Krausen esponjoso durante fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jlessa

Member
Joined
Apr 9, 2014
Messages
13
Reaction score
0
Olá pessoal,

fiz uma APA e esta agora no terceiro dia de fermentação, e é a segunda vez que isso acontece comigo. Exatamente no terceiro dia começa a aparecer uma camada esponjosa (tipo massa interna da pizza quando esta fermentando,cheia de bolhas).

Essa camada não desce durante a maturação, consigo,após trasfegar, separar essa parte da cerveja e, aparentemente, não influencia no sabor.

Alguém já passou por isso e tem idéia do que seja ? Tenho achado que deve ser excesso de proteína indo pro fermentador.

O que acham ?
 
Olá pessoal,

fiz uma APA e esta agora no terceiro dia de fermentação, e é a segunda vez que isso acontece comigo. Exatamente no terceiro dia começa a aparecer uma camada esponjosa (tipo massa interna da pizza quando esta fermentando,cheia de bolhas).

Essa camada não desce durante a maturação, consigo,após trasfegar, separar essa parte da cerveja e, aparentemente, não influencia no sabor.

Alguém já passou por isso e tem idéia do que seja ? Tenho achado que deve ser excesso de proteína indo pro fermentador.

O que acham ?

Isso aconteceu comigo também, e foi em uma APA também.

Essa crosta ficou boiando por cima da cerveja até o final, e aparentemente não influenciou negativamente o resultado. Só notei uma turbidez um pouco acima do normal.

Transferi a cerveja para outro balde para engarrafar, usando sifão e a crosta ficou no balde fermentador. Quando fiz Dry Hoping tive até que empurrar o lúpulo em flor para baixo, senão uma parte dele ele ficava seco, por cima dessa espuma.

Usei o S-04.
 
Olha... a cerveja não apresenta problemas no aroma e nem no sabor.

Nem a minha, por enquanto. Já está envasada a umas 3 semanas.

No começo até achei que era contaminação, pois esta cerveja ficou umas 7 ou 8 semanas no fermentador, sem ninguém nem abrir a porta da geladeira.

Quando abri a geladeira, quase que o mofo me abraçou, de tanto que tinha...

Quando abri o balde, confirmei que o bolor era só do lado de fora, do lado de dentro estava sem bolor, mas com esta espuma.

Então decidi fazer o Dry Hopping para ver qual era, e acabou dando tudo certo.

Só que o balde ficou tão embolorado que não vou usar ele mais para fermentação.
 
Nem a minha, por enquanto. Já está envasada a umas 3 semanas.

No começo até achei que era contaminação, pois esta cerveja ficou umas 7 ou 8 semanas no fermentador, sem ninguém nem abrir a porta da geladeira.

Quando abri a geladeira, quase que o mofo me abraçou, de tanto que tinha...

Quando abri o balde, confirmei que o bolor era só do lado de fora, do lado de dentro estava sem bolor, mas com esta espuma.

Então decidi fazer o Dry Hopping para ver qual era, e acabou dando tudo certo.

Só que o balde ficou tão embolorado que não vou usar ele mais para fermentação.

:cross: No meu caso não parece mofo, é esponjoso mesmo. Uma camada de 1 dedo em cima da cerveja.
 
Provavelmente é só krausen, e alguma particularidade do seu esquema de fermentação pode estar fazendo ele parmanecer lá por mais tempo. Talvez vc esteja dando a fermentação por encerrada cedo demais?

É meio difícil (embora não impossível) ser contaminação, normalmente não aparece já no terceiro dia, costuma levar mais tempo e comumente aparece depois do término da atividade da levedura.
 
Provavelmente é só krausen, e alguma particularidade do seu esquema de fermentação pode estar fazendo ele parmanecer lá por mais tempo. Talvez vc esteja dando a fermentação por encerrada cedo demais?

É meio difícil (embora não impossível) ser contaminação, normalmente não aparece já no terceiro dia, costuma levar mais tempo e comumente aparece depois do término da atividade da levedura.

Não ... acompanho a densidade, por pelo menos 3 dias até ter certeza de que estabilizou. Ela já esta perto de atingir o seu FG, mas essa esponja não desce nem a pau juvenal ! Já fermentei antes e o topo limpou e tudo decantou com a temperatura, mas essa não :-(.
 
Nem a minha, por enquanto. Já está envasada a umas 3 semanas.

No começo até achei que era contaminação, pois esta cerveja ficou umas 7 ou 8 semanas no fermentador, sem ninguém nem abrir a porta da geladeira.

Quando abri a geladeira, quase que o mofo me abraçou, de tanto que tinha...

Quando abri o balde, confirmei que o bolor era só do lado de fora, do lado de dentro estava sem bolor, mas com esta espuma.

Então decidi fazer o Dry Hopping para ver qual era, e acabou dando tudo certo.

Só que o balde ficou tão embolorado que não vou usar ele mais para fermentação.

Pra não criar mofo dentro da geladeira e na parede externa do balde, basta borrifar tudo com solução de iodofor. Dura muito tempo sem criar nenhum bolor nas paredes da geladeira... Eu fiz isso e nunca mais tive este problema.

Lembrando que o ambiente é perfeito para criação de mofo. Temperatura controlada e relativamente quente, úmido e escuro... Mas o iodofor resolve mesmo...
 
