Limpar tubo alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davipetry_BR

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
115
Reaction score
7
Bom dia pessoal.
Utilizo um chiller de contra-fluxo de alumínio dentro de uma mangueira. O problema é que na minha última produção o fluxo estava muito menor que o normal. Acredito que tenho ficado alguma sujeira e entupido meu chiller. Qual produto e procedimento devo fazer pra limpar novamente o chiller de alumínio?
 
Bom dia pessoal.
Utilizo um chiller de contra-fluxo de alumínio dentro de uma mangueira. O problema é que na minha última produção o fluxo estava muito menor que o normal. Acredito que tenho ficado alguma sujeira e entupido meu chiller. Qual produto e procedimento devo fazer pra limpar novamente o chiller de alumínio?


Bah, pior que não tem muita alternativa (soda cáustica, por exemplo, nem pensar). Eu tentaria água fervendo, mas pensaria seriamente em trocar o chiller por um de inox o mais rápido possível.

E mesmo assim, sempre passar água fervendo após o uso. A melhor maneira de resolver o problema das incrustações é não deixar que elas se formem.

Abraço
 
Valeu Wagner. Vou tentar fazer a limpeza novamente com água fervendo. Alguma sugestão para resfriar levas de 50 litros rapidamente? Levando em conta que a verba é sempre curta hehehe.
 
Valeu Wagner. Vou tentar fazer a limpeza novamente com água fervendo. Alguma sugestão para resfriar levas de 50 litros rapidamente? Levando em conta que a verba é sempre curta hehehe.

Não conheço detalhes do teu equipamento, mas vou dizer o que EU faria.

Um pré-chiller de cobre em algum recipiente com água + gelo e um chiller de imersão, também em cobre.

Não é o ideal, mas é menos arriscado do que passar o mosto por um chiller de alumínio (e até mais barato, chuto eu).

Resumindo: eu só passaria o mosto dentro de um chiller se este fosse inox, justamente pela questão das incrustações. Para cobre (ou mesmo alumínio) eu só usaria na modalidade imersão.

Abraço
Wagner
 
Quando eu usava chiller também ajudava ficar fazendo um whirpool enquanto resfriava. Se deixar o chiller parado demora muito mais!
 
Logo após que uso o meu chiller de contra fluxo eu ligo a mangueira de água com bastante pressão na serpentina de alumínio e deixo alguns minutos. Faço isso nas 2 pontas. Até agora, tudo ok com ele.
 
Segundo o Palmer, além de corroer, a água sanitária também remove a camada protetiva de óxidos que impede que a cerveja fique com gosto métálico:

Bleach should be avoided because the high pH of a bleach solution can cause corrosion of aluminum [...]. Do not clean aluminum shiny bright or use bleach to clean an aluminum brewpot because this removes the protective oxides and can result in a metallic taste. This taste-detectable level of aluminum is not hazardous. There is more aluminum in a common antacid tablet than would be present in a batch of beer made in an aluminum pot.

http://www.howtobrew.com/appendices/appendixB.html
 
Gostaria de saber se essa técnica abaixo é eficiente:

Em um chiller de contra fluxo de aluminio, é feita a limpeza interna apenas com água. no momento da transferência do mostro que foi fervido, deixar o mostro correr por dentro do alumínio e após encher todo o tubo, deixar o mostro ali por 5min. Como o mostro está a 100ºC ele vai esterelizar o chiller por dentro. Após os 5min ligar a água fria, no contro fluxo e deixar o mostro correr normalmente.

Isso funciona mesmo?
 
Gostaria de saber se essa técnica abaixo é eficiente:

Em um chiller de contra fluxo de aluminio, é feita a limpeza interna apenas com água. no momento da transferência do mostro que foi fervido, deixar o mostro correr por dentro do alumínio e após encher todo o tubo, deixar o mostro ali por 5min. Como o mostro está a 100ºC ele vai esterelizar o chiller por dentro. Após os 5min ligar a água fria, no contro fluxo e deixar o mostro correr normalmente.

Isso funciona mesmo?

Ninguém sabe se funciona?
 
