1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Levedura Kveik

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por chadriel, 28/9/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 15/12/19 #281

Andre Luiz da S. Soares

Andre Luiz da S. Soares

Andre Luiz da S. Soares

Member

Afiliado:
    4/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado amigo vou verificar os topicos com cautela.

2. 20/12/19 #282

Odolir Borella

Odolir Borella

Odolir Borella

New Member

Afiliado:
    20/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0

3. 20/12/19 #283

Odolir Borella

Odolir Borella

Odolir Borella

New Member

Afiliado:
    20/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    bom dia amigo, entao, no caso a kveik Voos tipicamente seria coletada pela lama, mas no caso tem esses contras do mofo e tal sujeira, se eu coletar pelo krausen há algum problema ?

4. 2/1/20 #284

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    121
    Então, cada tipo de kveik pede um procedimento específico. No caso do Voss, a coleta é tradicionalmente feita por baixo, pela lama, após concluída a fermentação (o que é muito mais fácil e prático de fazer, diga-se de passagem).

Coletar do krausen vai dar certo? Pode até dar, mas eu não vejo motivo para fazer assim se a coleta da lama é muito mais simples.

Para saber qual a forma de coleta de cada kveik utilizamos como referência essa tabela aqui: http://www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html#kv1

Agora, se sua preocupação com a sujeira da lama é por conta da influência do trub e tudo mais que decanta no fermentador com a levedura, basta você ao invés de guardar toda a lama, pegar uma parte pequena e replicar em starter para então armazenar a lama "limpa" do starter.

Por outro lado, se sua preocupação com a sujeira se refere à secagem, basta fazer o mesmo processo indicado acima e usar a lama gerada no starter para a secagem.

Minha opinião: se a proposta for coletar o fermento para usar em breve em nova brassagem, eu faria a coisa o mais simples possível, coletando a lama do fermentador ao final da fermentação, guardando ela bem condicionada em geladeira e usando essa lama diretamente para a nova leva ou com propagação em starter caso demore mais de algumas semanas para usar.

Odolir Borella curtiu isso.
  5. 3/1/20 #285

xandyakko

xandyakko

xandyakko

Member

Afiliado:
    2/4/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    PessoALL,

Alguem ja teve alguma experiencia de oxidação utilizando Kveik e fazendo Priming?
    Na verdade em cervejas sem dryhop não tenho tido esse tipo de experiência mas é só fazer uma cerveja que leve algum tipo de dryhop que a cerveja oxida. Sai limpinha do fermentador, mas depois dos dias necessários do priming ela escurece e perde boa parte dos aromas. Eu faço priming tanto na garrafa quando no keg.

Minha cepa é Voss de John Nornes, kveik #15

6. 3/1/20 #286

xandyakko

xandyakko

xandyakko

Member

Afiliado:
    2/4/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Acho que descobri meu problemas... A cerveja tbm escureceu?

7. 4/1/20 #287

Jose Coratto

Jose Coratto

Jose Coratto

Active Member

Afiliado:
    3/11/18
    Curtidas Recebidas:
    10
    Boa tarde @xandyakko . desculpa a demora em responder. Não, as minhas ficaram bem claras, mas levemente turvas, devido nao fazer o Coud.

8. 10/1/20 #288

GBP

GBP

GBP

Active Member

Afiliado:
    11/7/18
    Curtidas Recebidas:
    11
    Eu fiz 1 teste com Kveik até agora, e não foi como o comentado, usei a levedura da Yeastlab YLB1010 - Kveik 01 e demorou 2 semanas para atenuar, e não atenuou até o final... fermentei com temperatura média que estava fazendo de 30ºC... depois que engarrafei com primming, o aroma estava de maçã verde, mas eu usei o Amarillo e o Ekuanot no dry hop... hoje já está bem menos aromatica... já tinha feito a mesma receita com US-05 e os aromas foram totalmente diferentes. Após 20 dias de garrafa, elas começaram a ter uma super carbonatação, tanto que hoje ainda tenho umas 8 garrafas que toda vez que abro uma parece que estou tomando espumante... fora a quantidade de espuma que faz... resumindo, não tive uma experiencia muito boa... pelo que li aqui, tem mais gente que teve algum problema com a mesma levedura que eu usei... vou tentar procurar outra para continuar meus testes com essa levedura....

9. 12/1/20 #289

P Daniel Brito

P Daniel Brito

P Daniel Brito

Member

Afiliado:
    8/11/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Então vamos lá. Minha pequena contribuição.

2 experiência com Kveik. Fake lager

Levedura Kvaik Skare. (Segundo relatos ela é bem neutra....lembra muito uma cepa lager)

Receita Teste. 10l BiaB
    2.5 kg malte pilsen Mostura entre 65 e 67 (fogao e foda)
    5g magnum firt work
    5g Saaz 15'
    10g Saaz wirlpool

Og 1051

Fermentação Ambiente...... Em BH está na porta do Hell.

Em 20h atenuou 80% do previsto. Cheiro de alcool está exalando no mosto. Vou deixar ela mais umas 48h na temperatura e maturar à 5c.

Quando envasar postarei fotos e se realmente podemos chamar ela de Fake Lager. Como disse antes é uma cerveja teste buscando um perfil Lager usando uma cepa. Ale Kvaik, afim de facilitar o churasco da galera. Caso queira fazer uma lager tradicional use sempre leveduras para tal....... Abraços

1 pessoa curtiu isso.
  10. 13/1/20 às 19:56 #290

mjay

mjay

mjay

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    39
    Blz galera to com uma porrada de kveiks aqui estou secando e guardando no congelador e reutilizando sem problemas mas me surgiu a duvida, qual a temperatura mínima para guardar ela seca?

Meu freezer de casa vai ate -18°c, ta dando certo ate o momento mas queria saber o mínimo.

11. 14/1/20 às 13:48 #291

Elio Wurrel

Elio Wurrel

Elio Wurrel

Member

Afiliado:
    16/2/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    As minhas, depois de secas, nem ligo muito, pq teoricamente já estão desidratadas, deixo no meu banco de leveduras (2 a 3 graus).

12. 16/1/20 às 13:56 #292

P Daniel Brito

P Daniel Brito

P Daniel Brito

Member

Afiliado:
    8/11/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Como se diz: - No copo é que sentimos se esta boa.

Fake Lager usando Skare....... Receita Premium American Lager postada anteriormente.

Nao Bate a cepa Lager tradicional, mas entrega uma cerveja de churasco.

Arquivos Anexados:

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página