Leveduras brazukas - Bio4 e DrYeast

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Feiten

Well-Known Member
Joined
Dec 1, 2013
Messages
137
Reaction score
33
Alguém já utilizou essas leveduras da Bio4 e DrYeast ?

Descobri ontem essa tal de DrYeast, interessante, mas como as outras leveduras frescas, difícil de encontrar pra vender.

http://www.dryeast.com.br/

Caso alguém as tenha utilizado, postem seus comentários.
 
Utilizei um fermento DrYeast Belgian Strong Ale em uma Tripel recentemente, a cepa dele era da afligen, o fermento é bem interessante deu características da cerveja comercial para a cerveja que fiz, fermento muito bom e fácil de usar sem contar que para mim os guias da DrYeast são muito melhores que da Bio4.

Abraço
 
Pois é, bom ressuscitar o tópico!

Eu utilizei duas cepas da byo4 até agora

- German Lager
Fiz uma oktoberfest com ela, deu a característica neutra que eu queria, um leve frutado também, mas acredito que isso tenha ocorrido pelo fato do underpitching, já que a viabilidade dele já estava um pouco comprometida, e não foi feita a propagação adequada pra atingir a quantidade recomendada de células.

Fiz a lavagem dele e a reutilização, e agora tenho uma Rauchbier que está maturando. O que posso dizer é que deixou com bastante característica do malte mesmo, é uma excelente cepa pra fazer lagers maltadas, recomendo!!


- American Ale
Fiz uma APA com esta cepa, deixa bem evidente a neutralidade e evidência o lúpulo, no caso, utilizei Cascade. Achei bem próximo do US-05. No caso da APA, notei muito pouca diferença entre esta cepa e o US-05.

A propósito, não sei se posso espalhar a notícia, mas pra quem é da região de POA, byo4 tem pra vender lá na Seasons, o pessoal lá é 100%, recomendo!
 
A bio4 tem lançado aos poucos cepas novas, pra estilos diferentes de cerveja...
Cada uma que sai procuro testar e até hoje não tive arrependimentos.
Fermento líquido é só alegria!
 
Fiz várias cervejas, com várias leveduras da Dr. Yeast. Todas ficaram sensacionais. Uma grande vantagem destas leveduras da Dr. Yeast é que elas podem ser transportadas/ enviadas facilmente pois não requer resfriamento. Muito top estas leveduras. Eles tem várias cepas de vários estilos. Vale a pena!
 
Fiz várias cervejas, com várias leveduras da Dr. Yeast. Todas ficaram sensacionais. Uma grande vantagem destas leveduras da Dr. Yeast é que elas podem ser transportadas/ enviadas facilmente pois não requer resfriamento. Muito top estas leveduras. Eles tem várias cepas de vários estilos. Vale a pena!

Isto é verdade, mas também percebi que elas chegam com uma viabilidade bem fraca, sendo necessário realizar vários steps graduais de starter para ter uma quantidade ideal para uma leva de 20L a 1.060.
 
Isto é verdade, mas também percebi que elas chegam com uma viabilidade bem fraca, sendo necessário realizar vários steps graduais de starter para ter uma quantidade ideal para uma leva de 20L a 1.060.

A questão nem é a viabilidade, mas a quantidade mesmo. O meio agar é o mesmo usado pra fazer um banco de leveduras, ele mantem bem o fermento, porém é apenas uma porção de colônias.

Eu não sei se as instruções atuais da dr yeast resultam numa quantidade suficiente de celulas pros volumes que eles afirmam, teria que calcular, mas tem que fazer varios steps mesmo, não tem jeito, é característica da forma de armazenagem.
 
A questão nem é a viabilidade, mas a quantidade mesmo. O meio agar é o mesmo usado pra fazer um banco de leveduras, ele mantem bem o fermento, porém é apenas uma porção de colônias.

Eu não sei se as instruções atuais da dr yeast resultam numa quantidade suficiente de celulas pros volumes que eles afirmam, teria que calcular, mas tem que fazer varios steps mesmo, não tem jeito, é característica da forma de armazenagem.

