Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Levedura Kveik

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
6/8/19
Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.

Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.

Ver anexo 122316
aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.

Cara você usou os "cacos"?? Quanto usou? é algumas pedrinhas para 1 ou 2 litros de mosto?

lhgregory

New Member
Afiliado
19/1/16
Galera!
Vou criar um documento no google pra vcs colocarem os seus endereços e nomes. Vou enviar por minha conta via carta simples que custa 2 reais. Ganhei a minha dessa forma e dessa forma irei repassar. Vou enviar 1g. Os 5 primeiros envio semana que vem.

Boa tarde Ícaro,
Me chamo Luis Henrique, faço cerveja a 5 anos mas tenho mais experiência com outros fermentados para fins gastronômicos (levain, vinagre, sauerkraut, kimchi, tofu e outros, já fermentei até peixe crú hahaha). Gostaria muito de fazer alguns estudos com kveik (continuando a distribuição no meio cervejeiro posteriormente) e acho que você é o colega mais próximo de Natal-RN (vc está em Recife, correto?). Caso já não tenha saturado sua capacidade de produção/envio, ficaria lisonjeado em receber um pouco da cepa. Claro que arcaria com seus custos.

De antemão, obrigado.

Luis Henrique

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
Também acho que uma tradução (legenda) para esses 2 vídeos do David Heath seriam muito bem vindos na atual circunstância. O cara é fera. Tem mais vídeos dele sobre Kveik e receitas também. Digo isso porque meu ingles é razoável (até menos que isso) e não consigo entender o que ele diz corretamente, talvez pela dicção dele e até a velocidade que fala. Se alguém puder ajudar...............

rmrcarvalho

Well-Known Member
Afiliado
10/12/16
Cara você usou os "cacos"?? Quanto usou? é algumas pedrinhas para 1 ou 2 litros de mosto?
Então, se por "cacos" você quer dizer as lascas de fermento seco, sim, usei os cacos! O kveik seco (quando a secagem é feita da forma correta) pode ser usado direto na cerveja, sem nenhum problema... a recomendação por fazer um starter é mais para ter a segurança de ver a levedura acordar antes de inocular na cerveja. Mas tem muita gente que manda as lascas direto no fermentador e funciona de boa.

A questão do pitch ainda é um tanto indefinida, mas tem uma regra geral rolando aí de que 1g a 2g de fermento seco (em lascas ou cacos) a cada 10 litros está de bom tamanho... Desse modo, no caso de fazer um starter de 1 ou 2 litros para levas de 10 ou 20 litros, por exemplo, pode usar de 2g a 4g de fermento seco que está ok. Se for levas maiores, ajuste na proporção.

No caso de fazer starter para propagação e coleta, o processo é o mesmo. Quanto maior for esse starter, mais quantidade de levedura poderá coletar.

rmrcarvalho

Well-Known Member
Afiliado
10/12/16
penso que ele adiciona água nos potes com fermento, é isso mesmo?
Interessante o vídeo... dei uma olhada rápida agora e vou dar uma olhada com calma depois... mas o que ele adiciona nos potes é água mesmo. Água fervida (esterilizada). Acho que ele faz isso como se fosse um processo de lavagem da levedura (normalmente feito para reaproveitamento da lama). Curioso que ele faça essa adição de água também no fermento coletado no krausen. Sinceramente desconheço os propósitos desta adição. Vou pesquisar mais para saber os motivos...

De todo modo, de tudo o que vi até agora sobre kveik, entendo que a lavagem não é recomendada, pois muitos tipos de kveik são culturas com mais de uma levedura ou culturas de leveduras e bactérias... e a lavagem promoveria um desequilíbrio nas proporções originais, alterando, portanto, as características do fermento... [Edit] Além disso, como alertou um amigo, durante séculos essas leveduras nunca foram lavadas e a mudança de meio (que passa a ser mais aquoso) também pode afetar as células do fermento []... Enfim, acredito que o David Heath tenha um propósito em sua técnica, mas não sei se essa técnica é adequada para os kveiks.

Última edição:

lhgregory

New Member
Afiliado
19/1/16
Bom dia,

Estou interessado na compra do blend kveik da fermmento labs. A minha dúvida é que, devido à distância, o transporte resfriado fica inviável.

Gostaria de saber dos senhores se alguém leu ou teve experiência com esse tipo de levedura em forma líquida fora da geladeira, pra saber se ela sobreviveria alguns dias a temperaturas que, creio eu, chegariam a 30 graus durante o transporte.

Agradeço de antemão,

Luis

Afiliado
6/8/19
Bom dia,

Estou interessado na compra do blend kveik da fermmento labs. A minha dúvida é que, devido à distância, o transporte resfriado fica inviável.

Gostaria de saber dos senhores se alguém leu ou teve experiência com esse tipo de levedura em forma líquida fora da geladeira, pra saber se ela sobreviveria alguns dias a temperaturas que, creio eu, chegariam a 30 graus durante o transporte.

Agradeço de antemão,

Luis
Cara até para fazer um teste eu acabei pedindo pro cara enviar por transportadora sem qualquer embalagem refrigerada, 2 dias de viagem, chegando fiz um teste no erlen e em horas estava consumindo o açúcar. Penso que um ou dois dias não ultrapassando de 30 graus não terá problemas

Afiliado
6/8/19
Então, se por "cacos" você quer dizer as lascas de fermento seco, sim, usei os cacos! O kveik seco (quando a secagem é feita da forma correta) pode ser usado direto na cerveja, sem nenhum problema... a recomendação por fazer um starter é mais para ter a segurança de ver a levedura acordar antes de inocular na cerveja. Mas tem muita gente que manda as lascas direto no fermentador e funciona de boa.

