Legalizar produzindo 1000 a 2000 litros por mês.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pbat

Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
11
Reaction score
0
Saudações amigos cervejeiros, sei que legalizar a venda não é algo fácil, sei também que se for para produzir pouco é melhor nem começar devido a grande quantidade de imposto paga para micro cervejaria.

Sou técnico cervejeiro e possuo uma quantia em dinheiro guardada.
Eu gostaria de saber se uma produção com 1000 a 2000 litros por mês é economicamente viável.
penso em montar uma cozinha com 250L ou 500L de apronte, comprar 2 fermentadores/maturadores de 500L, totalizando 1000 litros, isso inicialmente.

O local onde irei produzir é meu isso já reduziria o custo do aluguel.
Fico na dúvida sobre o tamanho da cozinha, pois penso que a de 500L necessitaria de menos produções por mês o que diminuiria o gasto.

A minha ideia de produção é fazer os 500 litros e armazenar nos fermentadores/maturadores até engarrafar, após isso brassar novamente e reencher o fermentador vazio.

Uma outra ideia é comprar um maturador de maior capacidade, tipo 1000 litros e armazenar a quantidade de dois fermentadores, assim sendo utilizaria os fermentadores de 500L apenas para fermentar, após a fermentação já poderia aproveitar a lama e reutiliza-los.

Isso tudo, pensando em aumentar a produção mais para frente.
Além disso, com a aprovação do super simples os custos vão diminuir consideravelmente e penso em utilizar isso em meu favor em 2018.

O que os senhores acham sobre essa minha situação?

Poderiam me indicar também onde posso fazer o orçamento de equipamentos?

Agradeço qualquer ajuda.
 
Já fiz visita em uma cervejaria que produz muito mensalmente (aprox 40 ciganas) e matura em bombonas de 100 litros em camara fria, e é tudo dentro das normas (apesar de parecer estranho). Ele deixa então os fermentadores livres para outra batelada. Se não pensa só, cada fermentador de 500 litros é uns 20~25k? quantos vc teria que ter... e se fosse fazer uma barley wine que levaria um ano de maturação...

Boa sorte na empreita! Conheço donos de cervejarias que começaram com cozinhas de 250L produzindo bem, mas logo deram um up e viraram pra produção em sua maioria cigana pra suprir a demanda. Procure a cervejaria Cathedral de Maringá, é um caso desses.
 
Saudações amigos cervejeiros, sei que legalizar a venda não é algo fácil, sei também que se for para produzir pouco é melhor nem começar devido a grande quantidade de imposto paga para micro cervejaria.

Sou técnico cervejeiro e possuo uma quantia em dinheiro guardada.
Eu gostaria de saber se uma produção com 1000 a 2000 litros por mês é economicamente viável.
penso em montar uma cozinha com 250L ou 500L de apronte, comprar 2 fermentadores/maturadores de 500L, totalizando 1000 litros, isso inicialmente.

O local onde irei produzir é meu isso já reduziria o custo do aluguel.
Fico na dúvida sobre o tamanho da cozinha, pois penso que a de 500L necessitaria de menos produções por mês o que diminuiria o gasto.

A minha ideia de produção é fazer os 500 litros e armazenar nos fermentadores/maturadores até engarrafar, após isso brassar novamente e reencher o fermentador vazio.

Uma outra ideia é comprar um maturador de maior capacidade, tipo 1000 litros e armazenar a quantidade de dois fermentadores, assim sendo utilizaria os fermentadores de 500L apenas para fermentar, após a fermentação já poderia aproveitar a lama e reutiliza-los.

Isso tudo, pensando em aumentar a produção mais para frente.
Além disso, com a aprovação do super simples os custos vão diminuir consideravelmente e penso em utilizar isso em meu favor em 2018.

O que os senhores acham sobre essa minha situação?

Poderiam me indicar também onde posso fazer o orçamento de equipamentos?

Agradeço qualquer ajuda.

Cara, alguém pode te ajudar no fórum? Pode ser que sim.

Porém como não é tão simples assim, você precisaria buscar materiais na internet, visitar cervejarias, se aprofundar em legislação, saber quanto pagaria de imposto, como seria a forma de distribuição, garrafa ou barril enfim. Como não é um negócio simples, você precisaria fazer todo um plano de negócios.

O que já li por aí é que pra montar uma microcervejaria, precisaria de um valor entre 300 a 500 mil reais no mínimo e que o investimento dá retorno entre 3 a 5 anos...

Quanto à quantidade, você poderia ter uma cozinha de 250 litros e fermentar 1000 litros por mês tranquilamente.

No mesmo dia você pode fazer duas brassagens consecutivas e encher o fermentador...

