Kombucha & Kombucha Beer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 10, 2018
Messages
7
Reaction score
3
Location
Brasil
Olá amigos.
Estou criando um tópico específico para Kombucha.
Venho me aventurando na criação de um sabor similar ao da cerveja.
Obtive muito sucesso com uma receita de Manga com DryHopping de Lúpulo Citra.

Gostaria de saber se mais pessoas estão se aventurando nesta deliciosa bebida fermentada.

Quais as suas experiências, receitas e equipamentos.
 
Po... começa falando melhor ai como funciona a Kombucha? Estou vendo isso começando a vender como "refrigerante" por ai
 
Po... começa falando melhor ai como funciona a Kombucha? Estou vendo isso começando a vender como "refrigerante" por ai
Cara ... na verdade ... refrigerante é um tipo de kombucha ... só que STERIL e Repleta de açucares.
Kombucha é obtida fermentando o chá preto doce de forma que as leveduras/bactérias consomem o açúcar/Cafeína ... parecido com o mosto na cerveja.
Outra grande diferença é que na primeira fermentação do kombucha ela é aeróbica (usa oxigênio) e utiliza bactérias além das leveduras.
O produto final é uma bebida ácida (PH ~3.1) levemente gaseificada.
 
Mas pelo que eu li, ela tem a fermentaçÃo continua e gera um acético após um mes fermentando (ja na garrafa) certo?
Ela nao tende a estabilizar na garrafa como a cerveja estabiliza com o priming né?
 
Mas pelo que eu li, ela tem a fermentaçÃo continua e gera um acético após um mes fermentando (ja na garrafa) certo?
Ela nao tende a estabilizar na garrafa como a cerveja estabiliza com o priming né?
Herbinho muito dos acéticos são realmente formados após 21 dias (duarante a primeira fermentação) fazendo com que tanques maiores (que demoram mais para atingir o sabor desejado sem tornarem-se avinagrados) tenham uma maior variedade de ácidos em sua composição.
Já a segunda fermentação (geralmente feita já na garrafa) com a adição de açucares (Além da remoção do S.C.O.B.Y.) fica sendo mais focada na infusão de sabores e aromas e na carbonatação... parecido com o priming (conversão açucar em CO2)
Durante a primeira fermentação o grau de carbonatação é muito baixo.(Levemente carbonatada)
 
Alguém já fez experiência de utilizar mosto para preparar a kombucha?
Outra possibilidade, seria adicionar kumbucha em uma cerveja já fermentada e com baixo teor alcoólico.
Pelo o que vi em breve pesquisa, a mistura seria realizada na segunda fermentação (da kombucha), mas não sei como estabelecer uma proporção.
abs,
Pedro Araujo.
 
Alguém já fez experiência de utilizar mosto para preparar a kombucha?
Outra possibilidade, seria adicionar kumbucha em uma cerveja já fermentada e com baixo teor alcoólico.
Pelo o que vi em breve pesquisa, a mistura seria realizada na segunda fermentação (da kombucha), mas não sei como estabelecer uma proporção.
abs,
Pedro Araujo.

Sim, eu já fiz isso. Preparei uma apa e coloquei um scoby. Após quinze dias de uma fermentação normal e aparente estabilização do FG eu engarrafei a cerveja. Repeti a experiência inúmeras vezes e são sempre funky beers. Com um mês até 6 meses o sabor de couro molhado da bretta é evidente. Dependendo do estilo, mais leve ou mais denso do teu mosto, cervejas de um ano ficam intensamente aromatizadas, desde um estilo champanhe até um pouco mais encorpadas, com uma acidez agradável de sour envelhecida. Aquelas que viram vinagre também são ótimas de beber. Lembrando que o scoby que voce possui pode ser diferente na sua composição microbiológica. Abraços e boa sorte. A experiência é muito enriquecedora.
 
Fala pessoal, blz ? Sou um canal cervejeiro caseiro mas estou no mundo de outros fermentados também.
Fiz um video recentemente explicando o Kombucha, sua história, receita e passo a passo. Assistam o video.
 
Olá meu amigo...poderia me explicar melhor esse processo da kombucha usando DryHopping? Vc faz um mosto normalmente e ao fermentar vc coloca o skoby?





