KIT BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 16, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Location
Pirenópolis - Goiás
Boa tarde pessoal.. tô querendo adquirir um kit desses BIAB 10LT , vcs têm alguma indicação.. vejo assim em minhas pesquisas, que são varias diferenças entre as ofertas nos sites.
 
A diferença de preço se dá principalmente pelos tipos de equipamentos adquiridos (alcool ou pac como sanitizante por exemplo) e qualidade dos equipamentos. Sugiro que faça uma lista do que quer adquirir e compare com o que é oferecido no mercado.

Exemplo de kit biab 10L
  1. Caldeirão 15L com válvula de esfera
  2. Saco para a panela
  3. Sanitizante (recomente iodofor, mas qualquer um serve)
  4. Termômetro cozinha
  5. Colher ou escumadeira
  6. Arrolhador (recomendo o vik)
  7. Tampinhas de garrafa
  8. Densímetro com proveta
  9. Chiller de imersão (ou pode resfriar em uma bacia com gelo, caso não queira comprar o chiller)
  10. Balde fermentador de no minimo 12L, com torneira preferencialmente, e airlock.
Moinho não há necessidade, porque você pode comprar malte moído nos brewshops.

http://www.indupropil.com.br/produt...s-sua-mini-producao-caseira-de-um-jeito-facil

 
Legal MestreKame... tô lendo um tanto aqui e vendo inúmeros vídeos. seguinte achei um site aqui que tem umas opções bem legais.. vc poderia me ajudar a montagem do kit marcando um "X" nos itens necessários? já marquei alguns... masque tem umas opções em acessórios, mangueira que fiquei um tanto perdido na montagem a ideia é um kit em torno de R$ 1.000,00

Panela de Brassagem*
  • 1 x Panela Cervejeiro em Inox #30 com 20Litros +R$269,10 X
  • 1 x Panela Cervejeira de Brassagem 18L +R$161,10

Filtro*
  • 1 x Filtro Bazooka em Inox 304 +R$44,10
  • 1 x Fundo Falso para panela #30 (18-20 litros) +R$71,10

Acessorios para Panela de Brassagem
  • 1 x VÁLVULA MONOBLOCO INOX BSP 1/2 +R$35,10
  • 1 x Válvula Esfera Monobloco Latão Niquelado 1/2 +R$17,10
  • 1 x Espigão Inox 304 BSP 1/2 +R$15,21
  • 1 x Espigão Inox 304 BSP 1/4 +R$8,10
  • 1 x Espigão Latão Niquelado 304 BSP 1/2 +R$11,61
  • 1 x Buxa de Reducao em Inox304 1/2 X 1/4 BSP +R$7,11
  • 1 x MANGUEIRA SILICONE 1/2 +R$24,30
  • 1 x MANGUEIRA CRISTAL ATOXICA 1/4 +R$5,31
  • 1 x MANGUEIRA TRANÇADA 1/4 - ATOXICA +R$6,21
  • 1 x Bomba de Recirculação 1/4 +R$71,10 X

Chiller
  • 1 x Chiller de Alumínio 15 M +R$107,10 X

Fermentador (Balde+Airlock+Torneira)*
1 x Fermentador Completo 12L (airlock S) +R$47,61 X
Balde Maturador*
  • 1 x Balde Plástico Alimentício 12L +R$21,51 X
  • 1 x TORNEIRA PP 1/2 CLIC +R$7,20 X

Densimetro*
  • 1 x Densimetro 1,000 A 1,100 +R$53,10
  • 1 x NOVO! Mini Densimetro 1,000 A 1,100 +R$53,10 X

Proveta*
  • 1 x Proveta Plástica 100ml +R$9,00 X
  • 1 x Proveta Plástica 250ml +R$12,60

Arrolhador*
1 x Aarrolhador Manual de Garrafas AR25 +R$80,10 X
Termometro*
1 x Termômetro Cervejeiro ( -10ºC a 100ºC) +R$44,10 X
Limpeza e Sanitização
  • 1 x LAVADOR E SANITIZADOR VINATOR +R$71,10
  • 1 x ALCOOL ETILICO 70% +R$8,10
  • 1 x ESCOVA DE CRINA GRANDE +R$17,10
  • 1 x Acido Peracéptico Kalyclean S302 1L +R$49,41
  • 1 x ESCORREDOR DE GARRAFAS FIXO - 45 GARRAFAS +R$143,10

Teste de Iodo*
  • 1 x TINTURA DE IODO 2% 30ml +R$8,10 X
  • 1 x PLACA TOQUE 3 CAVIDADES +R$17,10 X
  • 1 x PLACA TOQUE 6 CAVIDADES +R$26,10

