Lama com cheiro “azedo”

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Galera separei uma lama pra reutilizar aqui, porém abri agora (tem pouco mais de 01 mês que guardei ela) e o cheiro dela está azedo.
Já aconteceu isso antes com o mesmo estilo (US-04 retirada de uma Irish red ale).
Melhor descartar ou é normal esse cheiro?
 

Attachments

  • 9855F8EF-E21C-4E5E-8ADD-CB7F20036F93.jpeg
    9855F8EF-E21C-4E5E-8ADD-CB7F20036F93.jpeg
    30.5 KB · Views: 6
Cara, defina azedo, estilo gorfo de nenê? Aí é butirico. Lama geralmente não tem um cheiro muito bom, mas não chega ser de azedume.
 
Eu não arriscaria, amigo... se você conseguiu notar, é porque é anormal. Sempre vejo reaproveitamento de lama como uma bônus: se conseguir reaproveitar, ótimo! Mas não vale arriscar um lote inteiro.

Masssss tudo serve de aprendizado: fermente um lote pequeno para ver o que sai. A vantagem do Homebrew é poder testar qualquer coisa kkkk
 
A primeira vez que reutilizei a lama também fiquei com este receio de estar contaminada, mas depois percebi que é o cheiro natural dela, conforme o colega disse antes. Agora se o cheiro estiver realmente desagradável, melhor não usar porque pode ser contaminação. Reutilizo lama com frequência e nunca tive problema. Uma única vez que percebi um cheiro bem mais forte uns dias depois de colhida a lama, durante a trasfega para outro pote, eu não arrisquei e joguei fora a lama......
A ideia de testar em um pequeno lote é excelente.
 
Back
Top