1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Levedura Kveik

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por chadriel, 28/9/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 19/7/19 #21

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Jean, em minhas experiências tenho reparado que kveiks, em geral, gostam mesmo de underpitch... quanto mais agressivo melhor.

Eu normalmente faço um starter (de 1 litro para levas de 10L e de 2 litros para levas de 20L) e tenho notado que quanto menor a quantidade de fermento no starter melhor ele se desenvolve.

eu diria que duas colheres de sopa de lama saudável para starters de 1 litro é uma boa proporção.

2 pessoas curtiram isso.
  2. 19/7/19 #22

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Fala Herbinho, vou tentar levar alguma coisa de kveik no festival amanhã, mas confesso que ainda não sei direito o que tenho de amostra em casa, pois fiquei um tempo sem reproduzir kveik... sei que tenho alguma coisa de lama guardada na geladeira (mas pelo tempo que está guardada, precisa necessariamente passar por um starter para usar)... se eu conseguir dar um jeito de fracionar ela de maneira segura para transporte eu levo sim!

Seco eu tenho HotHead e Hornidal, mas não sei se tenho quantidades para compartilhar... tenho que checar... em lama é a Voss. Essa está em quantidade suficiente, o lance é o transporte. Vou ver hoje a noite e se der estará disponível lá na barraca da CCN, só me procurar...

abraço, Rubens!

1 pessoa curtiu isso.
  3. 19/7/19 #23

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    660
    A cepa que a Bio4 tem (SY-081) é a Hornindal. Minha ideia inicial seria coletar o krausen e o estocar em tubos falcon/vial na geladeira. Depois de ter alguma segurança com ela, passar também a secar.

1 pessoa curtiu isso.
  4. 19/7/19 #24

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.

Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.

IMG_20190317_144819141.jpg
    aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.

3 pessoas curtiram isso.
  5. 19/7/19 #25

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    E para quem quiser um bom resumo da história, o Jamal acabou de divulgar um vídeo sobre o tema...

6. 20/7/19 #26

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Member

Afiliado:
    12/2/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Gente que top este tópico....foi muito esclarecedor mesmo

7. 20/7/19 #27

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Member

Afiliado:
    12/2/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Para os amigos aqui deste post que possuem o Kveik na forma seca...é possível compartilhar? Gostaria muito...se tiverem interesse quero comprar se venderem....é possível? Sou de Uberlândia MG

8. 22/7/19 #28

Lalau

Lalau

Lalau

New Member

Afiliado:
    10/4/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    acabei de pegar minha levedura WLP518 Opshaug Kveik Ale Yeast e pretendo usar ainda essa semana
    pretendo fazer uma IPA mesmo na primeira leva e, caso me anime, reutilizala em mais umas levas
    tenho visto por aqui (Vancouver) mta cervejaria utilizando com temperaturas ALTAS (35oC)
    do ponto de vista economico, vale muito a pena, em uma semana a cerveja saiu da fermentacao para o envase
    assim que tiver as minhas experiencias proprias eu posto mais

2 pessoas curtiram isso.
  9. 23/7/19 #29

xcorex

xcorex

xcorex

Member

Afiliado:
    27/5/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Oi Lalau. Sua postagem me fez finalmente escrever por aqui. Tenho muito interesse na Opshaug. Quando ela foi lançada eu escrevi o seguinte:

"It seems to me that the Opshaug Kveik isn't very popular to date. Chris White stated that "he studied different kveiks strains and found that this is one of the best". My question is: why? Is it because it is one of the more neutral Kveik among Kveiks? Or is there another reason somewhere?"​

Mas sem sucesso. Ninguém soube responder. Se for possível, tem como você enviar ela seca para mim? Tenho oito kveiks se tiver interesse em realizar uma troca colaborativa.

Abraço,
    Rodrigo

2 pessoas curtiram isso.
  10. 23/7/19 #30

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Bom dia galera, como que vocẽs estão conseguindo essas cepas kveik? Caso alguém tenha para doação ou mesmo venda favor chamar no privado tenho muito interesse.

