• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Lúpulos Brasileiros

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Fala pessoal!
Criei esse tópico para juntar informações sobre produtores de lúpulos brasileiros, as variedades que existem, onde comprar e as percepções de quem já usou.
Fiz isso porque ví uns vídeos do Leandro (Cerveja fácil) e do Jamal (Beerschool) falando sobre dois produtores de lúpulos e me interessei por comprar e testar na cerveja (mas ainda não o fiz). Os que eles falam são:

LUPULÂNDIA (Produtos – Lupulândia)
Tem os lúpulos: Cascade, Chinook, Columbus, Nugget, Hallertau Mittelfruh e Fuggle.

BRAVA TERRA (Edit: Para comprar, entrar em contato pelo instagram Login • Instagram)
Tem os lúpulos: Comet, Sorachi, Southern Brewer, Magnum e Zeus

Na verdade eu criei o post pra saber onde comprar o da Brava Terra, mas achei uma boa a gente listar todos que existem e onde comprar também, então se alguem souber onde comprar lupulos da Brava Terra ou outros produtores brasileiros manda aí pra nós (já atualizei no post aqui, compra direto com eles, só entrar em contato pelo ig).
Abraço

Última edição:

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Brava Terra é só mandar msg no instagram deles que eles vendem. Não tem pedido mínimo e vendem para pessoa física.

Julio Centini

Member
Afiliado
10/11/20
Você já chegou a usar desde lúpulos? Qual seu parecer?
Fala pessoal, eu comprei do Brava terra.
Peguei o Comet, pois vou fazer umas ipas com estes Lúpulos (Ainda não fiz). Mas o que percebi sensorialmente (quando abri o bag) é que pode ser uma excelente Lúpulo nacional pelo menos no aroma, pois tem um aroma muito presente e com as características que ele divulga no site (Citrico "bem presente", picante, frutas vermelhas,....).
Ele esta começando agora, por isso eu já gostei (Vamos fomentar a indústria BOA nacional), eu pedi 300g e veio em bags de 50g (Apenas um estava meio que vazando o cheiro, pode ter caído para fora na hora de fechar ou estava vazando).
Vou fazer minha brasagem este final de semana e falo como se comportou o Comet.

willas13

Member
Afiliado
6/12/18
Eu peguei do Brava Terra. Descobri através do canal do Jamal e eles são da minha cidade haha. Espero um dia ir na fazenda ver como é. Estou fermentando uma IPA com o comet deles e irei fazer uma japanese lager com sorachi. Outro lúpulo daqui de perto são os lúpulos Dalcin (fizeram cerveja com a goose island). Também quero ir conhecer a fazenda (mas não tenho certeza se eles vendem pra pessoa física)

Cerveja Livre

New Member
Afiliado
2/2/21
Fala gente, bom dia!!! ótimo tópico. pra experimentar, estou comprando neste momento 250g de cascade fresco (colhido na hora, embalado a vácuo e remetido pelos correios) do Fernando, Lúpulo Vale da Felicidade. Tb encomendei 250g de cascade seco a vácuo. ainda não tenho como opinar sobre a qualidade e os resultados, mas vamos seguindo a prosa por aqui que em breve compartilho os resultados. abs

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Eu peguei do Brava Terra. Descobri através do canal do Jamal e eles são da minha cidade haha. Espero um dia ir na fazenda ver como é. Estou fermentando uma IPA com o comet deles e irei fazer uma japanese lager com sorachi. Outro lúpulo daqui de perto são os lúpulos Dalcin (fizeram cerveja com a goose island). Também quero ir conhecer a fazenda (mas não tenho certeza se eles vendem pra pessoa física)
Também comprei com a Brava Terra. Comprei o Comet e o Zeus. To pensando em fazer uma SMASH com ambos pra ver, mas ainda vou demorar um bocado pra brassar, agora não tenho como.
Posta aqui suas impressões depois, que quando eu fizer a minha eu opino aqui tb!

willas13

Member
Afiliado
6/12/18
Fiz a SMaSH com o comet e meus resultados foram excelentes. A levedura (US05) acabou fermentando demais (1.003) e quando provei achei um pouco amarga demais. Fiz o DH e coloquei no barril ontem (fiz uma prova e achei ela muito boa). Hoje tava na expectativa pra tomar ela carbonatada e curti demais. Ela ficou com muito sabor de lúpulo, aroma excelente. Amargor ficou até leve. Eu fiz a receita usando os parâmetros do lúpulo da safra passada e essa semana que encontrei as análises e descobri que o alfa ácido caiu um pouco. Mas não tenho do que reclamar, ficou melhor do que eu esperava.

