LEVEDURA PARA PAO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipefagnani

Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
12
Reaction score
3
Bom dia,

Esqueci de pedir nas minhas compras as leveduras e estou pensando muito em fazer ocm o Fermento Flash ou Dona Benta, em uma leva de 20 litros estou pensando em usar 2 saquinhos para garantir,

Estou pensando em fazer uma APA ou IPA bem leve, com malte Pilsen 65% 20% pale ale e 10% Munich, 5% de aveia,

Dos lupulos usar o galena e chinook, mas nao decidi ainda quanto, o galena para amargor e o chinook pra aroma e sabor...
O que vcs acham? da para fazer, vou me ferrar? alguem ja tentou? Criticas, soluções, ou mais duvidas,,, me ajudem
 
Bom dia,

Esqueci de pedir nas minhas compras as leveduras e estou pensando muito em fazer ocm o Fermento Flash ou Dona Benta, em uma leva de 20 litros estou pensando em usar 2 saquinhos para garantir,

Estou pensando em fazer uma APA ou IPA bem leve, com malte Pilsen 65% 20% pale ale e 10% Munich, 5% de aveia,

Dos lupulos usar o galena e chinook, mas nao decidi ainda quanto, o galena para amargor e o chinook pra aroma e sabor...
O que vcs acham? da para fazer, vou me ferrar? alguem ja tentou? Criticas, soluções, ou mais duvidas,,, me ajudem


A diferença do fermento seco para pão e a levedura seca que compramos pra nossas cervejas, fazendo uma analogia tosca, seria como o cão vira-lata e o cão de raça. Assim como o vira-lata, a o fermento de pão não tem nenhum tipo de seleção de cepa. Resumindo: vai sair cerveja. Cerveja boa: não sabemos. Por que? Simplesmente porque não tem nenhum controle quanto à cepa utilizada pra fazer pão (pode até ter varias cepas juntas... variar de um lote pra outro...etc). Já as leveduras secas pra cerveja passam por todo um controle destinado a esse fim.

Resumindo: vale a experiência (eu mesmo vi o vídeo do Cerveja Fácil e estou na pilha de fazer essa doideira... só pra ver qual é)... mas assim... esqueça todas as previsões quanto ao estilo (segundo bjcp) e esqueça os cálculos relativos a atenuação no beersmith. Pode até utilizar esses parâmetros para se guiar, mas dificilmente vai obtê-los.
 
Vou aproveitar q essa semana tem feriado municipal e vou fazer, de modo a testar, estou pensando em fazer 4 fermentadores de 5 litros, fazer 20 litros de mostro como se fosse uma leva normal, em 1 utilizar o dona benta(meio pacote), no 2 usar flash(meio pacote), no 3 utilizar a lama lavada e no 4 usar o dobro da levedura de pao (1 pacote), ,,,, semana q vem comeco a postar os parametros q obtive..
Ps. vou buscar uma cerveja mais leve, como uma apa ou uma inglesa, onde o fermento eh teoricamente neutro, usar o mesmo lupulo e quantia e tempo em tds,,, talvez um galena para amargor, mas bem pouco para testar mesmo o fermento...
 
Vou aproveitar q essa semana tem feriado municipal e vou fazer, de modo a testar, estou pensando em fazer 4 fermentadores de 5 litros, fazer 20 litros de mostro como se fosse uma leva normal, em 1 utilizar o dona benta(meio pacote), no 2 usar flash(meio pacote), no 3 utilizar a lama lavada e no 4 usar o dobro da levedura de pao (1 pacote), ,,,, semana q vem comeco a postar os parametros q obtive..
Ps. vou buscar uma cerveja mais leve, como uma apa ou uma inglesa, onde o fermento eh teoricamente neutro, usar o mesmo lupulo e quantia e tempo em tds,,, talvez um galena para amargor, mas bem pouco para testar mesmo o fermento...

Excelente experimento!

Nos mantenha atualizado das tuas aventuras!
 
A diferença do fermento seco para pão e a levedura seca que compramos pra nossas cervejas, fazendo uma analogia tosca, seria como o cão vira-lata e o cão de raça. Assim como o vira-lata, a o fermento de pão não tem nenhum tipo de seleção de cepa. Resumindo: vai sair cerveja. Cerveja boa: não sabemos. Por que? Simplesmente porque não tem nenhum controle quanto à cepa utilizada pra fazer pão (pode até ter varias cepas juntas... variar de um lote pra outro...etc). Já as leveduras secas pra cerveja passam por todo um controle destinado a esse fim.

