Levedura Kveik

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chadriel

Active Member
Joined
Feb 10, 2016
Messages
29
Reaction score
6
E aí pessoal!
Gostaria de saber quem por aqui anda utilizando esse tipo de levedura, e quais resultados tem obtido.
Utilizei em uma IPA e American Blonde Ale, a Hothead da Omega Yeast, fermentando a temperatura ambiente(18-25ºc). Achei bem interessante o resultado mas, ainda queria fazer mais testes pra aprender mais sobre ela.

Mais alguém?
 
Acho que se você tentar ser mais específico na sua dúvida devem aparecer respostas.

Sobre quem usa ou já utilizou a levedura, eu tenho uma amostra em casa e estou programando usar na próxima leva. Ainda não testei, mas conheço pessoas que utilizam regularmente sem nenhum problema (foram eles que me deram uma amostra).

Ela tem um perfil de fermentação e de reaproveitamento bem diferente das outras, sendo a "vantagem" mais conhecida a de poder fermentar em temperatura ambiente. Mas o kveik é um nome genérico (dado para as leveduras "selvagens" vikings) e existem muitas variações de espécies possíveis dentro desse universo, cada uma com perfil e resultados diferentes.

O que você achou dos seus testes? A levedura trouxe alguma característica especial para a cerveja ou ficou bem neutra? Inoculou a que temperatura? Fermentou a quanto? E, por fim, qual o seu objetivo em utilizar essa levedura, apenas ter a vantagem de fermentar em temperatura ambiente ou queria dar uma característica especial para a cerveja?

Da cepa que me deram, me disseram que fermentando em dada temperatura ela traz um picante para a cerva... depois que eu testar eu conto como foi!
 
Então, na verdade não é uma duvidú em sí, mas sim, troca de experiências mesmo.

Tenho tido resultados bem satisfatórios, o perfir que a HotHead dá, é um perfil bem neutro, com um aroma de casca de laranja. Na American Blonde Ale, ficou bem interessante (considerando que utilizei apenas Centennial), já na IPA, por conta do dry hopping, esse éster cítrico não apareceu.
Fiz uma Cream Ale também com ela e também ficou bem neutra.
As 3 cervejas fermentei em temperatura ambiente, normalmente inoculado a 25°C.

A princípio, utilizei ela apenas para fermentação em temperatura ambiente, mas o perfil dela me surpreendeu. Essa próxima semana tentarei uma Dry Stout com ela, acredito que ficará interessante.

Tenho lido bastante em fóruns gringos sobre diversas variedades, e queria saber o que o pessoal tem usado, se é alguma variedade isolada ou não, e em quais estilos

Abraços
 
Olá. Vocês encontraram a levedura HotHead da Omega Yeast no Brasil?

Antes eu estava utilizando a levedura Workhorse M10 da Mangrove's Jack para fazer fermentação em temperatura ambiente, mas como essa levedura foi descontinuada, eu estou a procura de outra.
 
Então, na verdade não é uma duvidú em sí, mas sim, troca de experiências mesmo.

Eu também estou na 3a experiência. A que estou usando também é a Hothead (que no original é a Stranda).

Fiz com ela uma Apa, com perfil cítrico e voltado para enfatizar esse aroma de casca de laranja. Ficou uma cerveja bem seca, mas interessante. O cítrico prevaleceu e permanece ao final.

Depois fiz uma Kolsch, buscando avaliar essa pegada mais neutra. A cerveja ficou bem neutra mesmo e, novamente, bem seca. Tentei dar mais corpo brassando a 68c, mas essa levedura é braba e seca bastante mesmo. Novamente notei o cítrico no final, basicamente no retro-gosto.

Atualmente estou também com uma Stout (Irish Stout)... essa separei a leva em duas e estou com o kveik numa parte e com Us-05 na outra. Quero comparar os resultados, mas ainda não fiz provas.

Pelo que li, o ideal da Hothead é inocular a 30c. Para reaproveitar a levedura você deve coletar do krausen (normalmente entre 18-36h depois de inoculado) e a forma mais estável de armazenar é fazer a secagem da lama (coletada do krausen). Depois de seca, pode guardar no congelador por um longo período de tempo. Até 10, 20 anos, segundo os mais experientes.

