Lúpulos Renomados Para IPA ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Budha

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
192
Reaction score
84
Olá pessoal, a um ano venho fazendo minha cerveja. Costumo usar muito este fórum mas nunca postei nada pois só lendo é Muito útil...

A Pouco fiz uma IPA com Citra, onde uma indicação no instagram (o gringo falou que citra demais nunca é demais uhaua) me guiou bem. Usei como inspiração Barco Sã Diego e consegui com sucesso um aroma sem igual, minha IPA ficou mais maltadinha que o padrão e usei meio kilo de citra para 62L. onde 170 foi em Dry Hopy que mesmo com a Bag deixou a cerveja bem turva e com muito resíduo na garrafa, único contra, é ter cautela ao servir.

Logo pensei, quais outros lúpulos tão espetaculares quanto este poderia usar e venho aos amigos perguntar... os parceiros da já adiantaro o seguinte:

-Galax
-Amarilo (preferem galax em vez dele)
-Simcoe
-Centenial
-Equinox
-Chinook (diz que casa muito bem com citra)

Minha bera foi uma single hop.
 
Olá.
Meu lúpulo preferido: Nelson Sauvin.

Uso ele na clone da Punk IPA da Brewdog ... que vai Chinook, Ahtanum, Nelson Sauvin e Simcoe ... uma combinação espetacular.
 
Azacca e El dorado também fazem ótimas cervejas.

Pensando fora da curva, tem o mandarina bavaria e o huell mellon...
 
Olá pessoal, a um ano venho fazendo minha cerveja. Costumo usar muito este fórum mas nunca postei nada pois só lendo é Muito útil...

A Pouco fiz uma IPA com Citra, onde uma indicação no instagram (o gringo falou que citra demais nunca é demais uhaua) me guiou bem. Usei como inspiração Barco Sã Diego e consegui com sucesso um aroma sem igual, minha IPA ficou mais maltadinha que o padrão e usei meio kilo de citra para 62L. onde 170 foi em Dry Hopy que mesmo com a Bag deixou a cerveja bem turva e com muito resíduo na garrafa, único contra, é ter cautela ao servir.

Logo pensei, quais outros lúpulos tão espetaculares quanto este poderia usar e venho aos amigos perguntar... os parceiros da já adiantaro o seguinte:

-Galax
-Amarilo (preferem galax em vez dele)
-Simcoe
-Centenial
-Equinox
-Chinook (diz que casa muito bem com citra)

Minha bera foi uma single hop.

Clarificação mais longa a frio e uso de gelatina sem sabor, resolve seus problemas de turbidez.

Uma cerveja menos maltada e mais seca, vai realçar melhor os lúpulos.

Eu inverteria essas proporções aí. Usou a maior parte de lúpulo na marte mais quente e aí acaba perdendo o mair potencial de aroma.

Citra é um dos melhores.

Eu ainda não usei, mas já tomei uma single com Amarillo incrível e pretendo usar mais ele.
 
Clarificação [...]

Eu ainda não usei, mas já tomei uma single com Amarillo incrível e pretendo usar mais ele.

Então Tomazela, gostei do sabor dela mais suave em vez de seca (tipo a inspiração) o que conquistou todos que a degustarão... e até gente que jamais iria gostar de IPA gostou, tá um perfume francês o negócio rsss... Não usei na parte mais quente não, como falei li bastante aqui e em grupos de zap... coloquei estes 170gr em Dry Hop quando estava em 18 Graus e deixei por um período de tempo específico, deu dó saca a bag pq tinha muito aroma ainda, mas segundo experiencias deixar toda a secundária e maturação daria um gosto grmíneo esverdeado na cerveja, ai fazendo isso fico perfect. Se sente o aroma a 2m do copo uahuah...
Depois passo o cronograma que fiz pra quem achar legal testar ai.

Olá.
Meu lúpulo preferido: Nelson Sauvin.

Uso ele na clone da Punk IPA da Brewdog ... que vai Chinook, Ahtanum, Nelson Sauvin e Simcoe ... uma combinação espetacular.

Surgiu esse nome, mas me falaro que é de doer o bolso fazer uma IPA com ele...rsss procede?
 
Então Tomazela, gostei do sabor dela mais suave em vez de seca (tipo a inspiração) o que conquistou todos que a degustarão... e até gente que jamais iria gostar de IPA gostou, tá um perfume francês o negócio rsss... Não usei na parte mais quente não, como falei li bastante aqui e em grupos de zap... coloquei estes 170gr em Dry Hop quando estava em 18 Graus e deixei por um período de tempo específico, deu dó saca a bag pq tinha muito aroma ainda, mas segundo experiencias deixar toda a secundária e maturação daria um gosto grmíneo esverdeado na cerveja, ai fazendo isso fico perfect. Se sente o aroma a 2m do copo uahuah...
Depois passo o cronograma que fiz pra quem achar legal testar ai.



