Lavagem de grãos com mangueira de silicone.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caju

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2017
Messages
80
Reaction score
15
Ola cervejeiros, estou usando esse sistema da foto para fazer a recirculaçao continua, fiz assim pq eu msm montei meu equipamento e achei esse metodo muito interessante, sem falar que é bem mais barato e facil de montar do que todos outros que eu vi, como chuverinho e etc.

Fiz apenas uma cerveja e estou indo pra segunda brassagem esse fim de semana. Na primeira que eu fiz, usei esse metodo pra recircular na mosturaçao, mas nao deixei ligado a bomba por um hora, pq ela apresentou varios problemas e tive que ir arrumando no meio do processo, mas quando funcionava fazia um redemoinho bem forte (apesar se ser essas bombas de lavadora), gostei muito do resultado, depois pra fazer a lavagem, fiz o metodo batch sparge, e usei uma escumadeira, (odiei fazer isso) pq percebi que passou bastante residuo pra panela de fervura na primeira drenagem.

Minhas duvidas são:

1 - Posso deixar essa mangueira em cima da cama de grãos formando o Redemoinho na hora da filtragem/lavagem sem usar a escumadeira? No caso ja arrumei a bomba e agora ele ira trabalhar por bastante tempo.

2 - Futuramente vou passar a utilizar o metodo fly sparge, (no momento so tenho duas panelas e msm se tivesse outra nao tenho como deixar as 3 em alturas diferentes)
Quando eu for utilizar esse metodo, tb posso deixar essa mangueira em cima da cama de grãos?? Pergunto isso pq a agua vai descer lentamente e nao vai mais formar o redemoinho. Será que essa agua que vai sair da lavagem nao vai formar algum caminho preferencial?


Obs: essa foto peguei na internet, pois nao tirei foto do meu equipamento, mais eh bem parecido com esse, a diferença é que minha mangueira eh maior e ela ficou em cima da cama de grãos.

Desde ja obrigado.
 

Attachments

  • hqdefault.jpg
    hqdefault.jpg
    10.6 KB · Views: 100
Considerações:

1 - Coloque a mangueira dentro da cama de grãos. Pela parede da panela, propicia perda de temperatura muito rapidamente;

2 - Qualquer método que faça a água da circulação pingar, cair ou pela parede pode propiciar a aeração a quente do mosto, que acelera o processo de oxidação da cerveja (hot side aeration);

3 - Sobre a lavagem, pode fazer do modo como falou, com a mangueira inserindo a água pela parede, para escoar lentamente, mas recomendaria usar a boa e velha escumadeira para evitar problemas;
 
Existe hot side aeration?

É só uma provocação... Mas para um iniciante, eu deixaria essa possibilidade de lado.
 
Mas para um iniciante, eu deixaria essa possibilidade de lado.

Não acho que se deva deixar de lado. Não quer dizer que ele precisa estudar a fundo, eu, inclusive, nunca estudei afundo, li por cima e sei que é algo a se evitar e dedico meus esforços a estudar outras coisas.

Não precisei me preocupar muito, apenas passei a usar a mangueira dentro da cama de grãos e evitei problemas. Não vejo qual a complicação para um iniciante seguir os mesmos passos, adotando como uma prática do processo algo tão simples.

Além disso, todos queremos que as brejas saiam boas, ainda mais pra quem está começando ter incentivo. Logo, evitar isto pode trazer uma boa cerveja por um tempo razoavelmente maior, o que pode definir se a pessoa continua ou não no hobby.
 
Considerações:
1 - Coloque a mangueira dentro da cama de grãos. Pela parede da panela, propicia perda de temperatura muito rapidamente;
Não espalha os grãos impedindo que eles formem o filtro?

Considerações:
2 - Qualquer método que faça a água da circulação pingar, cair ou pela parede pode propiciar a aeração a quente do mosto, que acelera o processo de oxidação da cerveja (hot side aeration);
E no caso como a imagem abaixo, não acontece o hot side aeration?
 
Não espalha os grãos impedindo que eles formem o filtro?


E no caso como a imagem abaixo, não acontece o hot side aeration?

1 - Não espalha, basta que a pressão do líquido saindo da bomba seja baixa. Utilizo esse método e a cama de grãos continua sempre formada. Nunca tive problemas de clarificação do mosto;

2 - Se reparar na imagem, há o gotejamento pelas laterais, o que propicia a incorporação de oxigênio na parte quente;
 
1 - Não espalha, basta que a pressão do líquido saindo da bomba seja baixa. Utilizo esse método e a cama de grãos continua sempre formada. Nunca tive problemas de clarificação do mosto;

2 - Se reparar na imagem, há o gotejamento pelas laterais, o que propicia a incorporação de oxigênio na parte quente;

Fiquei em dúvida, o quanto e de que forma você coloca a mangueira dentro da cama de grãos?

Simplesmente encostando a mangueira em cima da cama não seria o suficiente?
 
Fiquei em dúvida, o quanto e de que forma você coloca a mangueira dentro da cama de grãos?

Simplesmente encostando a mangueira em cima da cama não seria o suficiente?