Resumindo: vale a experiência (eu mesmo vi o vídeo do Cerveja Fácil e estou na pilha de fazer essa doideira... só pra ver qual é)... mas assim... esqueça todas as previsões quanto ao estilo (segundo bjcp) e esqueça os cálculos relativos a atenuação no beersmith. Pode até utilizar esses parâmetros para se guiar, mas dificilmente vai obtê-los.

Soma-se a isso, os fermentos secos cervejeiros, possuem nutrientes para que não seja necessário por exemplo, oxigenar o mosto.

Não sei como funciona com relação à levedura de pão.
 
Soma-se a isso, os fermentos secos cervejeiros, possuem nutrientes para que não seja necessário por exemplo, oxigenar o mosto.

Não sei como funciona com relação à levedura de pão.

Verdade! Ainda tem isso.
 
Eu sempre usei fermento de pão.
Se fica bom? Fica. Se fica o melhor possível? Não.
Eu uso pra receitas mais despretensiosas. Quando quero caprichar mesmo, aí compro um fermento adequado.
A dica que eu dou é fermentar em temperaturas mais baixas e quando terminar, aumentar um pouco por uns 2 dias pra ver se elimina o que ficou de desagradável.
Acho que a maior parte faz cerveja é por curiosidade mesmo, então, experiências são sempre bem-vindas, acho engraçado o pessoal que fica com medo de fazer as coisas.
 
Eu sempre usei fermento de pão.
Se fica bom? Fica. Se fica o melhor possível? Não.
Eu uso pra receitas mais despretensiosas. Quando quero caprichar mesmo, aí compro um fermento adequado.
A dica que eu dou é fermentar em temperaturas mais baixas e quando terminar, aumentar um pouco por uns 2 dias pra ver se elimina o que ficou de desagradável.
Acho que a maior parte faz cerveja é por curiosidade mesmo, então, experiências são sempre bem-vindas, acho engraçado o pessoal que fica com medo de fazer as coisas.

Qual temperatura você usou? Atenuou legal?
 
Eu sempre usei fermento de pão.
Se fica bom? Fica. Se fica o melhor possível? Não.
Eu uso pra receitas mais despretensiosas. Quando quero caprichar mesmo, aí compro um fermento adequado.
A dica que eu dou é fermentar em temperaturas mais baixas e quando terminar, aumentar um pouco por uns 2 dias pra ver se elimina o que ficou de desagradável.
Acho que a maior parte faz cerveja é por curiosidade mesmo, então, experiências são sempre bem-vindas, acho engraçado o pessoal que fica com medo de fazer as coisas.

Vc fermenta a qual temperatura quando usa fermento de pão?
Sábado agora vou fazer essa experiencia. Vou aproveitar que vou me mudar mês que vem pra zerar meu estoque de insumos. Vou fazer uma Cerveja Frankenstein. Pilsen, trigo não maltado, candy sugar (caseiro q fiz baseado num video q vi no youtube), lupulo warrior (só pra amargor mesmo) e a levedura, vou fazer um blend maluco. Tenho duas cepas que eu tinha guardado de levas anteriores para reaproveitar depois (eu faço sempre um starter maior do que preciso e guardo a sobra): Uma Vermont Ale da yeastlab e uma english ale da levtek. Como não estou nem um pouco afim de fazer starter dessa vez, vou misturar com 2 pacotes de fermento de pão e fazer um blend mais que aleatório.
Se vai ficar bom eu não sei, mas com certeza, melhor q brahma vai ficar! hahahahaha
 
Eu estou com uns 10 kg de malte mais antigo, um lúpulo bem próximo ao vencimento e uma amoreira carregada. Acho que esse final de semana vou misturar tudo numa Fruit Beer e fermentar com fermento de pão... depois conto aqui...
 
