Lavagem Garrafas sujas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Boa noite pessoal

Gostaria de compartilhar com vocês esta experiência.
No carnaval eu estava em Águas da Prata (casa dos meus pais) lavando garrafas e um amigo meu entrou e falou que sua mãe trabalhava na empresa de Águas Prata (famosa água mineral) nos anos 60-70.
O trabalho dela era justamente lavar e limpar as garrafas.
Ela usava um pouco de areia com sabão. Colocava um pouco de água e chacoalhava a garrafa, fazendo um atrito da areia com a sujeira, promovendo assim a limpeza.
Esta época era por volta dos anos 60-70. Tudo isso mudou muito pessoal..rss

Alguém passou por isso? já usou esta técnica? etc

Abraços
 
Li em algum lugar que a utilização de grãos de arroz tb auxilia na limpeza.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Cara, eu peguei aquelas escovas de limpar garrafa, cortei o pegador fora, acoplei na furadeira. Lavei cento e la vai litros de garrafa em 2 horas hahahhaha. Mas antes de lavar, elas ficaram uma semana de molho na piscina hahahhahaha :D
 
Como vcs fazem com garrafas sujas de terra por dentro?
Ganhei uns 2 sacos cheios de garrafas e todas bem sujas.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Como vcs fazem com garrafas sujas de terra por dentro?
Ganhei uns 2 sacos cheios de garrafas e todas bem sujas.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Eu deixo elas de molho em água + água sanitária. Em 1 ou 2 dias a sujeira sai toda. Depois enxáguo bem com água quente pra tirar qualquer resíduo de cloro.
 
@axelsm

Fantástica a ideia da furadeira...kkkk... vou fazer também.
Quase perdi os dedos usando esta escova na outra vez.
Eu deixo de molho em água + água sanitária por 1 dia, depois esfrego com escova e depois deixo de molho em sanitizante.

Meu pai falou que subiu R$ 60,00 a conta de água dele no mês que fiz cerveja.

Da próxima vez vou testar a história de colocar um pouco de areia.
 
Boa noite pessoal

Gostaria de compartilhar com vocês esta experiência.
No carnaval eu estava em Águas da Prata (casa dos meus pais) lavando garrafas e um amigo meu entrou e falou que sua mãe trabalhava na empresa de Águas Prata (famosa água mineral) nos anos 60-70.
O trabalho dela era justamente lavar e limpar as garrafas.
Ela usava um pouco de areia com sabão. Colocava um pouco de água e chacoalhava a garrafa, fazendo um atrito da areia com a sujeira, promovendo assim a limpeza.
Esta época era por volta dos anos 60-70. Tudo isso mudou muito pessoal..rss

Alguém passou por isso? já usou esta técnica? etc

Abraços

Olá. Comecei as brassagens com um kit que indicava essa técnica: (indicava o uso de feijões + ALCOOL 70 para finalizar). Minhas duas melhores brassagens saíram usando essa técnica. Hj ligo a haste de uma escova grande de garrafa numa furadeira (ótima ideia vista num vÍdeo do youtube) + pac2 + alcool 70 e escorro num escorredor ferrari (não sei o que vc usa para escorrer mas recomendo muito esse escorredor: MUITO ÚTIL por uns 100 reais)
 
Cara, eu peguei aquelas escovas de limpar garrafa, cortei o pegador fora, acoplei na furadeira. Lavei cento e la vai litros de garrafa em 2 horas hahahhaha. Mas antes de lavar, elas ficaram uma semana de molho na piscina hahahhahaha :D

Kkk. Vi isso no youtube e fiz isso tbm na última brassagem. Muito útil.
 
Sempre uso garrafas reaproveitadas.
Na maioria dos casos estão com aquele mofo grudado no fundo.
Já tentei de tudo, mas o que eu acho mais rápido é vanish branco e água fervendo.
10 minutos solta tudo. Depois tem que enxaguar com 2 ou 3 águas.

obs:
1/3 de colher de chá de vanish em cada garrafa está ótimo
3 cm de água na garrafa e depois dá umas sacudidas.
(se encher muito de agua quente a garrafa quebra)
 
Quando tem cerveja velha e seca na garrafa, coloco um pouco de água com vinagre branco e deixo de um dia pro outro para soltar...