Tem razão Tiago! Desculpe.

Hoje eles enviam um mini mosto para um pequeno starter, mas mesmo assim está longe do ideal.
 
Em uma discussão no grupo cervejeiros caseiros do facebook, perguntei qual era a viabilidade de um vial reconstituído da Dr. Yeast, e a resposta de um dos cabeças da empresa foi de 27 a 36 bilhões de células...ou seja, pra 20 litros tem que propagar mesmo!
Fiz uma Kölsch com a levedura deles e ficou bem legal! Mas fiz dois steps de 1 litro de starter antes...
 
Tem razão Tiago! Desculpe.

Hoje eles enviam um mini mosto para um pequeno starter, mas mesmo assim está longe do ideal.

Quando comprei não vinha ainda, foi no meio do ano passado eu acho. Fiz acho uns 3 ou 4 steps...

Mas é bom. Fico feliz por ter a Dr. Yeast (e sem falar na bio4 que é sensacional) uma alternativa a mais pra conseguir umas cepas de fermento diferentes sem depender de importações.
 
Quanto a viabilidade dos fermentos da Bio4 o que pode-se considerar?

E quanto ao transporte, sempre fico na dúvida, o que se perde em vista da diferença de temperatura q o o fermento enfrenta no deslocamento? Mesmo com ice pack a temperatura nao se mantém.
 
Quanto a viabilidade dos fermentos da Bio4 o que pode-se considerar?

E quanto ao transporte, sempre fico na dúvida, o que se perde em vista da diferença de temperatura q o o fermento enfrenta no deslocamento? Mesmo com ice pack a temperatura nao se mantém.

Se não me engano, pelo que ouvi num curso, a viabilidade dos fermentos da bio4 saem de fábrica com 95%+. A partir disso vai decair como qualquer outro fermento líquido. A viabilidade atual pode ser calculada através das calculadoras de fermento que possuem essa ferramenta.

Certamente a viagem ajuda a decair mais rapidamente a viabilidade, porém se leva uns 2 ou 3 dias por sedex e tem o ice pack junto, não será nada fatal. Mesmo que ele não chegue resfriado, o ice pack e o isopor ajudam a não aquecer demais e a não oscilar tanto a temperatura, e isso é bom.

Agora pra quantificar de forma indireta quanto que se perde aí é praticamente impossível, porque as condições são muito variáveis.

Mas tendo em vista que vc fará um (ou mais) bom starter, deixando uma margem pra essas perdas, vc não deverá ter grandes problemas.

Abraço
 
Valeu Tiago!!

Fazendo um starter de um vial com 1L para uma OG de 1.055 acho que tranquilamente consigo leveduras suficientes para 20L, correto? Considerando que a levedura é de 03/15.
 
Boa tarde,

Temos agora, também, a LevTeck, aqui de Santa Catarina.

Ainda não me arrisquei na utilização dos fermentos líquidos e por isso não conheço as leveduras, mas fiz um curso com a Gabriela, que comanda o laboratório e é cervejeira artesanal, e parece bastante empenhada em fornecer um bom produto.

Eles ainda vendem kits para quem quer começar a cultivar leveduras.

Seguem alguns links.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-...ue-fabrica-fermento-para-cerveja-4932032.html

http://levteck.wix.com/levteck#!leveduras-cervejeiras/c1vjn (nem sei se esse é o site oficial mesmo)

