Lager no priming para carbonatação em baixas temperatura.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Amigos, boa tarde.

Eu já tinha lido que na Alemanha se usa a técnica de se adicionar Lager no priming pra poder refermentar na garrafa mesmo em baixas temperaturas.

E li a pouco tempo também, que pode-se usar deste artificio- usar uma levedura diferente na hora do envase, para aumentar a floculação e sedimentação usando uma levedura com essa característica.

Bem, tá um frio danado aqui, e tenho que engarrafar. Estou pensando seriamente em testar isso.

Alguém aqui já fez a experiência?

Fico com receio de algum off flavor, mas como a proporção de levedura será pequena e como o que haverá de Ale deve reabsorver os subprodutos da lager com muita eficiência, pode realmente dar certo.

Quem puder dar ideia aí, agradeço!
 
Fiz algo parecido. Brassei uma pilsner e fiz priming normalmente, sem adicionar mais fermento. O grosso do lote carbonatei normalmente a temperatura ambiente. Algumas garrafas deixei dentro do frigobar onde a temperatura estava controlada fermentando outra lager. Outars garrafas deixei na geladeira da cozinha.

Resultado:
a) demorou bem mais pra carbonatar
b) no sensorial ficou tudo idêntico, ou se houve diferença entre as 3 foi imperceptível

Conclusão: não farei mais
 
Bacana o experimento e os resultados!!

E li a pouco tempo também, que pode-se usar deste artificio- usar uma levedura diferente na hora do envase, para aumentar a floculação e sedimentação usando uma levedura com essa característica.
A Lallemand tem a CBC-1, que é feita especificamente para refermentação na garrafa. Acho que se for para adicionar mais levedura nessa etapa do processo, é a melhor opção pois ela flocula a de um jeito que os sedimentos ficam compactados no fundo da garrafa (além de não contribuir com sabor e ser mais tolerante a álcool).

Dependendo da cepa lager que você utilizar (w 34/70, por exemplo) o risco de deixar um sulfuroso é maior, pois são cepas mais delicadas.
 
Fiz algo parecido. Brassei uma pilsner e fiz priming normalmente, sem adicionar mais fermento. O grosso do lote carbonatei normalmente a temperatura ambiente. Algumas garrafas deixei dentro do frigobar onde a temperatura estava controlada fermentando outra lager. Outars garrafas deixei na geladeira da cozinha.

Resultado:
a) demorou bem mais pra carbonatar
b) no sensorial ficou tudo idêntico, ou se houve diferença entre as 3 foi imperceptível

Conclusão: não farei mais

Oh, meu camarada, Valeu o retorno!

Bem, de sua experiência aproveitarei sobremaneira a questão sensorial! Até pq vou deixar as garrafas por 14 dias em temperatura ambiente. Só depois que vou colocar mais 7 dias para um “lagering”.

Se vc não sentiu diferença sensorial em uma pilsner, que tem sabor muito mais delicado, acho que em minha amber ale robusta vai ser tranquilo. E sempre lembrando que vai ter levedura Ale também que reabsorve bem subprodutos da fermentação.

valeu! Posto aqui o resultado.
 
Bacana o experimento e os resultados!!


A Lallemand tem a CBC-1, que é feita especificamente para refermentação na garrafa. Acho que se for para adicionar mais levedura nessa etapa do processo, é a melhor opção pois ela flocula a de um jeito que os sedimentos ficam compactados no fundo da garrafa (além de não contribuir com sabor e ser mais tolerante a álcool).

Dependendo da cepa lager que você utilizar (w 34/70, por exemplo) o risco de deixar um sulfuroso é maior, pois são cepas mais delicadas.

Pow, irmãozinho… Valeu!

Se tem levedura indicada pra isso, aí mesmo que vou testar!

No futuro compro essa cepa que vc citou, mas agora tenho a da Fermentis, e é ela que vou usar.
Vou dar uma conferida na tolerância a álcool reportada a ela.

Espero que o priming com gyle que eu utilizo, que faz com que, segundo a minha experiência, a cerva mature inacreditável bem, corrija esse sulfuroso aí.

O frio parece que vai amainar mas vai valer a experiência! Colocarei aqui o resultado.

Muito obrigado, amigos!
 
Back
Top