1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Levedura Kveik

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por chadriel, 28/9/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 26/9/19 #201

guaxi17

guaxi17

guaxi17

Well-Known Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    15

Minha última experiência. Kolsch com kveik.

2. 27/9/19 #202

pedcana

pedcana

pedcana

Well-Known Member

Afiliado:
    16/11/15
    Curtidas Recebidas:
    19
    Tenho que discordar. O aquecimento e os aromas de álcool superiores são perceptíveis.

1 pessoa curtiu isso.
  3. 27/9/19 #203

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

Member

Afiliado:
    10/7/19
    Curtidas Recebidas:
    0

4. 27/9/19 #204

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

Member

Afiliado:
    10/7/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala parceiro, tô querendo replicar tua receita.Qual o estilo mais próximo no Beersmith para eu lancar a receita,acre acre que talvez não siga a um padrão definido mas eu não me importo.

5. 27/9/19 #205

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    Bem, na minha leva não apareceu aquecimento nem aroma. Foi uma APA quase oatmeal ale (30% de aveia).

6. 28/9/19 #206

EZEQUIEL LOPES MEURER

EZEQUIEL LOPES MEURER

EZEQUIEL LOPES MEURER

Member

Afiliado:
    7/1/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Faz só 30 minutos de mostura

7. 28/9/19 #207

mjay

mjay

mjay

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    35
    Vou testar adicionar um pouco de pilsen no final da mostura para nao dar tempo de converter os açucares e dificultar para a levedura consumir eles. Vamos ver...

Eu ate comentei antes sobre alcool superior mas nao tive esse problema na cerveja pronta apenas nas amostras que ficavam bem evidente esse alcool depois de pronta ninguém sentiu nada.

8. 30/9/19 #208

Pantagruel

Pantagruel

Pantagruel

Member

Afiliado:
    20/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Fala pessoal. Minha primeira cerva com kveik já tá pronta e a segunda tá em fase de clarificação, pois ainda tem muito lúpulo do DH em suspensão. Fiquei satisfeito com aroma e sabor (Stranda), mas a atenuação excessiva me decepcionou um pouco. Essa última APA foi mosturada a 70º e ainda assim secou como uma Pilsen. Curiosamente, ela interrompeu a atenuação por 2 dias e depois retomou, bem de acordo com o último vídeo do Jamal, onde ele diz que isso acontece porque há mais de uma cepa trabalhando em paralelo, cada uma no seu tempo. Além de baixar demais a FG, a sensação de corpo parece mais baixa ainda do que a FG faz esperar. Ainda não desisti. Vou tentar uma terceira leva, subindo mais 1º na mostura e jogando um pouco de aveia pra tentar dar uma avelulada.

Elio Wurrel curtiu isso.
  9. 1/10/19 #209

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Member

Afiliado:
    24/10/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Eai povo! Fiz uma cream ale com a levedura kveik da levteck. Inoculei a levedura a 36 graus e deixei em temperatura ambiente. Nos primeiros dois dias, houve atenuação, após, a temperatura baixou dos 25 graus e não houve mais atividade. Ficou em 22 e dois dias sem atenuação alguma. Era um teste que eu queria fazer. Pelo menos pra mim aconteceu isso.

Ao notar isso, subi a temperatura para cima de 30 graus (32~35) e ai houve a finalização da fermentação em mais um dia.
    Mesmo assim, consegui ter cerveja pronta em 8 dias. Deixei um dia para baixar a temperatura para carbonatação forçada.
    Cerveja ficou com aroma de maçã verde/vermelha e um pouco citrica. Gostosa, diferente. Era uma cream ale com chinook, cerveja simples e com baixo amargor pra que pudesse sentir a levedura.

Mas agora eu fiquei tentado em testar a levedura da bio4. Alguém mais conseguiu fermentar ela com temperatura abaixo de 20 graus? Pelo que eu andei pesquisando, com temperatura mais baixa nenhuma atenua.

Grande abraço

10. 1/10/19 #210

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    Cara,

entenda que Kveik é Sacharomyces como qualquer outra, somente foi treinada para trabalhar bem sob stress térmico e criou uma resistência para poder ser seca.
    Ela vai ser rápida quando em altas temperaturas, assim como uma US-05, S-04, T-58, fermento lager, Dona Benta. A vantagem é que parece gerar menos problemas que as demais quando nestas situações.

Mario Doido curtiu isso.
  11. 1/10/19 #211

herbinho

herbinho

herbinho

Active Member

Afiliado:
    28/4/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Uma duvida, qual o % de atenuação que voce considerou?
    As minhas levas, na verdade no inicio dos testes, deram diferença 1 ponto a menos na FG, apenas uma delas que chegou a dois pontos, mas isso eu acho que pode ter sido mais do meu controle errado da temperatura de brassagem do que da cepa em sí.

Uma coisa é fato, ela da impressão de mais seca. Tenho uma pilsen fake que fazia com 1.008, usando Stranda parecia um 1.006 ou 1.005. Subi ela pra FG 1.010 e coloquei um pouco mais de cloreto para compensar. Ficou redondo.