Revivando o post....
Fiz uma Blond ale y já no 4to dia de fermentação já senti algo estranho pq estava ain com 1014 de FG. Minhas levas anteriores sempre estao a 90% da atenuação no 4to dia, mas bola pra frente. Subi pra 24c pro dyacetil rest Baixou pra 1005 no 4to dia e hj Sexto dia está a 1002. Provei e não me agrada nem de gosto nem de sabor. Fui abrir o fermentador e vi um krausen que não tinha visto antes em nenhuma leva. Uma espuma muuuuito espessa, por debaixo da espuma superior. Subiu um aroma tão ácido que ardeu os olhos e o nariz. Claramente esta contaminada, não?? Quero chorar. Era para o aniversário da minha filha :/
20190116_232111.jpg
 
Revivando o post....
Fiz uma Blond ale y já no 4to dia de fermentação já senti algo estranho pq estava ain com 1014 de FG. Minhas levas anteriores sempre estao a 90% da atenuação no 4to dia, mas bola pra frente. Subi pra 24c pro dyacetil rest Baixou pra 1005 no 4to dia e hj Sexto dia está a 1002. Provei e não me agrada nem de gosto nem de sabor. Fui abrir o fermentador e vi um krausen que não tinha visto antes em nenhuma leva. Uma espuma muuuuito espessa, por debaixo da espuma superior. Subiu um aroma tão ácido que ardeu os olhos e o nariz. Claramente esta contaminada, não?? Quero chorar. Era para o aniversário da minha filha :/View attachment 121523

Bom dia Gustavo. Cara o seu Krausen, para ser preciso, não indica nada de contaminação, Krausen contaminado é diferente. A formação de Kräusen se deve aos polipeptídios hidrofóbicos e não-hidrofóbicos advindos em maior quantidade do seu malte e em menor quantidade da sua levedura. Isso significa que seu Krausen vaira muito de fermentação para fermentação e pode contaminar e/ou indicar contaminação, mas é muito difícil saber se parte desse Krausen vem de um agente contaminante, geralmente quando isso acontece parte do Krausen fica consistentemente diferente do resto, ou formam bolhas horrorosas, ou são bem escuras, ou são coloridas. Olhando pela foto eu não noto nada de anormal, mas isso não quer dizer que sua cerveja não esteja contaminada. Mas não se desespere ainda, a fermentação produz grande quantidade de H2S que parece contaminação, mas não é, isso dá um cheiro forte de ovo podre. Você usou levedura belga na fermentação? Elas geralmente acidificam o mosto mais que o normal para as ales tradicionais. Você consegue descrever melhor o sabor do mosto ? Como está o corpo da cerveja ?

Att.
 
Bom dia Gustavo. Cara o seu Krausen, para ser preciso, não indica nada de contaminação, Krausen contaminado é diferente. A formação de Kräusen se deve aos polipeptídios hidrofóbicos e não-hidrofóbicos advindos em maior quantidade do seu malte e em menor quantidade da sua levedura. Isso significa que seu Krausen vaira muito de fermentação para fermentação e pode contaminar e/ou indicar contaminação, mas é muito difícil saber se parte desse Krausen vem de um agente contaminante, geralmente quando isso acontece parte do Krausen fica consistentemente diferente do resto, ou formam bolhas horrorosas, ou são bem escuras, ou são coloridas. Olhando pela foto eu não noto nada de anormal, mas isso não quer dizer que sua cerveja não esteja contaminada. Mas não se desespere ainda, a fermentação produz grande quantidade de H2S que parece contaminação, mas não é, isso dá um cheiro forte de ovo podre. Você usou levedura belga na fermentação? Elas geralmente acidificam o mosto mais que o normal para as ales tradicionais. Você consegue descrever melhor o sabor do mosto ? Como está o corpo da cerveja ?

Att.
Inglorious tudo bem?

A cerveja esta bastante fraca de corpo, ontem medi a FG y estava em 1002. Ontem mesmo ja baixei a temperatura a 0 para ver se arredonda um pouco mais o sabor/aroma para ver se vale a pena engarrafar.
O cheiro de quando abri o fermentador nao tinha nada a ver com ovo podre. Era um cheiro muito acido, algo doce, que nao pude identificar de que era, mas sim ardeu os olhos e juro que chegou a desentupir meu nariz kkkkk
Hj volto a provar porque agora tentei trazer na minha memoria o aroma e o sabor da cerveja e nao tenho presente. Mas lembro que ontem foi bastante dificil tomar a mostra que tinha na proveta. Essa e minha 4ta leva e nenhuma das outras 3 apresentou algo assim parecido.

Obrigado por contribuir.

Abz.
 
Era um cheiro muito acido, algo doce, que nao pude identificar de que era, mas sim ardeu os olhos e juro que chegou a desentupir meu nariz kkkkk

Não era simplesmente CO2 desprendido da fermentação? Costuma arder nariz facilmente se houver inalação direta...
 
Inglorious tudo bem?

A cerveja esta bastante fraca de corpo, ontem medi a FG y estava em 1002. Ontem mesmo ja baixei a temperatura a 0 para ver se arredonda um pouco mais o sabor/aroma para ver se vale a pena engarrafar.
O cheiro de quando abri o fermentador nao tinha nada a ver com ovo podre. Era um cheiro muito acido, algo doce, que nao pude identificar de que era, mas sim ardeu os olhos e juro que chegou a desentupir meu nariz kkkkk
Hj volto a provar porque agora tentei trazer na minha memoria o aroma e o sabor da cerveja e nao tenho presente. Mas lembro que ontem foi bastante dificil tomar a mostra que tinha na proveta. Essa e minha 4ta leva e nenhuma das outras 3 apresentou algo assim parecido.

Obrigado por contribuir.

Abz.

A julgar exatamente por tudo que você descreveu é contaminação mesmo. No caso se for possível verifique o pH também, vamos tentar ao menos levantar evidências do que contaminou.
 
Back
Top