11. 23/7/19 #31

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    660
    Pelo o que eu li, a questão do pitch rate, quanto menor, melhor a levedura funciona, seja no starter, seja na fermentação.

Infelizmente, como eu disse, estou com 50l de cerveja fermentado (uma saison com frutas e uma kolsch) e faço somente para consumo próprio, então minha experiência com Kveik vai demorar pelo menos uns 20~30 dias. Tivesse eu lido mais e visto que a brewshop tinha a levedura, já tinha feito semana passada. O que mais me interessa é realmente a questão da temperatura alta de fermentação, pois aqui no RS temos um verão quente demais e é um pé no saco manter as geladeiras com os fermentadores (tinha dois controladores mas um deu PT).

2 pessoas curtiram isso.
  12. 23/7/19 #32

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Active Member

Afiliado:
    23/1/19
    Curtidas Recebidas:
    14
    @x
    Boa tarde!

Eu tenho a hothead da Omega Yeast. Estou querendo fazer o meu banco de leveduras kveik, você teria como doar ou vender? Aqui em Recife é bem difícil encontrar leveduras diferentes. Parabéns pelo seu banco de leveduras.

13. 23/7/19 #33

Lalau

Lalau

Lalau

New Member

Afiliado:
    10/4/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Opa Rodrigo, blz?

Entao, essa eh uma cepa liquida, acabou de ser lancada em escala comercial pela White Labs e vai sair para homebrewers em breve (pelo menos eh o que diz no site)
    para envia-la teria que ser por Fedex, aguentaria uns 4 dias em transito com icepacks e caixa termica

Qualquer coisa me manda uma PM e conversamos melhor
    Abs

14. 23/7/19 #34

Ortiz

Ortiz

Ortiz

Well-Known Member

Afiliado:
    3/6/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    Também estou pretendendo experimentar essa fermentação a temperatura ambiente.
    Se alguém tiver disponibilidade para doar ou vender uma cepa que reaproveitaram favor entrar em contato.
    Sou de SP capital .
    Abcs.

15. 24/7/19 #35

xandyakko

xandyakko

xandyakko

Member

Afiliado:
    2/4/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Estou com uma IPA fermentando.
    Comprei nesse anuncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1208872661-levedura-viking-kveik-_JM
    De ontem pra hoje foi de 1058 pra 1031.
    Tá fermentando em temperatura ambiente do RJ.
    Se não contaminar, conto como foi pra vcs.
    To com outras levas fermentando na geladeira e não da pra fermentar por la pra proteger de 2 pestes, oops, gatas que tenho em casa...
    Abs

16. 24/7/19 #36

Cleverson de Geus Martins

Member

Afiliado:
    17/7/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Também tenho interesse na levedura kveik para experimentar, se alguém tiver para doar ou vender, entrar em contato comigo.

17. 24/7/19 #37

Machado

Machado

Machado

Well-Known Member

Afiliado:
    23/8/13
    Curtidas Recebidas:
    78
    Carvalho, starter inicial do vial/tubo? 1L?

18. 25/7/19 #38

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Active Member

Afiliado:
    23/1/19
    Curtidas Recebidas:
    14
    Brother, Estou fazendo uma propagação e um secagem esse final de semana pra enviar pra algumas pessoas que querem.
    Depois me chama no privado para enviar teus dados.
    Lembrando que a levedura que tenho é uma hothead.

2 pessoas curtiram isso.
  19. 25/7/19 #39

Hamilcar

Hamilcar

Hamilcar

Well-Known Member

Afiliado:
    21/6/17
    Curtidas Recebidas:
    14
    Amigo, se puder me enviar também, fico muito grato.

20. 25/7/19 #40

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Ícaro Macedo

Active Member

Afiliado:
    23/1/19
    Curtidas Recebidas:
    14
    Galera!
    Vou criar um documento no google pra vcs colocarem os seus endereços e nomes. Vou enviar por minha conta via carta simples que custa 2 reais. Ganhei a minha dessa forma e dessa forma irei repassar. Vou enviar 1g. Os 5 primeiros envio semana que vem.

Compartilhe esta Página