Fermento a uns 15ºC de ambiente, depois subo por uns 22º por uns dois dias aí faço o cold crash.
 
tem novidades? estou curioso kkkk
Vou aproveitar q essa semana tem feriado municipal e vou fazer, de modo a testar, estou pensando em fazer 4 fermentadores de 5 litros, fazer 20 litros de mostro como se fosse uma leva normal, em 1 utilizar o dona benta(meio pacote), no 2 usar flash(meio pacote), no 3 utilizar a lama lavada e no 4 usar o dobro da levedura de pao (1 pacote), ,,,, semana q vem comeco a postar os parametros q obtive..
Ps. vou buscar uma cerveja mais leve, como uma apa ou uma inglesa, onde o fermento eh teoricamente neutro, usar o mesmo lupulo e quantia e tempo em tds,,, talvez um galena para amargor, mas bem pouco para testar mesmo o fermento...
 
Ontem fiz um teste de uma Toast Beer com pão amanhecido torrado.

Para 6 litros no fermentador:
650g Pilsen
150g Vienna
50g Diastático
250g pão amanhecido tostado a 200 graus por 20 min.
7 + 7 + 7 + 7 gramas de liberty (já tinha e ia vencer logo). 60min, 15min, 7 min, 0 min.
1/2 sache de fermento Fleischmann pré-hidratado.

Moí o malte, ralei o pão e mosturei a 68 graus por 90 min.
Fervi por 80min. Esfriei até 19 graus para por o fermento.
Deixei fermentando a 20 graus, e vou subir um grau por dia até 25 graus (aproveitei o freezer onde está fermendando uma belgian blonde ale). Vou deixar 8 dias e depois fazer o cold crash por uma semana, antes do priming.

Quis usar um lúpulo mais neutro pra sentir o sabor que o pão e o fermento de pão deixaram.

Assim que estiver pronta posto minhas impressões sobre a aventura.
 
Eu fiz uma experiência usando 4 leveduras diferentes: Bruggeman, Lasafre Saf-Instant, Dr. Oetker e Fleischmann.
Os 25l de mosto fiz com 4Kg de Pilsen, 0.5Kg de Munich 0.5Kg de CaraPils, 75 minutos em 65º, 10 minutos a 78º, 60 minutos de fervura com 20g de Northern Brewer. Dividi em 4 baldes pequenos 6 litros de mosto em cada aproximadamente e 8g de fermento. Fermentei por uns 7 dias a 18º, uns 3 dias a 23º e 3 dias de cold crash. Engarrafei dia 24 com 5g de açúcar por garrafa de 600ml (deu 10 garrafas de cada).
Ainda não degustei, pretendo fazer isso daqui +7 dias e aí posto os resultados.
 

Attachments

  • IMG-20180916-WA0064.jpeg
    IMG-20180916-WA0064.jpeg
    760.1 KB · Views: 81
  • IMG-20181014-WA0064.jpeg
    IMG-20181014-WA0064.jpeg
    719.2 KB · Views: 85
Fiz uma APA baseada nessa Toast Ale: 20Lts
Malte pale ale - 1kg
Malte pilsen - 2kg
Malte trigo - 1kg (substituindo o pão... kkk)
Carared - 250g
*Açúcar 250g (esquecido)

Mostura à 66ºC por 60 min

60' - Zeus - 15g
10' - Zeus - 10g
00' - Citra - 25g
IBU: 32

Levedura de pão : 1g/Lt
Fermentação a 18°C (estabilizou em 7 dias)
Cold Crash a 0°C 10dias
Gelatina por + 3dias
Prime 6g/Lt

OG:1045 FG: 1012 (queria mais seca, mas esqueci do açúcar)
Abv: 4,5%

OBS: Ficou corpo leve, media carbonatação, equilibrada no amargor e neutra na levedura. Aroma intenso cítrico (Citra é VIDA).
Já havia feito com US-05 e não ficou melhor que essa.

APA_2_BELOS.jpg
 
Vc fermenta a qual temperatura quando usa fermento de pão?
Sábado agora vou fazer essa experiencia. Vou aproveitar que vou me mudar mês que vem pra zerar meu estoque de insumos. Vou fazer uma Cerveja Frankenstein. Pilsen, trigo não maltado, candy sugar (caseiro q fiz baseado num video q vi no youtube), lupulo warrior (só pra amargor mesmo) e a levedura, vou fazer um blend maluco. Tenho duas cepas que eu tinha guardado de levas anteriores para reaproveitar depois (eu faço sempre um starter maior do que preciso e guardo a sobra): Uma Vermont Ale da yeastlab e uma english ale da levtek. Como não estou nem um pouco afim de fazer starter dessa vez, vou misturar com 2 pacotes de fermento de pão e fazer um blend mais que aleatório.
Se vai ficar bom eu não sei, mas com certeza, melhor q brahma vai ficar! hahahahaha

Minha cerveja Frankenstein fermentou a 20ºC subi para 23ºC na secundária....depois... cold crash...gelatina... barril e carbonatação forçada.

