Kit de Testes para água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

claudio_rocha

New Member
Joined
Jun 18, 2013
Messages
4
Reaction score
1
Pessoal,

existe algum kit de testes físico/químico que diga concentração de Ca, Mg Bicarbonato e demais elementos de nossa água cervejeira? Já fiz alguns testes em laboratório mas gostaria de realizar testes com mais frequência...
Alguém indica algum kit?

[]'s
 
Olá a todos!

Estava procurando informações a respeito deste assunto aqui no fórum e achei este tópico aberto.

Há uma ano venho fazendo cerveja e sempre busco aumentar o controle do processo.

Lendo o livro How to Brew fiquei sabendo da existência deste kit da Lamotte citado acima e fiquei muito empolgado com a possibilidade de se fazer a análise da água de forma autônoma.

Alguém por aqui faz ou já tentou fazer a análise da sua água por conta própria?

Não sou químico mas fiz uma pesquisa e vi que é perfeitamente possível e seguro. O início da ideia partiu do kit da Lamotte e no final cheguei a relacionar a todos os reagemtes e materiais necessários, baseado em material público disponibilizado na internet.

Esta questão vem me instigando há algum tempo. Atualmente uso água de abastecimento e utilizo os parâmetros fornecidos pela companhia de água para ajuste da água de brassagem e sparge. Na verdade, a companhia fornece uma média de valores obtidos em um intervalo de aproximadamente 3 anos.

Quando adquiri um pHmetro percebi que o pH da mosturação estava bem abaixo do calculado, inclusive fora do ideal. A causa provável está nos parâmetros imprecisos fornecidos pela companhia de água.

Pensei em pagar por uma análise em laboratório. No entanto, tenho a convicção que não resolve, uma vez que a água de abastecimento varia muito ao longo do ano em função dos períodos de estiagem e de chuva ou mudança de pontos de captação.

Enfim, gostaria de ouvir opiniões de quem tem experiência ou tem interesse neste assunto.

Abraço a todos!
 
Back
Top