12. 2/10/19 #212

thiagodifoiz

thiagodifoiz

thiagodifoiz

Well-Known Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    48
    Cara pelo que você descreveu da maça pode ter dado algum probleminha na fermentação e gerado off-flavor acetaldeído, que ocorre quando uma fermentação não foi concluída ou fermentação arrastada, ou até mesmo uma contaminação por bactérias acéticas.

13. 2/10/19 #213

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Member

Afiliado:
    24/10/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Eu sei disso, mas vendo alguns posts aqui, tem um pessoal que consegue fermentar com outras cepas kveik com a temperatura de 18 graus.
    Achei um pouco estranho. Só isso

14. 2/10/19 #214

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Member

Afiliado:
    24/10/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Foi fermentação arrastada mesmo, pois como baixou a temperatura e parou, tive que aumentar a temperatura.
    O aprendizado é que pro pessoal do sul, só pode usar kveik no verão se não quiser manter aquecido o mosto.

1 pessoa curtiu isso.
  15. 3/10/19 #215

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    É que com 18ºC o metabolismo dela vai trabalhar como um levedura comum, uns 5 a 6 dias para atenuar tudo. Além de poder entrar em hibernação mais fácil por redução de atividade metabólica.

Quanto ao fazer aqui no sul, minha única leva com hornidal foi feita em uma semana bem fria. O que fiz? resfriei o mosto para 30ºC, inoculei e deixei dentro da geladeira desligada bem fechadinha. Passo dois dias em torno de 30ºC dentro da geladeira e 14ºC fora dela. Em 3 dias estava completamente atenuada.

16. 3/10/19 #216

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Member

Afiliado:
    24/10/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Quando o mosto baixou de 22 graus não teve mais atividade. tive que subir para 30 graus pra voltar a atenuar.
    Ou seja, levedura levteck kveik não atenua abaixo de 22 graus. Isso é indicado no pacote.

Eu queria saber mais sobre a bio4, que conforme relatos, atenua abaixo de 20 graus.

Grande abraço!

17. 3/10/19 #217

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Ricardo Frohlixh

Member

Afiliado:
    24/10/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Complementando, eu quis fazer um teste de deixar em temperatura ambiente na ilusão de que ia atenuar até baixar a temperatura. Mas não. Ou seja, quando for reaproveitar essa levedura, vou seguir tua dica.
    Qual levedura tu utilizou ?

18. 4/10/19 #218

Tiburon500

Tiburon500

Tiburon500

Member

Afiliado:
    18/7/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    A35428BF-4437-402C-990B-26A93B9F9C5F.jpg
    Eu fiz uma brassagem com a hornidal bio4 e aconteceu o seguinte:
    Fg 1050 inoculei com 35º. Ficou na temp ambiente que no dia estava em 22º. No 2º dia a densidade estava em 1025. Achei que em 3 dias ia estar totalmente terminada a fermentação. Porém não ocorreu isso. No 3º dia a temperatura aqui em SP caiu pra 14º(inverno) e se manteve entre 14 e no máximo 20º por 3 semanas. Eu não tenho como manter a temp mais do 22º. Então a densidade se manteve em 1024 por 15 dias. Eu havia colhido krausen no 1º e 2º dia de fermentação que aliás me renderam 10 slants de levedura que eu congelei,então após 3 semanas inoculei um slant desse e a atividade retornou lentamente( a temp ambiente havia aumentado tbem).Aqui a conclusão é que a kveik hornidal funciona bem em temp alta,mas se comporta como uma lager em temp baixa mas não deixou off flavors nem esteres nem alccoois superiores. A breja ficou boa e limpa. Por isso no meu caso só brassarei kveik quando estiver no calor ( primavera verão). Abçs.
    Abaixo fotos da breja 2º dia e 12º de maturação em 5º.

willas13 curtiu isso.
  19. 7/10/19 #219

destynnos

destynnos

destynnos

Well-Known Member

Afiliado:
    21/11/17
    Curtidas Recebidas:
    8
    Fiz uma APA com US05 e uma Red Ale com Stranda. Meu teste era tratar ambas como um Ale fermentada a 18ºC. A APA em 3 dias estava quase redonda e a Red Ale empacada. Na raiva colocar a Red Ale com Stranda na rua para fermentação ambiente chegando na FG do Beersmith em 2 dias. Achei que tinha acabado a saga, quando fui abrir o balde para fazer a transfega estava cheio de Krausen. Não sei explicar isso, pior que nos ultimos dias temperatura baixou no Sul. Ontem ainda tinha krausen e um cheiro forte de frutas vermelhas. No final se sair cerveja bebível ficarei feliz. Para mim Stranda em baixa temperatura como 18ºC faça testes antes. Fiz esse teste pois queria um perfil neutro de Us05 ou até mesmo uma lager, mas por enquanto tenho que repensar em alguns pontos. Por hora na minha opinião kveik tem que ser em temperatura controlada.

20. 9/10/19 #220

lmercucci

lmercucci

lmercucci

New Member

Afiliado:
    5/11/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Alguém tem Kveik para enviar?

Compartilhe esta Página