Lúpulos Brasileiros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala pessoal!
Criei esse tópico para juntar informações sobre produtores de lúpulos brasileiros, as variedades que existem, onde comprar e as percepções de quem já usou.
Fiz isso porque ví uns vídeos do Leandro (Cerveja fácil) e do Jamal (Beerschool) falando sobre dois produtores de lúpulos e me interessei por comprar e testar na cerveja (mas ainda não o fiz). Os que eles falam são:

LUPULÂNDIA (Produtos – Lupulândia)
Tem os lúpulos: Cascade, Chinook, Columbus, Nugget, Hallertau Mittelfruh e Fuggle.

BRAVA TERRA (Edit: Para comprar, entrar em contato pelo instagram Login • Instagram)
Tem os lúpulos: Comet, Sorachi, Southern Brewer, Magnum e Zeus

Na verdade eu criei o post pra saber onde comprar o da Brava Terra, mas achei uma boa a gente listar todos que existem e onde comprar também, então se alguem souber onde comprar lupulos da Brava Terra ou outros produtores brasileiros manda aí pra nós (já atualizei no post aqui, compra direto com eles, só entrar em contato pelo ig).
Abraço
 
Last edited:
Brava Terra é só mandar msg no instagram deles que eles vendem. Não tem pedido mínimo e vendem para pessoa física.
 
Você já chegou a usar desde lúpulos? Qual seu parecer?
Fala pessoal, eu comprei do Brava terra.
Peguei o Comet, pois vou fazer umas ipas com estes Lúpulos (Ainda não fiz). Mas o que percebi sensorialmente (quando abri o bag) é que pode ser uma excelente Lúpulo nacional pelo menos no aroma, pois tem um aroma muito presente e com as características que ele divulga no site (Citrico "bem presente", picante, frutas vermelhas,....).
Ele esta começando agora, por isso eu já gostei (Vamos fomentar a indústria BOA nacional), eu pedi 300g e veio em bags de 50g (Apenas um estava meio que vazando o cheiro, pode ter caído para fora na hora de fechar ou estava vazando).
Vou fazer minha brasagem este final de semana e falo como se comportou o Comet.
 
Eu peguei do Brava Terra. Descobri através do canal do Jamal e eles são da minha cidade haha. Espero um dia ir na fazenda ver como é. Estou fermentando uma IPA com o comet deles e irei fazer uma japanese lager com sorachi. Outro lúpulo daqui de perto são os lúpulos Dalcin (fizeram cerveja com a goose island). Também quero ir conhecer a fazenda (mas não tenho certeza se eles vendem pra pessoa física)
 
Fala gente, bom dia!!! ótimo tópico. pra experimentar, estou comprando neste momento 250g de cascade fresco (colhido na hora, embalado a vácuo e remetido pelos correios) do Fernando, Lúpulo Vale da Felicidade. Tb encomendei 250g de cascade seco a vácuo. ainda não tenho como opinar sobre a qualidade e os resultados, mas vamos seguindo a prosa por aqui que em breve compartilho os resultados. abs
 
A indupropil estava anunciando que ia começar a vender lúpulos nacionais, mas pelo jeito não começou ainda.
 
Eu peguei do Brava Terra. Descobri através do canal do Jamal e eles são da minha cidade haha. Espero um dia ir na fazenda ver como é. Estou fermentando uma IPA com o comet deles e irei fazer uma japanese lager com sorachi. Outro lúpulo daqui de perto são os lúpulos Dalcin (fizeram cerveja com a goose island). Também quero ir conhecer a fazenda (mas não tenho certeza se eles vendem pra pessoa física)
Também comprei com a Brava Terra. Comprei o Comet e o Zeus. To pensando em fazer uma SMASH com ambos pra ver, mas ainda vou demorar um bocado pra brassar, agora não tenho como.
Posta aqui suas impressões depois, que quando eu fizer a minha eu opino aqui tb!
 
