• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Levedura seca escurece quando fica estragada?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Zé_Nascimento

Well-Known Member
Afiliado
24/5/20
Boa noite, pessoal!

Essa semana preparei um mosto pra uma dubbel e pretendia usar a Mangrove Jack M41, que era a única levedura belga da marca que eu ainda não conhecia. Na hora que abri a embalagem da M41, vi que a maior parte dos aglomerados de leveduras não estava com aquela cor parda clara típica, mas estava bem escuro, um marrom escuro quase preto. Olhei a validade da levedura e vi que vencia em 07/2022 e considerei que já estava estragada.

Guardei o mosto a 1 °C e comprei outro saquinho da M41 na Lamas, e como foi pelo Mercado Livre ela chegou em dois dias. Na hora que fui inocular, vi que a levedura estava com o mesmo aspecto, mas a validade é 08/2023. Já sem paciência, fechei os olhos e joguei ela no mosto pra ver no que dá.

Essa levedura costuma ser bem mais escura que as outras, ou o processo de armazenamento em nossas lojas pode ter estragado ela?

CH12

Member
Afiliado
22/11/19
Boa noite, pessoal!

Essa semana preparei um mosto pra uma dubbel e pretendia usar a Mangrove Jack M41, que era a única levedura belga da marca que eu ainda não conhecia. Na hora que abri a embalagem da M41, vi que a maior parte dos aglomerados de leveduras não estava com aquela cor parda clara típica, mas estava bem escuro, um marrom escuro quase preto. Olhei a validade da levedura e vi que vencia em 07/2022 e considerei que já estava estragada.

Guardei o mosto a 1 °C e comprei outro saquinho da M41 na Lamas, e como foi pelo Mercado Livre ela chegou em dois dias. Na hora que fui inocular, vi que a levedura estava com o mesmo aspecto, mas a validade é 08/2023. Já sem paciência, fechei os olhos e joguei ela no mosto pra ver no que dá.

Essa levedura costuma ser bem mais escura que as outras, ou o processo de armazenamento em nossas lojas pode ter estragado ela?
Não conheço essa cepa em específico mas já utilizei outras que tem coloração marrom escura. A french saison da mangrove, senão me engano, tem essa coloração. Agora levedura com cor preta nunca peguei.

Gabrich

New Member
Afiliado
19/6/22
Boa noite. Da Mangroove, conheço apenas a M44. Ela é mais escura que outras leveduras que costumo usar. Por sinal, foi com ela que fiz uma das melhores cervejas até hj. Achei melhor que a US - 05.

Celso Peres

Well-Known Member
Afiliado
22/2/20
Estou fermentano uma APA com o M44 neste momento. Ela é bem escura tb. Tem uma outra da MJ que usei certa vez e não me recordo qual que era “mista”. Tinha grãozinho claro e escuro misturado. Lembro q fiquei meio receoso com essa, mas deu tudo certo. Eu sou fã da MJ. Nunca me decepcionaram.