• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Lama contaminada ?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

guedesp

New Member
Afiliado
27/3/21
Olá a todos.
Fiz uma sammer Ale usando lama doada de kveik.
Terminada a fermentação retirei a lama e lavei com água mineral e coloquei em um pote de vidro esterilizado.
Usei um pouco desta lama para fazer uma bebida fermentada de limão, porem essa bebida teve contaminação, agora estou na duvida se o problema foi na lama ou foi no processo que fiz para fazer a bebida fermentada.
Existe alguma maneira para saber se a lama está contaminada ?

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Separa um pouquinho da lama e fermenta uma mistura de açúcar com água pra ver se resulta em alguma coisa contaminada ou não.

Mauricio Bruzza

Well-Known Member
Afiliado
25/7/20
Faz um mini mosto de uns 5 litros, todo processo normal e vc vai saber. Dica para a próxima, evite a lavagem da lama, caso resolva lavar, mesmo usando água mineral ferve e espera resfriar pra lavar a lama.

Afiliado
15/2/21
Bom dia amigos.

Estou fermentando uma munich helles, e estou querendo utilizar a lama para mais uma receita.
Nunca fiz a reutilização, então gostaria de ouvir a experiencia dos amigos cervejeiros.
A duvida é a seguinte;
Só despejo o mosto na lama do fermentador?
Preciso retirar essa lama e despejar em outro fermentador?
Meu fermentador é estilo bambona.

Agradeço as sujestões

Ralf Drehmer

Member
Afiliado
14/12/20
Bom dia @MarcosQuaiatto

Eu normalmente retiro a lama depois do envase e coloco em um frasco sanitizado e deixo na geladeira.. quando vou utilizar, eu deixo o frasco em temperatura ambiente e depois só despejo dentro da ceva. O melhor jeito acredito que seria pegando uma pequena parte e fazendo um bom starter, mas nunca tive problemas assim.

Valeu

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
eu nunca fiz a retirada de lama para reaproveitamento, unica vez que reutilizei, fiz a brassagem no mesmo dia que envasei a que estava no fermentador, acabando a brassagem, só joguei o mosto em cima da lama que ficou no fundo do fermentador, e a fermentação começou super rapido, e a cerveja saiu muito boa.
Tem que levar em consideração o tipo de cerveja que voce está fermentando, no meu caso era uma lager, se for um estilo que tenha feito dry hopping, ja complica um pouco.

mvforce

Member
Afiliado
22/10/17
Bom dia amigos.

Estou fermentando uma munich helles, e estou querendo utilizar a lama para mais uma receita.
Nunca fiz a reutilização, então gostaria de ouvir a experiencia dos amigos cervejeiros.
A duvida é a seguinte;
Só despejo o mosto na lama do fermentador?
Preciso retirar essa lama e despejar em outro fermentador?
Meu fermentador é estilo bambona.

Agradeço as sujestões
Faz o que os colegas acima disseram. Como é lager, retira a lama e coloca em um pote ou em uma garrafa mesmo. Deixe na geladeira.... senão vai explodir.
Faça a nova leva, coloque no fermentador, deixe atingir os 10-12 graus e jogue a lama dentro. Rapidamente a mágica acontecerá e o bixo começa a pegar (rs).

Ralf Drehmer

Member
Afiliado
14/12/20
Caso for fazer dry hopping, tira a lama antes de fazer, dai é necessário a transfega.. eu sempre coloco na geladeira e deixo o frasco um pouco aberto, pra n explodir de jeito nenhum kk.. nunca tive nenhum problema

Afiliado
15/2/21
Como a breja é a mesma, vou fazer isso ai.
Vou fazer a brassagem no mesmo dia do envase e depois só colocar o mosto direto dentro do fermentador com a lama.

Mas vou testar também a armazenagem para outras levas que posso fazer em um outro dia.

Obrigado pelas sugestões.