Eu consegui coletar o krausen na primeira experiência, mas perdi a nuvem nas duas levas seguintes. Quando isso ocorre, você pode proceder de duas formas: raspar a borra de fermento que fica grudada na parede do fermentador ou reutilizar a lama, fazendo um starter num recipiente de boca larga onde você pode acompanhar a fermentação (no visual) e coletar a nuvem.

Seguindo recomendações dos amigos mais experientes nessa levedura, eu busco informações aqui:

http://www.garshol.priv.no/blog/291.html
Blog do Lars Garshol

http://www.milkthefunk.com/wiki/Kveik
E no Milk The Funk

http://www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html
Para saber de onde vem cada kveik, qual a temperatura ideal de inoculação e de onde coletar (do topo ou do fundo).

Olá. Vocês encontraram a levedura HotHead da Omega Yeast no Brasil?

A Omega já tem 3 tipos de kveik em comercialização... o Hothead (Standa), o Hornidal e o Voss... eu não sei dizer se tem como comprar essas leveduras daqui... acho que o pessoal compra lá fora e traz.

As amostras que tenho consegui de um amigo (é relativamente fácil compartilhar essa levedura, sobretudo na forma seca).

Recentemente consegui uma amostra de outro tipo, a Hornidal... mas ainda não experimentei....

De todo modo, o que posso dizer até aqui é que a marca registrada desse fermento me parece ser o perfil extremamente seco (o que pode ser bem interessante em algumas cervejas da alta og) e um caráter cítrico ao final (no caso da Hothead)... o que limita um pouco seus usos.

Mais para frente retorno com o resultado da comparação entre ela e a us-05 na mesma receita/lote.
 
A Omega já tem 3 tipos de kveik em comercialização... o Hothead (Standa), o Hornidal e o Voss... eu não sei dizer se tem como comprar essas leveduras daqui... acho que o pessoal compra lá fora e traz.

Muito obrigado pela resposta. Vou tentar encontrar alguém de São Paulo disposto a compartilhar a levedura. Aliás, você é de São Paulo e estaria disposto a colaborar com um colega cervejeiro? ;)
 
Aliás, sendo que dá para secar e guardar em papel alumínio, será que essa levedura sobreviveria ser enviada pelos correios?
 
Então, não sou de SP não... sou do Rio, mais especificamente Niterói.

Aliás, sendo que dá para secar e guardar em papel alumínio, será que essa levedura sobreviveria ser enviada pelos correios?

Na verdade, depois de seca a levedura deve ser guardada em um pote fechado e, depois, congelada para maior durabilidade... mas, sim, a forma seca é a forma mais estável da levedura e, por isso, pode até ser enviada pelos correios.

No momento eu não tenho uma amostra seca da levedura pura para enviar (o ideal é fazer todo o processo de propagação e colheita do krausen para a secagem)... mas podemos estudar essa troca mais para frente... dá uma olhada nesse link onde o cara experimenta uma receita original de farmhouse ale com kveik e faz o processo de secagem:

https://kveikworldorder.wordpress.com/2017/01/15/my-first-go-at-maltol-and-dried-kveik/

No momento eu tenho brassado com a lama que coleto do fundo da leva anterior (o que não é o indicado)... mas assim que eu tiver um tempo para reproduzir e secar a levedura da forma correta eu te aviso!
 
Então, não sou de SP não... sou do Rio, mais especificamente Niterói.



Na verdade, depois de seca a levedura deve ser guardada em um pote fechado e, depois, congelada para maior durabilidade... mas, sim, a forma seca é a forma mais estável da levedura e, por isso, pode até ser enviada pelos correios.

No momento eu não tenho uma amostra seca da levedura pura para enviar (o ideal é fazer todo o processo de propagação e colheita do krausen para a secagem)... mas podemos estudar essa troca mais para frente... dá uma olhada nesse link onde o cara experimenta uma receita original de farmhouse ale com kveik e faz o processo de secagem:

https://kveikworldorder.wordpress.com/2017/01/15/my-first-go-at-maltol-and-dried-kveik/

No momento eu tenho brassado com a lama que coleto do fundo da leva anterior (o que não é o indicado)... mas assim que eu tiver um tempo para reproduzir e secar a levedura da forma correta eu te aviso!