Olá amigos.
Estou criando um tópico específico para Kombucha.
Venho me aventurando na criação de um sabor similar ao da cerveja.
Obtive muito sucesso com uma receita de Manga com DryHopping de Lúpulo Citra.

Gostaria de saber se mais pessoas estão se aventurando nesta deliciosa bebida fermentada.

Quais as suas experiências, receitas e equipamentos.
 
Alguém já fez experiência de utilizar mosto para preparar a kombucha?
Outra possibilidade, seria adicionar kumbucha em uma cerveja já fermentada e com baixo teor alcoólico.
Pelo o que vi em breve pesquisa, a mistura seria realizada na segunda fermentação (da kombucha), mas não sei como estabelecer uma proporção.
abs,
Pedro Araujo.
Já usei mosto de IRA na primeira fermentação, pensa num troço ruim que ficou, perdi 2l de mosto, depois disso não testei mais nada : (
 
Olha eu aqui revivendo topico kkkkk

Eu comecei a pouco brincar com kombucha pq a minha namorada não gosta de cerveja e eu queria ter algo que pudessemos fazer juntas.

A minha ideia é ter um keg de 10L dedicado pra kombucha (eu ia colocar um keg com refrigerante no kegerator, decidi procurar algo melhor e surgiu a kombucha como opção)

Na brewshop onde eu compro insumos tem umas kombuchas com dry hopping que eu fiquei interessada mas o preço que cobram é quase abusivo. Aqui na minha região uma kombucha de 300ml é 13 reais e eu provei da marca K-HAPPY e parece sparkling water, péssimo!

A minha primeira que fiz com gengibre e maracujá ficou deliciosa.

só que eu to com duvida de como fazer grandes quantidades (13L)
 
Olha eu aqui revivendo topico kkkkk

Eu comecei a pouco brincar com kombucha pq a minha namorada não gosta de cerveja e eu queria ter algo que pudessemos fazer juntas.

A minha ideia é ter um keg de 10L dedicado pra kombucha (eu ia colocar um keg com refrigerante no kegerator, decidi procurar algo melhor e surgiu a kombucha como opção)

Na brewshop onde eu compro insumos tem umas kombuchas com dry hopping que eu fiquei interessada mas o preço que cobram é quase abusivo. Aqui na minha região uma kombucha de 300ml é 13 reais e eu provei da marca K-HAPPY e parece sparkling water, péssimo!

A minha primeira que fiz com gengibre e maracujá ficou deliciosa.

só que eu to com duvida de como fazer grandes quantidades (13L)

Olá!

Eu também adoro Kombuchas! Andei me aventurando na fabricação, fiz levas de 10 L. Não tem segredo, use 6gr de chá verde e 90gr de açúcar por litro de chá. Se for fazer uma leva de 13 litros por exemplo, não precisa colocar o total de água para ferver, use 3L com todo o chá e açúcar que será usado pelos 13L, depois de pronto ( os 3 L ) adicione os 10 L restantes, assim não precisa esperar sua água esfriar. O que eu sempre fiz foi: quando fazia levas de 10L fervia 1L com todo o chá e açúcar da leva, retirava as folhas depois da infusão e reservava. Colocava mais um litro para ferver e usava as mesmas folhas da infusão anterior, dessa forma se extrai tudo o que o chá pode oferecer. Depois completava com os 8 L e já estava pronto

Lembre-se sempre que ao fazer levas de 13 L terá que ter no mínimo 1,5 L de chá de arranque ( mas como já fez uma, já sabe disso )

Ah, existem as Hard Kombuchas, que usam leveduras de cerveja para transformar o açúcar do chá em álcool, é uma brincadeira que vale a pena tentar. Você vai encontrar muitas informações sobre o assunto pela internet

Espero que ajude em algo

Boas Kombuchas

Abraço
 
use 6gr de chá verde e 90gr de açúcar por litro de chá

Eu fiz com 50g de açucar por litro, mais que isso eu senti que ficou muito tempo fermentando e fica mais forte o gosto avinagrado por conta disso sabe?

Com um mês até 6 meses o sabor de couro molhado da bretta é evidente.


O sabor de couro molhado citado acima eu também senti no comecinho da fermentação kkkk eu achei até que tinha apodrecido a kombucha KKKKK

estou deveras animada com as possibilidades de saborização pra cada leva até descobrir a que a gente mais gosta e etc
e mais empolgada ainda pq vai sair pela torneira no meu kegerator.. vai ser animal!
 