Valeu Wagner. Vou tentar fazer a limpeza novamente com água fervendo. Alguma sugestão para resfriar levas de 50 litros rapidamente? Levando em conta que a verba é sempre curta hehehe.

também preciso resolver esse problema. Resfriar 45 litros de forma rápida e barata, rsrs.
Atualmente eu uso minha serpentina de 9 metros de inox, tanto para aquecimenTo no HERMS quando para resfriamento (também passando o mosto quente por dentro). Para Levas de 20 litros era tranquilo, mas para 40 está demorado.

Minha ideia é comprar mais uma serpentina (comum, barata e de qualquer material) para colocar Dentro da panela de fervura e retirar o excesso de temperatura, depois disso sigo como de costume, passando a cerveja por dentro da serpentina inox que fica em um balde de gelo e vai direto pro fermentador.
 
Não funciona, nem perto. Primeiro... o mosto que entra ali não vai mais estar a 100 graus.... a perda de temperatura é imensa. Segundo, mesmo que tivesse, teria que fazer isso por uns 15 minutos recirculando mosto fervendo, e olhe lá.

Abraço,
 
também preciso resolver esse problema. Resfriar 45 litros de forma rápida e barata, rsrs.
Atualmente eu uso minha serpentina de 9 metros de inox, tanto para aquecimenTo no HERMS quando para resfriamento (também passando o mosto quente por dentro). Para Levas de 20 litros era tranquilo, mas para 40 está demorado.

Minha ideia é comprar mais uma serpentina (comum, barata e de qualquer material) para colocar Dentro da panela de fervura e retirar o excesso de temperatura, depois disso sigo como de costume, passando a cerveja por dentro da serpentina inox que fica em um balde de gelo e vai direto pro fermentador.
Cara, quer resfriar absurdamente rápido? Compra um chiller de Inox de 20 metros da WE Consultoria, duplo.

Simplesmente absurdo pra essa litragem.

Abraço,
 
Não funciona, nem perto. Primeiro... o mosto que entra ali não vai mais estar a 100 graus.... a perda de temperatura é imensa. Segundo, mesmo que tivesse, teria que fazer isso por uns 15 minutos recirculando mosto fervendo, e olhe lá.

Abraço,

Guenther,
mesmo com a tubulação externa do chiller de contra fluxo vazia de água?

Alguma dica de limpeza facil? A última ideia que tive foi ferver agua e deixar circular antes de usar, mas tbm não sei se será funcional.
 
Essa é a grande desvantagem de usar aluminio, ele reage muito fácil com as coisas... não dá pra usar soda caustica, e não sei se dá pra usar qualquer tipo de cáustico, teria que dar uma boa pesquisada nisso. Ácidos já são ruins pra remover sujeira orgânica e no alumínio só piora também, porque remove o óxido da superfície, que nesse caso é benéfico...

Por enquanto acho que a melhor opção é recircular muita água fervendo imediatamente após o uso e fazer o mesmo antes de usar...

especulação: talvez (mas posso estar falando bobagem também) poderia testar guardar o chiller cheio de água com detergente neutro. talvez ajudasse a dissolver lentamente uma possível incrustação...
nesse caso poderia até ser o próprio iodofor, como faz o Guenther, porque ele tem surfactante na composição...
 
É, pode ser uma boa guardar o chiller com o tubo cheio. Meu chiller é novo ainda, minha dúvida é justamente para poder fazer limpezas periódicas e desincrustar por dentro. Pensei até com coca cola, já que dizem que faz milagres, mas tbm não achei nada a respeito.
 
É, pode ser uma boa guardar o chiller com o tubo cheio. Meu chiller é novo ainda, minha dúvida é justamente para poder fazer limpezas periódicas e desincrustar por dentro. Pensei até com coca cola, já que dizem que faz milagres, mas tbm não achei nada a respeito.

Então... coca-cola é uma mistura de ácido fosfórico e ácido carbônico, mas ao mesmo tempo é um xarope... se eu fosse usar coca-cola pra limpar alguma coisa usaria coca zero!

