Limite de pressão nas garrafas / Priming Tripel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMiguell

Well-Known Member
Joined
Sep 18, 2013
Messages
58
Reaction score
5
Galera,

Qual o limite de pressão que as garrafas caçula 600ml aguentam?

Eu engarrafei uma Tripel pra 2.4 volumes, que é o que consta nessa clássica calculadora (http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html). Mas depois fiquei pensando que esse valor parece pouco, pois é um estilo bem carbonatado.

Fui pesquisar em outras fontes sobre quantos volumes de CO2 seria o indicado pra uma Tripel, e encontrei valores de 3.0 a 3.5, o que daria de 8,5 a 10,5 gramas por litro de primming.

De uma maneira geral, o que pensam desse assunto? Temos como engarrafar com uma quantidade de açúcar maior que o usual? Ou é um risco grande e desnecessário?
 
Fala tiefensee,

Já li bastante esse artigo. É uma bíblia do priming.

O Breda fala que engarrafou uma weiss com 14g/l pra chegar nos vol. de CO2 que o estilo pede. Então, pelos testes dele, dá pra transgredir a questão de 7g/l sem estourar garrafas.
Só queria me certificar, porque está é a única fonte que fala isso.

Já o que a calculadora apresenta pra tripel, que seria no máximo 2.4 volumes, parece pouco comparado com os exemplares comerciais, que são bem carbonatados. Inclusive achei em fóruns americanos essa mesma discussão. Falam que esses 2.4 quem falou foi o Palmer, mas que pra se aproximar mesmo do estilo teria que visar 3.0, 3.5...
 
eu já engarrafei com até 8g/L e não tive problemas. Acima disso, nunca tive necessidade.
2,8 vol já dá bastante carbonatação, não acho que uma tripel tenha mais carbonatação que isso...
 
Acho que quanto ao nível de carbonatação, dá pra pensar nos exemplares comerciais que a gente tem disponível no mercado... tirando geuzes que tem reforço da garrafa de champagne, eu só conheço a Orval, que tem uma garrafa um pouco mais reforçada pra aguentar a pressão que a brett vai fazendo a medida que a cerveja envelhece.

Ou seja, nehuma outra tem garrafa reforçada, não faz gushing quando abre (não de propósito ao menos), e não tem uma carbonatação absurdamente alta assim. Acho que com 14g/l, praticamente qualquer estilo de cerveja perderia muito em drinkability... tripel não tem esse exagero todo de carbonatação, é só comprar um exemplar comercial pra ver.
 
Limite de pressão:
As garaffas que sao sem probemas, sem manchas, servem para uma pressao de 9 ate 12 bar. Antes que quebra normal a tampa sai. De litro, caçula, caçulinha, ingles, alemão são desse tipo. As long neck eu não sei.
Exemplo:
Um Weizen que tem um priming ate 9gr / Litro CO2, o maior de todos estilos, chega com uma temperatura de 30 °C na pressao de 4,7 bar.
Para fazer um priming dessa tipo Weizen (9gr/l CO2) só com açucar e uma temperatura de fermentação com 22 °C precisa 14,8 gr/lltro açugar. (Com 22°C a cerveja já tem 1,6 g/l CO2, o resto consegui com desse açucar)

Olha neste site, todos calculações da area do cerveja, a lingua é Alemão mas vai consegui:
Menu em cima a esquerda, clicar nas3 linias

http://braurechner.de

Abraço
 
Acho que quanto ao nível de carbonatação, dá pra pensar nos exemplares comerciais que a gente tem disponível no mercado... tirando geuzes que tem reforço da garrafa de champagne, eu só conheço a Orval, que tem uma garrafa um pouco mais reforçada pra aguentar a pressão que a brett vai fazendo a medida que a cerveja envelhece.

Ou seja, nehuma outra tem garrafa reforçada, não faz gushing quando abre (não de propósito ao menos), e não tem uma carbonatação absurdamente alta assim. Acho que com 14g/l, praticamente qualquer estilo de cerveja perderia muito em drinkability... tripel não tem esse exagero todo de carbonatação, é só comprar um exemplar comercial pra ver.

