1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Kit de Testes para água

Discussão em 'Brew Science' iniciado por claudio_rocha, 18/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/6/13 #1

claudio_rocha

claudio_rocha

claudio_rocha

New Member

Afiliado:
    18/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal,

existe algum kit de testes físico/químico que diga concentração de Ca, Mg Bicarbonato e demais elementos de nossa água cervejeira? Já fiz alguns testes em laboratório mas gostaria de realizar testes com mais frequência...
    Alguém indica algum kit?

[]'s

2. 18/6/13 #2

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    357
    Ronaldo curtiu isso.
  3. 26/1/20 #3

pgonzal

pgonzal

pgonzal

Member

Afiliado:
    8/4/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Olá a todos!

Estava procurando informações a respeito deste assunto aqui no fórum e achei este tópico aberto.

Há uma ano venho fazendo cerveja e sempre busco aumentar o controle do processo.

Lendo o livro How to Brew fiquei sabendo da existência deste kit da Lamotte citado acima e fiquei muito empolgado com a possibilidade de se fazer a análise da água de forma autônoma.

Alguém por aqui faz ou já tentou fazer a análise da sua água por conta própria?

Não sou químico mas fiz uma pesquisa e vi que é perfeitamente possível e seguro. O início da ideia partiu do kit da Lamotte e no final cheguei a relacionar a todos os reagemtes e materiais necessários, baseado em material público disponibilizado na internet.

Esta questão vem me instigando há algum tempo. Atualmente uso água de abastecimento e utilizo os parâmetros fornecidos pela companhia de água para ajuste da água de brassagem e sparge. Na verdade, a companhia fornece uma média de valores obtidos em um intervalo de aproximadamente 3 anos.

Quando adquiri um pHmetro percebi que o pH da mosturação estava bem abaixo do calculado, inclusive fora do ideal. A causa provável está nos parâmetros imprecisos fornecidos pela companhia de água.

Pensei em pagar por uma análise em laboratório. No entanto, tenho a convicção que não resolve, uma vez que a água de abastecimento varia muito ao longo do ano em função dos períodos de estiagem e de chuva ou mudança de pontos de captação.

Enfim, gostaria de ouvir opiniões de quem tem experiência ou tem interesse neste assunto.

Abraço a todos!

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder