1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Levedura Kveik

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por chadriel, 28/9/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 12/9/19 #181

vcremasco

vcremasco

vcremasco

Well-Known Member

Afiliado:
    25/3/14
    Curtidas Recebidas:
    27
    Tecnicamente a Bio4 é de origem Hornidal, então bate bem com seus comentários. Mas eu isolaria essa cepa pra fazer "fake lagers", justamente pela clarificação e corpo baixo que ela proposrciona.

Talvez alguma outra cepa se porte melhor para cervejas mais focadas em malte/corpo, mas a tendência é que elas sequem e floculem bastante.

Vou tentar contrabandear alguns pacotes de Voss na minha próxima viagem, assim faço um teste com mais comparativos.

1 pessoa curtiu isso.
  2. 14/9/19 #182

mjay

mjay

mjay

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    35
    Pessoal, o que vocês estão achando do amargor com essa levedura?
    Tenho notado com a hornidal da bio4 que o BU:GU não bate como antes, exemplo fiz uma IPA no limite do BU:GU e parece uma APA.

Estou pensando em fazer uns testes e começar a considerar o "fator kveik" no BU:GU

E com vocês?

3. 15/9/19 #183

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    12
    Você já chegou a tentar usar esse método e secar uma levedura Ale normal (us-05, T-58, etc)? Ou esse método só funciona para kveik mesmo devido a outras culturas poderem ficar modificadas?

4. 15/9/19 #184

Elio Wurrel

Elio Wurrel

Elio Wurrel

Member

Afiliado:
    16/2/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Com 60% atenuado já começo a elevar a temperatura

5. 15/9/19 #185

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Active Member

Afiliado:
    8/3/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Galera. Alguém ja tem relatos de brassagens feitas com a Hot Head do Marcelo Fenoll? ... to com uma isca aqui e semana q vem brasso uma Session IPA

6. 16/9/19 #186

Pantagruel

Pantagruel

Pantagruel

Member

Afiliado:
    20/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Eu tô fermentando uma Session IPA com ela. Antes, guardei metade como backup e fiz um starter de um litro com a outra metade. Inoculei a 30º, mas tive um contratempo com a temperatura. Coloquei 20l de mosto num freezer que tinha acabado de ser desligado e setei o termostato pra 25º, acreditando que ia baixar lentamente até os 25º e depois estabilizar. Só que mesmo desligado, o frio retido dentro do freezer fez o mosto cair pra 16º durante a primeira noite e depois foi subindo lentamente. Até hoje de manhã ainda não havia chegado a 25º. Serviu pra confirmar aquela teoria de que a kveik não é mais rápida que as outras leveduras. Esse tombo de 30º pra 16º em poucas horas deu um lagtime de 24 horas pra começar a dar sinais de início de fermentação. Só depois de 36 horas de inoculado consegui colher algum krausen. Com 48h, já havia nova formação de krausen, dessa vez, bem mais abundante.

O curioso é que eu, a título de comparação, inoculei o mesmo mosto em fermentadores diferentes, um com kveik e outro com US05. Como não tive nenhum contratempo com o US05 (inoculei a 21º e em menos de 3h já estava a 18º), a atenuação do US05 nas primeiras 48h foi mais rápida que a do kveik. A OG foi 1042, sendo que depois de 48h, o mosto com US05 já estava em 1015, enquanto o com Stranda ainda estava em 1021. No caso do US05, eu usei uma lama fresca colhida de uma fermentação anterior e acho que cometi um certo overpitching, o que pode justificar tamanha rapidez. Oxigenei ambos os mostos com O2 puro e usei nutriente da Wyeast na fervura.

A aparência estava muito, muito límpida, pra um mosto de 48h. Não percebi nenhum aroma forte ou estranho, mas na boca, a sensação de laranja era óbvia. Vou fazer um DH de Amarillo e Citra. Semana que vem eu conto como ficou.

Lucas Cordeiro curtiu isso.
  7. 16/9/19 #187

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    @Pantagruel não é uma teoria de que as kveivs não são mais rápidas, é um fato. :D

Qualquer sacharomyces é rápida quando estimulada com calor. Já fermentei em 2 dias com a US-05 (18ºC por 12h, 20ºC por 12 h, 22ºC por 24h) mas com certo cuidado (um super pitch rate, leveduras de uma lama anterior já ativadas, uma OG não muito alta).

A vantagem da Kveivs é gerar poucos subprodutos indesejados quando estressadas. Além de trazer um pouco mais de novas ideias para o meio cervejeiro.

8. 16/9/19 #188

Pantagruel

Pantagruel

Pantagruel

Member

Afiliado:
    20/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5

Sim, eu usei a palavra "teoria" de forma indevida. Na verdade, quis apenas reforçar que é um mito acreditar que a kveik é ultrarrápida em relação às demais. No meu caso específico, ela acabou sendo até mais lenta que um US05.

9. 16/9/19 #189

LucasCo

LucasCo

LucasCo

New Member

Afiliado:
    14/6/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ao meu entender ,as kveiks são mais "rápidas" apenas pelo fato que toleram trabalhar em temperaturas mais altas sem gerar of flavors. Se por exemplo colocar um us_05 pra fermentar a 35 graus ela vai atenuar o mosto tão rápido quando uma kveik ,porém a cerveja ficara impossível de se beber pela grande quantidade de of flavors gerado.

10. 16/9/19 #190

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    Lucas, já fiz uma Witbier com o S-33 quando não tinha controle de temperatura e a semana foi de um calor impossível. Foi rápido e não tão desgraçado o resultado, porém tinha muito álcool superior.

