Late Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Bom dia à todos!
Alguem já fez esta técnica de adição de lúpulo logo após o término da fervura?
Gostaria de algumas informações à cerca do processo:

1 - quanto tempo o lúpulo fica em contato com o mosto após à fervura?
2 - É feito através de bag ou vai direto na panela?
3 - Os resultados são satisfatórios?
4 - As quantidades variam em 2 a 4g por litro?

Enfim, quem já fez, poderia por gentileza postar as suas percepções?


Estou querendo fazer uma APA e gostaria de saber a viabilidade e a eficiência desta técnica. Apesar do consenso de que se você tem uma boa sanitização não existe problema, eu sou muito cagão e não gosto de ficar abrindo meu fermentador para fazer dry hopping.....:(

grande abraço!
 
1- Depende, no meu caso eu desligo o fogo, adiciono o lúpulo, inicio o whirlpool e deixo la por 30-40 minutos
2- Coloco direto na panela
3- Depende do que é satisfatório para você, mas é uma técnica bastante utilizada
4- Depende do estilo da cerveja e do que você quer alcançar. Na minha última Double IPA eu usei 100 gramas no WP para 20 litros

Essa adição não vai te dar as mesmas características do DH. Pensa que, mesmo não estando fervendo, os óleos vão evaporar durante o WP, pensa também que eles vão continuar evaporando e sendo carregados durante a fermentação, então se você quer realmente um aroma fresco de lúpulo, o DH continua sendo a melhor maneira.

Depois que a fermentação ocorreu, o meio que sobrou (em termos de alcool, PH, pouco ou quase nada açucar) não é nem um pouco propício para bactérias e/ou fungos. Se você confia na sua sanitização, abra o fermentador, jogue os lúpulos e corra pro abraço. É eficiente e vale a pena.
 
Eu li alguma coisa, aqui no fórum mesmo.
Sobre baixar até os 80°C, adicionar o lúpulo, deixar um pouco nesse patamar e temperatura, dela continuar o resfriamento .
Não seria exatamente após a fervura.
Não sei dizer o quanto se perde com a evaporação.
 
Já li, aqui no fórum mesmo, sobre baixar até os 80°C, adicionar lúpulo, deixar nesse patamar de temperatura por um determinado tempo, depois tornar a baixar a temperatura.
Não sei o quanto se perde com a evaporação.
 
Fala pessoal!
Aproveitando o assunto: na minha última brassagem, eu meio que liguei o PQP e adicionei o lúpulo do zero minutos (depois do whirpool) direto no fermentador, enquanto trasfegava o mosto. Alguém já fez isso ou sabe se o resultado pode dar mer#$? Sei que foi meio "viagem" minha fazer isso, mas estou curioso com o resultado.

Abraços!
 
Fala pessoal!
Aproveitando o assunto: na minha última brassagem, eu meio que liguei o PQP e adicionei o lúpulo do zero minutos (depois do whirpool) direto no fermentador, enquanto trasfegava o mosto. Alguém já fez isso ou sabe se o resultado pode dar mer#$? Sei que foi meio "viagem" minha fazer isso, mas estou curioso com o resultado.

Abraços!

Cara, nunca ouvi falar deste método, mas parece interessante. Depois nos conta como ficou o resultado
 
Fala pessoal!
Aproveitando o assunto: na minha última brassagem, eu meio que liguei o PQP e adicionei o lúpulo do zero minutos (depois do whirpool) direto no fermentador, enquanto trasfegava o mosto. Alguém já fez isso ou sabe se o resultado pode dar mer#$? Sei que foi meio "viagem" minha fazer isso, mas estou curioso com o resultado.

Abraços!

Também estou curioso para saber o resultado... :cool:
 
Back
Top