Você pode colocar dentro, como eu faço, normalmente coisa de 50mm, só para não se soltar (bem no centro da panela), ou colocar na água que fica por cima da cama de grãos.

Eu encomendei panelas novas, o que farei agora é usar um tubo com regulagem de altura, para deixar a água fluir não diretamente na cama, mas na água que fica por cima da cama de grãos e de forma difundida. O principal disto é para poder realizar a lavagem dos grãos sem precisar usar a escumadeira. :D

Vou fazer do modo mais enxuto e prático de limpar o possível, para evitar a perda de temperatura e não ser só mais um trambolho pra limpar a cada brassagem, mas sim uma ótima ferramenta. Irei confeccionar em casa mesmo, tenho uma oficina. Posso postar o projeto depois se quiser.
 
Galera, essa foto peguei na internet soh pra vcs identificar, pois nao sei o nome desse sistema, no meu caso ela nao ficou encostada na parede da panela, ficou em cima da cama de graos, e formou um redemoinho bem forte, ai que ta minha duvida, se pra filtrar e lavar eu devo continuar nesse sistema, ou usar a escumadeira. Nao quero usar ela e nem fazer o sistema do chuveiro.
 
Oi Caju

Meus dois centavos:

Não existe hot side aeration. Não se preocupe com isso (pelo menos é a minha visão e respeito quem discorda e/ou fala o contrário - mas não existem evidências disso)
por outro lado...
Pelo que você falou, o fluxo de água está relativamente grande. Ele provavelmente vai formar caminhos preferenciais se for colocado só em uma parte da panela, em um fluxo contínuo. O que vai reduzir a sua eficiência. Se puder colocar a mangueira gotejando e com um fluxo menor no momento de adicionar água de lavagem, seria interessante.
 
Vc usa com a mangueira ? a lavagem e filtragem tambem? qual metodo vc usa?

Use a mesma mangueira para circular/filtrar/lavar

No seu caso, como a pressão do liquido saindo esta muito forte, coloque uma válvula esférica DEPOIS da sua bomba, assim, vc deixa ela semi-aberta, para regular a pressão que vai sair o liquido
Isso é muito importante
 
Vc usa com a mangueira ? a lavagem e filtragem tambem? qual metodo vc usa?

Sim, ambas. Funciona muito bem. Como já dito aqui, o fluxo precisa ser bem baixo. Nosso sparge dura cerca de 90minutos para 40L finais de cerveja.
 
É recomendado durante a lavagem manter cerca de 2,0cm acima da cama de grãos (Nunca baixar o nível deixando os grãos descobertos). Então, ao final, não posso escoar toda essa água restante, descarto grãos e essa água que cobre? Ou seja, a água de lavagem deve ter volume para lavar mais essa para descartar com os grãos?!
 
É recomendado durante a lavagem manter cerca de 2,0cm acima da cama de grãos (Nunca baixar o nível deixando os grãos descobertos). Então, ao final, não posso escoar toda essa água restante, descarto grãos e essa água que cobre? Ou seja, a água de lavagem deve ter volume para lavar mais essa para descartar com os grãos?!



Veja bem, se vc calcular o volume da água certinho, no final de tudo, quando acabar essa água aquecida, vai expor os grãos e não tem problema
Oque não pode acontecer é expor os grãos antes, ou seja durante o processo de retirar o mosto em baixo e acrescentar água em cima

Essa água final q sobrar, vc joga fora mesmo

Dica, fazer a lavagem bem lentamente, vai melhorar a sua eficiência
 
Galera, entao vou fazer o seguinte, deixar a torneira toda aberta durante a mosturaçao, pra fazer a recirculação contínua, quando tiver no final vou diminuir o fluxo para diminuir o redemoinho, e iniciar a lavagem filtragem. Vai ficar bom assim neh??

Lembrando que eu to usando o batch sparge, futuramente que irei usar o fly.
 
Veja bem, se vc calcular o volume da água certinho, no final de tudo, quando acabar essa água aquecida, vai expor os grãos e não tem problema
Oque não pode acontecer é expor os grãos antes, ou seja durante o processo de retirar o mosto em baixo e acrescentar água em cima

Essa água final q sobrar, vc joga fora mesmo

Dica, fazer a lavagem bem lentamente, vai melhorar a sua eficiência

Não entendi, desculpe.

Eu sempre faço a recirculação, e quando termino ela eu esvazio totalmente a panela com a primeira mostura. Então após esvaziar ela eu jogo toda a agua da lavagem aquecida na temperatura certa e começo uma nova recirculação.

Está errado?
 
Não entendi, desculpe.



Eu sempre faço a recirculação, e quando termino ela eu esvazio totalmente a panela com a primeira mostura. Então após esvaziar ela eu jogo toda a agua da lavagem aquecida na temperatura certa e começo uma nova recirculação.



Está errado?



Vc está fazendo batch sparge, então está correto
Eu que me expressei mal, é que faço fly sparge e me confundi

Mas o ideal no seu caso, é sobrar quase nada água pra jogar fora, pois está perdendo eficiência


* aonde eu sei, esse cuidado de não expor a cama de grãos é no fly, pois no batch tem q tirar todo o mosto primeiro
 
Back
Top