Prezado amigo "rmrcarvalho" me chamo Daniel e sou da Ilha do Governador, sou membro da CCLA e em julho estarei presente no festival de confrarias. Será que vc poderia compartilhar essa levedura? Agradeço se puder entrar em contato. Obrigado.
[email protected]
(21)981716132
Daniel
 
Prezado amigo "rmrcarvalho" me chamo Daniel e sou da Ilha do Governador, sou membro da CCLA e em julho estarei presente no festival de confrarias. Será que vc poderia compartilhar essa levedura? Agradeço se puder entrar em contato. Obrigado.
[email protected]
(21)981716132
Daniel

Daniel, te mandei uma MP. Depois olha lá!
Abraço, Rubens.
 
Olá pessoal!
Depois de um bom tempo sem falar destas leveduras, venho aqui com uma atualização.
Encontrei algumas variedades nacionais de kveik aqui, ainda não testei nenhuma delas, mas pretendo em breve.
Uma é da Fermmento Labs (Vikings), uma é lançamento da Yeastlab (ainda não encontrei nenhuma brewshop com ele a venda) e uma da Bio4, que a momento só tem sob encomenda na malteshop.

Caso alguém queira testá-los, fica aí a dica.
Abç
 
Olá pessoal!
Depois de um bom tempo sem falar destas leveduras, venho aqui com uma atualização.
Encontrei algumas variedades nacionais de kveik aqui, ainda não testei nenhuma delas, mas pretendo em breve.
Uma é da Fermmento Labs (Vikings), uma é lançamento da Yeastlab (ainda não encontrei nenhuma brewshop com ele a venda) e uma da Bio4, que a momento só tem sob encomenda na malteshop.

Caso alguém queira testá-los, fica aí a dica.
Abç

Estou aguardando a kveik da Yeastlab mas sem pressa, vou esperar as temperaturas subir para brassar com ela. Do que eu saiba, a cepa deles é a Loki.
 
Então, não sou de SP não... sou do Rio, mais especificamente Niterói.



Na verdade, depois de seca a levedura deve ser guardada em um pote fechado e, depois, congelada para maior durabilidade... mas, sim, a forma seca é a forma mais estável da levedura e, por isso, pode até ser enviada pelos correios.

No momento eu não tenho uma amostra seca da levedura pura para enviar (o ideal é fazer todo o processo de propagação e colheita do krausen para a secagem)... mas podemos estudar essa troca mais para frente... dá uma olhada nesse link onde o cara experimenta uma receita original de farmhouse ale com kveik e faz o processo de secagem:

https://kveikworldorder.wordpress.com/2017/01/15/my-first-go-at-maltol-and-dried-kveik/

No momento eu tenho brassado com a lama que coleto do fundo da leva anterior (o que não é o indicado)... mas assim que eu tiver um tempo para reproduzir e secar a levedura da forma correta eu te aviso!


Fala meu querido! Também sou do RJ. Da Tijuca, mas sou ativo da Insulana da ilha. Também vou estar no festival, no dia 20. Se não for pedir muito, também ia querer um pouco dessa Kveik.

essa sua é a Hot Head?
To tentando conseguir uma da Voss tb
 
como faz pra secar?

Boa noite, Marcos, tudo certo?

Eu faço de uma forma bem simples e que funciona bem. Eu retiro a lama e passo ela por filtro (em laboratório) ou uso uma peneira de inox bem fina (em casa). Depois que a lama perde bastante água, eu coloco uma grade em um forma (pode ser de bolo) e sobre a grade utilizo qualquer papel absorvente (Obs.: o papel não pode se desfazer em contato com umidade). Aí eu faço a esterilização do meu forno elétrico, coloco a lama peneirada sobre o papel e coloco no forno, em temperatura abaixo de 40°C, até secar.
Se você quiser pular os passos iniciais e colocar a lama direto do fermentador sobre o papel você só precisará tomar mais cuidado, pois ela demorará bem mais tempo para secar.

Há... nunca dê brechas para contaminação e umidade, pois o kveik pode mofar.

Se você tiver paciência, daqui umas 3 semanas eu vou secar algumas leveduras e posso colocar o processo passo-a-passo aqui.

