Lavagem dos grãos, qual a melhor maneira.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex_Hops

Member
Joined
Mar 5, 2021
Messages
20
Reaction score
3
Location
Brasil
Caros amigos, vendo e lendo algumas coisas a respeito da lavagem dos grãos.
A opção de usar toda a água na mostura, prejudicaria muito o processo?
E no caso da lavagem a frio?
 
Tenho 2 panelas 1 pra mostura de 25l e uma de fervura de 32l.
Aqueco a agua de lavagem até 80 graus na panela de fervura e transfiro pro fermentador.
E vou lavando na temperatura que ela estiver. normalmente, ela está perto de 76 graus.

Faço a lavagem pq nao consigo utilizar o volume total de água. Mas dá pra usar, se vc usa BIAB (com bag ou cesto).


A lavagem a frio entendo que não consegue "puxar" a mesma quantidade de açucares que a lavagem com água quente, mas ajuda a chegar no volume necessário pra fervura.
 
Concordo totalmente com o amigo acima.

Além da temperatura, o PH da água de lavagem vai fazer muita diferença. A soma dos dois determina a extração maior ou menor de taninos (deixando o mosto adstringente).

Eu mesmo faço sem lavagem (toda a água na mostura = full volume) para simplificar meu processo. Percebi que com isso eu perco entre 5 e 10% de eficiência em comparação a fazer a lavagem, o que significa um gasto de uns R$ 10 a mais em maltes. Acho que vale a pena.

Essa análise de custo-benefício que muda de pessoa pra pessoa.
 
Caros amigos, vendo e lendo algumas coisas a respeito da lavagem dos grãos.
A opção de usar toda a água na mostura, prejudicaria muito o processo?
E no caso da lavagem a frio?
Lavagem a frio o proclama é que vc esfria os grãos e aumenta a viscosidade, quanto menos viscoso mais açúcar desse junto com a água, mas acho que se for uma brassagem pequena não tem tanto problema não, os grãos estão bem quentes, não é tão facil tirar todo calor deles
 
Se for usar o volume todo é bom acompanhar a mostura com teste de iodo, pq ao diluir as enzimas podem demorar mais para converter todo o amido.


Usar um pouco mais de malte para compensar a perda de eficiência e agitar sempre a mostura se usar biab ou cesto tbm ajuda


E lavagem a frio é melhor que lavagem nenhuma, o que vc pode fazer é encher uma panela de pressão com água até um nível seguro e deixar pegar pressão, nisso a temperatura deve passar de 100 °C e misturar com uma água temperatura ambiente que ai vc consegue uma temperatura um pouco maior, para levas de 10 ou 20 litros funciona bem. Só lembre de corrigir o pH e retirar o cloro se for água da rede
 
Last edited:
Já fiz toda água na mostura, lavagem a quente e a frio. Sinceramente, nas minhas levas de 50L não notei muita diferença entre os métodos. Já em levas menores, a diferença entre fazer e não fazer a lavagem tive bastante variação de OG. Hoje faço recirculação continua durante a mostura, e lavagem a quente apenas por que é simples pra mim. As vezes esqueço de esquentar a água e faço a frio mesmo, sem prejuízos para o mosto final. Acredito que sem lavagem é mais prático, mas claro que isso depende do que cada um tem a disposição pra usar... Levas de mais de 20L, se você tem facilidade pra erguer o malte e fazer a lavagem não tem por que não fazer...
 
Caros amigos, vendo e lendo algumas coisas a respeito da lavagem dos grãos.
A opção de usar toda a água na mostura, prejudicaria muito o processo?
E no caso da lavagem a frio?

Olá @Alex_Hops!

1 - Não, utilizar toda água na mostura não prejudica, porém, você consegue um "aproveitamento" maior dos açúcares retidos nos grãos, lavando-os.

A principal questão aqui é se o volume final de cerveja esta de seu agrado. Se você acha a produção muita baixa, com um pouco a mais de malte na mesma panela e a lavagem posterior, você aumentará o volume final de cerveja com praticamente o mesmo trabalho/tempo/custo.

Atenção: verifique o volume final de sua panela para saber se comporta acrescentar a lavagem.

2 - Apesar de alguns utilizar água fria, não é o indicado. Como já explicaram, com a água fria você diminui a solubilidade do mosto e com isso torna a lavagem um menos eficiente.

Outro fator em utilizar água fria é que seu mosto terá uma queda de temperatura, logo, levará mais tempo e mais energia para aquecer novamente todo volume.

Do mais, as lavagens podem ser apenas suspendendo o cesto e deixando a água escorrer pela cama de grãos - uma panela - ou pode-se "substituir" parte do mosto concentrado por água na mesma temperatura - é preciso uma panela a mais - movimentar os grãos e deixar recircular por volta de 3min para clarificar novamente (método que eu uso).

Sobre cloro... nunca utilizo água clorada, ou é de posso ou é mineral.

Sobre pH... sempre aqueço a água e a partir dos 48ºC incluo em torno de 500g de malte moído, sendo parte de acidificado ou o Caramunich que é bem ácido, misturados a outros maltes da receita. Assim, o próprio malte ajuda equilibrar o pH, formando um "mosto" bem ralo que fará a lavagem.

Mas há várias formas e processos, o que é preciso é você definir quais serão suas prioridades. Volume final? Facilidade de mosturação?...

Saúde!
 
Back
Top