Como algumas cervejas ficam prontas em 2 ou 3 semanas, você poderia fabricar com 2 fermentadores de 500 litros de 1500 a 2000 litros/mês
 
Já existem alguns tópicos no fórum discutindo esse assunto. Acho que o ideal é você visitar pessoalmente algumas fábricas e tirar essas suas dúvidas, trocar experiências. Nas próprias fábricas você consegue o contato dos fabricantes, mas na internet também você encontra vários, só não vai conseguir muitas vezes o orçamento de forma rápida por e-mail.

Apenas para comparação, a cervejaria Opera em meados do ano passado fabricava 7.000 litros mensais em uma cozinha de 250L. Eles tem fermentadores de até 1.000 litros. Já visitei fábrica de 3 mil litros mensais que a cozinha era de 200L e fermentadores de 700L. Uma técnica que eles utilizavam era fazer duas levas de 200L com densidade muito alta e completavam com água no fermentador.

O que penso é: você gasta uma nota com eles então é pra usar, certo? Eu comparo equipamento parado como contratar um funcionário preguiçoso. Então por que comprar uma cozinha de 500L se vai ter apenas 1.000 litros de fermentador?
 
É muito díficil responder esse tipo de pergunta sem conhecer seu plano de negócio....São muitas variáveis além do tamanho da cozinha (que é uma das variáveis mais simples de serem equacionadas).
Uma produção de X litros mês se torna viável a partir do momento em que você consegue equacionar seus custos com sua receita. Pode parecer simples, mas não é. Pense como será sua distribuição, sua estratégia de vendas, sua receita, venda em barril ou garrafa, marketing, logística (movimentar 2.000L de cerveja e insumos num mês é relativamente complexo) e por aí vai.

Minha sugestão, comece do início com uma visão de negócios. A maioria dos cervejeiros que começa a produzir comercialmente foca demais em processo e equipamentos e relega a parte comercial para o segundo plano. Elabore um plano de negócios competente e estruturado e a partir daí avalie a viabilidade dos seu negócio.

Não é apenas o tamanho da sua cozinha que dirá se você terá sucesso nessa empreitada...o buraco é bem mais embaixo (digo com conhecimento de causa).
 
Consultar o Sebrae é muito válido também.
Existem muitas variáveis, como já colocaram, mas eu faço o seguinte raciocínio, sendo ele bem superficial: Imagina que você vá vender cada litro de cerveja a 10 reais, valor esse desconsiderando tributos agregados como IPI e Substituição Tributária, e que terá no fim um lucro líquido de 15% sobre o faturamento (não tenho experiência com cervejaria mas trabalho em um grupo de indústrias química e de alimentos e nelas esse percentual é bem alto, dificílimo de conseguir) então, produzindo e vendendo 2000 litros você vai ter um lucro líquido de R$ 3.000,00 (Três mil reais). Se você mesmo for trabalhar na empresa então essa será sua única renda, tem que ver o quanto vai usar pra reinvestir e em quanto tempo vai aumentar sua produção.
Concluindo, minha opinião é a de que não vale a pena abrir pra produzir 2 mil litros se você não tiver uma outra fonte de renda pra sobreviver e, se for ficar ausente da empresa, isso vai prejudicar seu desenvolvimento. Ainda estou presumindo que você já terá mercado consumidor de toda a sua produção.

Abs,

Cleber
 
Obrigado pela resposta de todos, estão sendo bastante esclarecedoras, mas é a minha dúvida é mais voltada para o que o Cleber falou, apesar de que 10 reais o litro é muito barato, praticamente o preço de uma cervejaria grande, teria que ser algo perto de 30 reais o litro.
 
Desculpe insistir, mas essa questão da relação tamanho/custo da cozinha e fermentadores é apenas a pontinha do iceberg. E com o que você escreveu anteriormente e com esse tipo de resposta ("obrigado, mas minha dúvida é mais voltada pra isso mesmo"), fica parecendo que você não tem muita ideia de onde está querendo investir o seu dinheiro (desculpe se estiver enganado).

Já que você é do RJ, aconselho fortemente a não gastar um centavo antes de conversar com o Sérgio Fraga, da Cervejaria Fraga. Manda um email ([email protected]), tenta marcar de conhecer a cervejaria dele (fica em Vargem Pequena, se não me engano) e bater um papo.

É um cara bastante gente boa, acessível e que comeu o pão que o diabo amassou pra abrir a Fraga (e um dos grandes erros dele foi justamente focar nos equipamentos e subestimar todo o resto).
 
Lebvianna, obrigado pela resposta, vou entrar em contato com ele.
 
Back
Top