Levteck London Ale - Relato

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renato_Maia1

Well-Known Member
Joined
Aug 31, 2017
Messages
156
Reaction score
62
Oi cervejeiros, vou contar minha experiência na fermentação com a levedura London Ale TeckBrew13 da Levteck. Ela tem me surpreendido muito na etapa de fermentação.

Inicialmente planejei um lote de 40L de uma Porter pensando utilizar 2 frascos da YLB5001 - London Ale 01 da YeastLab, encomendei 2 frascos, porém ao chegar na Brewshop só tinha um frasco - o vendedor "se esqueceu que eu tinha reservado" e comercializou um frasco. Como ia brassar no mesmo dia não teria tempo de fazer um starter, surgiu então duas opções usar a US-04 da Fermentis ou a London Ale TeckBrew13 fabricada pela Levteck, optei pela levedura líquida da Levteck para experimentar, embora fosse mais cara.

Tudo ok na brassagem finalizando com OG 1,046, abasteci o fermentador, esperei abaixar a temperatura pra 24 graus, inoculei, coloquei na geladeira e setei em 24 graus. Passadas 24 horas, primeiros sinais no airlock, abaixei pra 18graus. Tudo conforme o planejado....

Devido a compromissos profissionais, não pude acompanhar o dia a dia da fermentação, quando retornei no 6o dia de fermentação verifiquei que ela teve um pico muito intenso, a ponto de ter havido um pouco de transbordamento do krause pelo airlock. Esse fato para mim foi uma surpresa, visto que eu utilizo uma bombona de 50 litros como fermentadora e fora trasfegado uns 37l, ou seja, tinha um headspace suficiente, tanto nunca me havia acontecido esse transbordamento.

Constatei que a fermentação após 7 dias reduziu bastante o ritmo, a OG caiu de 1,045 pra 1,014 , setei a temperatura pra fermentação secundária em 24 graus e em 24hs já subiu pra 20graus, dei uma bela chacoalhada na bombona pra ver se levantava um pouco de levedura do sedimento e assim poder reanimar a fermentação secundária.

Só temo que a fermentação primaria intensa, embora sob temperatura controlada, não tenha gerado off-flavors e agora as leveduras não consigam consumi-los e ficando resquícios no produto final.

Achei essa cepa nervosa, mas vou aguardar a breja no copo pra validar a experiência.

Santé...
 
Usei esse fermento e não gostei. Aconteceu um mega transbordamento comigo também sendo que eu tinha um headspace enorme.
 
Usei esse fermento a primeira vez essa semana. Bombona de 30l com apenas 20l de mosto. Comigo tbm vazou pelo airlock e com leve sabor/aroma de clorofenol.
Mais alguém teve esse tipo de experiência?
 
Usei esse fermento a primeira vez essa semana. Bombona de 30l com apenas 20l de mosto. Comigo tbm vazou pelo airlock e com leve sabor/aroma de clorofenol.
Mais alguém teve esse tipo de experiência?

99% das vezes o off de clorofenol vem da água ou de algum sanitizante a base de cloro. Outra possibilidade vem de contaminação. Já usei inúmeras vezes este fermento e nunca tive esse tipo de problemas.
 
Usei esse fermento na minha ultima brassagem e tb não gostei. Não tive problemas de vazamento, talvez pq fermentei a 16 graus, mas achei q a cerveja ficou com um gosto estranho.
 
Eu tenho usado somente Levteck ultimamente e não tenho me arrependido.
Onde compro insumos ela é a mais barata, o que me motivou a testar em todos os estilos.
A questão do krausen não depende exclusivamente da levedura, mas ela pode favorecer isso. Em cervas que faço para ter aquele creme uso anti-espumante na fermentação.... diminui bastante esse fenômeno.
Para as Ales Inglesas eu prefiro a Residente Ale 01 deles no lugar da London Ale, elas possuem um perfil semelhante mas a Residente é mais suave e sutil. A London joga aroma terroso e resinoso na cara, por assim dizer. Porém a Residente Ale é uma cepa sensível e o pessoal da Levteck não sabe até quando poderão reproduzir ela sem mutações, eles dizem que ela é edição limitada, mas eu já uso a mais de ano e ainda tem.
Em geral gostei bastante do resultado das leveduras nacionais!
 
Eu só uso o Abbey nas minhas blonds belgas. Na primeira vez q usei gostei tanto do resultado que nem quis experimentar outra. E sim, todas as fermentações são violentas. Teve uma vez q o fermentador ficou mais cheio pq taquei o starter todo sem decantar e ainda usava airlock. Deu vontade de chorar ao abrir o frigobar. Já o Weizen por exemplo, foi uma vez pra nunca mais. Ficou enjoativa de tão ácida.
 
Usei esse fermento a primeira vez essa semana. Bombona de 30l com apenas 20l de mosto. Comigo tbm vazou pelo airlock e com leve sabor/aroma de clorofenol.
Mais alguém teve esse tipo de experiência?

Olá! Eu já tive uma experiência parecida com o London Ale e com o German Ale, e ambas são cepas que uso com certa frequência (e só tive o problema 1x com cada uma). A sensação é de um fenólico que incomoda, mas que não chega a ser clorofenol. No entanto ele mascara completamente sabor/aroma de lúpulo e acaba deixando a cerveja sem graça.

Como acabei tendo o mesmo problema uma terceira vez, com uma cepa totalmente diferente (lama de M31 da Mangroove), tabelei as informações que anoto das brassagens cheguei a conclusão que o problema devia ser baixa viabilidade (falta de starter) o que é critico tanto para levteck pois nem sempre o sachê disponível no brewshop é fresco quanto pra lama reutilizada. Cheguei a cogitar até que fosse clorofenol, pois havia sazonalidade no off (6 levas cravadas entre elas), mas tabelei também as trocas de elemento de filtro e vi que não tinha como ser. Na dúvida hoje em dia filtro a água bem devagar rs.

Abs
 

Attachments

  • Fenolico.png
    Fenolico.png
    19.3 KB · Views: 21
Olá! Eu já tive uma experiência parecida com o London Ale e com o German Ale, e ambas são cepas que uso com certa frequência (e só tive o problema 1x com cada uma). A sensação é de um fenólico que incomoda, mas que não chega a ser clorofenol. No entanto ele mascara completamente sabor/aroma de lúpulo e acaba deixando a cerveja sem graça.

Como acabei tendo o mesmo problema uma terceira vez, com uma cepa totalmente diferente (lama de M31 da Mangroove), tabelei as informações que anoto das brassagens cheguei a conclusão que o problema devia ser baixa viabilidade (falta de starter) o que é critico tanto para levteck pois nem sempre o sachê disponível no brewshop é fresco quanto pra lama reutilizada. Cheguei a cogitar até que fosse clorofenol, pois havia sazonalidade no off (6 levas cravadas entre elas), mas tabelei também as trocas de elemento de filtro e vi que não tinha como ser. Na dúvida hoje em dia filtro a água bem devagar rs.

Abs
Mario,
Era um sachê novo. Tinha só uns 10 dias de fabricado. Além disso, startei ele antes.
E tbm filtro a água bem devagar. Tanto q coleto em um dia pra usar só no outro...
 
Back
Top