Surgiu esse nome, mas me falaro que é de doer o bolso fazer uma IPA com ele...rsss procede?

Eu falei sobre usar a maior parte a quente, pois vc disse que usou 500g de lúpulo. Se colocou 150g em DH, logo, a maior parte foi a quente.

Eu normalmente uso em torno de 4g/L de DH e uso bem pouco para aroma a quente.
 
Eu tenho me rendido as adições tardias (flame out) para os lúpulos, muitas vezes usando somente elas (sem FWH ou 60min). Não sou lá um fã de amargor absurdo ficando mais nas APAs do que (A)IPAs. Com algo em torno de 3g/l já tenho bom aroma e sabor, além de algum amargor (o aroma e sabor enganam muito na questão de percepção de amargor, quanto mais dos dois primeiros, maior a impressão de amargor, mesmo com baixo IBU).

Quanto a lúpulos:
- Mandarina Bavaria, uma surpresa: super aromático, sabor bom de tangerina. Combinei com cascade e ficou ótimo.
- Equinox: super frutado, entre meus 3 preferidos
- Amarillo: o primeiro que usei e sou apaixonado por ele até hoje.
- Cascade: clássico é clássico.



Um diferentão e que vale a pena conhecer:
- Sorachi Ace: um aroma de limão (daqueles artificiais de refrigerante e produto de limpeza), um sabor único. Se usar, use pouco.
 
Tenho obtido resultados realmente animadores e fantásticos com algumas combinações de lúpulos, segue:

1 - Centennial + cascade (ou amarillo, esse é TOP)
2 - Citra + cascade (simples e fantástico)
3 - Magnum + perle + cascade (sabendo usar, fica um "suave" sem igual)


Repare que cascade está em tudo, rs. Gosto muito da leveza cítrica do cascade, e sempre que uso ele, é para adições tardias, nos 10 min finais da fervura em diante, ou DH.

Alguns lúpulos como Simcoe, Mosaic, Galaxy e Equinox são igualmente espetaculares cada um com a sua personalidade, mas ainda não posso expressar uma opinião firme e confiável devido ao pouco tempo q venho usando-os, gosto tanto das combinações citadas acima q somente a pouco senti necessidade de expandir para os mais Caro$ como esses. Mas já tenho impressões boas de combinações como Chinook + Amarillo + Simcoe e Galaxy (o galaxy me parece até então que fica bom de qualquer forma).

Uma coisa que mudou para muito melhor as minhas IPAS foi aprender a fazer a técnica de adições tardias, sem fazer FWH ou adição aos 60', como disse o Jean, deixando toda a carga pretendida de amagor ser alcançada com adições apenas nos últimos 20 ou 10 minutos de fervura.

Para suavizar e arredondar bastante o paladar final da breja, torna-lo mais harmônico e menos pesado/rasgante, eu recomendo fazer o uso de gelatina para clarificar. Depois que ví a diferença ao vivo e a cores de uma IPA não clarificada com gelatina e uma IPA com gelatina penso que minhas IPAs devem ser todas cristalinas.
 
Olá pessoal, a um ano venho fazendo minha cerveja. Costumo usar muito este fórum mas nunca postei nada pois só lendo é Muito útil...

A Pouco fiz uma IPA com Citra, onde uma indicação no instagram (o gringo falou que citra demais nunca é demais uhaua) me guiou bem. Usei como inspiração Barco Sã Diego e consegui com sucesso um aroma sem igual, minha IPA ficou mais maltadinha que o padrão e usei meio kilo de citra para 62L. onde 170 foi em Dry Hopy que mesmo com a Bag deixou a cerveja bem turva e com muito resíduo na garrafa, único contra, é ter cautela ao servir.

Logo pensei, quais outros lúpulos tão espetaculares quanto este poderia usar e venho aos amigos perguntar... os parceiros da já adiantaro o seguinte:

-Galax
-Amarilo (preferem galax em vez dele)
-Simcoe
-Centenial
-Equinox
-Chinook (diz que casa muito bem com citra)

Minha bera foi uma single hop.
Opa!

Gosto de usar Cascade e Amarillo em singles hops. Muito satisfeito com o resultado.

Willian

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
O que fiz ficou um aroma surpreendente com sabor que nem o JenPauloLopes comentou (compartilho da mesma ideia, odeio aquele amargor que lembra dipirona)..
Fiz o seguinte em 500gr realizei :

10gr em First Wort
21gr em 60 min
26gr em 21 min
30gr em 10 min
34gr em 30 min (passo umas 6 gr+- rsss) 36 tão.
183gr em Late Hopy, uso serpentina que leva uma eternidade pra resfriar rsss (em torno de uma hora e meia) ...

