lúpulo infusionado no envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo Mantoani

Active Member
Joined
Sep 16, 2018
Messages
34
Reaction score
14
Location
videira
isso é apenas um devaneio, posso estar viajando demais, mas me obrigo a perguntar:

e se infusionar uma quantidade de lúpulo por alguns minutos, e injetar na garrafa na hora do envase, afim de obter mais aroma e sabor?
uma quantidade mínima, imagino.

ah, não faço ideia das quantidades, só queria saber se alguém já tentou algo do tipo, ou se já existe uma técnica parecida ou se não faz sentido algum.

abraço amigos
 
É bem comum fazer Dry Hop diretamente no postmix pra dar uma carga de vida em uma cerveja mais velha... o que você está pensando pode ser parecido!

Interessante essa ideia de infusionar antes.... uns estudos mais recentes falam que em 24h boa parte dos óleos já são extraídos, então acho que "alguns minutos" tem que ser "algumas horas".

Acompanhando aqui para ver se alguém já testou!
 
e se infusionar uma quantidade de lúpulo por alguns minutos, e injetar na garrafa na hora do envase, afim de obter mais aroma e sabor?
Pela parte do "injetar na garrafa" imagino que não esteja pensando em "infusionar" direto no balde fermentador.
Dai a pergunta é... vai infusionar onde ? E como injetar na garrada ?

Se pensar em colocar direto no balde... depois do cold crash....
Risco de oxidar a cerveja... ressuspender o fermento... além de deixar pedaços de pellets na cerveja.
Pra colocar no balde acho que o ideal é antes do cold crash.
 
Pela parte do "injetar na garrafa" imagino que não esteja pensando em "infusionar" direto no balde fermentador.
Dai a pergunta é... vai infusionar onde ? E como injetar na garrada ?

Se pensar em colocar direto no balde... depois do cold crash....
Risco de oxidar a cerveja... ressuspender o fermento... além de deixar pedaços de pellets na cerveja.
Pra colocar no balde acho que o ideal é antes do cold crash.


a ideia seria infusionar em algum recipiente esterelizado, algo em torno de 1/2L de agua pra umas 10g de lupulo (nao sei exatamente, ainda é uma ideia vaga) e ai injetar com uma seringa uma quantidade muito baixa direto na garrafa.
 
aquela técnica de botar um bag com lúpulo dentro do barril um dia antes de servir não supriria sua necessidade? Alguém já fez? Se sim, passe as quantidades para os kegs de 30 e 50L pra gente!
 
aquela técnica de botar um bag com lúpulo dentro do barril um dia antes de servir não supriria sua necessidade? Alguém já fez? Se sim, passe as quantidades para os kegs de 30 e 50L pra gente!

faço sempre em IPAs e NEIPAs. Uso 1 a 3 g / litro (considerando que ja houve late hopping e dry hopping , entao de fato é pra complementar). Sucesso total, vale MUITO a pena.

Ah, não faço 1 dia antes de servir, coloco do dia do envase e deixo até o fim, não pego gramíneo nem nada. Já fiz com Citra, Galaxy, El Dorado, etc
 
Essa técnica não seria fazer um hop tea? Já vi alguns vídeos gringos fazendo isso.

dei uma pesquisada aqui, e realmente era mais ou menos isso que eu havia imaginado.

vou fazer alguns testes aqui de diferentes proporções, e assim que ficar pronto ou volto a escrever.

obrigado!
 
Estou fermentando uma amber ale "de lata" da MrBeer, e to pensando em fazer uma infusão dessas prá dar mais aroma. Quando eu vi, parecia que a mistura é de 1g para 1l infusionados a 77ºC, mas não tenho certeza. Tem que pesquisar.