Fiz a SMaSH com o comet e meus resultados foram excelentes. A levedura (US05) acabou fermentando demais (1.003) e quando provei achei um pouco amarga demais. Fiz o DH e coloquei no barril ontem (fiz uma prova e achei ela muito boa). Hoje tava na expectativa pra tomar ela carbonatada e curti demais. Ela ficou com muito sabor de lúpulo, aroma excelente. Amargor ficou até leve. Eu fiz a receita usando os parâmetros do lúpulo da safra passada e essa semana que encontrei as análises e descobri que o alfa ácido caiu um pouco. Mas não tenho do que reclamar, ficou melhor do que eu esperava.

O lúpulo sorachi eu acabei nem usando ainda. Vou fazer a lager daqui uma semana
 
Também comprei com a Brava Terra. Comprei o Comet e o Zeus. To pensando em fazer uma SMASH com ambos pra ver, mas ainda vou demorar um bocado pra brassar, agora não tenho como.
Posta aqui suas impressões depois, que quando eu fizer a minha eu opino aqui tb!
Só pra dar um feedback disso aqui.
Fiz uma Hop Lager com o Zeus, sei nem se encaixa em nenhum estilo que existe.
Foi 100% malte pilsen (OG 1.046, FG 1.010), 100g de Zeus no fim da fervura e 100g de Zeus no DH (receita deu uns 18L).
Gostei bastante do resultado, ficou bem aromática. Não sei direito descrever aromas, diria que é de lúpulo mesmo kkk... Mas algo um pouco cítrico, e um pouco herbal tambem... lembra até uma maconha boa kkk...
Não é nada comparado com um citra, mosaic, amarillo, nem no perfil nem na intensidade, mas achei que encaixou muito bem em uma Hop Lager, gostei bem. Talvez não tenha o apelo necessário para uma American IPA.
Eu estou com um único frigobar para fermentar e deixar o postmix, então só depois que acabar essa cerveja vou conseguir brassar a que vou usar o Comet.
 
Só pra dar um feedback disso aqui.
Fiz uma Hop Lager com o Zeus, sei nem se encaixa em nenhum estilo que existe.
Foi 100% malte pilsen (OG 1.046, FG 1.010), 100g de Zeus no fim da fervura e 100g de Zeus no DH (receita deu uns 18L).
Gostei bastante do resultado, ficou bem aromática. Não sei direito descrever aromas, diria que é de lúpulo mesmo kkk... Mas algo um pouco cítrico, e um pouco herbal tambem... lembra até uma maconha boa kkk...
Não é nada comparado com um citra, mosaic, amarillo, nem no perfil nem na intensidade, mas achei que encaixou muito bem em uma Hop Lager, gostei bem. Talvez não tenha o apelo necessário para uma American IPA.
Eu estou com um único frigobar para fermentar e deixar o postmix, então só depois que acabar essa cerveja vou conseguir brassar a que vou usar o Comet.
Opa, blz?
Fiz minha brasagem no ultimo sábado com o Comet, gostei muito do aroma tambem, porem vi uma dificuldade em fazer o whirlpool, por algum motivo o lupulo não formava o cone, aconteceu isso na sua tambem?? percebi que fez no final da fervura, então pode ter algum dificuldade em formar o cone!
abs
 
Eai pessoal, tranquilo? To afim de comprar o lúpulo seco triturado da Lupulandia, alguém sabe me dizer se o rendimento desse tipo comparado com pellet é o mesmo? Pq o preço do triturado é bem menor, dai queria saber se é de boas usar como os outros
 
Opa, blz?
Fiz minha brasagem no ultimo sábado com o Comet, gostei muito do aroma tambem, porem vi uma dificuldade em fazer o whirlpool, por algum motivo o lupulo não formava o cone, aconteceu isso na sua tambem?? percebi que fez no final da fervura, então pode ter algum dificuldade em formar o cone!
abs
Cara, realmente agora que vc falou estou lembrando que o cone não formou mesmo... creio que levei uma quantidade considerável de trub pro fermentador, mas sinceramente depois que vi um experimento do Brulosophy com trub (The Great Trub exBEERiment | Results Are In!) eu parei de me preocupar com isso aí...
 