Moinho
  • 1 x Moedor Moinho para Cereais - Funil Curto +R$125,10 X

Acessórios Adicionais
  • 1 x TORNEIRA PP 1/2 CLIC +R$7,20
  • 1 x Balança de Precisão Digital até 10kg +R$40,50
  • 1 x Balança Digital Portátil até 500g +R$35,10
  • 1 x AUTO-SIFÃO +R$80,10
  • 1 x Enchedor de Garrafa 3/8 +R$22,50
  • 1 x MANGUEIRA SILICONE 1/2 +R$24,30
  • 1 x MANGUEIRA CRISTAL ATOXICA 3/8 +R$6,21
  • 1 x Abridor de Baldes +R$35,10
  • 1 x Panela Cervejeira de Brassagem 18L +R$161,10
  • 1 x PÁ MÉDIA 50x6 +R$34,65
  • 1 x PÁ PEQUENA 35x5 +R$31,50
 
Já existem inúmeros tópicos similares ao seu. Sugiro dar uma estudada melhor.
Mas vou tentar ajudar. Ao meu ver o necessário para o BIAB clássico seria:

Panela:
Eu iniciaria por uma de alumínio por ser mais barata e fácil de furar, mas como você já escolhei a de inox mantive na lista:
*Não precisa de bomba, mangueira, nem nada mais que listou em acessórios para panela.

Filtro:
  • 1x Saco de Voil para panela #30 - Pode mandar fazer ou comprar pronto.. entre R$15-R$40
Restante:
  • 1 x NOVO! Mini Densimetro 1,000 A 1,100 +R$53,10
  • 1 x Proveta Plástica 100ml +R$9,00 X
  • 1 x Fermentador Completo 12L (airlock S) +R$47,61
  • 1 x Aarrolhador Manual de Garrafas AR25 +R$80,10 X
  • 1 x Pacote de tampinhas 100 unidades + R$15,00
  • 1 x Termômetro Cervejeiro ( -10ºC a 100ºC) +R$44,10 X
  • 1 x SANITIZANTE (pode ser alcool 70, Iodofor, Ácido Peracético)
  • 1 x Balança de Precisão Digital até 10kg +R$40,50
  • 1 x Controle de temperatura para fermentação: Procure gastar dinheiro com isso, ou montar uma boa engenhoca barata, mas coloque na sua lista. O comum seria uma geladeira/frigobar usado + termostato.
Opcionais:
  • Moinho: Só se morar em alguma cidade que não tem loja de insumos e tenha que comprar grandes quantidades sem moer. Caso contrário só comprar malte já moído;
  • Balde Maturador: pode ser útil não tanto para maturar, mas para fazer priming. Mas tbm dá pra fazer o priming direto na garrafa;
  • Chiller: 10L dá para resfriar submergindo em um recipiente com água+gelo. Ou mesmo fazer "no chill".
  • Se não quiser comprar uma "pá cervejeira", só utilizar qualquer colher maior que tiver em casa.
  • Após as primeiras brassagens, a lista de itens opcionais é quase infinita..

 
"
Eu não uso isso.

Transfiro da panela para o balde fermentador utilizando o auto-sifão.

O mesmo auto-sifão servirá para transferir do fermentador para o balde de envase/priming.

"
  • 1 x Controle de temperatura para fermentação: Procure gastar dinheiro com isso, ou montar uma boa engenhoca barata, mas coloque na sua lista. O comum seria uma geladeira/frigobar usado + termostato."
Esse é o mais importante de todos.
 
Meu equipamento completo pra 10 ~ 15 litros:
1 panela de 22 litros sem furos ou torneira + resistência elétrica (não uso controladores de brassagem, acho bobagem)
1 saco de voil que parece que foi pra guerra de tão surrado que está.
2 fermentadores de 20 litros sem furo/torneir
1 sifão de inox + mangueira de silicone (tenho algumas em casa, vários tamanhos).
1 chiller de alumínio que eu mesmo fiz
1 Arrolhador tipo emily que eu pretendo trocar por um de 'bancada' assim que eu terminar a reforma do meu canto cervejeiro.
1 densímetro GRANDE (não curto os mini densímetros, muito imprecisos)
1 refratrometro comprado no ali express - Funciona bem pra caramba, diga se de passagem.
Iodofor
Erlenmeyers e agitador magnético pra fazer starter (você não precisa se preocupar com isso agora)
Freezer com controle de temperatura. Fundamental, mas eu só comprei depois de quase um ano no hobby. ;)
Termometro "cervejeiro", digital e de sonda. Com o tempo, você sente a sua necessidade e vai se ajustando.
Moinho de rolos daddy mil. Comecei com um de discos que eu teria até hoje se ele não tivesse se espatifado no chão.