Mas no caso da aluminio isso não é bom, porque os ácidos removem a camada de óxido de alumínio da superfície. Esse óxido protege a superfície do alumínio e impede que ele (por ser um metal mole) seja transferido pro líquido que passe por lá (mosto). No how to brew inclusive o Palmer fala em ferver a panela de aluminio só com um pouco de água antes do primeiro uso, é justamente pra isso...
 
Então... coca-cola é uma mistura de ácido fosfórico e ácido carbônico, mas ao mesmo tempo é um xarope... se eu fosse usar coca-cola pra limpar alguma coisa usaria coca zero!

Mas no caso da aluminio isso não é bom, porque os ácidos removem a camada de óxido de alumínio da superfície. Esse óxido protege a superfície do alumínio e impede que ele (por ser um metal mole) seja transferido pro líquido que passe por lá (mosto). No how to brew inclusive o Palmer fala em ferver a panela de aluminio só com um pouco de água antes do primeiro uso, é justamente pra isso...

Concordo Tiago.
Se fosse fazer, iria usar só para tirar a trosta de mostro seco. Depois passaria agua fervendo novamente.
Ainda não sei como farei futuramente.
 
Amigo @wagnerlibardi, eu estou fazendo um chiller de contra fluxo. Minha idéia é mais ou menos como a sua.
Antes de começar a brassagem, ferva aguá na panela e deixe circulando pelo Chiller por uns ou 15min.
Isso já é suficiente. Jogue essa água fora.
Depois de feita a brassagem também faça a mesma coisa.
O importante é deixar o TRUB decantar, para não ir trub pelo chiller.

Aconselho também a fazer a fervura com recirculação em um VOAL ou HOP BAG bem fino.
Isso já irá fazer sair muita sujeira do mosto como os lúpulos e resto de grãos para não entupir seu Chiller.
Outra coisa, ao invês de fazer um chiller de 20 metros, faça dois de 10.
Assim facilitará se for passar um alcool por exemplo, a quantidade necessária será menor em cada chiller além de poder colocar um chiller em uma caixa com gelo por exemplo e o outro em uma caixa só com aguá. E se der ruim em um chiller, só vai precisar repor 1.

O Inox além de ser 3 vezes mais caro, também tem seus probleminhas.

Para Chopeiras eu SÓ indico o INOX sim, porque a cerveja fica em contato direto e por muito tempo com a serpentina de INOX.

Mas para contra fluxo, onde o mosto não fica parado por muito tempo em contato com o alumínio. Ele fica em movimento, o que dificulta solidificar (não é impossível, mas é mais difícil).

No final para lavar, pode deixar a bomba recirculando por um tempo com aguá fervendo com pouca pressão e depois colocar a bomba com mais pressão para tentar soltar algo que tenha ficado pra traz.
 
Eu usei por algum tempo chiller de contra fluxo em alumínio, e hoje em dia uso de imersão, em inox.
Sempre passava água quente por ele após o uso, mas na próxima vez que usava, sempre saia sujeira.... o que me deixava com a pulga atrás da orelha...
Agora o de imersão é prático de lavar e sanitizar para o uso.
Caso ainda assim opte pelo contra fluxo, prefira inox, pela ampla possibilidade de limpeza interna com produtos que não devem seu usados no alumínio.
Abraços
 
@DANIEL RODRIGUES mas tu já teve contaminação por causa do chiler de contra fluxo ou só ficou com a pulga atrás da orelha?
Essa questão de sujeira, quando ia usar, até no de inox pode acontecer. Por isso o indicado é lavar e sanitizar sempre for usar.

Eu estava pensando em usar o chiller de imersão também, mas como ele demora bastante pra chegar aos 25º, vou optar pelo de contra fluxo mesmo.
 
@DANIEL RODRIGUES mas tu já teve contaminação por causa do chiler de contra fluxo ou só ficou com a pulga atrás da orelha?
Essa questão de sujeira, quando ia usar, até no de inox pode acontecer. Por isso o indicado é lavar e sanitizar sempre for usar.