Claro, pra tripel se fosse jogar alto seria uns 8g/l, 8,5g/l, acho.
Os 14g/l foi um teste do Breda pra uma weiss, buscando 4.4 volumes de CO2. Como ficou eu não sei. Hehehe.
 
É bem intensa essa carbonatação... eu me pergunto se os exemplares tradicionais de Weiss realmente tem tudo isso de CO2...
 
É bem intensa essa carbonatação... eu me pergunto se os exemplares tradicionais de Weiss realmente tem tudo isso de CO2...

Olá Tiago,
esse valor e o valor mais alto da carbonatação de cervejas. Claro encontra na literatura varias informações.

Olha nas diferentes tabelas do anexo em baixo. Não esquece...esse valor é gr/litro CO2. Para calcular com açucar ou "leva verde" tem que usar uma das calculadores conhecidos.

A copia faz parte do Wiki de cerveja da Alemanha.

Abraço
 

Attachments

  • Screenshot_2015-07-09-07-05-20.png
    Screenshot_2015-07-09-07-05-20.png
    133.6 KB · Views: 845
Se não calcular a carbonatação residual presente na cerveja, vai explodir tudo. Na ciência existe um princípio chamado "Princípio da Precaução". Em linhas gerais, ele diz que se pode dar errado, é melhor evitar.

Tenha em mente que a carbonatação residual pode chegar a 1.4vol CO2. É bastante coisa pra colocar na conta. Quando tiro amostras de cerveja em maturação para provar, elas estão bastante carbonatadas, o que indica que a carbonatação residual é bem significativa.
 
Limite de pressão:
As garaffas que sao sem probemas, sem manchas, servem para uma pressao de 9 ate 12 bar. Antes que quebra normal a tampa sai. De litro, caçula, caçulinha, ingles, alemão são desse tipo. As long neck eu não sei.
Exemplo:
Um Weizen que tem um priming ate 9gr / Litro CO2, o maior de todos estilos, chega com uma temperatura de 30 °C na pressao de 4,7 bar.
Para fazer um priming dessa tipo Weizen (9gr/l CO2) só com açucar e uma temperatura de fermentação com 22 °C precisa 14,8 gr/lltro açugar. (Com 22°C a cerveja já tem 1,6 g/l CO2, o resto consegui com desse açucar)

Olha neste site, todos calculações da area do cerveja, a lingua é Alemão mas vai consegui:
Menu em cima a esquerda, clicar nas3 linias

http://braurechner.de

Abraço


Caramba!! 4,7BAR ?? Mas isso não é muita pressão? As garrafas aguentam mesmo? Pergunto, pois, estou carbonatando uma Witbier com 9g/l e meu manômetro (acoplado numa garrafa de 600ml, dessas normais de cerveja, retornável) está acusando 3.1 BAR e já estou com medo de explosão.
 
Acho que quanto ao nível de carbonatação, dá pra pensar nos exemplares comerciais que a gente tem disponível no mercado... tirando geuzes que tem reforço da garrafa de champagne, eu só conheço a Orval, que tem uma garrafa um pouco mais reforçada pra aguentar a pressão que a brett vai fazendo a medida que a cerveja envelhece.

Ou seja, nehuma outra tem garrafa reforçada, não faz gushing quando abre (não de propósito ao menos), e não tem uma carbonatação absurdamente alta assim. Acho que com 14g/l, praticamente qualquer estilo de cerveja perderia muito em drinkability... tripel não tem esse exagero todo de carbonatação, é só comprar um exemplar comercial pra ver.

A Tripel Karmeliet eh a mais carbonatada que já experimentei.
As bolhas de CO² sobem tão rápido que parece que a cerveja está em fervura :)
 
Eu sou relativamente novo nisso e ontem fiz minhas contas e engarrafei uma Weizenbier com 12,5g/l no objetivo de atingir cerca de 4,2%CO2. Hoje de manhã abri uma de curioso e já tem uma geração vigorosa de gás na cerveja (12h depois de engarrafar com priming). Minha principal dúvida é se a garrafa suportará a pressão?
 