Depois uso a escova de crina.

Agora se a garrafa tem sujeira muito pesada é lixo mesmo...não vale o stress
 
Eu uso agua + flotador e deixo de molho por 24 horas submersa na agua, toda a borra e sujeira precipitam e a garrafa fica limpinha.. depois só sanitizar e encher.
Hoje vi no youtube um lavador de garrafas feito com tubos de cobre e uma bombinha de submersão. vou fazer um destes. aquele era pra 24 garrafas, achei perfeito.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=35zhUHyIy_g[/ame]
 
Galera,

Na verdade após beber a cerveja eu lavo a garrafa pra remover a depoisção que fica no fundo e também a cerveja nas paredes da garrafa. Lavo com água da torneira mesmo.

Depois guardo elas de cabeça pra baixo e pronto. Na hora de usar coloco solução de IODOFOR por uns 5 minutos, escorro e engarrafo.

Ainda não perdi nenhuma garrafa.
 
Boa tarde
Não sei se ainda precisa limpar as garrafas, mas fica a dica para as outras pessoas que precisarem.
Ganhei algumas garrafas, mas tinham aquelas sujeiras no fundo. Limpar com escovinha não funciona legal, porque a escova não consegue limpar o fundo, justamente onde fica a sujeira.
Coloquei soda caustica. Um pouquinho de água e uma colherzinha em cada garrafa e deixei de um dia para o outro. No dia seguinte sacudi e estava tudo limpo. Depois lavei abundantemente com água e pronto.
Envasei cerveja no mesmo dia e elas não ficaram ruins.
Foi a maneira mais fácil de fazer isso que eu encontrei.

Abraço.

Boa noite pessoal

Gostaria de compartilhar com vocês esta experiência.
No carnaval eu estava em Águas da Prata (casa dos meus pais) lavando garrafas e um amigo meu entrou e falou que sua mãe trabalhava na empresa de Águas Prata (famosa água mineral) nos anos 60-70.
O trabalho dela era justamente lavar e limpar as garrafas.
Ela usava um pouco de areia com sabão. Colocava um pouco de água e chacoalhava a garrafa, fazendo um atrito da areia com a sujeira, promovendo assim a limpeza.
Esta época era por volta dos anos 60-70. Tudo isso mudou muito pessoal..rss

Alguém passou por isso? já usou esta técnica? etc

Abraços
 
Quando tem cerveja velha e seca na garrafa, coloco um pouco de água com vinagre branco e deixo de um dia pro outro para soltar...

Depois uso a escova de crina.

Agora se a garrafa tem sujeira muito pesada é lixo mesmo...não vale o stress

Eu jogo fora...heheeh
 
Jogo fora...rs
É o melhor a fazer! Se alguém quiser uma doação de uns 3 ou 5 engradados completos de 600ml, é só me pedir.....ZAP 21 999795557 Fred / área rural de Teresópolis RJ Quebra Vidro (Google Maps)

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Jogo fora...rs
É o melhor a fazer! Se alguém quiser uma doação de uns 3 ou 5 engradados completos de 600ml, é só me pedir.....ZAP 21 999795557 Fred / área rural de Teresópolis RJ Quebra Vidro (Google Maps)

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Jogo fora...rs
É o melhor a fazer! Se alguém quiser uma doação de uns 3 ou 5 engradados completos de 600ml, é só me pedir.....ZAP 21 999795557 Fred / área rural de Teresópolis RJ Quebra Vidro (Google Maps)

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Boa tarde galera, só pra constar, sei que não é o correto, mas quando pego garrafas encruadas por dentro, uso Chumbo 10 ou 9, coloco na garrafa com agua e detergente neutro dai só chacoalhar ela e pronto solta tudo mesmo, depois só enxaguar, esterilizar e pronto, faço isso quando ganho garrafas velhas e estão muito sujas por dentro.
 