Eu estava pensando em usar o chiller de imersão também, mas como ele demora bastante pra chegar aos 25º, vou optar pelo de contra fluxo mesmo.
Não. Nunca contaminou, mas agora, usando o chiller de imersão, é uma preocupação a menos.
Utilizo um banco de gelo e água para passar no chiller após atingir 60 graus, o que aumenta muito o rendimento.
 
Então, eu acho que acontece isso.
Mesmo que fique "sujo" dentro, quando você deixar água quente por uns 15 minutos recirculando, vai matar todas as bactérias. A "sujeira" estará inativada, por isso não vai haver contaminação.

Na minha opinião, a nossa cabeça que sempre está colocando uma pulga na nossa orelha.

Eu tenho um colega que faz o resfriamento com uma chiller de imersão de Cobre. O Chiller fica no tempo, e cobre tu sabe como fica, ele fica com aquele zinabe.
Ele não passa nada, nem sequer lava o chiler e taca na fervura. Disse que nunca contaminou uma breja dele. E ele faz pelo menos 2 vezes por semana levas de 20L. Quando eu vi a primeira vez, até assustei. Mas as brejas dele são muito boas.

Outra coisa, quanto tempo tu leva pra resfriar dos 99ºC até os 25ºC mais ou menos levas de 20l?

Tem gente que diz que leva 7min com chiller de fluxo sem gelo. Eu vou fazer um pra mim.
Estou pensando em colocar um encanamento indo direto pra caixa dágua.
Assim, quando ligar a bomba, vai pegar água da caixa dágua e voltar para a caixa dágua, para não haver desperdício de água.
 
Last edited:
Então, eu acho que acontece isso.
Mesmo que fique "sujo" dentro, quando você deixar água quente por uns 15 minutos recirculando, vai matar todas as bactérias. A "sujeira" estará inativada, por isso não vai haver contaminação.

Na minha opinião, a nossa cabeça que sempre está colocando uma pulga na nossa orelha.

Eu tenho um colega que faz o resfriamento com uma chiller de imersão de Cobre. O Chiller fica no tempo, e cobre tu sabe como fica, ele fica com aquele zinabe.
Ele não passa nada, nem sequer lava o chiler e taca na fervura. Disse que nunca contaminou uma breja dele. E ele faz pelo menos 2 vezes por semana levas de 20L. Quando eu vi a primeira vez, até assustei. Mas as brejas dele são muito boas.

Outra coisa, quanto tempo tu leva pra resfriar dos 99ºC até os 25ºC mais ou menos levas de 20l?

Tem gente que diz que leva 7min com chiller de fluxo sem gelo. Eu vou fazer um pra mim.
Estou pensando em colocar um encanamento indo direto pra caixa dágua.
Assim, quando ligar a bomba, vai pegar água da caixa dágua e voltar para a caixa dágua, para não haver desperdício de água.
Leandro.
Quando usava contra-fluxo, sempre ligava na água direto da rua... não tenho parâmetros usando água da caixa.... mas saiba que a água da caixa d´água é mais "quente" que direto da rua.
Já meu chiller atual, usei ele na água da caixa, e a performance é infinitamente inferior... prefiro usar água da rua mesmo.... ou, como faço agora, com banco de gelo....
Não tenho problema com desperdício, pois armazeno a água mais quente para lavar os trem depois, e quando vai esfriando, jogo na minha piscina, que tá sempre pedindo água mesmo....
Quanto ao tempo, usava o contra-fluxo direto para o fermentador, e a demora era a da trasfega... não dá para saber o tempo de resfriamento.... é o tempo da trasfega.... veja a temperatura e vá controlando o fluxo para obter a temperatura desejada.... mas sempre estará atrelado à temperatura da água que passa pelo contra-fluxo.
Tem um post antigo aqui no fórum sobre chiller com bastante informação.... vale a pena dar uma olhada....
Abraços
 
Sim, entendi.
Por isso eu estou preferindo fazer o chiller de contra fluxo.
O contra fluxo é infinitamente superior o tempo. Imagina se usasse o contra fluxo e um chiller de imersão num balde com gelo? E você nunca contaminou uma breja, mesmo o alumínio tendo as cacas dele, como o Inox também tem.