Cara, realmente agora que vc falou estou lembrando que o cone não formou mesmo... creio que levei uma quantidade considerável de trub pro fermentador, mas sinceramente depois que vi um experimento do Brulosophy com trub (The Great Trub exBEERiment | Results Are In!) eu parei de me preocupar com isso aí...
Opa, blz? desculpe mas não tinha visto sua resposta!
Fiquei preocupado com o trub pois se for para usar a lama e lavar, vai dar um put@ trabalho, já que vai misturar tudo.
Fiquei até pensando se eles não adicionaram muita folha para dar volume (jeitinho BR).
acabei de ver este experimento e é muito legal mesmo, deixar ele no balde fermentador, além do problema de ter que descartar mais no envase/trasfega.
Como eu comprei bastante, vou tentar fazer mais algumas vezes para ver se é possível fazer o trub no final, pois foi meio complicado passar o mosto "sujo" pelo chiller + bomba.

Abs
 
Acabei de comprar Fuggle, Cascade e Chinook (na descrição eles apresentam quantidades de oleos essenciais muito interesantes) com a Lupulandia e achei os preços bem atrativos. Tô nessa vibe sustentável de produzir minhas brejas apenas com produtos brasileiros e tô ficando animado de ver que começamos a ter cada vez mais produtos a alcance de mão, até no Espirito Santo tem uma plantação que não deve demorar muito para comercializar lúpulos capixabas.
Vou até dar uma olhada nesse Comet da Brava Terra pra brassar uma IPAzinha, fiquei bem curioso.
 
Acabei de comprar Fuggle, Cascade e Chinook (na descrição eles apresentam quantidades de oleos essenciais muito interesantes) com a Lupulandia e achei os preços bem atrativos. Tô nessa vibe sustentável de produzir minhas brejas apenas com produtos brasileiros e tô ficando animado de ver que começamos a ter cada vez mais produtos a alcance de mão, até no Espirito Santo tem uma plantação que não deve demorar muito para comercializar lúpulos capixabas.
Vou até dar uma olhada nesse Comet da Brava Terra pra brassar uma IPAzinha, fiquei bem curioso.
O comet achei meio fraco pra IPA... usei 100g final de fervura e 100g de DH em 19L.
 
O comet achei meio fraco pra IPA... usei 100g final de fervura e 100g de DH em 19L.

Putz, essa questão de presencia forte de aroma parece ser complicada ainda. No site, eles anunciam 1,4ml/100g de óleos essenciais, achei que ia dar para fazer uma IPA boa com 10g/L.
Vou aguardar meus lúpulos da Lupulandia para testar e depois vejo se me arrisco nesse Comet.
 
Putz, essa questão de presencia forte de aroma parece ser complicada ainda. No site, eles anunciam 1,4ml/100g de óleos essenciais, achei que ia dar para fazer uma IPA boa com 10g/L.
Vou aguardar meus lúpulos da Lupulandia para testar e depois vejo se me arrisco nesse Comet.
Usei 120g para 50L do comet brava terra e achei o aroma sensacional.
Achei que ficou com bem mais aroma que 150g que usei numa IPA usando lúpulos Barth Haas


Edit: Tem Lúpulos Dalcin no shopee, eu ainda não testei. É da cidade vizinha. Devo comprar o Saaz pra fazer uma lager
https://shopee.com.br/brejada_md
 
Pequena atualização. Fiz a compra no site da Lupulandia dia 25/05 com prazo de entrega de 17 dias para Vitoria ES. Um mês depois, sem a mercadoria, entrei em contato com eles para solicitar a nota fiscal e o código de rastreamento já que mandaram a mercadoria por transportadora. Senti que estavam me enrolando e não consegui o que foi solicitado, apenas me responderam que estavam resolvendo. Pedi varias vezes para eles localizar a mercadoria, e não me retornaram, nem responderam no telefone. Insisti e pedi o reembolso. Só agora eles me responderam que vão me mandar um PIX.

Na versão deles, a transportadora não achou o endereço para entrega, duas vezes. Esse endereço fica a 50m da unidade da transportadora aqui no bairro. Se for verdade, bastava me mandar o código de rastreamento e a nota fiscal e eu teria resolvido isso com a transportadora mesmo.

No final, muita expetativa e uma experiência ruim com essa empresa. Tomara que seja um caso isolado.
 
