Lager com aroma e sabor???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 8, 2020
Messages
5
Reaction score
2
Location
Guarulhos
Saudações, meus confrades.
Sou Marcos Antonio, 38 anos e comecei a me aventurar no mundo Cervejeiro há cerca de 2 anos e meio.
Não tenho conhecimento técnico para desenvolver receitas ainda, mas gosto de "brincar" com as receitas fazendo pequenas alterações e adicionado adjuntos na maturação. Geralmente, faço uma receita qualquer e após a fermentação, separo 10 litros do mosto para fazer testes para extrair outros aromas e sabores, assim com uma receita sempre tenho 2 especialidades de cerveja.

O fato é que, às vezes costumo adquirir algumas cervejas diferentes para degustar e me deparei com essa belezinha da Wals que me deixou muito intrigado.
Trata-se de uma Lager com um sabor espetacular e um aroma que não tem igual. Nunca tinha visto isso numa Lager. Foi amor ao primeiro gole.
Gostaria muito de tentar reproduzir algo desse tipo em casa.

Alguém aí já experimentou?
Pode dar uma luz, quanto aos possíveis maltes e lúpulos utilizados na receita?
 

Attachments

  • Screenshot_20200408-151517.png
    Screenshot_20200408-151517.png
    128.7 KB · Views: 23
Marcos, boa tarde,

Já tomei dela e realmente é uma cervejinha bem justa pelo preço que é vendida (aqui em BH custa cerca de R$4,90 o latão). Faz tempo que não tomo dela, mas me recordo que de fato ela tem um lúpulo aromático no fundo que é interessante. Não sei se eles estão fazendo dry hopping ou se é só lúpulo no final da fervura. Dei um procurada na interwebs e não consegui nenhuma pista do que usam e também ninguém que tenha tentando um clone.

Vou comprar uma, tomar (fazer esse sacrifício), e tentar encontrar o que eles podem estar utilizando. Reporto aqui.

Att.,

Luis
 
Marcos, boa tarde,

Já tomei dela e realmente é uma cervejinha bem justa pelo preço que é vendida (aqui em BH custa cerca de R$4,90 o latão). Faz tempo que não tomo dela, mas me recordo que de fato ela tem um lúpulo aromático no fundo que é interessante. Não sei se eles estão fazendo dry hopping ou se é só lúpulo no final da fervura. Dei um procurada na interwebs e não consegui nenhuma pista do que usam e também ninguém que tenha tentando um clone.

Vou comprar uma, tomar (fazer esse sacrifício), e tentar encontrar o que eles podem estar utilizando. Reporto aqui.

Att.,

Luis
Puxa, cara faz esse "sacrifício" (por nós).
Quando comprei, achei muita audácia da marca adicionar no contexto da caixa o slogan: "A cerveja Arte", mas depois de experimentar fiquei fascinado por ela.
Pena que aqui em Sampa (SP) não se acha nas prateleiras e comprar pelo site leva muito tempo para chegar.
Seria muito interessante se pudéssemos ter algo nesse estilo pois, geralmente as Hop lagers são ou bem aromáticas ou bem saborosas, mas esta na minha opinião encontrou o equilíbrio perfeito!
Pena eu não ter meus sentidos tão aguçados para conseguir distinguir o que poderia haver dentro dessa belezinha...
Mas fica meu apelo aí. Quem não estiver experimentado, faça a degustação e diga se estou exagerando na percepção. ;)
 
Pelas informações que eles citam já é possivel ter um bom parâmetro, 4 lupulos entre cítrico e floral.
 

Attachments

  • Screenshot_20200409-111505.png
    Screenshot_20200409-111505.png
    96 KB · Views: 73
Nunca bebi. Mas é uma hop lager. Algo bem simples como: 100% malte Pilsen, OG 1044, Magnum em 60min até uns 20 ibus +-. Depois apenas DH de uns 5 a 7g/l de Citra ou outro lúpulo cítrico/frutado... Mostura nuns 65ºC. Levedura w34/70, inocula em uns 11 graus e fermenta nuns 12 graus. Parte disso aí e inventa como quiser...se quiser mais lupulagem etc...
 
Nunca bebi. Mas é uma hop lager. Algo bem simples como: 100% malte Pilsen, OG 1044, Magnum em 60min até uns 20 ibus +-. Depois apenas DH de uns 5 a 7g/l de Citra ou outro lúpulo cítrico/frutado... Mostura nuns 65ºC. Levedura w34/70, inocula em uns 11 graus e fermenta nuns 12 graus. Parte disso aí e inventa como quiser...se quiser mais lupulagem etc...
Apesar de ser uma Lager, não me parece "simplezinha" assim não.
Não digo que tenha uma certa complexidade, mas posso te afirmar que tem aromas e sabores bem marcantes para uma Lager.
Se não experimentou, aconselho que experimente e depoi me diga se estou exagerando.
É uma pena não encontrar tão facilmente e o frete acaba não compensando aqui pra SP.
 