Eu fiz com 50g de açucar por litro, mais que isso eu senti que ficou muito tempo fermentando e fica mais forte o gosto avinagrado por conta disso sabe?



O sabor de couro molhado citado acima eu também senti no comecinho da fermentação kkkk eu achei até que tinha apodrecido a kombucha KKKKK

estou deveras animada com as possibilidades de saborização pra cada leva até descobrir a que a gente mais gosta e etc
e mais empolgada ainda pq vai sair pela torneira no meu kegerator.. vai ser animal!


Então, quantos dias você deixa fermentando ? normalmente são 10 dias, com aqui anda bem frio, da última vez, teve de ficar por 12 dias, mas sem gosto acético nenhum, praticamente zero açúcar, mas nada acético. Depois deixei 24h com uma fruta e depois envasei em garrafas de cerveja e adicionei 5gr de açúcar por garrafa e deixei mais uma semana e meia carbonatando ( aqui está muito frio e demorando um bocado )

De fato, no 2º dia de fermentação minha cozinha estava uma "delícia" de azedo, mas 2 dias depois, nenhum cheiro.
Eu sigo um cara bem conhecido no Instagram que faz o envase no Kegerator ( é um barril de inox de 5L e leva CO2, não sei o nome do barril ao certo, e serve direto da torneira....muito maneiro !

Certeza de que sua Kombucha vai ficar deliciosa!

Depois poste as fotos com o resultado

Abraço
 
Salve pessoal. A respeito da fermentação de kombucha, ela funciona com lama de exemplares comerciais invés de scoby? Eu já fiz um teste usando aquele resíduo do fundo da garrafa em um chá com adição de frutas. Fermentou, ficou razoavelmente bom, mas não sei se isso pode ser considerado tecnicamente como kombucha.
 
Salve pessoal. A respeito da fermentação de kombucha, ela funciona com lama de exemplares comerciais invés de scoby? Eu já fiz um teste usando aquele resíduo do fundo da garrafa em um chá com adição de frutas. Fermentou, ficou razoavelmente bom, mas não sei se isso pode ser considerado tecnicamente como kombucha.

Não é o mais aconselhável, até pq ela não estará “pura”, pois já passou pela saborização com frutas ou especiarias, então não seria legal começar sua cultura com um Scooby “adulterado”.
Pelo Mercado Livre, você consegue adquirir Scooby de boa qualidade e com preço muito acessível, recomendo que inicie sua produção de Kombucha com um desses.

Boas levas de Kombucha por aí

Grande abraço
 
Salve pessoal. A respeito da fermentação de kombucha, ela funciona com lama de exemplares comerciais invés de scoby? Eu já fiz um teste usando aquele resíduo do fundo da garrafa em um chá com adição de frutas. Fermentou, ficou razoavelmente bom, mas não sei se isso pode ser considerado tecnicamente como kombucha.
Comecei minha produção assim.
O segredo é vc comprar uma garrafa "sem sabor".
Sempre vai ter um pouquinho de levedura no fundo, aquela poeirinha no fundo da garrafa.

Faz um chá e usa uma garrafinha inteira.
A minha demorou um pouco pra pegar, tive que trocar o líquido por novo chá com 1 semana, mas na segunda, eu já tinha um scoby fininho, pra chamar de meu.
Hj estou com hotelzinho, pq o bicho cresceu e multiplicou sem parar. rs
Boa sorte.
 
Eu fiz com 50g de açucar por litro, mais que isso eu senti que ficou muito tempo fermentando e fica mais forte o gosto avinagrado por conta disso sabe?




O sabor de couro molhado citado acima eu também senti no comecinho da fermentação kkkk eu achei até que tinha apodrecido a kombucha KKKKK

estou deveras animada com as possibilidades de saborização pra cada leva até descobrir a que a gente mais gosta e etc
e mais empolgada ainda pq vai sair pela torneira no meu kegerator.. vai ser animal!
Eu sou meio preguiço com os sabores, coloco o que for mais fácil de picar e por na garrafa. rsrs
Tenho gostado muito de gengibre e hibisco.... Tb, pq eu sempre tenho em casa.

Já fiz com mosto de hidromel com especiarias, de pouquinho q não coube no fermentador... rs Deu muito certo. :)
 
Back
Top