Levedura seca escurece quando fica estragada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jenascimentojr

Well-Known Member
Joined
May 24, 2020
Messages
78
Reaction score
50
Boa noite, pessoal!

Essa semana preparei um mosto pra uma dubbel e pretendia usar a Mangrove Jack M41, que era a única levedura belga da marca que eu ainda não conhecia. Na hora que abri a embalagem da M41, vi que a maior parte dos aglomerados de leveduras não estava com aquela cor parda clara típica, mas estava bem escuro, um marrom escuro quase preto. Olhei a validade da levedura e vi que vencia em 07/2022 e considerei que já estava estragada.

Guardei o mosto a 1 °C e comprei outro saquinho da M41 na Lamas, e como foi pelo Mercado Livre ela chegou em dois dias. Na hora que fui inocular, vi que a levedura estava com o mesmo aspecto, mas a validade é 08/2023. Já sem paciência, fechei os olhos e joguei ela no mosto pra ver no que dá.

Essa levedura costuma ser bem mais escura que as outras, ou o processo de armazenamento em nossas lojas pode ter estragado ela?
 
Boa noite, pessoal!

Essa semana preparei um mosto pra uma dubbel e pretendia usar a Mangrove Jack M41, que era a única levedura belga da marca que eu ainda não conhecia. Na hora que abri a embalagem da M41, vi que a maior parte dos aglomerados de leveduras não estava com aquela cor parda clara típica, mas estava bem escuro, um marrom escuro quase preto. Olhei a validade da levedura e vi que vencia em 07/2022 e considerei que já estava estragada.

Guardei o mosto a 1 °C e comprei outro saquinho da M41 na Lamas, e como foi pelo Mercado Livre ela chegou em dois dias. Na hora que fui inocular, vi que a levedura estava com o mesmo aspecto, mas a validade é 08/2023. Já sem paciência, fechei os olhos e joguei ela no mosto pra ver no que dá.

Essa levedura costuma ser bem mais escura que as outras, ou o processo de armazenamento em nossas lojas pode ter estragado ela?
Não conheço essa cepa em específico mas já utilizei outras que tem coloração marrom escura. A french saison da mangrove, senão me engano, tem essa coloração. Agora levedura com cor preta nunca peguei.
 
Boa noite. Da Mangroove, conheço apenas a M44. Ela é mais escura que outras leveduras que costumo usar. Por sinal, foi com ela que fiz uma das melhores cervejas até hj. Achei melhor que a US - 05.
 
Estou fermentano uma APA com o M44 neste momento. Ela é bem escura tb. Tem uma outra da MJ que usei certa vez e não me recordo qual que era “mista”. Tinha grãozinho claro e escuro misturado. Lembro q fiquei meio receoso com essa, mas deu tudo certo. Eu sou fã da MJ. Nunca me decepcionaram.
 
Boa noite, pessoal!

Essa semana preparei um mosto pra uma dubbel e pretendia usar a Mangrove Jack M41, que era a única levedura belga da marca que eu ainda não conhecia. Na hora que abri a embalagem da M41, vi que a maior parte dos aglomerados de leveduras não estava com aquela cor parda clara típica, mas estava bem escuro, um marrom escuro quase preto. Olhei a validade da levedura e vi que vencia em 07/2022 e considerei que já estava estragada.

Guardei o mosto a 1 °C e comprei outro saquinho da M41 na Lamas, e como foi pelo Mercado Livre ela chegou em dois dias. Na hora que fui inocular, vi que a levedura estava com o mesmo aspecto, mas a validade é 08/2023. Já sem paciência, fechei os olhos e joguei ela no mosto pra ver no que dá.

Essa levedura costuma ser bem mais escura que as outras, ou o processo de armazenamento em nossas lojas pode ter estragado ela?

Aconteceu a mesma coisa aqui hoje. M41 com vencimento 07/22. Agora só aguardar.
 
Back
Top