Ai pelas contas do bloco de notas do dia d abrassagem foi na realidade 218gr em Dry Hop e não 170 desculpem ai... Esse Dry Hopy me foi indicado fazer a 18Graus e não levar muito tempo pois dá sabor de grama, então deixei ele sete dias e saquei a bag e sacudi o fermentador novamente pq a gravidade tava em 1,028 ainda após 15 dias....

Uma pergunta que tenho aos amigos é o quanto devo usar pra chegar aos 1,018 de FG pois nunca consigo e envaso sempre com 1,022 té ja envasei com 1,030, minhas beras são pesadas porque gosto assim, a maioria inicia com 1,060 - 1,070 to achando que os saches de 11,5Ggr pra essa densidade não se aplica 1/20L seria 1,5 alguém com experiência de altas densidades pra dá um salve, curto usar só os bixim da Fermentis ;)
 
O que fiz ficou um aroma surpreendente com sabor que nem o JenPauloLopes comentou (compartilho da mesma ideia, odeio aquele amargor que lembra dipirona)..
Fiz o seguinte em 500gr realizei :

10gr em First Wort
21gr em 60 min
26gr em 21 min
30gr em 10 min
34gr em 30 min (passo umas 6 gr+- rsss) 36 tão.
183gr em Late Hopy, uso serpentina que leva uma eternidade pra resfriar rsss (em torno de uma hora e meia) ...

Ai pelas contas do bloco de notas do dia d abrassagem foi na realidade 218gr em Dry Hop e não 170 desculpem ai... Esse Dry Hopy me foi indicado fazer a 18Graus e não levar muito tempo pois dá sabor de grama, então deixei ele sete dias e saquei a bag e sacudi o fermentador novamente pq a gravidade tava em 1,028 ainda após 15 dias....

Uma pergunta que tenho aos amigos é o quanto devo usar pra chegar aos 1,018 de FG pois nunca consigo e envaso sempre com 1,022 té ja envasei com 1,030, minhas beras são pesadas porque gosto assim, a maioria inicia com 1,060 - 1,070 to achando que os saches de 11,5Ggr pra essa densidade não se aplica 1/20L seria 1,5 alguém com experiência de altas densidades pra dá um salve, curto usar só os bixim da Fermentis ;)


Se tá dando sempre altas FG´s, ou tu está sacarificando em temperaturas muito altas, ou está com pouco fermento.

Consulte uma calculadora de fermento, como a do Brewer´s Friend. Para 1.070 pelo menos 3 pacotes de fermento.
 
Se tá dando sempre altas FG´s, ou tu está sacarificando em temperaturas muito altas, ou está com pouco fermento.

Consulte uma calculadora de fermento, como a do Brewer´s Friend. Para 1.070 pelo menos 3 pacotes de fermento.

:mug: Desconfiei desde o princípio, vario bem as brassagens, mas a base delas é geralmente meio a meio , 30 em torno de 63 e 30/73 mais 10 em 78...
 
Fiz uma APA com chinook ( amargor 60''), cascade ( 0'', 15'' e dry-hop) e Amarillo( 0'', 15'' e dry hop) e provei este fim de semana. Antes eu estava usando centennial no lugar do amarillo.
Sempre achei que este gosto de fruta (maracuja) poderia ficar forte demais e roubar o sabor da cerveja. Ficou bom e pretendo repetir com citra ou galaxy.
 
Amanhã farei uma IPA single Hop com azacca.
Intenção é ter só adição tardia (5 minutos finais) e meter o pé no Dry Hop com 15g/litro.
Vamos ver como sai...
 
Amanhã farei uma IPA single Hop com azacca.
Intenção é ter só adição tardia (5 minutos finais) e meter o pé no Dry Hop com 15g/litro.
Vamos ver como sai...

Haha sucesso eim ^^ , tomei ontem a Saison da Barco que leva Equinox em Dry Hop, realmente como sitaram é um lúpulo interessante... vou passar a limpo esse tópico :mug::tank:
 
Pessoal, na minha versão da IPA, sai um pouco do estilo nos aromas e sabores.

Meu objetivo foi dar um toque amadeirado, picante com notas de mel.

Falando de lúpulos, usei:

Challenger
East kent golding
Pilgrim

Eles possuem alfas moderados, por isso a fervura foi levou um pouco mais tempo.

Após a primeira leva ficar pronta, fiz os ajustes necessários na receita e refiz ela.

Me agradou muito o resultado!!!

IBU 60,5
EBC 18,9
ABV 6,4
 
Olá pessoal, boa noite. Gostaria que vocês pudessem opinar sobre esta receita. Muito obrigado.
 

Attachments

  • 8BFFB20A-9A51-4E89-A232-B630CEED73CD.jpeg
    8BFFB20A-9A51-4E89-A232-B630CEED73CD.jpeg
    84.2 KB · Views: 83
Back
Top