Att.
 
Pretendo usar Kveik na minha próxima brassagem.

Pretendo começar com a Bio4 Y-081. Ainda não sei se depois vou mante-la refrigerada ou secar depois do uso.

Quanto ao pitch rate do kveik, vocês tem usado que quantidade de levedura seca ou de lama para levas de 20l ?
 
Meus dois centavos sobre o tema...

Sobre secagem, o processo em si é muito simples, basta fazer a coleta do fermento, espalhar uma camada não muito fina, nem muito grossa dele numa superfície antiaderente, de preferência dentro de um recipiente que possa ser coberto por um pano, por exemplo, e deixar secar ao natural, em temperatura ambiente, em local arejado e sem incidência direta de sol. Esse é o princípio básico e funciona, mas requer algumas considerações e preocupações a mais.

Eu quando faço esse tipo de secagem uso papel manteiga (desses de cozinha), forro o fundo de um pirex de vidro, espalho a camada de fermento ali, cubro com papel toalha (cuja função é evitar que pousem insetos e tal, mantendo o recipiente arejado) e deixo lá por uns dois, três dias. Quando o fermento está seco ele "quebra" e daí pode ser recolhido e colocado em outro recipiente para guardar/congelar.

Como disse, o processo é simples, mas existem variáveis que podem levar ao erro e a perda do kveik...

(1) a primeira, e mais importante, é saber como coletar o kveik, pois kveik (que em tradução literal quer dizer "fermento") não é um tipo de fermento, mas quase uma "categoria", existindo uma grande quantidade de subtipos... cada um desses tipos ou subtipos de kveik requer um processo específico de coleta e armazenagem... alguns, como o Hornidal, por exemplo, devem ser coletados por cima, pelo krausen, quando a fermentação ainda está ativa, no primeiro ou segundo dia... sendo este fermento coletado do krausen o que deve ser secado.... enquanto outros, como o Voss, devem ser coletados por baixo, o que normalmente (no homebrew) é feito após o termino da fermentação... e é aí que podem haver alguns problemas, pois quando recolhemos a lama, levamos junto uma grande quantidade de trub, lúpulo, proteínas e tal, e quando submetemos esse material ao processo de secagem (como descrito acima) a chance de aparecer mofo é muito maior... portanto, quando o kveik é coletado do krausen, podemos dizer que ele já está em sua versão mais "limpa", mais "pura" e, por isso, pode ser posto direto para secar... agora, quando o kveik é coletado da lama (e isso é algo que tenho visto com minhas experiências), o ideal é separar uma parte pequena (uma ou duas colheres de sopa da lama) e propagar em um starter, para então usar a lama do starter para a secagem (normalmente o que faço, nesse caso, é fazer um starter maior para a minha leva de cerveja e separo parte dele para secagem).

(2) outro fator importante é o nosso clima, que é bem mais úmido que o clima "original" desses fermentos, desse modo, em dias ou ambientes muito úmidos, o processo de secagem se torna mais lento e há maiores possibilidades de surgimento de mofo, ou seja, de perda do kveik.

(3) outro aspecto a considerar também é que tradicionalmente o kveik é posto para secar em um pedaço de madeira, sendo que essa madeira obviamente absorve boa parte da umidade do fermento, favorecendo a sua secagem. No nosso caso e na maioria das soluções aplicadas por aqui, procedemos a secagem em meios pouco absorventes (como o papel manteiga que citei acima, ou mesmo casos em que há tentativas de secagem direto no recipiente, como vidro e tal) e isso dificulta tanto a secagem, como também a posterior coleta do fermento seco (pois ele gruda bastante no vidro, no papel manteiga e tal).

Por esses aspectos, entendo que o procedimento descrito pelo @Inglorious Brewers deva funcionar muito bem (pois a peneira tira um pouco da umidade e o forno complementa o processo de secagem de maneira bem rápida)... mas existem outras formas (talvez mais simples, dependo das habilidades de cada um) que podem chegar ao mesmo resultado... vou colocar aqui um método repassado por um amigo mais experiente no tema "kveik" e que eu pretendo reproduzir em breve:

Screenshot_20190719-113749 (1).png

o uso do bag (voil) como base para a secagem do kveik é uma ideia interessante em vários cenários... e esse processo de secagem por ventilador tem sido experimentado com sucesso por outras pessoas (veja um exemplo aqui: http://suigenerisbrewing.com/index.php/2019/02/25/drying-kveik-part-1/ e aqui: http://suigenerisbrewing.com/index.php/2019/04/25/drying-kveik-2-months/).