Eu gosto muito de equipamentos enxutos, então tem muita coisa que eu comprei que hoje tá encostada, tipo minha bomba de recirculação. Se eu pudesse voltar no tempo, não teria gasto 50% da grana que eu gastei com coisas da moda, hehe.

Enfim, minha memória não anda das melhores esse dias e provavelmente eu esqueci alguma coisa. Se ainda tiver dúvidas, pergunte.

Abraços.
 
Last edited:
valeu ai Pessoal.
Jalexandre... vc não faz recirculação? se sim, como??? com sifão? e qual marca/modelo desse sifão?
e pra envase vc usa tbm sifão direto do fermentador?
já tô mudando um tanto aqui minhas intenções de compra.
 
valeu ai Pessoal.
Jalexandre... vc não faz recirculação? se sim, como??? com sifão? e qual marca/modelo desse sifão?
e pra envase vc usa tbm sifão direto do fermentador?
já tô mudando um tanto aqui minhas intenções de compra.
Boas Alessandro, pra fazer 10 litros, o mais prático é BIAB, e no BIAB não se costuma fazer recirculação, mas se fizer muita questão, pode recircular com uma jarra e escumadeira... BIAB é pra ser simples...
 
Para 10l vá para a simplicidade máxima como disse o @jalexandre .
Comecei com 1 panela de 20l, um pedaço de voil (nem saco era), um chiller (mas pode trocar com um recipiente de 10l que possa ser colocado no gelo), se quiser furar a panela, um registro com um joelho por dentro para pegar o mosto bem do fundo; se não quiser, um sifão de inox. Um termômetro e um densímetro (no caso de 10l, tem que ser um mini, pois se não em 4 medições já se foram 10% da produção). Um balde fermentador com um furo na tampa com vedação para um blow-off ou air-lock, mangueiras (silicone para a parte quente e cristal pvc para a fria).

O mais importante para o BIAB é ter uma panela bem maior que o lote final e já partir para BIAB-no sparge.

Sobre a tão falada recirculação ainda vou escrever um post sobre isto: recirculação não é clarificação (no estrito sentido da palavra) como muitos pensam.
 
valeu ai Pessoal.
Jalexandre... vc não faz recirculação? se sim, como??? com sifão? e qual marca/modelo desse sifão?
e pra envase vc usa tbm sifão direto do fermentador?
já tô mudando um tanto aqui minhas intenções de compra.

Já fiz manual e com bomba. Hoje não faço mais.

Não vejo a menor necessidade.

Sobre o sifão, é um tubo de inox com uma mangueira na ponta. Não tem marca, comprei a muitos anos, nem acho mais desse modelo, hehe.

Na verdade, qualquer auto sifão funciona pra transferir e engarrafar. Eu dei preferência para um de inox porque faço a transferencia do mosto quente e refrigero ele no direto no fermentador.

Se não pretende trabalhar com mosto quente, compra um de plástico que funciona.

Abraço.

Para 10l vá para a simplicidade máxima como disse o @jalexandre .
Comecei com 1 panela de 20l, um pedaço de voil (nem saco era), um chiller (mas pode trocar com um recipiente de 10l que possa ser colocado no gelo), se quiser furar a panela, um registro com um joelho por dentro para pegar o mosto bem do fundo; se não quiser, um sifão de inox. Um termômetro e um densímetro (no caso de 10l, tem que ser um mini, pois se não em 4 medições já se foram 10% da produção). Um balde fermentador com um furo na tampa com vedação para um blow-off ou air-lock, mangueiras (silicone para a parte quente e cristal pvc para a fria).

O mais importante para o BIAB é ter uma panela bem maior que o lote final e já partir para BIAB-no sparge.

Sobre a tão falada recirculação ainda vou escrever um post sobre isto: recirculação não é clarificação (no estrito sentido da palavra) como muitos pensam.


Boa sorte, cara. Eu já desisti de argumentar nesse sentido. =)
 
Na moral?

Tu paga metade se comprar em alguma loja de embalagem. Bom, pelo menos aqui onde moro, tem uma casa de embalagem que vende balde e bombonas alimentícias. :)

Dá uma pesquisada sobre tubo blow off. É basicamente uma mangueira de respiro que termina em um pote de agua com sanitizante. Substitui o airlock, não faz sujeira e é barato!!
Meus baldes, quando os usava para fermentar, hoje uso bombonas) são furados do lado logo abaixo da borda superior do lacre (assim posso empilha-los) usando uma broca 1/4" e então uso uma mangueira 5/16" para o blow-off. Entra tão justo que não vaza, não precisa de borracha de vedação e não cai/sai do balde a não ser que se use água quente e força.
 