Ficou bem parecido com levedura belga (bem parecido, não identico) A cerveja ficou muito parecida com uma Belgian Dubbel (exceto pelo teor alcoolico)... A próxima leva vou fazer uma base SMASH bem simples (100% pilsen e lupulo so no FHW para amargor) e só inocular fermento de pão pra ver qual as caracteristicas dele puro.

Outra coisa que vou fazer é utilizar a "esponja" (cultura de leveduras "selvagens" que coletei no ambiente) que uso pra fazer pão para fermentar uns 5 litros de mosto pra ver no que dá.... (vamos ver se sai cerveja... pão eu sei que sai kkkk)
 
Cara, orgulho e respeito por voces! Muito massa as experiências. fknaesel, não vejo a hora de ver os resultados de qual levedura fica melhor. Eu já testei Fleischman e essa Lasafre, a Lasafre em minha opinião é mais puxada pra levedura de cerveja.
bruno12345, levedura selvagem? Agora paguei um pau.
Até fiquei com vontade de postar minhas experiências fazendo malte e cerveja sem alcool.
 
Cara, orgulho e respeito por voces! Muito massa as experiências. fknaesel, não vejo a hora de ver os resultados de qual levedura fica melhor. Eu já testei Fleischman e essa Lasafre, a Lasafre em minha opinião é mais puxada pra levedura de cerveja.
bruno12345, levedura selvagem? Agora paguei um pau.
Até fiquei com vontade de postar minhas experiências fazendo malte e cerveja sem alcool.

Sim... eu fiz uns pães com fermentação espontânea, ou seja, sem usar levedura pronta... simplesmente misturei a farinha com água e deixei um tempo ate que fermentasse sozinha. Depois misturei mais farinha e o sal (com metade da farinha fermentada, a outra metade eu guardei para não ter q fazer tudo de novo depois) e deixei descansar para refazer a fermentação com a cultura de leveduras coletadas do ambiente. O nome disso em panificação é levain.

Existem cervejas que tb fermentam ao ar livre coletando leveduras do ambiente tais como as Lambics Belgas. Só o resultado disso é bastante imprevisível e praticamente impossível de repetir. Portanto, na tentativa de "domesticar as leveduras selvagens" coletadas no ambiente, eu vou utilizar a cultura de leveduras que eu já fiz para os pães para tentar fazer cerveja. Não sei se vai dar certo, mas a ideia é utilizar parte da cultura de leveduras e manter a outra parte guardada. Se der certo, sempre terei mais levedura pra repetir a cerveja.
 
Buenas, sobre a minha experiência com as Leveduras Fleischmann, Brugemann, Lasafre e Dr.Oetker.
1º Lugar - Dr.Oetker gostei, ficou a mais neutra de todas, bastante bebível
2º Lugar - Brugemann ficou mais frutada, mas não enjoativa (foi a que meus familiares mais gostaram), lembra uma Blonde Ale?!
3º Lugar - Lasafre ficou razoável, dá pra beber de boa
4º Lugar - Fleischmann ficou bem meia boca, não utilizaria novamente.
Todas elas foram fermentadas a 18º usando 8g para 6l de mosto.
Pretendo fazer um novo experimento (Cream Ale) usando apenas Dr. Oetker, Brugemann e Dona Benta.
 
Buenas, sobre a minha experiência com as Leveduras Fleischmann, Brugemann, Lasafre e Dr.Oetker.
1º Lugar - Dr.Oetker gostei, ficou a mais neutra de todas, bastante bebível
2º Lugar - Brugemann ficou mais frutada, mas não enjoativa (foi a que meus familiares mais gostaram), lembra uma Blonde Ale?!
3º Lugar - Lasafre ficou razoável, dá pra beber de boa
4º Lugar - Fleischmann ficou bem meia boca, não utilizaria novamente.
Todas elas foram fermentadas a 18º usando 8g para 6l de mosto.
Pretendo fazer um novo experimento (Cream Ale) usando apenas Dr. Oetker, Brugemann e Dona Benta.