IMG_20190331_201537342.jpg

essa é uma experiência de secagem minha utilizando o processo simples, com papel manteiga, um pirex, papel toalha e "tempo"... nesse caso foi coleta de krausen (hornidal) e o processo deu certo.

IMG_20190320_202153275.jpg

essa é uma amostra que deu errado (deu mofo no kveik) e aqui cometi pelo menos dois erros: espalhei uma camada mais grossa de fermento e usei a lama (nesse caso era Voss) com muita sujeira, trub, o que favoreceu o surgimento de mofo. O processo foi o mesmo do de cima, mesmo pote, mesmo papel manteiga, mesmo local de secagem... mas com as diferenças que comentei e alertei.

IMG_20190425_221639744.jpg

depois de seco eu recolho os "caquinhos" e coloco em potes pequenos de vidro para congelar. Pode congelar sem dó que dura bastante tempo.

depois de congelado, o processo para "acordar" o kveik é fazer o mariaue (ou basicamente um starter)... aqui está um exemplo:

enfim, minha ideia aqui é dar mais informações para que as pessoas entendam o que é o processo de secagem e que entendam, principalmente, que há diferenças entre os kveiks e que essas diferenças envolvem tanto a forma de usar (temperatura de pitch, temperatura de fermentação e tal), quanto a forma de coletar e guardar...

no blog do Lars tem uma tabela que informa, de acordo com a origem de cada kveik, quais os caminhos seguir: http://www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html

lá no blog do Lars também tem várias outras informações sobre kveik e, por isso, recomendo muito a leitura: http://www.garshol.priv.no/blog/393.html

e outro ponto importantíssimo a saber é que grande parte dos kveiks possuem mais de um tipo de cultura em sua versão original e que os kveiks comercializados (como os da Omega, da Imperial e outros) apresentam culturas isoladas e reproduzidas em laboratório. No caso destes laboratórios maiores, como a Omega, há informação suficiente sobre qual a cultura de kveik foi isolada, o que nos permite adotar os procedimentos de pitch, fermentação, coleta, secagem e tal de maneira mais coerente com a cepa que estamos lidando... agora, estes kveiks comercializados por laboratórios aqui no Brasil não informam direito quais as culturas presentes em seus vials, o que nos coloca, portanto, às cegas em relação ao kveik que estamos usando... vai funcionar? Vai, porque são culturas que estão sobrevivendo a essa seleção artificial a milhares de anos, mas quais características elas vão empregar a nossa cerveja e qual é a melhor forma de lidar com elas, ainda é uma incógnita.
 
Last edited:
Pretendo usar Kveik na minha próxima brassagem.

Pretendo começar com a Bio4 Y-081. Ainda não sei se depois vou mante-la refrigerada ou secar depois do uso.

Quanto ao pitch rate do kveik, vocês tem usado que quantidade de levedura seca ou de lama para levas de 20l ?

Jean, em minhas experiências tenho reparado que kveiks, em geral, gostam mesmo de underpitch... quanto mais agressivo melhor.

Eu normalmente faço um starter (de 1 litro para levas de 10L e de 2 litros para levas de 20L) e tenho notado que quanto menor a quantidade de fermento no starter melhor ele se desenvolve.

eu diria que duas colheres de sopa de lama saudável para starters de 1 litro é uma boa proporção.
 
Fala meu querido! Também sou do RJ. Da Tijuca, mas sou ativo da Insulana da ilha. Também vou estar no festival, no dia 20. Se não for pedir muito, também ia querer um pouco dessa Kveik.

essa sua é a Hot Head?
To tentando conseguir uma da Voss tb

Fala Herbinho, vou tentar levar alguma coisa de kveik no festival amanhã, mas confesso que ainda não sei direito o que tenho de amostra em casa, pois fiquei um tempo sem reproduzir kveik... sei que tenho alguma coisa de lama guardada na geladeira (mas pelo tempo que está guardada, precisa necessariamente passar por um starter para usar)... se eu conseguir dar um jeito de fracionar ela de maneira segura para transporte eu levo sim!