Eu sou relativamente novo nisso e ontem fiz minhas contas e engarrafei uma Weizenbier com 12,5g/l no objetivo de atingir cerca de 4,2%CO2. Hoje de manhã abri uma de curioso e já tem uma geração vigorosa de gás na cerveja (12h depois de engarrafar com priming). Minha principal dúvida é se a garrafa suportará a pressão?

Bixo, 12,5 g/l é coisa pra caramba... vai estar vigorosa demais, inclusive perigoso!!!!!!

O "normal" pra uma weiss muito carbonatada seria 8~9g/L, isso que voce colocou vai causar granadas com quase certeza. Muito cuidado ao manusear essas garrafas para não causar um acidente grave!
 
Eu sou relativamente novo nisso e ontem fiz minhas contas e engarrafei uma Weizenbier com 12,5g/l no objetivo de atingir cerca de 4,2%CO2. Hoje de manhã abri uma de curioso e já tem uma geração vigorosa de gás na cerveja (12h depois de engarrafar com priming). Minha principal dúvida é se a garrafa suportará a pressão?

Minha opinião: sai de perto e se prepara pra limpar o chão.

No verão, com temperaturas chegando a mais de 30°C, até as garrafas caçula 600ml com 6g/l tem estourado durante a carbonatação. Depois elas estabilizam, mas durante esta fase, fica arriscado.
 
Minha opinião: sai de perto e se prepara pra limpar o chão.

No verão, com temperaturas chegando a mais de 30°C, até as garrafas caçula 600ml com 6g/l tem estourado durante a carbonatação. Depois elas estabilizam, mas durante esta fase, fica arriscado.

Muito obrigado pela resposta!

Eu calculei de acordo com uma fórmula que tenho para carbonatação => Priming= (vol. co2 requerido - vol. co2 residual) *3,82 * volume

Meu co2 residual está próximo de 0,8 vol pela tabela que olhei. Desta forma para ter 4,2% de co2 deu 12,98 g de açúcar/litro. Eu coloquei até menos por que achei o número alto demais. Coloquei os 12,5 que citei.
Eu vi que tem estilos que vão até 14g/l de priming, por isso mantive os 12,5g/l o que dá 7,5g por garrafa.

Pergunta, realmente tem chance de estourar? Se sim, se eu abrir as garrafas e tampa-las novamente será que resolve? Fiz a carbonatação na segunda-feira.
 
Muito obrigado pela resposta!

Eu calculei de acordo com uma fórmula que tenho para carbonatação => Priming= (vol. co2 requerido - vol. co2 residual) *3,82 * volume

Meu co2 residual está próximo de 0,8 vol pela tabela que olhei. Desta forma para ter 4,2% de co2 deu 12,98 g de açúcar/litro. Eu coloquei até menos por que achei o número alto demais. Coloquei os 12,5 que citei.
Eu vi que tem estilos que vão até 14g/l de priming, por isso mantive os 12,5g/l o que dá 7,5g por garrafa.

Pergunta, realmente tem chance de estourar? Se sim, se eu abrir as garrafas e tampa-las novamente será que resolve? Fiz a carbonatação na segunda-feira.

A chance de estourar é altíssima e, se não estourar, vai dar gushing quando abrir. Não se baseie na carbonatação presente historicamente em estilos tradicionais. As cervejarias utilizam garrafas com maior resistência pra isso, além de outras técnicas, como não deixar a cerveja exposta a temperaturas altas demais (adegas, tá ligado?).
 
A chance de estourar é altíssima e, se não estourar, vai dar gushing quando abrir. Não se baseie na carbonatação presente historicamente em estilos tradicionais. As cervejarias utilizam garrafas com maior resistência pra isso, além de outras técnicas, como não deixar a cerveja exposta a temperaturas altas demais (adegas, tá ligado?).