Att,

Matheus
 
Já utilizei algumas leveduras da Dr Yeast, e poso garantir que são muito boas.
Elas vem com um mini starter que você prepara 24h antes, o que proporciona em torno de 130 bilhões de células, no mínimo, segundo o diretor técnico da Dr Yeast, o Carlos Henrique.
Como elas vem em uma base gelatinosa, o transporte não afeta a viabilidade. Elas vem dentro de uma caixinha de isopor, por Sedex.
Em um só Sedex eles mandam várias leveduras.
Usei uma Irish Ale, uma English Ale, uma California Ale, uma Weizen (Weihentephaner) e uma Belga (Westmalle). Todas ficaram muito boas.
Inlusive utilizei a lama delas por um bom tempo.
Nunca tive problema de baixa atenuação com elas, mas às vezes um lag time de no máximo 24 horas, o que pode ser normal.
Sem contar que eles tem uma quantidade enorme de leveduras diferentes, as quais pretendo ir experimentando aos poucos.
Eles tem uma atenção muito grande com os clientes.
Só porque eles me atrasaram um pouco a entrega eles me mandaram um starter para cerveja de alta densidade e 3 viais grátis.
E o legal: O preço. A maioria das leveduras custa R$25,00.
Experimentem, pois assim como eu, tenho certeza que não vão se arrepender.
 
Tem tambem as da Yeastlab! (http://yeastlab.com.br)

Fui comprar insumos no Lamas aqui de BH e por acaso não tinha a levedura que eu queria usar (US-05 ou M44) e o vendedor me apresentou essa marca que acabei aceitando experimentar. Peguei a Oregon ale.

Eu brassei ontem, e hj (umas 24h após a inoculação) já está começando a bombar o blow off, apesar de terem falado que ela costuma ter um lag time alto e longo tempo de atenuação...

Uma vantagem que eu ja vi logo de cara é o preço. Ela custa o mesmo que um pacote de levedura seca, e teoricamente possui 200bi de celulas e fermenta até 20L com OG 1.060. (porem não sei estimar a viabilidade de acordo com a data de fabricação. Eles garantem até 50% de viabilidade após 4 meses, que é a validade do produto)

Alguém aí ja usou? depois que ficar pronto posso postar minhas impressões dela.
 
Tem tambem as da Yeastlab! (http://yeastlab.com.br)

Fui comprar insumos no Lamas aqui de BH e por acaso não tinha a levedura que eu queria usar (US-05 ou M44) e o vendedor me apresentou essa marca que acabei aceitando experimentar. Peguei a Oregon ale.

Eu brassei ontem, e hj (umas 24h após a inoculação) já está começando a bombar o blow off, apesar de terem falado que ela costuma ter um lag time alto e longo tempo de atenuação...

Uma vantagem que eu ja vi logo de cara é o preço. Ela custa o mesmo que um pacote de levedura seca, e teoricamente possui 200bi de celulas e fermenta até 20L com OG 1.060. (porem não sei estimar a viabilidade de acordo com a data de fabricação. Eles garantem até 50% de viabilidade após 4 meses, que é a validade do produto)

Alguém aí ja usou? depois que ficar pronto posso postar minhas impressões dela.

Já usei algumas da YeastLab, a Oregon ALe nunca. Nada a reclamar...
 
Já utilizei duas vezes o American Ale da Yeast Lab. Na hora de abrir ele espumou e derramou das duas vezes. Quanto à fermentação ocorreu normalmente, porém com um cheiro um pouco estranho, diferente do fermento California Ale (Chico), o qual segundo a Yeast Lab é equivalente.
Quando terminou a a maturação o cheiro e o gosto estavam bem forte (parecendo cerveja mal fermentada).
Depois de carbonatou na garrafa, ainda havia o cheiro e o gosto de cerveja 'crua' que aos poucos, depois de um mês diminuiu bem, mas não sumiu totalmente.
 
Já utilizei duas vezes o American Ale da Yeast Lab. Na hora de abrir ele espumou e derramou das duas vezes. Quanto à fermentação ocorreu normalmente, porém com um cheiro um pouco estranho, diferente do fermento California Ale (Chico), o qual segundo a Yeast Lab é equivalente.
Quando terminou a a maturação o cheiro e o gosto estavam bem forte (parecendo cerveja mal fermentada).
Depois de carbonatou na garrafa, ainda havia o cheiro e o gosto de cerveja 'crua' que aos poucos, depois de um mês diminuiu bem, mas não sumiu totalmente.
Fiz ontem uma APA utilizando o American Ale da Yeastlab. No meu caso não tive problemas na hora de abrir a embalagem. Vamos ver agora na fermentação se apresenta os problemas que você citou.
Antes desta APA, utilizei o London Ale em uma Strong Bitter e achei muito bom.
 
