Kombucha & Kombucha Beer

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por Mauricio Maldonado, 10/8/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/8/18 #1

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Member

Afiliado:
    10/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Olá amigos.
    Estou criando um tópico específico para Kombucha.
    Venho me aventurando na criação de um sabor similar ao da cerveja.
    Obtive muito sucesso com uma receita de Manga com DryHopping de Lúpulo Citra.

Gostaria de saber se mais pessoas estão se aventurando nesta deliciosa bebida fermentada.

Quais as suas experiências, receitas e equipamentos.

2. 10/8/18 #2

herbinho

herbinho

herbinho

Member

Afiliado:
    28/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Po... começa falando melhor ai como funciona a Kombucha? Estou vendo isso começando a vender como "refrigerante" por ai

3. 13/8/18 #3

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Member

Afiliado:
    10/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Cara ... na verdade ... refrigerante é um tipo de kombucha ... só que STERIL e Repleta de açucares.
    Kombucha é obtida fermentando o chá preto doce de forma que as leveduras/bactérias consomem o açúcar/Cafeína ... parecido com o mosto na cerveja.
    Outra grande diferença é que na primeira fermentação do kombucha ela é aeróbica (usa oxigênio) e utiliza bactérias além das leveduras.
    O produto final é uma bebida ácida (PH ~3.1) levemente gaseificada.

4. 17/8/18 #4

herbinho

herbinho

herbinho

Member

Afiliado:
    28/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Mas pelo que eu li, ela tem a fermentaçÃo continua e gera um acético após um mes fermentando (ja na garrafa) certo?
    Ela nao tende a estabilizar na garrafa como a cerveja estabiliza com o priming né?

5. 20/8/18 #5

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Mauricio Maldonado

Member

Afiliado:
    10/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Herbinho muito dos acéticos são realmente formados após 21 dias (duarante a primeira fermentação) fazendo com que tanques maiores (que demoram mais para atingir o sabor desejado sem tornarem-se avinagrados) tenham uma maior variedade de ácidos em sua composição.
    Já a segunda fermentação (geralmente feita já na garrafa) com a adição de açucares (Além da remoção do S.C.O.B.Y.) fica sendo mais focada na infusão de sabores e aromas e na carbonatação... parecido com o priming (conversão açucar em CO2)
    Durante a primeira fermentação o grau de carbonatação é muito baixo.(Levemente carbonatada)

6. 28/11/18 #6

sote85

sote85

sote85

New Member

Afiliado:
    24/6/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Alguém já fez experiência de utilizar mosto para preparar a kombucha?
    Outra possibilidade, seria adicionar kumbucha em uma cerveja já fermentada e com baixo teor alcoólico.
    Pelo o que vi em breve pesquisa, a mistura seria realizada na segunda fermentação (da kombucha), mas não sei como estabelecer uma proporção.
    abs,
    Pedro Araujo.

7. 29/11/18 #7

celsocamara

celsocamara

celsocamara

New Member

Afiliado:
    13/2/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Sim, eu já fiz isso. Preparei uma apa e coloquei um scoby. Após quinze dias de uma fermentação normal e aparente estabilização do FG eu engarrafei a cerveja. Repeti a experiência inúmeras vezes e são sempre funky beers. Com um mês até 6 meses o sabor de couro molhado da bretta é evidente. Dependendo do estilo, mais leve ou mais denso do teu mosto, cervejas de um ano ficam intensamente aromatizadas, desde um estilo champanhe até um pouco mais encorpadas, com uma acidez agradável de sour envelhecida. Aquelas que viram vinagre também são ótimas de beber. Lembrando que o scoby que voce possui pode ser diferente na sua composição microbiológica. Abraços e boa sorte. A experiência é muito enriquecedora.

Compartilhe esta Página