Lúpulos e suas características

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lperes27

Well-Known Member
Joined
Apr 4, 2018
Messages
190
Reaction score
115
Location
Belo Horizonte - Brazil
Pessoal,

Estive procurando no fórum algum tópico sobre análises dos resultados de características de cada lúpulo e não consegui encontrar, então me perdoe se estou repetindo algo. Ainda sou um iniciante no mundo cervejeiro e normalmente uso websites simples que me dão um norte das características que posso esperar de cada lúpulo (ex.: Hopslist; YCHhops; Tabela de lúpulos da malteearte, etc..). Porém, apesar de ser uma boa fonte de informações, acho um pouco vago e não contempla todas as possibilidades de cada um inserido em diversos estilos de cerveja.

Assim, pensei em criarmos aqui um tópico para postar suas experiências com cada lúpulo que você utilizou para dar sabor e aroma, baseado na cerveja que vocês brassaram. Nada muito complexo, mas tenho certeza que vai ajudar muitos cervejeiros iniciantes como eu e talvez também para os mais experientes por aí. Se tiverem alguma sugestão para melhorar a forma de postar, fiquem à vontade! O importante é

Portanto, vou começar com:

Amarillo

1.
Estilo:
Summer Ale
Volume: 20L
Maltes: Pilsen (88%) e Carapils (11%)
Tempo de fervura: 70"
10g Magnum (60" p/ amargor)
15g Amarillo (10" p/ sabor e aroma)

Resultado: Amargor proveniente do Magnum presente, porém não balanceou corretamente com o dulçor. Aroma do Amarillo imperceptível e Sabor bem sutil frutado (não consegui identificar qual devido ao sabor estar bem leve)

2.
Estilo:
Summer Ale
Maltes: Pilsen (94%) e Carapils (6%)
Volume: 20L
Tempo de fervura: 70"
10g Nugget aos 60" (amargor)
15g Amarillo aos 10" (sabor e aroma)
6g Amarillo no Whripool (aroma)

Resultado: Amargor proveniente do Nugget presente, balanceado corretamente com o dulçor. Aroma do Amarillo perceptível, porém extremamente sutil e Sabor frutado leve, lembrando vagamente o cítrico de uma laranja.

Terceira leva desta mesma receita está na fermentação com 10g de Nugget e 15g de Amarillo aos 10" e 15 no Whirpool. Conto para vocês o resultado assim que experimentar a primeira garrafa!

Abraços!!
 
Last edited:
Legal a experiência, mas como citado o sabor/aroma ainda está muito leve.
Como a ideia é mostrar a característica de cada lúpulo sugiro fazer Smash - singles malte e single Hop. Outra sugestão e aumentar a dosagem do lúpulo, 6 gramas para 20 litros não vai dar destaque para o lúpulo.
Usar pelo menos 2g/litro - 40 gramas/20 litros vai trazer um resultado mais acertivo.

Vou fazer algumas experiências e posto aqui futuramente.

Parabéns pela iniciativa.
 
Boa noite pessoal,

Legal a experiência, mas como citado o sabor/aroma ainda está muito leve.
Como a ideia é mostrar a característica de cada lúpulo sugiro fazer Smash - singles malte e single Hop. Outra sugestão e aumentar a dosagem do lúpulo, 6 gramas para 20 litros não vai dar destaque para o lúpulo.
Usar pelo menos 2g/litro - 40 gramas/20 litros vai trazer um resultado mais acertivo.

Vou fazer algumas experiências e posto aqui futuramente.

Parabéns pela iniciativa.

Guiga, concordo contigo! Smash certamente dá um retorno único bem mais assertivo sobre cada lúpulo e em breve irei bolar um teste. Porém, acho válido também ver a interação entre os lúpulos e os resultados destas mesclas. Para a terceira brassagem da Summer, acrescentei mais 10 gramas após flame out e o resultado foi interessante, veja abaixo:

Conforme prometi anteriormente, segue o resultado da 3ª brassagem da Summer Ale utilizando o lúpulo Amarillo para sabor e aroma:

Estilo: Summer Ale
Maltes: Pilsen (94%) e Carapils (6%)
Volume: 20L
Tempo de fervura: 70"
10g Nugget em FWH (amargor)
15g Amarillo aos 10" (sabor e aroma)
16g Amarillo no Whripool à 80° (aroma)

Resultado: Amargor proveniente do Nugget presente, balanceado corretamente com o dulçor. Aroma do Amarillo perceptível e persistente até o final do copo, lembrando bem o aroma de maracujá doce. Sabor frutado leve, refrescante, mas infelizmente, mesmo tomando várias garrafas não pude distinguir qual fruta pode ser lembrada.

Desta última brassagem, levei um engradado de 24 garrafas de 600ml a um sítio como presente de aniversário e pudemos desfrutar elas em um dia bem ensolarado e quente. O resultado foi espetacular , bebedores de Brahma/Skol largaram suas latinhas e passaram a brigar pelas garrafas rsrsrs em questão de hora tudo foi embora..

Apesar de muitos terem gostado, ainda não me convenci que o Amarillo seja um lúpulo interessante para uma Summer Ale. Ao meu gosto o sabor ficou de certa forma enjoativo devido ao aroma 'doce' e não agregou muita complexidade ao sabor. Portanto, para o próximo batch, vou partir para o Cascade! Assim que estiver pronta, posto aqui os resultados.
 
Back
Top