11. 16/9/19 #191

LeonardoLisboa

LeonardoLisboa

LeonardoLisboa

Active Member

Afiliado:
    7/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Estou fermentando uma IPA com a Hothead. Fiz um starter com 1L e depois joguei no balde.
    A IPA ficou com OG 1054 e em 14h @ 26graus atenuou até 1030 (nesta época temperatura ambiente não está chegando acima de 30graus).
    Já coletei o krausen ontem e guardei para secar depois de decantar.
    Agora está em 1027 e continua atenuando mais devagar (vão fazer 48h no final do dia de hoje).

Arquivos Anexados:

12. 16/9/19 #192

augusto césar coppi

augusto césar coppi

augusto césar coppi

Member

Afiliado:
    10/5/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Caros Colegas,

Estou utilizando a HotHead pela primeira vez, em uma APA que fiz sábado passado, aqui na minha cidade a media de temperatura foi entre 20 e 24 graus, e em 12 horas o mosto foi de 1058 para 1046.

Estou com algumas duvidas aqui,

1° depois que eu terminar a fermentação da cerveja, posso fazer um cold crash pra 1° grau para clarificar normalmente?

2° Realizando o Primming com açucar invertido, ela vai carbonatar rapidamente também?

13. 16/9/19 #193

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    1º - deve

2° - não. Vai carbonatar o tão rápido quanto for a temperatura de refermentação. Lembre que carbonatar (principalmente com priming) precisa de 3 momentos: 1- gerar o CO2 (um ou dois dias), 2 - absorver o CO2 (1 semana) e 3- gerar o ácido carbônico (1 semana).

Robinho curtiu isso.
  14. 18/9/19 #194

AndersonDias

AndersonDias

AndersonDias

Active Member

Afiliado:
    27/10/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Estudo fresquinho:

1 pessoa curtiu isso.
  15. 21/9/19 #195

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Active Member

Afiliado:
    8/3/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Boa tardr galera..
    To fazendo uma propagacao da Stranda Hot Head e to sentindo um cheiro ácido. .. é normal?

16. 22/9/19 #196

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Lucas Cordeiro

Active Member

Afiliado:
    8/3/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Atualizando.. o cheiro ficou bom depois, parecia caldo de cana e vinho de laranja.... porem hoje na hora de inocular eu coloquei o krauser no mosto e depois provei a cerveja da propagação e tava bem ácida.. parecia uma sour.... Será q contaminou? ... Mas como ja tinha colocado o krauser inoculei a levedura decantada tmb .. e seja o que Deus quiser...

17. 22/9/19 #197

guaxi17

guaxi17

guaxi17

Well-Known Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    15
    Estou pensando em preparar separado um chá de 1 kg de cevada e jogar na fervura da brassagem. Quero ver elas consumirem amido!

18. 23/9/19 #198

Pantagruel

Pantagruel

Pantagruel

Member

Afiliado:
    20/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Bom dia. Nesse fds resolvi fazer a uma APA com o menor equipamento possível, tipo sobrevivência na selva mesmo. Levei uma panelinha de 25l com grain bag, alem de uns acessórios básicos, malte já moído e um starter pronto de Stranda pro meu chalé na serra e fiz meu primeiro BIAB. Consegui mandar uma miserinha de 17l pro fermentador e inoculei o starter a 27º. Durante a noite fez um pouco de frio, mas de dia tava fazendo em torno de 21º. Com 11 horas de inoculado, já consegui colher krausen. Com 20 horas, colhi pela segunda vez. Com 33 horas, a densidade já havia caído dos 1046 originais pra 1021. Com 44 horas, já estava em 1016. Não identifiquei nenhum flavor desagradável ou indesejado. Só mesmo um leve toque de laranja, como da última vez. Essa foi a segunda leva de cerveja que eu fiz com kveik. A primeira acho que já consigo envasar, carbonatar e beber antes do fds. Depois de 2 testes em condições ligeiramente diferentes, acho que já tenho coragem pra testar lotes maiores. Talvez essa semana ainda role uma Stout. 50 ou 80l, dependendo da minha disposição.

Jose Coratto e (deletar usuário) curtiram isso.
  19. 26/9/19 #199

pedcana

pedcana

pedcana

Well-Known Member

Afiliado:
    16/11/15
    Curtidas Recebidas:
    19
    Então...mesmo mosto dividi a hothead e a Voss.
    As duas Foram até 1007, ABV: 6% ....bem acima do planejado. 5,2%.

Sinceramente achei as duas parecidas com farmhouse, saison.

Quero fazer a mesma experiencia para uma com a Hornindal para ver se consigo uma fake lager e em outro balde deixar em ambiente.

Fermentando a 25 na primeira semana achei o comportamento meio lento.

Entretanto quem fermentou mais alto conseguiu de certa forma fermentações rápidas só que tem relatado álcool superior dominando. Nada de milagre relatados. E foi muita gente aqui que fez.

Minha breja está no cold e vai pro keg amanhã. Sábado a noite já devo tirar amostra.

Acho que pode ter rolando uma euforia coletiva como uma cepa milagrosa...mas a realidade já está vindo a tona.

20. 26/9/19 #200

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    No meu teste com a Hornidal, fermentei a 30ºC e posso dizer que a velocidade foi compatível a uma levedura ale a esta temperatura, com a única vantagem de não ter off-flavors que se teria com outras cepas. Quanto ao álcool superior, ainda não sei se a dor de cabeça depois das duas sessões de "degustação" foram por conta dele ou por conta da quantidade bebida (heheheheh). Não se percebe álcool superior nem em sabor, aquecimento ou mesmo aroma, mas na ressaca ....

Compartilhe esta Página