Levedura adicional para completar atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricspg

Member
Joined
Jun 8, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Fala galera

Brassei 10 litros de uma Belgian Dark Strong Ale com OG de 1.080 no último fim de semana. Usei um sachê de WLP545 de seis meses de fabricação, praticamente no vencimento.
Segundo os cálculos do Beersmith, um starter daria conta (iria de 45 bi para 190 bi de células, contra 145 bi necessárias), então mandei bala. O problema é que o agitador magnético pifou durante a madrugada e a propagação ficou prejudicada.
Como a cerveja é bem parruda, fiquei preocupado com os problemas que um baixo número de células pode causar. Pensei em reforçar a fermentação com um sachê de BE-256. É uma boa ideia? Alguma outra sugestão?

Abraços
 
Cara, vai la na calculadora do brewer's friend e faz o calculo... Se a diferença nao for tão grande...inocula e seja feliz...afinal...ta fazendo uma cerveja belga...esteres sao fundamentais. Acho mais valido q inocular uma segunda levedura (diferente da primeira) e ter um resultado inesperado...seria um tiro no escuro...enfim...se quiser testar...blz, pois essa é a beleza da coisa...so te disse o q EU faria...o q vc vai fazer? Resposta: siga tua intuiçao...cerveja é experimento!
 
Cara, vai la na calculadora do brewer's friend e faz o calculo... Se a diferença nao for tão grande...inocula e seja feliz...afinal...ta fazendo uma cerveja belga...esteres sao fundamentais. Acho mais valido q inocular uma segunda levedura (diferente da primeira) e ter um resultado inesperado...seria um tiro no escuro...enfim...se quiser testar...blz, pois essa é a beleza da coisa...so te disse o q EU faria...o q vc vai fazer? Resposta: siga tua intuiçao...cerveja é experimento!

Mas cuidado, underpitching pode fazer tua cerveja não atenuar como precisaria. Aconteceu comigo, tive que adicionar mais fermento no meio, e aí baixou o resto...

O problema que eu vejo na tua solução é usar 2 cepas diferentes, uma vai naturalmente se sobrepor à outra...
 
Mas cuidado, underpitching pode fazer tua cerveja não atenuar como precisaria. Aconteceu comigo, tive que adicionar mais fermento no meio, e aí baixou o resto...

O problema que eu vejo na tua solução é usar 2 cepas diferentes, uma vai naturalmente se sobrepor à outra...

Como eu disse: "Se a diferença não for tão grande". Claro, um underpitching monstro vai dar problema, seja de atenuação, seja de off flavors.
 
Dei uma lida no livro Yeast e cheguei à conclusão que a melhor alternativa seria usar uma cepa neutra e mais tolerante ao álcool.

Mas nem cheguei a inocular essa segunda cepa. Meu problema agora é justamente o contrário.

Depois de uma semana de fermentação e o airlock ainda bem ativo, fui medir a densidade para acompanhar a atenuação e o densímetro apontou 1.006 a 20 graus! :eek: E a fermentação ainda rolando!

Usei 12% de rapadura, além de 50% pilsen, 20% maris otter, 8% Special B, 6% Carapils e 2% Arôme, mosturação a 66 graus. A OG, como falei lá em cima, deu 1.080.

Só consigo pensar em contaminação, ou alguém tem outra resposta?
 
Cara...rapadura..pilsen...maris otter a 66graus...se vc fez td certo, seu mosto ficou absurdamente fermentavel. Honestamente, nao confio muito no percentual de atenuação das leveduras conforme sao informados pelos fabricantes. Os caras falam em atenuação de 75%, por exemplo...mas obviamente, se ainda tiver açucarpra levedura comer...seu mosto vai atenuar ainda mais...ou vc acha q a levedura vai parar de frementar o mosto so pq atingiu o percentual médio indicado pelo fabricante?
 
Fora isso, sempre rola uma bretta aleatória. Sempre alheia à nossa vontade, é claro! Kkkkkkk pra atenuar o mosto um pouco mais...kkkkk
 
Cara, não é normal rolar contaminações aleatórias de Brettanomyces...

Já tentei amenizar um erro inoculando um pacote de nottingham (bem neutro e atenuativo) numa leva de Golden Strong Ale feita com levedura líquida perto do vencimento. Resultado, atenuou o que faltava mas os off-flavors gerados não sumiram nem amenizaram com longa maturação. O que eu penso é que esse tipo de técnica só vale a pena se for planejada desde o início como algumas cervejas belgas fazem. Se for pra tentar reverter um erro de inoculação/fermentação é melhor nem gastar fermento a mais.
 
Dei uma lida no livro Yeast e cheguei à conclusão que a melhor alternativa seria usar uma cepa neutra e mais tolerante ao álcool.

Mas nem cheguei a inocular essa segunda cepa. Meu problema agora é justamente o contrário.

Depois de uma semana de fermentação e o airlock ainda bem ativo, fui medir a densidade para acompanhar a atenuação e o densímetro apontou 1.006 a 20 graus! :eek: E a fermentação ainda rolando!

Usei 12% de rapadura, além de 50% pilsen, 20% maris otter, 8% Special B, 6% Carapils e 2% Arôme, mosturação a 66 graus. A OG, como falei lá em cima, deu 1.080.

Só consigo pensar em contaminação, ou alguém tem outra resposta?
O que tu chama de frmentação rolando é Airlock borbulhando ou é o FG ainda baixando?
Pq airlock borbulhando pode ser desprendimento de CO2.

Confirma isso.
 
O que tu chama de frmentação rolando é Airlock borbulhando ou é o FG ainda baixando?
Pq airlock borbulhando pode ser desprendimento de CO2.

Confirma isso.

Herbinho, era fermentação mesmo, o airlock estava no auge. Além disso fiz outra medição dois dias depois e chegou a 1.002.

Nunca vi isso, por mais fermentável que o mosto estivesse. Sem contar que, pelas condições da levedura, o mais esperado era atenuação baixa, não o contrário.

Até agora não senti indícios de contaminação da cerveja, nem no sabor nem no aroma. Honestamente não sei como a brettanomyces se manifesta.
 
Back
Top