O bom é que tu tem piscina, aí não existe perdas. Pode pegar a água direto dela e voltar pra piscina.
Mas se não tivesse como utilizar a água gasta, iria ver a diferença.
Como o Chiller de imersão, você gasta muiiiiiiiito mais água quando não tem piscina ou caixa dágua, ou máquina de lavar.
 
Uso chiller de imersão de alumínio 15 metros, uso uma bombona de 100 litros(coloco só 50 litros) com entrada e saída, um dia antes coloco outra serpentina de 15 metros dentro de um balde de alumínio e deixo congelar, ligo a saída da bombona na bomba e no chiller, saída do chiller no caldeirão com gelo e sua saída de volta bombona (circuito fechado) para ajudar coloco algumas garrafas congeladas dentro da bombona, levo em média 20 minutos para chegar a temperatura ambiente. A água que sai quente as vezes uso para limpeza, e reponho na bombona, após o uso reaproveito á água para limpeza ou rega de plantas durante a semana.
 
Segundo o Palmer, além de corroer, a água sanitária também remove a camada protetiva de óxidos que impede que a cerveja fique com gosto métálico:

Bleach should be avoided because the high pH of a bleach solution can cause corrosion of aluminum [...]. Do not clean aluminum shiny bright or use bleach to clean an aluminum brewpot because this removes the protective oxides and can result in a metallic taste. This taste-detectable level of aluminum is not hazardous. There is more aluminum in a common antacid tablet than would be present in a batch of beer made in an aluminum pot.

Brewing Metallurgy - How to Brew
Aproveitando a pergunta do nosso amigo sobre a água sanitária, vi que tem pessoas que passam vanish branco dentro do chiller de contra fluxo e depois de passar agua corrente, estereliza com iodo.... seria uma pratica prejudicial?
 
Uso chiller de imersão de alumínio com 15 metros e circulo água gelada. Até agora não tive problemas, mas é um trambolho para lavar e guardar. Tenho medo que oxide externamente e contamine o mosto.
Estou em dúvida se uso ele para circular o mosto e aí é que entra a limpeza interna do alumínio, ele ficaria fixo dentro de uma bombona com água gelada ou adquirir um chiller longo de 10 placas, que também tem problemas de limpeza, mas oxida menos. O atual também ficaria dentro desta bombona, mas aí é só agua circulando. Meu caldeirão é para 32 litros, mas minha produção é 20 litros e não pretendo aumentar.
 
Não se preocupe com oxidar e contaminar. Para acabar com essa possibilidade é só no começo da brassagem, ferver uns 10L de água e passar por todas as partes do sistema. Torneiras, borrachas e chiler. Deixe recirculando por uns 15min. Aí matará qualquer bactéria que tenha no sistema.

O problema do chiller de imersão é que ele demora muito tempo para chegar aos 28ºC.
Só pra gente ter noção, quanto tempo tu leva para chegar aos 28C saindo da fervura e usando gelo?

Com o contra fluxo de 15m deverá levar uns 5min ou menos. Esse é o tempo da panela esvaziar.
Se usar gelo, a temperatura nesses mesmos 5 minutos deverá cair pra uns 20ºC mais ou menos.

Eu aconselharia a fazer um sistema de contrafluxo. Tem vários videos no youtube ensinando a usar seu chiller de imersão. Seu custo será pouquíssimo.

A discussão do contrafluxo é que muitas pessoas querem limpar o de alúminio por dentro, porque o mosto passa por dentro. Mas, mesmo que tenha resto de mosto, se deixar líquido lá dentro a 100ºC, por causa da alta temperatura, ela irá matar tudo. Por isso muitas pessoas querem passar produtos para limpar. Claro, sempre é bom limpar.

Mas um exemplo pra ter idéia. Pegue seu Chiller de Imersão e esfregue com sabão neutro só uma parte, por uns 3 minutos. Você vai ver que a parte que esfregou, ficará muito mais limpa que toda as outras partes. Isso porque o alumínio com o tempo vai impregnando. Mas a quanto tempo faz breja e quantas levas teve contaminação? Por isso a preocupação deve ser em esterilizar antes. Mas claro. É importante sempre fazer umas circulaçãoes de água quente para esterilizar e limpar, caso tenha ficado algo pra traz.

