacudir bem faz milagre na limpeza.
 
Lavo as garrafas com água bem quente logo após beber a cerveja. Após seca guardo nas caixas, emborcadas.

No dia do envase simplesmente passo álcool 70 por dentro delas, e no gargalo. Apenas.
 
O truque de usar um pouco de arroz cru com pouco de água e sacudir bem faz milagre na limpeza.

Roth, ótima idéia essa do arroz!
Vc faz isso no dia do envase ou antes e nodia do envase só coloca o sanitizante?
Quanto de arroz na garrafa de 600ml.

Abs,
Yuri Morais
 
eu faço assim:

Depois eu pego, esvazio o detergente de volta pro balde, passo escova nelas e enxaguava umas 3 vezes, mas aí aquela torneira maravilhosa de enxaguar as garrafas mudou a minha vida. A escova é importante: tem manchas, que mesmo se a garrafa ficar de molho 30 dias numa solução a 4%, que não saem se não escovar.

Que torneira é essa?
 
Depois de beber a breja, enxaguo e sacudo umas 3 vezes com agua mesmo e guardo de boca pra baixo. No dia do envase, só peracético. Nunca deu problema.
 
Eu uso o truque do arroz. lavo com arroz e detergente, depois enxaguo umas 2-3 vezes, depois faço uma solucao com peracético para sanitizar.

Reutilizo garrafas e nunca tive problema algum.

Abraços.
 
A água sanitária pode danificar o vidro? Pergunto pois limpamos várias garrafas com água sanitária e tivemos 3 explosões de garrafas, o estranho é que não foi pressão em excesso.
 
Nops. Não danifica. Provavelmente as garrafas estavam com alguma trinca ou falha não visível a olho nu. :-/
 
Roth, ótima idéia essa do arroz!
Vc faz isso no dia do envase ou antes e nodia do envase só coloca o sanitizante?
Quanto de arroz na garrafa de 600ml.

Abs,
Yuri Morais
Olá. Só uso arroz nas garrafas "doadas" por amigos, que vem incrustadas por dentro. 2...3 colheres de sopa com 2 dedos de água e sacode bem. Retira tudo!!! E nas garrafas que eu bebo só enxaguo bem após beber e guardo com alumínio na tampa, e no envase sanitizo elas.
 
Quando consigo garrafas usadas e sujas eu coloco elas para ferverem somente com água. Depois eu olho para ver com elas estão por dentro, se tiver limpa eu somente passo água e alcool 70 e guardo no engradado e boca pra baixo, se tiver suja eu uso o mesmo esquema do arroz ou milho.
As minhas garrafas que ja tenho eu enxaguo depois de beber e guardo da mesma forma.
No dia de engarrafar eu lavo novamente e passo alcool 70 por dentro com um borrifador.
E as tampinhas eu deixo em um pote mergulhadas no alcool também.
 
A água sanitária pode danificar o vidro? Pergunto pois limpamos várias garrafas com água sanitária e tivemos 3 explosões de garrafas, o estranho é que não foi pressão em excesso.

Garrafas reutilizadas após algumas vezes estão sujeitas a microfissuras por estress, cada vez que vc as enche e depois as esvazia elas podem sofrer essas microfissuras invisíveis mas que com o tempo levam as garrafas a ficarem menos resistentes à pressão.

Eu enxáguo bem as garrafas após beber e depois as guardo de cabeça para baixo em engradados para secarem bem e não entrar pó ou alguma outra coisa indesejada.

No caso de garrafas sujas ... soda caustica é uma maravilha, elimina qualquer resíduo e tb os rótulos!!
 
Eu lavo as garrafas com detergente usando aquelas escovas para limpar garrafas. Depois coloco as garrafas num engradado e coloco a mangueira no fundo da garrafa, aí ligo a água, limpa o detergente rapidinho e gasta pouca água relativamente. Depois coloco as garrafas de cabeça para baixo para secar.
Quando for engarrafar sanitizo com solução iodofor 0,8 ml/lt de água. Depois é só deixar escorrer. Faço a borrifação da solução com o borrifador do link abaixo é uma mão na roda.

http://loja.weconsultoria.com.br/borrifador-vinator-para-garrafas-p45076/
 
E as tampinhas eu deixo em um pote mergulhadas no alcool também.

Opa! Se não me engano o uso de alcool em tampinhas não é recomendado.. pode ressecar e rachar a borrachinha de vedação se não me engano.
 
Pessoal eu trabalho somente com lavagem de litros, no meu caso além do molho e água limpa para enxágue eu tenho escovas de lavagem interna sós litros isso me ajuda muito e me poupa tempo.
Quem quiser eu posso enviar para teste, mas no caso ela vai ligada ao motor claro rs.
Para mais informações só entrar em contato
 
Costumo enxaguar e tirar resíduos no máximo um dia após tomar, pego uma caixa de papelão (normalmente a mesma que vieram as brejas) forrada com papel toalha e guardo as garrafas de boca para baixo no papel toalha. No dia de envasar, apenas borrifo álcool 70 nelas e chacoalho por uns 15 segundos cada. Volto para a caixa de boca pra baixo pra escorrer um pouco e envaso .
 
Ó o tópico subindo aí!
Costumo lavar com água corrente no máximo no dia seguinte do consumo... umas três a quatro enxaguadas bem sacudidas e guardo de boca pra baixo (normalmente m caixas de papelão). Se estiverem com muita borra ou cracas coladas descarto a garrafa, nem insisto.
No dia do envase, utilizo um lavador de garrafas com alcool 70.. dou umas duas chuchadas lá e deixo escorrendo. Spray de alcool 70 nas tampinhas, enche as garrafas e tampo. Nunca tive problemas fazendo dessa forma.
 
Back
Top