Fiz a 2 semanas uma ultra session NEIPA (1.5%ABV) e separei 4l do mosto onde coloquei a Dr.Oetker (1 pacote - over pitch total) e fiz a fermentação em 17ºC (ou menos - queria que a fermentação do lote principal - 40l - fosse devagar).

A primeira amostra mostrou uma atenuação um pouco superior ao S-04 mas a cerveja ficou muito limpa, sem a possibilidade de se dizer que foi m fermento de pão ao invés de um especializado. É claro que foi uma amostra durante o cold crash. Esta próxima semana vou envasa-la e ver no que dá depois da carbonatação com priming.
 
Buenas, sobre a minha experiência com as Leveduras Fleischmann, Brugemann, Lasafre e Dr.Oetker.
1º Lugar - Dr.Oetker gostei, ficou a mais neutra de todas, bastante bebível
2º Lugar - Brugemann ficou mais frutada, mas não enjoativa (foi a que meus familiares mais gostaram), lembra uma Blonde Ale?!
3º Lugar - Lasafre ficou razoável, dá pra beber de boa
4º Lugar - Fleischmann ficou bem meia boca, não utilizaria novamente.
Todas elas foram fermentadas a 18º usando 8g para 6l de mosto.
Pretendo fazer um novo experimento (Cream Ale) usando apenas Dr. Oetker, Brugemann e Dona Benta.
Valeu pelas informações! Só tinha usado Fleischmann e Lasafre, deu pra ver que a Lasafre era melhor, mas não fazia idéia que a Oetker seria tão boa assim. Vou testar também.
Ms Dr.Oetker x leveduras próprias, você daria que nota? Sendo as próprias 10, seria o que, um 6? e a Lasafre, nesse mesmo critério?
 
Um detalhe importante:

Estas leveduras de pão são produzidas sem muito controle de cepa, ao que eu imagino, então é possível que se tenha lotes diferentes na mesma marca.
 
Valeu pelas informações! Só tinha usado Fleischmann e Lasafre, deu pra ver que a Lasafre era melhor, mas não fazia idéia que a Oetker seria tão boa assim. Vou testar também.
Ms Dr.Oetker x leveduras próprias, você daria que nota? Sendo as próprias 10, seria o que, um 6? e a Lasafre, nesse mesmo critério?

Então, eu tenho pouca experiência, comecei a fazer cerveja esse ano, fiz só umas 7 brassagens, nem saberia ao certo dar uma nota.
Diria que o Dr.Oetker fica relativamente próximo ao US-05. Foi a levedura que mais usei até agora. Só fiz 2 cervas com leveduras diferentes (uma wit com T58 e uma Belgian com S33). Se eu fosse dar uma nota (com a pouca experiência sensorial que tenho), acho que eu daria de 7 a 8 pra Dr.Oetker.
Ja ouvi relatos em grupos de whatsapp dizendo que a Dona Benta também é muito boa.
 
Fiz um experimento!
Se quiserem criticar ou falar das experiencias passadas fiquem a vontade.
Mas estava sem nada para fazer, com espaço na geladeira e sem mais malte para fazer a 3 leva de IPA.

Fiz 2 Imperiais IPAs, mas como a eficiencia nao eh muito alta e eram 7,5 kg de malte seco par acada uma delas, separei o malte depois da brassagem e guardei na geladeira.
No outro dia coloquei 20 litros de agua para aquecer ate 85 graus, pensando que o malte (bagaço) estava gelado por causa da noite na geladeira para nao estragar.
Deu certo, a temperatura quando estabilizou ficou em 67 °C
Acrescentei mais 1 kg de milho para Cuscuz para aumentar a OG
Cozinhei a 67 - 64 ºC por 60 minutos, fiz mashout por mais 10 minutos a 75ºC
Não fiz lavagem,
Separei parte do mostro em uma vasilha, adicionei agua e esperei chegar a 25°C para acordar a levedura DONA BENTA (2pc)
Fiz a fervura com 8g me Columbus 60 min e mais 20g direto no fermentador
No fermentador também adicionei 320g de acucar cristal.
Atingi uma OG de +/- 1,035, como uso o refratometro, ficou entre 8,5 e 9, arredondei para 8,7 para calculos
Agora estou fermentando a 15 Cº por 7 dias
Depois posto foto e comentarios deste monstrinho q vai sair ... a ideia era ver o q sai, milho e acucar para imitar as skols da vida...
Se der certo, vou fazer essa agua de batata para tomar com uns amigos q dizem q minhas cervejas são fortes!
 