Hop Lager. Os aromas marcantes que vc descreve provavelmente vêm do dry hopping ou/e de uma carga maior de aroma e sabor de lúpulos americanos/novo mundo. Não disse que ela é simples como forma de demérito, mas sim que a formulação da receita é simples, um pouco mais complicado é fermentar de uma forma neutra, deixando, assim, os lúpulos brilharem. Por isso achei interessante começar com grist 100% Pilsen e, se for o caso, ir ajustando a receita depois. Não é um estilo que pede complexidade de maltes e nem grande caráter de fermentação. O segredo esta mesmo em fermentar bem e um dry hopping generoso, tenho certeza que vc pode fazer uma cerveja melhor do que a hop lager da Walls.
obs: nunca diria "Lager" generalizando, como se fosse sinônimo de cerveja simples. Dentre as lagers há dezenas de estilos, uns menos complexos, outros mais...

Abraço!!!
 
@Snoop , muito boa sua colocação, mas acredito que esta hop Lager da Wäls chega a ser um pouco além de um grist de 100% pilsen.

Acredito que eles devem usar alguma parcela de um malte com cor mais escura (coisa pouca). Imagino para dar um pouco mais de complexidade sem aumentar demais os custos de produção. Da mesma forma, para os lúpulos. Creio que seja uma carga suficiente de um lúpulo limpo para amargor, e uma maior parcela no final da fervura para o aroma. Possivelmente uma mistura de lúpulo 'nobre' + do novo mundo. Além disto, depois de tomar ela novamente, percebi que provavelmente não fazem dry hopping.

Portanto, acho que para uma tentativa de reproduzir (muito tentativa mesmo), seguiria com algo mais ou menos assim:

Volume: 20L
Cereais:

75% Malte Pilsen
15% Malte Munich
7% Malte Vienna
3% Malte Melano (aqui para imitar decocção)

Lúpulos:
8g Magnum @ 60"
50g Tettnanger @ Whirpool
50g Ahtanum @ Whirpool

Levedura:
SafLager W-34/70 ou Mangrove Jacks M84 - Bohemian Lager

Brassagem normal, temp. média de 66º, com o intuito de deixar com um corpo mais baixo. Fermentação @ 11º, descanso @ 18º e maturação @0º por uma semana.

Enfim, é apenas uma sugestão mesmo e deve ser ajustada de acordo com equipamento, etc.. O lúpulo Ahtanum que eu coloquei não me convenceu (provavelmente é outro) mas não estou conseguindo pensar em um agora que se assemelhe com o que eu bebi. Tenho minhas dúvidas se não é um Cascade.

Att.,

Luis
 
@Snoop , muito boa sua colocação, mas acredito que esta hop Lager da Wäls chega a ser um pouco além de um grist de 100% pilsen.

Acredito que eles devem usar alguma parcela de um malte com cor mais escura (coisa pouca). Imagino para dar um pouco mais de complexidade sem aumentar demais os custos de produção. Da mesma forma, para os lúpulos. Creio que seja uma carga suficiente de um lúpulo limpo para amargor, e uma maior parcela no final da fervura para o aroma. Possivelmente uma mistura de lúpulo 'nobre' + do novo mundo. Além disto, depois de tomar ela novamente, percebi que provavelmente não fazem dry hopping.

Portanto, acho que para uma tentativa de reproduzir (muito tentativa mesmo), seguiria com algo mais ou menos assim:

Volume: 20L
Cereais:

75% Malte Pilsen
15% Malte Munich
7% Malte Vienna
3% Malte Melano (aqui para imitar decocção)

Lúpulos:
8g Magnum @ 60"
50g Tettnanger @ Whirpool
50g Ahtanum @ Whirpool

Levedura:
SafLager W-34/70 ou Mangrove Jacks M84 - Bohemian Lager

Brassagem normal, temp. média de 66º, com o intuito de deixar com um corpo mais baixo. Fermentação @ 11º, descanso @ 18º e maturação @0º por uma semana.

Enfim, é apenas uma sugestão mesmo e deve ser ajustada de acordo com equipamento, etc.. O lúpulo Ahtanum que eu coloquei não me convenceu (provavelmente é outro) mas não estou conseguindo pensar em um agora que se assemelhe com o que eu bebi. Tenho minhas dúvidas se não é um Cascade.

Att.,

Luis

Boa!!! Se eu achar essa cerveja vou comprar pra experimentar.
 
Back
Top