kveik Voss Lallemand - Fermentação a 36 Cº

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Fala pessoal....

Queria compartilhar minha experiencia e impressões de uma fermentação com Kveik Voss....pois foi bem difícil colher informações sobre....

Após ver vários videos, e ouvir alguns Podcasts...encontrei "um Norte" que para mim fazia sentido, dentro da minha escolha de estilo...dos insumos que eu tinha disponíveis em casa e do meu equipamento.

Escolhi fazer uma America Pale Ale.....mostura casa 69/70 Cº, receita BrewFather aqui >>> Brewfather

Preferi pegar a Kveik de um laboratório afim de excluir a possibilidade de alguma contaminação cruzada....

No dia da brassagem (final de tarde), como de costume....assim que mosto levantou fervura, retirei aproximadamente 1 litro, resfriei até 40 graus e iniciei Starter do Sache, mostura sem novidades....... como faço NoChill deixei Starter colado com a Panela afim de manter temperatura, no outro dia cedo.....menos de 12 horas após inicio Starter leveduras já aviam comido tudo e decantado......conforme foto, isso já me empolgou......

Próximo passo, após estudo cheguei a conclusão que a melhor temperatura de pitch e fermentação seriam 36Cº...... que seria nessa faixa de temperatura que se obteria com maior eficiência os esteres que remetem a cítrico..laranja, etc....

Como tenho uma Single Vessel da Inversa...modelo 65L Standart....onde em seu controlador o modo "chaleira" fica por tempo indeterminado.......transferi todo mosto para o Izziber de 20 litros....corri lavar a panela.....voltei o cesto de inox na panela..coloquei o izzibeer dentro....e enchi de água ate nível do mosto dentro Izzibeer....e liguei a panela em 36 graus.....um banho maria.....

No vídeo anexo são exatos 2 horas após inoculo.....não oxigenei o mosto seguindo as dicas do Jamal e Marcelo Fenol.....fermentação correu pelo dia todo e no dia seguinte....pela manha tudo calmo, sem atividade...abri o fermentador e com uma pipeta, medi a SG no refratômetro...e usei a calculadora BrewKing para compensar a densidade devido álcool no meio......corrigido 1.015........receita no BF seria FG 1.013...onde ele coloca que atenuação de levedura é de 80%, vou aguardar mais algumas horas e tirar nova SG para ver se estabilizou...... vou postando a evolução aqui até a degustação e impressões

Por enquanto tudo esta me animando..... a atividade no starter foi quase que imediata.....a fermentação primaria.....extremamente vigorosa, aroma ao abrir a panela com fermentador dentro era de leve cítrico....remetendo mesmo a laranja.....como se fosse uma extração de óleos da casaca em álcool....aroma muito parecido....

Em breve novas etapas e considerações.

 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-04-11 at 14.07.39.jpeg
    WhatsApp Image 2022-04-11 at 14.07.39.jpeg
    34.1 KB · Views: 14
Last edited:
Atualizando diário.....atenuação se deu em torno de 26 horas..acabei deixando mais 24 horas em temperatura ambiente só por desencargo, pra ver se ia atenuar mais alguma coisa.......na foto logo apos remover o fermentador do "banho maria"...

Passou o final de semana em Cold e mandei para o postmix.....aparência levemente turva, próxima e ultima atualização será degustação

Resumo....

OG 1.045, FG 1.013 em 26 horas, fermentação controlada a 36ºC
Aroma de fermentação - neutro
Esteres - Leve cítrico remetendo a fruta amarela , referencia mais próxima Laranja, muito agradável.
Off Flavors - nenhum perceptível.
Kveik Voss Lallemand - 72% atenuação
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-04-18 at 11.10.55.jpeg
    WhatsApp Image 2022-04-18 at 11.10.55.jpeg
    52.3 KB · Views: 22
Boa tarde!

Abri recentemente a primeira garrafa de uma IPA que fiz com a Voss Kveik. Fermentei a 35C. Achei ela um pouco ácida. Dividi em dois fermentadores e no outro inoculei BE-134, 28C, que ficou melhor e sem aquele traço de acidez da Voss.

Tive também uns 70% de atenuação. Um pouco baixo, mas tudo bem.

Acho que vou dar mais uma chance para ela, a próxima seria uma American Stout. Mas vou fermentar de 20 a 25 graus.

Nos mantenha atualizados!
 
Boa tarde!

Abri recentemente a primeira garrafa de uma IPA que fiz com a Voss Kveik. Fermentei a 35C. Achei ela um pouco ácida. Dividi em dois fermentadores e no outro inoculei BE-134, 28C, que ficou melhor e sem aquele traço de acidez da Voss.

Tive também uns 70% de atenuação. Um pouco baixo, mas tudo bem.

Acho que vou dar mais uma chance para ela, a próxima seria uma American Stout. Mas vou fermentar de 20 a 25 graus.

Nos mantenha atualizados!


Separei a lama lá e pretendo brassar nesse proximo feriado prolongado....e estou pensando em fazer 1 teste parecido....mesmo lote..dividir, porem lote 1 deixar fermentar ambiente.....e lote 2....controlando a 30ºC dessa vez...........

Essa do Post que tb é uma APA....confesso que ainda nem provei, mas o aroma está bem agradável..vamos ver nos próximos dias
 
Fiz uma IPA com Kveik Voss Lalemand em 30º e atenuou 90% em 24 horas mas depois arrastou por mais dois dias para chegar a 1.012 e nao chegou em 1.010. Gostei do resultado e agora no Cold para ver como vai ficar.
 
Fiz uma IPA com Kveik Voss Lalemand em 30º e atenuou 90% em 24 horas mas depois arrastou por mais dois dias para chegar a 1.012 e nao chegou em 1.010. Gostei do resultado e agora no Cold para ver como vai ficar.


que excelente essa atenuação..... vou testar essa temperatura na próxima pra ver se altera aqui minha alteração.....
Sobre a breja do Post....fico fantástica....só percebi que pela lupulagem...aroma e sabor estão bem baixo.....bem no limite inferior do estilo....até vi em alguns relatos que essa levedura "drena" muito mesmo aromas, que se deve usar uns 20% a mais considerando isso.....mas enfim, breja está muiiito boa....éster cítrico muiito leve....corpo médio baixo....leve turbidez..... só vou postar amanha uma foto e encerrar o tópico, projeto concluído com sucesso.....
 
Você falou em turbidez, pois é, a minha da Voss também ficou turva em comparação com a BE-134. Isso que a Kveik flocula melhor e mais rápido que a saison. Vai entender...
 
Bom, finalizando..segue foto da breja....e ultimo copo..kkkkk acho que ficou boa....19 litros em 10 dias.....kkkk

Realmente levedura é Top....só preciso fazer mais testes....percepção de lúpulo só achei menor pela quantidade e tempo de adição, foram 20g de cada, Centennial/Citra/Simcoe.....@10min finais fervura......20 litros....não peguei nem sabor, nem aroma..... pelo menos nada especifico..e sim uma mistura de cítricos que pode ser da levedura, pois essa é a característica dela.....

Vou tocando os teste e novidade relevantes posto aqui....Cheers!!!!!!!!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07 (2).jpeg
    28.4 KB · Views: 20
  • WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07 (1).jpeg
    28.2 KB · Views: 19
  • WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07.jpeg
    WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.22.07.jpeg
    23.5 KB · Views: 18
Back
Top