Fiz um experimento!

Se der certo, vou fazer essa agua de batata para tomar com uns amigos q dizem q minhas cervejas são fortes!

hahahahahahahahahahaha... Boa! É capaz de gostarem mais dessa (não é questao de não ficar boa, mas convenhamos que o cuidado na elaboração não foi o mesmo). kkkkk
 
Também tenho esse problema, do povo achar que minha ceva é forte... o negocio é fazer uma agua de batata com fermento de pão e deixar fermentando no canto da casa.
Boa pedida a dona benta, eu não estava achando a dr. oetker pra cá, pode ser outra opção.
 
Pessoal, me diz uma coisa. Em minhas experiências cerveja fermentadas com fermento de pão e carbonatadas com priming ao abrir a garrafa gera muita espuma, muita mesmo. Alguém mais tem esse percepção?
 
Pessoal, me diz uma coisa. Em minhas experiências cerveja fermentadas com fermento de pão e carbonatadas com priming ao abrir a garrafa gera muita espuma, muita mesmo. Alguém mais tem esse percepção?
Geralmente cervejas carbonatadas com priming geram muita espuma mesmo, é normal que isso tenha acontecido, pelo menos com a experiencia que tenho....
 
Pessoal, me diz uma coisa. Em minhas experiências cerveja fermentadas com fermento de pão e carbonatadas com priming ao abrir a garrafa gera muita espuma, muita mesmo. Alguém mais tem esse percepção?

@BentoJr.
Isso tem acontecido só com as cervejas que foram fermentadas com fermento de pão?

Caso isso só esteja acontecendo apenas nas fermentadas assim, primeiro, seria importante descobrir se vc está tendo um excesso de carbonatação ou um problema de "gushing". Acho que os dois casos podem ser explicados pela levedura de pão.
Se for problema de carbonatação, pode ser que as cepas envolvidas esteja atenuando no fermentador até certo ponto e depois, na garrafa, elas acabem conseguindo consumindo mais açucares, assim carbonatando mais. Isso pode acontecer simplesmente por que algumas cepas de levedura tem esse comportamento ou porque você pode ter mais de uma cepa no pacote de fermento de pão, e uma delas ser mais atenuante.

Caso seja gushing, uma das hipóteses é que ele é causado por contaminação por outros fungos ou até mesmo que seja causado algum produto que os fungos deixem. Eu suspeito que o controle microbiológico para produção e armazenamento de fermento para pão não seja tão minucioso quanto o para leveduras de cerveja, já que isso influencia menos no resultado final. Assim pode ser que a marca que vc esteja usando tivesse esse subprodutos que podem causar gushing. Talvez isso não seja verdade para todas as marcas, mas alguém já viu uma analise de micro-organismos totais de fermento de pão por ai?

Acho importante explicar aqui eu não vejo motivo para usar fermento de pão na cerveja, para mim é uma economia que não vale o risco de estragar uma leva e nem mesmo a incerteza quanto ao perfil que o fermento vai deixar. Claro que cada um sabe o que faz com a sua produção!

Geralmente cervejas carbonatadas com priming geram muita espuma mesmo, é normal que isso tenha acontecido, pelo menos com a experiencia que tenho....

@Guilherme B.
Cara, eu não concordo com a afirmação que isso é normal não, geralmente se ta tendo problema com muita espuma é porque teve alguma falha no processo, seja na fermentação, na quantidade de açúcar, ou alguma contaminação. Fora isso a espuma e carbonatação deve ser como vc previu!

Abraços
Casado
 
Gushing também é causado por cervejas engarrafadas cuja FG não havia chegado ao final antes de serem engarrafadas.
Na garrafa ela continua fermentando até atingir a FG final, o que gera mais gás carbônico além do gás carbônico criado pelo açucar. Já tive problemas de garrafas explodindo por esse motivo.
 
Gushing também é causado por cervejas engarrafadas cuja FG não havia chegado ao final antes de serem engarrafadas.
Na garrafa ela continua fermentando até atingir a FG final, o que gera mais gás carbônico além do gás carbônico criado pelo açucar. Já tive problemas de garrafas explodindo por esse motivo.
Isso eu tenho certeza de não ter acontecido, geralmente deixo entre 15 e 21 dias entre fermentação e maturação para envasar, sempre medindo a FG, e depois faço primming na garrafa, utilizando de 7 a o gramas litro.
 
