Limpar garrafas muito sujas...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Pessoal, ganhei umas 7 dúzias de garrafas caçula de 600ml que estavam guardadas a bastante tempo sem nenhum cuidado nos fundos de um bar..

As garrafas estão muito sujas, com resíduos de cerveja secos dentro e outras sujeiras. Já deixei de molho por mais de 24h e não amolece o suficiente pra garantir que saia toda a sujeira.

Alguma dica pra limpar garrafas assim? Algum produto químico pra amolecer essa craca???
 
Tu pode colocar arroz dentro e sacudir, ou deixar um tempo de molho em água sanitária (só não esquece de enxaguar bem depois de fazer isso para não deixar nenhum resíduo).
 
Cara eu fiz a mesma coisa, comprei garrafas muito destruidas e algumas não tinha como limpar, comprei cerveja e troquei o casco kkk
 
Muito suja tipo "crosta" usei areia com água, ficaram tinindo. Arroz limpa mas só aquele mofo no fundo e poucas garrafas.
 
Garrafa muito suja pra mim... vai fora.

Uso garrafas novas, e vou cuidando delas.. ou seja, lavando e guardando lavadas e secas. Duram ANOS. Última vez que comprei garrafas deve fazer quase 2 anos.

Abraço,
 
Como teste coloquei na panela com água e botei pra ferver... Parece que soltou tudo.. amanhã tenho certeza se valeu a pena.
 
usei aquele pressurizador, o famoso vap. Só uma dica, bota uma calçao de banho pq tu se molha mais que as garrafas.
Depois que comecei a pegar garrafas de paulistania de um bar (bebidas na noite anterior) em troca de algumas cheias vi que não valeu a pena o esforço...
 
Já passei pelo mesmo sufoco, hoje faço como falou o xavanty ou como conheço bem o dono do bar, simplesmente peço a ele para trocar as garrafas em umas que foram abertas no dia.
 
Eu já limpei várias deixando de molho com soda cáustica por alguns dias. Obviamente deve se ter todo cuidado para manusear as garrafas, pois a soda é bem corrosiva e pode queimar. Eu uso luvas e um óculos de proteção. O enxague eu faço com ácido peracético no momento do envase.
 
Você pode enchê-las com água quente e vinagre e deixar o vinagre agir por um bom tempo.

Em seguida usa a escova de Crina própria para garrafas (a maior).

Caso não saia aí vale a pena jogar fora essas garrafas, porque se a sujeira mais grossa não sai, imagine as contaminações? rs
 
Back
Top