Lama contaminada ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guedesp

Member
Joined
Mar 27, 2021
Messages
8
Reaction score
1
Location
Rio de Janeiro
Olá a todos.
Fiz uma sammer Ale usando lama doada de kveik.
Terminada a fermentação retirei a lama e lavei com água mineral e coloquei em um pote de vidro esterilizado.
Usei um pouco desta lama para fazer uma bebida fermentada de limão, porem essa bebida teve contaminação, agora estou na duvida se o problema foi na lama ou foi no processo que fiz para fazer a bebida fermentada.
Existe alguma maneira para saber se a lama está contaminada ?
 
Separa um pouquinho da lama e fermenta uma mistura de açúcar com água pra ver se resulta em alguma coisa contaminada ou não.
 
Faz um mini mosto de uns 5 litros, todo processo normal e vc vai saber. Dica para a próxima, evite a lavagem da lama, caso resolva lavar, mesmo usando água mineral ferve e espera resfriar pra lavar a lama.
 
Bom dia amigos.

Estou fermentando uma munich helles, e estou querendo utilizar a lama para mais uma receita.
Nunca fiz a reutilização, então gostaria de ouvir a experiencia dos amigos cervejeiros.
A duvida é a seguinte;
Só despejo o mosto na lama do fermentador?
Preciso retirar essa lama e despejar em outro fermentador?
Meu fermentador é estilo bambona.

Agradeço as sujestões
 
Bom dia @MarcosQuaiatto

Eu normalmente retiro a lama depois do envase e coloco em um frasco sanitizado e deixo na geladeira.. quando vou utilizar, eu deixo o frasco em temperatura ambiente e depois só despejo dentro da ceva. O melhor jeito acredito que seria pegando uma pequena parte e fazendo um bom starter, mas nunca tive problemas assim.

Valeu
 
eu nunca fiz a retirada de lama para reaproveitamento, unica vez que reutilizei, fiz a brassagem no mesmo dia que envasei a que estava no fermentador, acabando a brassagem, só joguei o mosto em cima da lama que ficou no fundo do fermentador, e a fermentação começou super rapido, e a cerveja saiu muito boa.
Tem que levar em consideração o tipo de cerveja que voce está fermentando, no meu caso era uma lager, se for um estilo que tenha feito dry hopping, ja complica um pouco.
 
Bom dia amigos.

Estou fermentando uma munich helles, e estou querendo utilizar a lama para mais uma receita.
Nunca fiz a reutilização, então gostaria de ouvir a experiencia dos amigos cervejeiros.
A duvida é a seguinte;
Só despejo o mosto na lama do fermentador?
Preciso retirar essa lama e despejar em outro fermentador?
Meu fermentador é estilo bambona.

Agradeço as sujestões

Faz o que os colegas acima disseram. Como é lager, retira a lama e coloca em um pote ou em uma garrafa mesmo. Deixe na geladeira.... senão vai explodir.
Faça a nova leva, coloque no fermentador, deixe atingir os 10-12 graus e jogue a lama dentro. Rapidamente a mágica acontecerá e o bixo começa a pegar (rs).
 
Caso for fazer dry hopping, tira a lama antes de fazer, dai é necessário a transfega.. eu sempre coloco na geladeira e deixo o frasco um pouco aberto, pra n explodir de jeito nenhum kk.. nunca tive nenhum problema
 
Como a breja é a mesma, vou fazer isso ai.
Vou fazer a brassagem no mesmo dia do envase e depois só colocar o mosto direto dentro do fermentador com a lama.

Mas vou testar também a armazenagem para outras levas que posso fazer em um outro dia.


Obrigado pelas sugestões.
 
Back
Top