Isso eu tenho certeza de não ter acontecido, geralmente deixo entre 15 e 21 dias entre fermentação e maturação para envasar, sempre medindo a FG, e depois faço primming na garrafa, utilizando de 7 a o gramas litro.

Isto não é total garantia. As leveduras podem entrar em dormência/inatividade pela redução da oferta de açúcares antes de ter atenuado tudo. Quando recebem uma dose extra de açúcar, voltam a atividade e consomem o restante junto.

Outro ponto é o CO2 retido na cerveja durante a fermentação, o famoso CO2 residual, que tem que entrar na conta do priming.

@Guilherme B. , destes teus 21 dias, quais são as temperaturas e tempo de cada uma das rampas?
 
Agora falando da levedura de pão, usei a Dr. Otker em uma NEIPA (a sobra do balde) e não dá para comparar o resultado com a fermentação da US-05 (lote principal). Pessoalmente não gostei do resultado.
 
Gushing também é causado por cervejas engarrafadas cuja FG não havia chegado ao final antes de serem engarrafadas.
Na garrafa ela continua fermentando até atingir a FG final, o que gera mais gás carbônico além do gás carbônico criado pelo açucar. Já tive problemas de garrafas explodindo por esse motivo.

@EngRocha,
Na verdade nesse caso que vc falou é só um excesso de carbonatação, que vai gerar muita espuma mesmo, mas não é gushing.
No gushing a cerveja espuma mesmo quando a carbonatação é baixa, as veze nem chega a jorrar com força da garrafa, mas fica espumando devagar até sair a maior parte do líquido.
Esse vídeo traz uma pincelada sobre essa questão.
 
Vim trazer os primeiros resultados
Peguei o bagaço que sobrou de uma Imperial Ipa
Juntei 1 kg de milho para cuscuz
2pc de fermento dona benta
8g de lupulo zeus a 60 min
12 g de lupulo zeus direto no fermentador
300g de açucar
OG - 8,5 brix - 1.034 g
Gravidade aos 7 dias de fermentação 15ºC 5,7 brix - 1015
Temperatura atual 18°C subindo para atingir 22°C
Experimentei esta uma cerveja bem leve e sem "gosto" parecido mesmo com comerciais
Esperar a 2 fermentação e o coldcrash p postar d novo...
WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg
WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.07.41.jpeg
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.07.41.jpeg
    WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.07.41.jpeg
    14.8 KB · Views: 2
  • WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg
    WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg
    20.2 KB · Views: 3
  • WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg
    WhatsApp Image 2019-02-07 at 18.10.00.jpeg
    20.2 KB · Views: 3
" OG - 8,5 brix - 1.034 g
Gravidade aos 7 dias de fermentação 15ºC 5,7 brix - 1015 "
Mas me fala uma coisa:Eu vi que a intençao é fazer uma cerveja estilo agua de xixi tipo skol pra galera que acha forte a nossa cerveja artesanal. Mas essa OG e FG é isso mesmo? Não vai dar nem 2,5º de abv nem colocando açucar.
 
" OG - 8,5 brix - 1.034 g
Gravidade aos 7 dias de fermentação 15ºC 5,7 brix - 1015 "
Mas me fala uma coisa:Eu vi que a intençao é fazer uma cerveja estilo agua de xixi tipo skol pra galera que acha forte a nossa cerveja artesanal. Mas essa OG e FG é isso mesmo? Não vai dar nem 2,5º de abv nem colocando açucar.
Foi o que deu de OG, usei o malte da brassagem de uma IMPERIAL IPA e coloquei 1kg de milho (milharina), era para ver o q dava, se sair algo bebivel, proxima vez coloco 1 kg de xarope de milho kero... so nao queria gastar dinheiro com esta experiencia. ...
 
Assim... fiz a experiencia com levedura de pão. Ficou melhor do que eu esperava, mas mesmo assim pior q uma levedura própria pra cerveja.
Não pretendo comprar ingredientes para repetir a experiencia, mas sempre q tiver sobra de maltes e lupulos de 2, 3, 4 brassagens diferentes, farei uma cerveja frankenstein (despretensiosa) com levedura de pão. Pra essa finalidade eu achei bem aceitável.
 
Back
Top