Lagering - Devo fazer a trasfega ou não devo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fmeyermartins

New Member
Joined
Jul 22, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Palhoça, SC
Boa tarde! Estou com uma Vienna Lager no fermentador, em fase de fermentação secundária.
É minha primeira lager, então, fiquei com dúvidas quanto a trasfega da cerveja para outro recipiente para fazer o lagering.
Devo fazer a trasfega ou poderia manter a cerveja no fermentador?
 
Boa tarde Luis,
Bom, a cerveja que fiz teve uma OG de 1,051, ou aproximadamente 12,5° Plato.

Pretendo deixar em lagering por pelo menos 20 dias (aprox. 3 dias por 2°Plato).
 
Ok! Pode deixar no mesmo fermentador sem problemas!
Valeu!!!

E em quais situações que seria interessante fazer a trasfega? Em períodos maiores de lagering, a partir de 30 dias? O motivo para fazer a trasfega seria para evitar off-flavors que possivelmente poderiam ser gerados pelas leveduras?
 
Valeu!!!

E em quais situações que seria interessante fazer a trasfega? Em períodos maiores de lagering, a partir de 30 dias? O motivo para fazer a trasfega seria para evitar off-flavors que possivelmente poderiam ser gerados pelas leveduras?

Meyer, boa tarde,

Desculpa pela demora na resposta.

São raras as ocasiões que se necessita de fazer trasfega para lagering e/ou maturção na escala homebrew. De cabeça, relembro das seguintes:

1. Grande quantidade de lúpulo adicionado livremente em dry hopping durante a fermentação; onde a posterior maturação se estenderá por um longo período;
2. Maturação por longos períodos para fermentações secundárias de outros micro-organismos como: Brettanomyces, Pediococcus ou Lactobacillus.

Para escala industrial onde se usa grandes fermentadores, há a prática de troca após a fermentação primária pois as condições são bem diferentes a de homebrew. Por exemplo, a pressão hidrostática que ocorre no fundo onde as leveduras se depositam, pode levar a autólise, assim gerando off-flavors. Porém, mesmo assim, vezes é feita somente a purga das leveduras pelo fundo dos fermentadores e posteriormente faz-se a filtragem.

Att.,

Luis
 
Boa tarde! Estou com uma Vienna Lager no fermentador, em fase de fermentação secundária.
É minha primeira lager, então, fiquei com dúvidas quanto a trasfega da cerveja para outro recipiente para fazer o lagering.
Devo fazer a trasfega ou poderia manter a cerveja no fermentador?

Acho transfega algo completamente dispensável e arriscado.
 
Back
Top