Seco eu tenho HotHead e Hornidal, mas não sei se tenho quantidades para compartilhar... tenho que checar... em lama é a Voss. Essa está em quantidade suficiente, o lance é o transporte. Vou ver hoje a noite e se der estará disponível lá na barraca da CCN, só me procurar...

abraço, Rubens!
 
Jean, em minhas experiências tenho reparado que kveiks, em geral, gostam mesmo de underpitch... quanto mais agressivo melhor.

Eu normalmente faço um starter (de 1 litro para levas de 10L e de 2 litros para levas de 20L) e tenho notado que quanto menor a quantidade de fermento no starter melhor ele se desenvolve.

eu diria que duas colheres de sopa de lama saudável para starters de 1 litro é uma boa proporção.

A cepa que a Bio4 tem (SY-081) é a Hornindal. Minha ideia inicial seria coletar o krausen e o estocar em tubos falcon/vial na geladeira. Depois de ter alguma segurança com ela, passar também a secar.
 
A cepa que a Bio4 tem (SY-081) é a Hornindal. Minha ideia inicial seria coletar o krausen e o estocar em tubos falcon/vial na geladeira. Depois de ter alguma segurança com ela, passar também a secar.

Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.

Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.

IMG_20190317_144819141.jpg

aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.
 
E para quem quiser um bom resumo da história, o Jamal acabou de divulgar um vídeo sobre o tema...

 
Para os amigos aqui deste post que possuem o Kveik na forma seca...é possível compartilhar? Gostaria muito...se tiverem interesse quero comprar se venderem....é possível? Sou de Uberlândia MG
 
acabei de pegar minha levedura WLP518 Opshaug Kveik Ale Yeast e pretendo usar ainda essa semana
pretendo fazer uma IPA mesmo na primeira leva e, caso me anime, reutilizala em mais umas levas
tenho visto por aqui (Vancouver) mta cervejaria utilizando com temperaturas ALTAS (35oC)
do ponto de vista economico, vale muito a pena, em uma semana a cerveja saiu da fermentacao para o envase
assim que tiver as minhas experiencias proprias eu posto mais
 
acabei de pegar minha levedura WLP518 Opshaug Kveik Ale Yeast e pretendo usar ainda essa semana
pretendo fazer uma IPA mesmo na primeira leva e, caso me anime, reutilizala em mais umas levas
tenho visto por aqui (Vancouver) mta cervejaria utilizando com temperaturas ALTAS (35oC)
do ponto de vista economico, vale muito a pena, em uma semana a cerveja saiu da fermentacao para o envase
assim que tiver as minhas experiencias proprias eu posto mais
Oi Lalau. Sua postagem me fez finalmente escrever por aqui. Tenho muito interesse na Opshaug. Quando ela foi lançada eu escrevi o seguinte:

"It seems to me that the Opshaug Kveik isn't very popular to date. Chris White stated that "he studied different kveiks strains and found that this is one of the best". My question is: why? Is it because it is one of the more neutral Kveik among Kveiks? Or is there another reason somewhere?"​

Mas sem sucesso. Ninguém soube responder. Se for possível, tem como você enviar ela seca para mim? Tenho oito kveiks se tiver interesse em realizar uma troca colaborativa.

Abraço,
Rodrigo
 
Bom dia galera, como que vocẽs estão conseguindo essas cepas kveik? Caso alguém tenha para doação ou mesmo venda favor chamar no privado tenho muito interesse.
 
Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.

Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.

View attachment 122316
aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.

Pelo o que eu li, a questão do pitch rate, quanto menor, melhor a levedura funciona, seja no starter, seja na fermentação.

Infelizmente, como eu disse, estou com 50l de cerveja fermentado (uma saison com frutas e uma kolsch) e faço somente para consumo próprio, então minha experiência com Kveik vai demorar pelo menos uns 20~30 dias. Tivesse eu lido mais e visto que a brewshop tinha a levedura, já tinha feito semana passada. O que mais me interessa é realmente a questão da temperatura alta de fermentação, pois aqui no RS temos um verão quente demais e é um pé no saco manter as geladeiras com os fermentadores (tinha dois controladores mas um deu PT).
 