Vou fazer minha primeira leva sexta feira agora. Tenho várias garrafas. Vou começar pelas menos sujas rsrsrsr. Vou começar enxaguando forte, depois vou colocar suco de limão 50% só um pouco no fundo pra desgrudar. Eu limpava cartuchos deflagradas com suco de limão puro ou 50%, os cartuchos ficavam até avermelhados pois o suco de limão retira até um pouco do metal.
 
Também serve pra limpar espetos velhos e enferrujados, só tampar uma ponta de um cano de pvc e coocar os espetos de churrasco dentro com suco de limão puro... sai toda a ferrugem fica limpinho.
 
Vou fazer minha primeira leva sexta feira agora. Tenho várias garrafas. Vou começar pelas menos sujas rsrsrsr. Vou começar enxaguando forte, depois vou colocar suco de limão 50% só um pouco no fundo pra desgrudar. Eu limpava cartuchos deflagradas com suco de limão puro ou 50%, os cartuchos ficavam até avermelhados pois o suco de limão retira até um pouco do metal.
Amigo, fiz minha primeira leva um mês atrás, mas na jornada eu fui juntando garrafas e tinha de todo tipo, extremamente suja com terra e tudo e algumas limpas. Só joguei água pra limpar a terra, e depois troquei todas nos bares (claro com ajuda dos amigos que fizeram o mesmo pra mim), pegava as garrafas recém usadas nos bares e trocava pelas sujas (ambev e petropolis que se virem pra limpar :)), troquei mais de cem garrafas, dai com elas sem encrustações eram gotas de sabão, água, saculejo e enxague. Todas limpas e guardadas em caixa de papelão que peguei em supermercados, forrei o fundo com papel toalha, coloquei com as bocas para baixo, no dia do envase sanitizei tudo agora estou aproveitando a primeira leva.
 
quando comecei a fazer cerveja andava igual um maluco atras de garrafa, passava um tempao lavando uma garrafa mais suja que outra, cansei ja , hj em dia tenho 80 garrafas que comprei nova, uso elas lavo e guardo para o proximo envase.
 
Quando comecei eu comprei garrafas usadas e semi-limpas, mas hoje tem opção de comprar aquelas PET ao meu ver parece bem interessante.
 
Costumo usar um copo de requeijao de cloro para cada 20 litros de agua. Encho as garrafas no final de 5 dias enxaguo, ficam bem limpas. Mas so se a garrafa estiver com aquela sujeira da propria cerveja encroada. Para outras porcarias prefiro jogar a garrafa fora.
 
essas garraf
Como vcs fazem com garrafas sujas de terra por dentro?
Ganhei uns 2 sacos cheios de garrafas e todas bem sujas.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
essas garrafas viradas num janho não perco tempo mano.... fiz amizade com o cara do bar. Mando pra maldita ambev e pego as dela recem abertas hauahua... se for a caçulinha è mais difícil ta tão feia.
 
Salve, já usei a técnica de areia com água para limpar garrafa de água com limo na parede. Funcionou. Afinal não é só panela que se pode arear.
 
Se levar em consideração o tempo gasto, a poluição gerada (soda, detergente, etc... na rede de esgoto), o gasto de água e energia, o risco de contaminação ou explosão de garrafas, já que garrafas muito velhas com certeza já levaram um bocado de pancada, creio que vale muito mais à pena comprar um bocado de garrafas zero e ir reaproveitando.

Comprei um bocado de garrafas novas em 2014 e uso as mesmas até hoje, e estão todas em ótimo estado.

Também reaproveito as garrafas das cervejas que eu compro.

Depois de vazias, duas ou três enxaguadas, seca de cabeça para baixo e já era. No dia do envase, deixo de molho alguns minutos no Iodophor, escorro e borrifo álcool para tirar a espuma do iodo que forma e boas. Encho uma das minhas panelas de brassagem com a solução de iodo e mergulho as garrafas que cabem, aí vou pegando uma por uma, escorro, borrifo álcool, encho e fecho.
 
Back
Top