A questão do pitch ainda é um tanto indefinida, mas tem uma regra geral rolando aí de que 1g a 2g de fermento seco (em lascas ou cacos) a cada 10 litros está de bom tamanho... Desse modo, no caso de fazer um starter de 1 ou 2 litros para levas de 10 ou 20 litros, por exemplo, pode usar de 2g a 4g de fermento seco que está ok. Se for levas maiores, ajuste na proporção.

No caso de fazer starter para propagação e coleta, o processo é o mesmo. Quanto maior for esse starter, mais quantidade de levedura poderá coletar.
Isso cara, escrevi cacos na falta de adjetivo na hora mesmo hahahaha mas obg

lhgregory

New Member
Afiliado
19/1/16
Cara até para fazer um teste eu acabei pedindo pro cara enviar por transportadora sem qualquer embalagem refrigerada, 2 dias de viagem, chegando fiz um teste no erlen e em horas estava consumindo o açúcar. Penso que um ou dois dias não ultrapassando de 30 graus não terá problemas
Obrigado Ewerson! No meu caso serão cerca de 10 dias. Mas seu teste já me deixou mais animado.

mjay

Well-Known Member
Afiliado
4/1/17
Quem esta procurando a levedura para comprar tem a kveik SY081 da bio4 tem varias brewshops vendendo, eu comprei um chegou hj vou usar semana que vem.

Alguém sabe me dizer qual "tipo" de kveik é?
Pelo que eu vi aqui no fórum é a Hornindal, se alguém souber confirma por favor.

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Quem esta procurando a levedura para comprar tem a kveik SY081 da bio4 tem varias brewshops vendendo, eu comprei um chegou hj vou usar semana que vem.

Alguém sabe me dizer qual "tipo" de kveik é?
Pelo que eu vi aqui no fórum é a Hornindal, se alguém souber confirma por favor.
Segundo o fabricante é a Hornidal.
Existe também aqui a Yeastlab YLB1010, que segundo o fabricante é da linhagem Voss.

Porém eu ainda nao consegui encontrar nenhum lugar em Belo Horizonte que venda uma dessas duas, e também nao achei nenhum site confiavel que envia. Onde você comprou?

mjay

Well-Known Member
Afiliado
4/1/17
Segundo o fabricante é a Hornidal.
Existe também aqui a Yeastlab YLB1010, que segundo o fabricante é da linhagem Voss.

Porém eu ainda nao consegui encontrar nenhum lugar em Belo Horizonte que venda uma dessas duas, e também nao achei nenhum site confiavel que envia. Onde você comprou?
Blz cara, comprei no site abaixo
https://www.prazeresdacasa.com.br/brew/insumos-para-cerveja-artesanal/fermento-levedura-cerveja-artesanal/promocao-fermento/fermento-liquido-bio4-norwegian-kveik-fr.html

Achei também nos sites
https://www.malteshop.com.br/levedura-bio4-norwegian-kveik-sy081-p1583/

https://www.beercop.com.br/insumos/fermento/liquido/bio4/norwegian-kveik-sy081/

https://centralbrew.com.br/fermentos/levedura-bio-4-norwegian-kveik-sy081

Não sei se são confiáveis, tem outros também mas pelo que vi no momento não esta disponível.

Se eu não me engano a Casa Olec tem parceria com a bio4 então vc pode fazer o pedido na brewshop Casa Olec se tiver a sua região.

Afiliado
31/7/19
Galera!
Vou criar um documento no google pra vcs colocarem os seus endereços e nomes. Vou enviar por minha conta via carta simples que custa 2 reais. Ganhei a minha dessa forma e dessa forma irei repassar. Vou enviar 1g. Os 5 primeiros envio semana que vem.
Cara, se não for te atrapalhar eu gostaria de um pouco também! Qualquer coisa te pago por ela, eu estou muito curioso com esta cepa!

Sou novo no fórum, não sei se é permitido mas caso seja, vou deixar meu whatsapp, me chama lá por favor! 31983031148

jose octavio

Active Member
Afiliado
23/3/19
Brother, Estou fazendo uma propagação e um secagem esse final de semana pra enviar pra algumas pessoas que querem.
Depois me chama no privado para enviar teus dados.
Lembrando que a levedura que tenho é uma hothead.
Olá ìcaro. Por gentileza, como façco para ajudar a propagar a levedura? poderia, se possível, me dizer como posso receber uma amostra?
Curto fermentação natural na panificação: sim já crio uma levedura selvagem... mass essa é para fazer paẽs.

Última edição:

Paulo Ricardo Claus

Active Member
Afiliado
28/4/19
Pessoal. A partir de ontem (16/08) já estão abertas as inscrições mediante pagamento de uma taxa de custos (R$ 10,00), para receber uma amostra de Omega OYL-057 Hothead do Marcelo Fenoll. Pelo que vi no vídeo acima ele coletou a lama e está mandando na forma líquida, é isso? Me corrijam se eu estiver errado.

E quanto aos procedimentos com essa levedura quando recebê-la, no meu caso que eu quero guarda-la. O certo seria fazer um starter dela pra coletar o krausen certo? Só colocando o krausen em cima de uma superfície onde ele irá secar eu já consigo formar aqueles "cacos" de levedura seca para congelar?