O lúpulo sorachi eu acabei nem usando ainda. Vou fazer a lager daqui uma semana

Leonardo Mantoani

Active Member
Afiliado
16/9/18
tenta entrar em contato com o pessoal da Aprolúpulo ( Aprolúpulo ).
não sei se estão comercializando, mas ai tem o canal de praticamente todos os produtores do estado de SC.

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Também comprei com a Brava Terra. Comprei o Comet e o Zeus. To pensando em fazer uma SMASH com ambos pra ver, mas ainda vou demorar um bocado pra brassar, agora não tenho como.
Posta aqui suas impressões depois, que quando eu fizer a minha eu opino aqui tb!
Só pra dar um feedback disso aqui.
Fiz uma Hop Lager com o Zeus, sei nem se encaixa em nenhum estilo que existe.
Foi 100% malte pilsen (OG 1.046, FG 1.010), 100g de Zeus no fim da fervura e 100g de Zeus no DH (receita deu uns 18L).
Gostei bastante do resultado, ficou bem aromática. Não sei direito descrever aromas, diria que é de lúpulo mesmo kkk... Mas algo um pouco cítrico, e um pouco herbal tambem... lembra até uma maconha boa kkk...
Não é nada comparado com um citra, mosaic, amarillo, nem no perfil nem na intensidade, mas achei que encaixou muito bem em uma Hop Lager, gostei bem. Talvez não tenha o apelo necessário para uma American IPA.
Eu estou com um único frigobar para fermentar e deixar o postmix, então só depois que acabar essa cerveja vou conseguir brassar a que vou usar o Comet.

Julio Centini

Member
Afiliado
10/11/20
Só pra dar um feedback disso aqui.
Fiz uma Hop Lager com o Zeus, sei nem se encaixa em nenhum estilo que existe.
Foi 100% malte pilsen (OG 1.046, FG 1.010), 100g de Zeus no fim da fervura e 100g de Zeus no DH (receita deu uns 18L).
Gostei bastante do resultado, ficou bem aromática. Não sei direito descrever aromas, diria que é de lúpulo mesmo kkk... Mas algo um pouco cítrico, e um pouco herbal tambem... lembra até uma maconha boa kkk...
Não é nada comparado com um citra, mosaic, amarillo, nem no perfil nem na intensidade, mas achei que encaixou muito bem em uma Hop Lager, gostei bem. Talvez não tenha o apelo necessário para uma American IPA.
Eu estou com um único frigobar para fermentar e deixar o postmix, então só depois que acabar essa cerveja vou conseguir brassar a que vou usar o Comet.
Opa, blz?
Fiz minha brasagem no ultimo sábado com o Comet, gostei muito do aroma tambem, porem vi uma dificuldade em fazer o whirlpool, por algum motivo o lupulo não formava o cone, aconteceu isso na sua tambem?? percebi que fez no final da fervura, então pode ter algum dificuldade em formar o cone!
abs

Ralf Drehmer

Member
Afiliado
14/12/20
Eai pessoal, tranquilo? To afim de comprar o lúpulo seco triturado da Lupulandia, alguém sabe me dizer se o rendimento desse tipo comparado com pellet é o mesmo? Pq o preço do triturado é bem menor, dai queria saber se é de boas usar como os outros

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Opa, blz?
Fiz minha brasagem no ultimo sábado com o Comet, gostei muito do aroma tambem, porem vi uma dificuldade em fazer o whirlpool, por algum motivo o lupulo não formava o cone, aconteceu isso na sua tambem?? percebi que fez no final da fervura, então pode ter algum dificuldade em formar o cone!
abs
Cara, realmente agora que vc falou estou lembrando que o cone não formou mesmo... creio que levei uma quantidade considerável de trub pro fermentador, mas sinceramente depois que vi um experimento do Brulosophy com trub (The Great Trub exBEERiment | Results Are In!) eu parei de me preocupar com isso aí...