🍻
 
Achei onde eu li, olha só:
To treat a 5-gallon (19-liter) batch of beer, bring 1 qt (1 l) of water to a boil, then let it cool to 170°F (77°C). Stir in an ounce or two (28–57 g) of your hops and let them steep. After 20–30 minutes, the tea will cool down and be ready to use. Pour the liquid into your beer (ideally, you’ll add the tea to your keg or bottling bucket), leaving the pellet sludge or saturated hops flowers behind in the vessel you used for the boil.
https://beerandbrewing.com/use-hops-tea-to-enhance-flavors-in-your-beer/O certo é jogar esse chá direto no keg, mas para quem engarrafa (igual eu), é melhor transferir a breja para um outro balde já misturando o chá, me corrijam se estiver errado.

🍻
 
10g pra 10 litros vai dar 1g/L

SE a extração do lúpulo funcionar...
10g em 100 mL pode saturar e não conseguir extrair tudo
 


E esse doido que infusionou 30g em 250ml prá 20l (para uma IPA).
Pela lógica, pode não extrair mesmo, mas como eu estou começando, vou experimentar só prá ver coé.

🍻
 
Tem um user aqui (acho que o @Barão Barone , certo Barone?) que faz quase isso via french press, talvez ele possa ajudar.

https://beerandwinejournal.com/hop-aroma-extract/
SIM .....costumo fazer .... 1 lt de água fervente , numa prensa francesa , espero esfriar até 65 º e adiciono 50 gr de lúpulo , com 1 dose de wodka .... as vezes faço a 50º .....espero 30 min ...o que esperaria em um whrirpool hoping e adiciono no envase .... já fiz também , logo após o resfriamento do mosto ....antes da adicionar a levedura ...deixo por 45 min e aí sim adiciono a levedura e lacro o balde e ponho na geladeira ... essa técnica chama DIP HOPPING , e a primeira que me referi HOP TEA .....Mas faço o DH também ......agora o TOP é fazer as 3 ....DIP HOPPING ... DH e HOP TEA ....
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    50 KB · Views: 48
  • 5.jpg
    5.jpg
    37.4 KB · Views: 50
  • 6.jpg
    6.jpg
    42.2 KB · Views: 49
SIM .....costumo fazer .... 1 lt de água fervente , numa prensa francesa , espero esfriar até 65 º e adiciono 50 gr de lúpulo , com 1 dose de wodka .... as vezes faço a 50º .....espero 30 min ...o que esperaria em um whrirpool hoping e adiciono no envase .... já fiz também , logo após o resfriamento do mosto ....antes da adicionar a levedura ...deixo por 45 min e aí sim adiciono a levedura e lacro o balde e ponho na geladeira ... essa técnica chama DIP HOPPING , e a primeira que me referi HOP TEA .....Mas faço o DH também ......agora o TOP é fazer as 3 ....DIP HOPPING ... DH e HOP TEA ....
Olá, sobre o dip hop, a adição é feita com hop bag e depois retirado?
 


E esse doido que infusionou 30g em 250ml prá 20l (para uma IPA).
Pela lógica, pode não extrair mesmo, mas como eu estou começando, vou experimentar só prá ver coé.

🍻

porque ele sugere não espremer o saco com o lúpulo?
EU sempre aperto meu hop bag quando tiro do dry hop.
Qual o problema que isso pode causar?
 
porque ele sugere não espremer o saco com o lúpulo?
EU sempre aperto meu hop bag quando tiro do dry hop.
Qual o problema que isso pode causar?
Os lúpulos contém mais taninos que óleos aromaticos , que podem causar a sensação de adstringencia ...boca amarrada ... por isso n~~ao se deve prensa-los
 
fiz um chá de lúpulo, 500ml para 15 gramas de simcoe, fervi por 15 minutos e joguei tudo dentro do fermentador cônico, o trub e o chá sem coar nada.
Fiz cold crash por uma semana para limpar.
Já carbonatei e ficou perfeito 5 ibu a mais que coloquei, a clarificação para mim ficou boa tbm, mas não sou o maníaco da clarificação.
Com certeza chá de lúpulo entrou para minhas opções de correção de uma cerveja
 
Back
Top