Acabei brassando uma APA com o Comet da Brava Terra, 10g/L, usando uma receita bem simples que costumo fazer para testar lúpulos. Joguei o IBU um pouco mais alto que na minha ultima, 35IBU para uma DI de 1.044 e uma DF de 1.009, e fiquei com um amargor super elevado, com harsh. Aí não sei se errei no meu processo de lupulagem a quente mas antes do envase, tá difícil tomar a cerveja. Já no aroma, tá perfeito. E abrindo o pacote, peguei um cheiro maravilhoso de lúpulo fresco, foi massa.
 
Acabei brassando uma APA com o Comet da Brava Terra, 10g/L, usando uma receita bem simples que costumo fazer para testar lúpulos. Joguei o IBU um pouco mais alto que na minha ultima, 35IBU para uma DI de 1.044 e uma DF de 1.009, e fiquei com um amargor super elevado, com harsh. Aí não sei se errei no meu processo de lupulagem a quente mas antes do envase, tá difícil tomar a cerveja. Já no aroma, tá perfeito. E abrindo o pacote, peguei um cheiro maravilhoso de lúpulo fresco, foi massa.

vc corrigiu o alfa acido antes de fazer os calculos? e fez dry hop da mesma forma de sempre? não houve tempo excessivo não? fez correção de cloreto/sulfato?
 
vc corrigiu o alfa acido antes de fazer os calculos? e fez dry hop da mesma forma de sempre? não houve tempo excessivo não? fez correção de cloreto/sulfato?

Apenas aumentei de 5 IBU, pouca coisa em comparação na APA teste com Strata (Barth Haas) que brassei faz pouco. Mesmo grist, mesma densidade, mesma agua, mesmo tipo de lupulagem (só a quantidade que foi mais alta no whirlpool para corrigir o AA) etc... A sensação de amargor até diminuiu depois do dry hop, mas fica bem alta ainda.
Vou repassar tudo hoje a noite para ver se vacilei em algum momento.
 
Acabei brassando uma APA com o Comet da Brava Terra, 10g/L, usando uma receita bem simples que costumo fazer para testar lúpulos. Joguei o IBU um pouco mais alto que na minha ultima, 35IBU para uma DI de 1.044 e uma DF de 1.009, e fiquei com um amargor super elevado, com harsh. Aí não sei se errei no meu processo de lupulagem a quente mas antes do envase, tá difícil tomar a cerveja. Já no aroma, tá perfeito. E abrindo o pacote, peguei um cheiro maravilhoso de lúpulo fresco, foi massa.
Tive o mesmo harsh usando o lupulo Comer da brava Terra, coisa que nunca tive com Columbus e Citra da Barth Haas. E usei pouca coisa, foi uns 2g/L no whirlpool.
 
Acabei brassando uma APA com o Comet da Brava Terra, 10g/L, usando uma receita bem simples que costumo fazer para testar lúpulos. Joguei o IBU um pouco mais alto que na minha ultima, 35IBU para uma DI de 1.044 e uma DF de 1.009, e fiquei com um amargor super elevado, com harsh. Aí não sei se errei no meu processo de lupulagem a quente mas antes do envase, tá difícil tomar a cerveja. Já no aroma, tá perfeito. E abrindo o pacote, peguei um cheiro maravilhoso de lúpulo fresco, foi massa.
Uma questão que pode melhorar ai é a quantidade de lupulo, pois 10g/l para um lupulo que tem quase 105 de AA é muita coisa, você fez a "calibração" do lupulo em algum programa? já usei esta quantidade final de 10g/l com adição de DH, e ficou bem legal o amargor a minha ficou entre 25 e 30 de IBU e ficou muito tranquila de beber.
 
Uma questão que pode melhorar ai é a quantidade de lupulo, pois 10g/l para um lupulo que tem quase 105 de AA é muita coisa, você fez a "calibração" do lupulo em algum programa? já usei esta quantidade final de 10g/l com adição de DH, e ficou bem legal o amargor a minha ficou entre 25 e 30 de IBU e ficou muito tranquila de beber.

