• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Lagering: antes ou depois do envase?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

fcamello

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Olá, amigos,

Estou com uma lager finalizando o descanso diacetil e depois de amanhã vou fazer o cold crash. Geralmente, eu faço o cold crash, após 5 dias faço a gelatina e alguns dias depois transfiro para um post-mix onde já inicio a maturação colocando para carbonatar forçadamente ao mesmo tempo.
Li semana passada (li tanta coisa que não consigo me lembrar onde mas acho que foi no site do Lamas) que para lagers só se deve fazer o envase e consequente carbonatação após o período de "lagering" por 1 ou 2 meses. Qual seria o sentido disso? O que eu poderia perder seguindo meu cronograma normal, ou seja, embarrilhar e carbonatar forçadamente e depois deixar o post-mix descansando por um mês ou mais em temperaturas próximas de zero grau?

Abraço!

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Olá, amigos,

Estou com uma lager finalizando o descanso diacetil e depois de amanhã vou fazer o cold crash. Geralmente, eu faço o cold crash, após 5 dias faço a gelatina e alguns dias depois transfiro para um post-mix onde já inicio a maturação colocando para carbonatar forçadamente ao mesmo tempo.
Li semana passada (li tanta coisa que não consigo me lembrar onde mas acho que foi no site do Lamas) que para lagers só se deve fazer o envase e consequente carbonatação após o período de "lagering" por 1 ou 2 meses. Qual seria o sentido disso? O que eu poderia perder seguindo meu cronograma normal, ou seja, embarrilhar e carbonatar forçadamente e depois deixar o post-mix descansando por um mês ou mais em temperaturas próximas de zero grau?

Abraço!
A vantagem de fazê-lo antes de envasar é mandar pra garrafa uma cerveja mais limpa.

Eu ainda estou pra fazer uma lager, mas é bom dar uma pesquisada nesse tempo a temperaturas muito baixas, pois podem haver casos onde o fermento que vai pra garrafa é muito pouco e a refermentação não aconteça.

Já li um post do @Guenther onde ele diz que em casos muito longos pode ser necessário adicionar mais fermento

Jeffersonw

Member
Afiliado
18/11/19
Tenho com uma dúvida parecida, estou com uma Vienna Lager fazendo o processo de lagering, porém resolvi desta vez fazer direto no postmix pressurizado, nunca fiz dessa forma, será que dá bom?
OBS. Já está a 14 dias, pretendo deixar mais 14...