Oi Lalau. Sua postagem me fez finalmente escrever por aqui. Tenho muito interesse na Opshaug. Quando ela foi lançada eu escrevi o seguinte:

"It seems to me that the Opshaug Kveik isn't very popular to date. Chris White stated that "he studied different kveiks strains and found that this is one of the best". My question is: why? Is it because it is one of the more neutral Kveik among Kveiks? Or is there another reason somewhere?"​

Mas sem sucesso. Ninguém soube responder. Se for possível, tem como você enviar ela seca para mim? Tenho oito kveiks se tiver interesse em realizar uma troca colaborativa.

Abraço,
Rodrigo
@x
Oi Lalau. Sua postagem me fez finalmente escrever por aqui. Tenho muito interesse na Opshaug. Quando ela foi lançada eu escrevi o seguinte:

"It seems to me that the Opshaug Kveik isn't very popular to date. Chris White stated that "he studied different kveiks strains and found that this is one of the best". My question is: why? Is it because it is one of the more neutral Kveik among Kveiks? Or is there another reason somewhere?"​

Mas sem sucesso. Ninguém soube responder. Se for possível, tem como você enviar ela seca para mim? Tenho oito kveiks se tiver interesse em realizar uma troca colaborativa.

Abraço,
Rodrigo

Boa tarde!

Eu tenho a hothead da Omega Yeast. Estou querendo fazer o meu banco de leveduras kveik, você teria como doar ou vender? Aqui em Recife é bem difícil encontrar leveduras diferentes. Parabéns pelo seu banco de leveduras.
 
Oi Lalau. Sua postagem me fez finalmente escrever por aqui. Tenho muito interesse na Opshaug. Quando ela foi lançada eu escrevi o seguinte:

"It seems to me that the Opshaug Kveik isn't very popular to date. Chris White stated that "he studied different kveiks strains and found that this is one of the best". My question is: why? Is it because it is one of the more neutral Kveik among Kveiks? Or is there another reason somewhere?"​

Mas sem sucesso. Ninguém soube responder. Se for possível, tem como você enviar ela seca para mim? Tenho oito kveiks se tiver interesse em realizar uma troca colaborativa.

Abraço,
Rodrigo

Opa Rodrigo, blz?

Entao, essa eh uma cepa liquida, acabou de ser lancada em escala comercial pela White Labs e vai sair para homebrewers em breve (pelo menos eh o que diz no site)
para envia-la teria que ser por Fedex, aguentaria uns 4 dias em transito com icepacks e caixa termica

Qualquer coisa me manda uma PM e conversamos melhor
Abs
 
Também estou pretendendo experimentar essa fermentação a temperatura ambiente.
Se alguém tiver disponibilidade para doar ou vender uma cepa que reaproveitaram favor entrar em contato.
Sou de SP capital .
Abcs.
 
Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.

Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.

View attachment 122316
aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.
Carvalho, starter inicial do vial/tubo? 1L?
 
Também estou pretendendo experimentar essa fermentação a temperatura ambiente.
Se alguém tiver disponibilidade para doar ou vender uma cepa que reaproveitaram favor entrar em contato.
Sou de SP capital .
Abcs.
Brother, Estou fazendo uma propagação e um secagem esse final de semana pra enviar pra algumas pessoas que querem.
Depois me chama no privado para enviar teus dados.
Lembrando que a levedura que tenho é uma hothead.
 
Brother, Estou fazendo uma propagação e um secagem esse final de semana pra enviar pra algumas pessoas que querem.
Depois me chama no privado para enviar teus dados.
Lembrando que a levedura que tenho é uma hothead.
Amigo, se puder me enviar também, fico muito grato.
 
Galera!
Vou criar um documento no google pra vcs colocarem os seus endereços e nomes. Vou enviar por minha conta via carta simples que custa 2 reais. Ganhei a minha dessa forma e dessa forma irei repassar. Vou enviar 1g. Os 5 primeiros envio semana que vem.
 

Latest posts

Back
Top