Calibrei sim, eu uso o Beersmith 2 e meu tempo de "resfriamento" esta configurado no meu equipamento, esta tudo calculado.
Usei uma receita que brassei ultimamente com o Strata que tem 15,5% de AA, calculado 30IBU e tinha até achado que podia ter puxado o amargor maia salto. Nessa com o Comet, por ter um AA de 9,5%, aumentei as quantidades e a ideia era bater 35IBU. Costumo fazer lupulagem no flameout, meu tempo de whirlpool está bem inserido, e não lembro ter pegado um amargor assim. Acho que vou testar de novo daqui uns meses para poder comparar.
 
Calibrei sim, eu uso o Beersmith 2 e meu tempo de "resfriamento" esta configurado no meu equipamento, esta tudo calculado.
Usei uma receita que brassei ultimamente com o Strata que tem 15,5% de AA, calculado 30IBU e tinha até achado que podia ter puxado o amargor maia salto. Nessa com o Comet, por ter um AA de 9,5%, aumentei as quantidades e a ideia era bater 35IBU. Costumo fazer lupulagem no flameout, meu tempo de whirlpool está bem inserido, e não lembro ter pegado um amargor assim. Acho que vou testar de novo daqui uns meses para poder comparar.
O que eu percebi tambem é que o lúpulo é muito mais "sensível" nas receitas, para mim tambem não esta muito fácil este ajuste, não sei se é por conta do frescor, já que estamos acostumados a utilizar um lúpulo importado e sempre é um pouco mais "antigo". Mas tambem o que você comentou que o sensorial estava tudo okay, eu tbm achei top o DH com comet, mas para a lupulagem na fervura é o maior desafio.
Estava pensando em fazer uma APA/IPA simples sem DH, método bem tradicional, com 2 adições apenas (60min e 5min).
 
O que eu percebi tambem é que o lúpulo é muito mais "sensível" nas receitas, para mim tambem não esta muito fácil este ajuste, não sei se é por conta do frescor, já que estamos acostumados a utilizar um lúpulo importado e sempre é um pouco mais "antigo". Mas tambem o que você comentou que o sensorial estava tudo okay, eu tbm achei top o DH com comet, mas para a lupulagem na fervura é o maior desafio.
Estava pensando em fazer uma APA/IPA simples sem DH, método bem tradicional, com 2 adições apenas (60min e 5min).

Estou pensando nisso, fazer uma lupulagem a quente com um Columbus importado da vida e usar o Comet brasileiro no DH, talvez fazer um duplo dry hop.
A safra é de julho, o produto é fresquinho, aí não sei se isso tem muita influencia. Mas vou mandar um email para eles e ver se conseguem me informar a quantidade de polifenóis, não vi os dados no site deles.
 
Estou pensando nisso, fazer uma lupulagem a quente com um Columbus importado da vida e usar o Comet brasileiro no DH, talvez fazer um duplo dry hop.
A safra é de julho, o produto é fresquinho, aí não sei se isso tem muita influencia. Mas vou mandar um email para eles e ver se conseguem me informar a quantidade de polifenóis, não vi os dados no site deles.

Se conseguir a informação, posta aqui também.
Obrigado
 
Alguem já usou o Saaz da Brava Terra??

Eu já usei o Zeus e o Comet e achei eles bem honestos.. mas hoje tive uma experiencia ruim com o Saaz.
Fui fazer uma Czech Pilsner e quando abri o pacote do lúpulo pra jogar no fim da fervura achei ele com uma cor estranha, meio escura, sem aroma nenhum de lúpulo, provei tinha cheiro e gosto de mato seco (mas tinha o amargor do lúpulo), os pellets duros igual pedra... Mesmo assim usei pra ver qual é.. quando fui lavar a panela tinha uma porrada de pellets ainda inteiros, que não se dissolveram... isso que ficou um tempo a 80ºC, depois o tempo de resfirar, depois ainda fiz um whirpool e esperei uns 30min...
Vamos ver o resultado final, mas ja tô com medo kkk.. segue umas fotos abaixo.

WhatsApp Image 2022-05-19 at 19.00.16 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-19 at 19.00.16.jpeg
 
Back
Top