Lama não separou o fermento e o trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crfnunes

Member
Joined
Oct 9, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Amigos, é a primeira vez que faço lavagem da lama, pesquisei bastante e não vi nenhuma foto ou relato do fermento e o trub não separarem... Já faz 24 horas que fiz a lavagem e parece que ficou tudo junto, sem camadas claras e definidas (fotos em anexo)... Alguém já passou por isso? Como proceder?

Obrigado!!
 

Attachments

  • 20171222_215914.jpg
    20171222_215914.jpg
    98 KB · Views: 144
Amigos, é a primeira vez que faço lavagem da lama, pesquisei bastante e não vi nenhuma foto ou relato do fermento e o trub não separarem... Já faz 24 horas que fiz a lavagem e parece que ficou tudo junto, sem camadas claras e definidas (fotos em anexo)... Alguém já passou por isso? Como proceder?

Obrigado!!
Lavou apenas uma vez?
Eu li que é necessário mais vezes.
Outro detalhe: eu usaria como tampa papel alumínio (tu não deve ter fechado os vidros, certo?)
E também li que não tem como haver uma separação total do trub com a lama (a confirmar).
Eu já lavei algumas vezes e observei que, ao jogar fora essa água de cima (como tua foto) e colocar mais água, em 5 minutos, nota-se claramente as 3 divisões: água, fermento novo e fermento 'velho' (no fundo). Já li também para usar essa parte em suspensão (fermento + novo) bem como também já li para usar o kreusen das paredes do fermentador que são fermento altamente ativos.
Bem, te aconselho a ler o Yeast (imagino que deve ter lido já), lá tem informações muito interessantes sobre este processo.
Espero ter ajudado (mas posso estar muuuito errado sobre essas colocações acima).
 
Lavou apenas uma vez?
Eu li que é necessário mais vezes.
Outro detalhe: eu usaria como tampa papel alumínio (tu não deve ter fechado os vidros, certo?)
E também li que não tem como haver uma separação total do trub com a lama (a confirmar).
Eu já lavei algumas vezes e observei que, ao jogar fora essa água de cima (como tua foto) e colocar mais água, em 5 minutos, nota-se claramente as 3 divisões: água, fermento novo e fermento 'velho' (no fundo). Já li também para usar essa parte em suspensão (fermento + novo) bem como também já li para usar o kreusen das paredes do fermentador que são fermento altamente ativos.
Bem, te aconselho a ler o Yeast (imagino que deve ter lido já), lá tem informações muito interessantes sobre este processo.
Espero ter ajudado (mas posso estar muuuito errado sobre essas colocações acima).

pois é amigo, fiz lavagem novamente e já se passou 3 dias, porem voltou a ficar de novo igual a foto...

acho que vou deixar assim mesmo e tentar utilizar na próxima leva...
valeu!
 
@crfnunes Você deve fazer a separação logo depois de adicionar a água, uns 10 minutos. Se deixar muito tempo vai misturar tudo mesmo.

O procedimento é o seguinte:

1) Adicionar a água
2) Agitar o frasco
3) Deixar em repouso por uns 10 min
4) Descartar o líquido que fica na parte superior
5) Transferir a camada intermediária para outro recipiente
6) Descartar o fundo

Eu sugiro também que você tente fazer o enxágue em um recipiente maior e depois transfira só a parte do fermento para esses vidros menores (ou use esses mesmos vidros, mas reduza a quantidade de lama para facilitar o trabalho).
 
eu gosto de usar o próprio balde para fazer a primeira lavagem sanitizo a colher adiciono água mexo bem e aguardo 5 a 10 min e recuso o que está abaixo da torneira fica legal sem turb.
 
Na minha primeira lavagem a minha lama ficou exatamente como a sua. Minha falha foi deixar decantar por muito tempo antes de fazer a primeira separação. Na segunda lavagem corrigi este problema adicionando mais água e fazendo várias lavagens, em cada uma delas aproveitando aos poucos a parte mais clara.
 
Cheguei a este post pelo mesmo problema, minha lama ficou exatamente igual a foto.

Vou seguir os conselhos do @paulo e mando notícias....
 
Fiz a lavagem novamente, agora com mais água (usei um erlenmeyer de 2l, com 1 litro de água e um pote de lama).
Agitei tudo e deixei decantar...
Desta vez separou em uma camada mais clara (bem branca) por cima da lama e a parte mais marrom em baixo.
Acontece que a camada branca ficou muito fina (3 ou 4mm), muito diferente das fotos e videos da internet,
Acabei jogando tudo fora, e vou tentar novamente na próxima leva.
 
O fato de você compactar toda a lama não há muito problema, antigamente eu ficava me preocupando em separar certinho, hoje separo em potes de conserva e uso 1 pote para 20 litros, geralmente faço um starter com nutriente uns 4 dias antes da brassagem, após 24hs deixo decantar o starter na geladeira por 2 dias e jogo o líquido do stater fora e mando só a lama propagada pro fermentador, minhas fermentações nunca foram tão boas quando eu usava só sache.

Fiz a lavagem novamente, agora com mais água (usei um erlenmeyer de 2l, com 1 litro de água e um pote de lama).
Agitei tudo e deixei decantar...
Desta vez separou em uma camada mais clara (bem branca) por cima da lama e a parte mais marrom em baixo.
Acontece que a camada branca ficou muito fina (3 ou 4mm), muito diferente das fotos e videos da internet,
Acabei jogando tudo fora, e vou tentar novamente na próxima leva.
 

Latest posts

Back
Top