Fiz ontem uma APA utilizando o American Ale da Yeastlab. No meu caso não tive problemas na hora de abrir a embalagem. Vamos ver agora na fermentação se apresenta os problemas que você citou.
Antes desta APA, utilizei o London Ale em uma Strong Bitter e achei muito bom.
Tomara que a sua dê certo.
Na minha, o fermento tinha um cheiro diferente, azedo, o que já havia sentido na Bohemian Lager da Yeast Lab.
Estou desconfiado de que as leveduras foram mal armazenadas onde comprei.
 
Alguém poderia confirmar ou negar que a WE vai começar a comercializar fermento líquido? Alguém ouviu algum boato sobre isso?
Estive lá recentemente, na brewshop. Falam que estão em estudo sobre o assunto, mas isso já faz 1 ano que dizem a mesma coisa...
 
Tem tambem as da Yeastlab! (http://yeastlab.com.br)

Fui comprar insumos no Lamas aqui de BH e por acaso não tinha a levedura que eu queria usar (US-05 ou M44) e o vendedor me apresentou essa marca que acabei aceitando experimentar. Peguei a Oregon ale.

Eu brassei ontem, e hj (umas 24h após a inoculação) já está começando a bombar o blow off, apesar de terem falado que ela costuma ter um lag time alto e longo tempo de atenuação...

Uma vantagem que eu ja vi logo de cara é o preço. Ela custa o mesmo que um pacote de levedura seca, e teoricamente possui 200bi de celulas e fermenta até 20L com OG 1.060. (porem não sei estimar a viabilidade de acordo com a data de fabricação. Eles garantem até 50% de viabilidade após 4 meses, que é a validade do produto)

Alguém aí ja usou? depois que ficar pronto posso postar minhas impressões dela.

Só para informar a galera aqui, eu falei com uma pessoa da Yeastlab e perguntei sobre numero de células e viabilidade, e ele me respondeu:

"Na verdade nosso produto é projetado para conter 200 bi de células na data do vencimento. Porém, pedimos aos cervejeiros para considerarem que 1 frasco tem 200 bi de células o tempo todo, pra evitar de fracionar o frasco. Já tivemos experiências ruins com cervejeiros que acabaram fracionando e tendo problemas, pois não divide igualmente o número de células."

A levedura realmente trabalha bem lentamente, está no 11º dia de fermentação e só agora está chegando na densidade estimada (medi anteontem e hj e parece ainda estar atenuando). Mas parece que vai realizar o trabalho bem feito!
 
Onde vcs estão encontrando leveduras da Yeast Lab? Em BH não achei em lugar nenhum!

Até mandei mensagem pra empresa falando sobre isso, e apenas me disseram que estão se esforçando para conseguir oferecer o produto em mais locais.
 
Onde vcs estão encontrando leveduras da Yeast Lab? Em BH não achei em lugar nenhum!

Até mandei mensagem pra empresa falando sobre isso, e apenas me disseram que estão se esforçando para conseguir oferecer o produto em mais locais.

Sou de BH. Encontrei no Lamas, na Gonçalves dias com Bias fortes
 
Vou lá segunda-feira pra ver se encontro. Semana passada liguei e disseram não ter.

Obrigado.
 
Eu usei uma levedura da Yeastlabs e tive problemas de propagação e contaminação (primeira cerveja jogada fora). Eu usaria com cuidado, e só depois de analisar a propagação visualmente no Erlenmeyer. Quer dizer, eu não usaria de novo, mas se for usar, sugiro fazer isso.
 
Sou de BH. Encontrei no Lamas, na Gonçalves dias com Bias fortes
Liguei lá agora. Realmente não tem. Talvez daqui a 15 dias.

Vou comprar pela net. No site tem a German Lager da Levtec, e vou experimentar numa Bock.
 
Back
Top