Fala Pessoal!!! Pra não abrir outro tópico... no caso já comprei uma torneira esfera pra acoplar à panela, se tivesse lido esse tópico antes eu teria comprado o auto-sifão. Mas senso assim, qual seria a altura ideal pra fazer a furação em método BIAB? Eu num sei quanto vai juntar de trub, todos vídeos que vi ensinando no Youtube é pra quem usa fundo falso e aí a torneira pode ficar bem em baixo. A minha panela é de nº 36 (32,5 litros), pretendo fazer levas de 20 litros. Alguém pode me ajudar? Vlw!!!
 
Fala Pessoal!!! Pra não abrir outro tópico... no caso já comprei uma torneira esfera pra acoplar à panela, se tivesse lido esse tópico antes eu teria comprado o auto-sifão. Mas senso assim, qual seria a altura ideal pra fazer a furação em método BIAB? Eu num sei quanto vai juntar de trub, todos vídeos que vi ensinando no Youtube é pra quem usa fundo falso e aí a torneira pode ficar bem em baixo. A minha panela é de nº 36 (32,5 litros), pretendo fazer levas de 20 litros. Alguém pode me ajudar? Vlw!!!

Para você pensar. Se você faz BIAB, porquê a torneira? Ainda mais para uma panela pequena como essa? A não ser que você não tenha ninguém para te ajudar a virar a panela, penso que a torneira é só mais um ponto para vazar e dar trabalho para limpar.

Agora se você realmente quiser torneira, o que define a quantidade de trub é a malha do teu BAG e a lupulagem. Quando eu adicionava lúpulo direto no mosto durante a fervura, dava bastante trub. Usando um grain bag com malha fina, e usando hop-bag durante a fervura, não dá trub. Eu sempre viro todo o conteúdo da panela para o fermentador.
 
Para você pensar. Se você faz BIAB, porquê a torneira? Ainda mais para uma panela pequena como essa? A não ser que você não tenha ninguém para te ajudar a virar a panela, penso que a torneira é só mais um ponto para vazar e dar trabalho para limpar.

Agora se você realmente quiser torneira, o que define a quantidade de trub é a malha do teu BAG e a lupulagem. Quando eu adicionava lúpulo direto no mosto durante a fervura, dava bastante trub. Usando um grain bag com malha fina, e usando hop-bag durante a fervura, não dá trub. Eu sempre viro todo o conteúdo da panela para o fermentador.

Entendi Fabrício, mas como eu disse já comprei a torneira então vou usá-la. Legal a dica do hop-bag, vou experimentar assim então. Muito obrigado pela ajuda... Vlw!
 
Meu kit BIAB

1 Panela 32 litros (sem torneira; levas de 5 até 20l)
1 Bacia Aluminio (escorrer bag)
1 Termostato Digital MT512E
1 Sifão transferidor e enchedor (transferir mosto frio)
1 Balança de Precisão 1g a 10kg
1 Proveta 100ml
1 Mini Densimetro 1000-1100
1 Colher de nylon 50cm
1 Termometro Alimentício
1 Iodofor Kalyclean 250ml
1 Álcool 70%
3 Baldes 12l (sem torneiras)
3 Tampas Balde 12l
2 Airlock Pequeno 2pça
1 Arrolhador
1 Tampinhas verde 400und

Ainda falta o VOIL

Chiller, ebulidor e moedor eu consigo pegar depois caso for preciso.

Geladeira e fogão mês que vem consigo.

Quase lá
 
Meu kit BIAB

1 Panela 32 litros (sem torneira; levas de 5 até 20l)
1 Bacia Aluminio (escorrer bag)
1 Termostato Digital MT512E
1 Sifão transferidor e enchedor (transferir mosto frio)
1 Balança de Precisão 1g a 10kg
1 Proveta 100ml
1 Mini Densimetro 1000-1100
1 Colher de nylon 50cm
1 Termometro Alimentício
1 Iodofor Kalyclean 250ml
1 Álcool 70%
3 Baldes 12l (sem torneiras)
3 Tampas Balde 12l
2 Airlock Pequeno 2pça
1 Arrolhador
1 Tampinhas verde 400und

Ainda falta o VOIL

Chiller, ebulidor e moedor eu consigo pegar depois caso for preciso.

Geladeira e fogão mês que vem consigo.

Quase lá
Parabens. É assim mesmo, ir comprando aos poucos
E quando se da conta, ja nao cabe mais na dispensa de tantos itens, rsrs
 
Parabens. É assim mesmo, ir comprando aos poucos
E quando se da conta, ja nao cabe mais na dispensa de tantos itens, rsrs

Valeu, mas já faço com mais 4 amigos com 2 panelas e fundo falso e estamos conversando para aumentar para 3 panelas e brewstand por gravidade. Nesse biab vou fazer sozinho em casa, pequenas levas só pra brincar mesmo, não vou investir muito mais que isso
 
Back
Top