Lampada ou Resistência? (Fermentação)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WillSzak

Member
Joined
May 16, 2017
Messages
7
Reaction score
2
Olá brewers
Estou montando meu equipamento, e como moro no RS, agora no inverno a temperatura ambiente fica abaixo de 20ºC.
Li que o pessoal usa lampada dentro da geladeira pra aquecer e controlar a fermentação.
Eu estava pensando no que vale mais a pena, se é lampada mesmo ou uma resistência.
A lampada consome menos energia, porém pode demorar muito pra aquecer.
A resistência consome mais energia, porém pode aquecer em poucos minutos.

Qual a melhor opção custo/beneficio? Tem alguma outra solução para manter uma temperatura estável para uma Ale?

Obrigado
 
Olá brewers
Estou montando meu equipamento, e como moro no RS, agora no inverno a temperatura ambiente fica abaixo de 20ºC.
Li que o pessoal usa lampada dentro da geladeira pra aquecer e controlar a fermentação.
Eu estava pensando no que vale mais a pena, se é lampada mesmo ou uma resistência.
A lampada consome menos energia, porém pode demorar muito pra aquecer.
A resistência consome mais energia, porém pode aquecer em poucos minutos.

Qual a melhor opção custo/beneficio? Tem alguma outra solução para manter uma temperatura estável para uma Ale?

Obrigado

Oi WillSzak,

Eu acho que quanto mais sutil for o aquecimento, melhor. Melhor pra dinâmica da fermentação, pro controle total (menor variação), e mais seguro considerando as partes plásticas da geladeira.

Se for lampada ou resistência tanto faz, mas geralmente só se consegue resistência de mais alta potência, por isso o pessoal acaba optando por lâmpada. Mas se conseguir uma de baixa potência, ou mesmo regular ela com um dimmer, está ótimo também.

Abraço
 
Oi WillSzak,

Eu acho que quanto mais sutil for o aquecimento, melhor. Melhor pra dinâmica da fermentação, pro controle total (menor variação), e mais seguro considerando as partes plásticas da geladeira.

Se for lampada ou resistência tanto faz, mas geralmente só se consegue resistência de mais alta potência, por isso o pessoal acaba optando por lâmpada. Mas se conseguir uma de baixa potência, ou mesmo regular ela com um dimmer, está ótimo também.

Abraço

Valeu Tiago
Depois de postar consegui finalmente encontrar alguns topicos sobre o assunto, estou lendo eles também. Valeu
 
Olá brewers
Estou montando meu equipamento, e como moro no RS, agora no inverno a temperatura ambiente fica abaixo de 20ºC.
Li que o pessoal usa lampada dentro da geladeira pra aquecer e controlar a fermentação.
Eu estava pensando no que vale mais a pena, se é lampada mesmo ou uma resistência.
A lampada consome menos energia, porém pode demorar muito pra aquecer.
A resistência consome mais energia, porém pode aquecer em poucos minutos.

Qual a melhor opção custo/beneficio? Tem alguma outra solução para manter uma temperatura estável para uma Ale?

Obrigado

Lâmpada fluorescente de baixa potência, no máximo uns 40W.
 
Eu uso uma lâmpada incandescente de 60 W. Aqui na minha cidade quando a temperatura ambiente fica em torno dos 17 °C esta lâmpada esquenta tranquilamente um balde de 20 L até os 23 °C, segundo meus testes.

Eu coloco a lâmpada na parte de baixo da geladeira em cima de uma forma de alumínio para não derreter nenhum plástico da geladeira e para refletir a radiação para cima. Na imagem abaixo era um balde de 10 L que eu tive que colocar a lâmpada para chegar aos 18 °C, pois mesmo com a geladeira desligada não subia mais a temperatura.
 

Attachments

  • IMG-20170518-WA0018.jpg
    IMG-20170518-WA0018.jpg
    87.9 KB · Views: 97
Pergunta de amador: uma vez me indicaram usar uma lâmpada vermelha. Disseram que seria melhor para a levedura. Procede?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu utilizo uma lâmpada incandescente de 15w para aquecer um fermentador de 50 litros. Ela está instalada na parte de baixo da geladeira. Funciona muito bem para elevar e manter a temperatura, moro no sul e aqui é muito frio no inverno. O único cuidado que tomei foi colocar uma camada de papel alumínio na grade da geladeira onde o fermentador fica em cima para não expor a levedura à uma radiação excessiva, o calor que sobe já basta.
 
Back
Top