Entendi! Você acha que seu eu abrir as garrafas de vagar e tampar novamente posso solucionar?
 
Entendi! Você acha que seu eu abrir as garrafas de vagar e tampar novamente posso solucionar?

Dá pra fazer sem problemas..

Mas por curiosidade, deixe uma ou outra garrafa com pressão alta. Preferencialmente em local o mais fresco possivel, ou ainda na porta da geladeira pq temp. mais alta, a levedura ainda pode atuar bem devagar (claro depedendo da geladeira)

Caso não estoure, coloque na geladeira e experiemente como ficaria com esses 4,2Vol. Vai parecer que está tomando água com gás adicionada ainda de efervecente

Abraço!
 
Dá pra fazer sem problemas..

Mas por curiosidade, deixe uma ou outra garrafa com pressão alta. Preferencialmente em local o mais fresco possivel, ou ainda na porta da geladeira pq temp. mais alta, a levedura ainda pode atuar bem devagar (claro depedendo da geladeira)

Caso não estoure, coloque na geladeira e experiemente como ficaria com esses 4,2Vol. Vai parecer que está tomando água com gás adicionada ainda de efervecente

Abraço!

Valeu a dica! Vou separar uma pra ver o que acontece à temperatura ambiente isolada dentro de uma caixa. Daqui uns 10 dias eu volto pra contar a experiência!
 
Eu acabei de fazer uma Weiss com 11g/l de primming... Fiquei muito receoso de usar essa quantidade de açúcar também... Mas fiz as contas várias vezes, usei a calculadora do Brewersfriend e também a do Lamas... Tudo batia legal... Minha dúvida era somente essa sobre a pressão que as garrafinhas suportam...

Fiz algumas pesquisas na época do primming para ficar dentro da margem de segurança das garrafas... Lembro que encontrei informações desencontradas, algumas sinalizando que era possível, outras que não... Resolvi arriscar e segui com a receita...

A cerveja tem agora 2 semanas de carbonatação... As garrafas que abri até agora ficaram ótimas (foto abaixo)... Mas confesso que ainda estou bastante inseguro sobre esse lance da explosão...

Então o que resolvi fazer é botar umas duas ou três garrafas em um recipiente fechado em temperatura ambiente (que aqui no Rio passa dos 30 o dia todo) e estou mantendo elas como controle... Como não tenho manômetro, é a solução que encontrei...

Mas quanto ao estilo/sabor da cerveja, digo que para mim ficou excelente... Não me parece carbonatada demais não...

Segue a foto...
c614f4bad989ebc2da447dff848d807e.jpg


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Reteve bem a espuma... Mas acho que ela ainda vai ficar melhor daqui a uma semana... Tanto no sabor, quanto na espuma, mais encorpada... Ainda tem um leve toque de cerveja jovem...

Segue foto de um segundo momento...

IMG_20170201_223505788_HDR.jpg

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
gostaria de saber o limite de pressão da garrafa "Bohemia Imperial" 550ml, ela parece um tanque de guerra em, ela pesa vazia 550 gramas contra uma caçulinha 600ml pesando 350 gramas.
 
Minha primeira Belgian Blond Ale (nao consegui girar a foto :smack: )
 

Attachments

  • IMG-20170208-WA0028.jpg
    IMG-20170208-WA0028.jpg
    116 KB · Views: 114
Valeu a dica! Vou separar uma pra ver o que acontece à temperatura ambiente isolada dentro de uma caixa. Daqui uns 10 dias eu volto pra contar a experiência!
Rodolfo td bem? Eu estava com a mesma duvida. Meu manometro chegou a quase 3 bar depois de 6 dias de carbonatação para uma weiss , e hoje coloquei na geladeira com receio de explosão. Como foi sua experiência? Deixou uma garrafa de fora? Suportou a pressão? espero que sim! abs
 

Latest posts

Back
Top