A mesma sujeira que você tem no chiller de imersão onde o mosto vai ficar por fora, será a mesma sujeira que terá no Chiller de Contrafluxo, mas dentro do tubo onde não vai conseguir limpar esfregando. Mas o alumínio chegando aos 100º irá matar tudo. Não terá contaminação por causa disso.
Terá contaminação se deixar liquidos ou coisas pra traz e não sanitizar.
 
Uma pequena contribuicao! Faco levas de 50 lts, uso um chiller de contrafluxo de inox que troca com agua de poco artesiano e outra de imersao que fica dentro de uma panela com gelo! O mosto troca calor primeiro no contrafluxo e depopis passa no chiller de imersao no gelo! Tenho resfriado o mosto a 18 graus, quando vou fazer Lager, tenho conseguido a 12 graus! Quanto a contaminacao, sempre passo agua fervida antes e depois do resfriamento e um pouco de alcool 70 apos a agua fervida. Nunca tive contaminacao> o resfriamento leva em torno de 25 a 30 min!
 
Olá pessoal.

Faço brassagem de 100L e uso um chiller de contra fluxo de alumínio 15m e depois um chiller de 15m em balde com água e gelo.

Tenho conseguido baixar a temperatura entre 16° e 20° (dependendo da temperatura do dia).

Ocorre que estou levando muito tempo pra resfriar todo o mosto (algo em torno de 1 hora e meia).

Pensei que fosse a bomba que estava pifando. Comprei uma MP 15RM mas continua com o mesmo fluxo baixo.

Sempre sanitizo os chillers com água fervente e iodofhor após as brassagens.

Notei que o fluxo de água no chiller comum é maior que o fluxo de água no chiller de contra fluxo.

Daí a dúvida: não sei se ocorreu alguma incrustração que diminui o fluxo; ou se o fluxo é baixo mesmo.

Agora não sei se tento mais alguma coisa ou parto pra um chiller de placas (um de 30 placas é eficiente pra minha brasagem de 100L?).
 

Attachments

  • VID-20220522-WA0029.mp4
    6.5 MB
  • VID-20220522-WA0031.mp4
    8.6 MB
Olá pessoal.

Faço brassagem de 100L e uso um chiller de contra fluxo de alumínio 15m e depois um chiller de 15m em balde com água e gelo.

Tenho conseguido baixar a temperatura entre 16° e 20° (dependendo da temperatura do dia).

Ocorre que estou levando muito tempo pra resfriar todo o mosto (algo em torno de 1 hora e meia).

Pensei que fosse a bomba que estava pifando. Comprei uma MP 15RM mas continua com o mesmo fluxo baixo.

Sempre sanitizo os chillers com água fervente e iodofhor após as brassagens.

Notei que o fluxo de água no chiller comum é maior que o fluxo de água no chiller de contra fluxo.

Daí a dúvida: não sei se ocorreu alguma incrustração que diminui o fluxo; ou se o fluxo é baixo mesmo.

Agora não sei se tento mais alguma coisa ou parto pra um chiller de placas (um de 30 placas é eficiente pra minha brasagem de 100L?).
dá uma conferidinha no tubo pra ver se não "mordeu" em algum lugar e tá impedindo o fluxo.... realmente ta mto pouco.... 🤔
 
Amigo, rapara aí na foto que tem "mordeduras" na borracha, o que vai prejudicar o fluxo.
A borracha tem que ficar a mais reta possível, pra não acontecer isso.
Como essas borrachas parecem ser de silicone, ainda mais quando está com calor, elas tendem a ficar mais maleáveis ainda.

screenshot.jpg


Faz um teste também. Tenta colocar água da rua direto no Chiller, pra ver se a pressão da rua, empurra legal.
Tenta fazer uma solução de água e Vanish, e deixar circulando por uns 30, 40 minutos pra ver se solta algo que tenha ficado no chiller.
 

Latest posts

Back
Top