Kegerator Naja com Freezer horizontal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThiagoSantos

Well-Known Member
Joined
Jan 31, 2014
Messages
49
Reaction score
50
Gostaria de compartilhar este projeto que estou pensando a muitooo tempo, na verdade, motivos de algumas insônias.. Com a vinda do novo ap, logicamente, este foi o primeiro a ser projetado, a ideia foi fazer um ponto de encontro em volta da churrasqueira e chopeira, vulgo "recanto do guerreiro", para ampliar o espaço quebrei as paredes da cozinha para a sala. O mais bacana disto tudo é que foi tudo feito por mim e ajuda da patroa, desde as paredes ao móvel. Na época pesquisei um pouco na internet e não achei muita coisa neste estilo, como este projeto precisava do alvará dela, não poderia ficar muito ogro, ainda mais dentro de um ap, após a obtenção do alvará deu-se início ao processo, não necessariamente nesta ordem...

Comprei uma torre naja de Singapura através do site aliexpress.com, a bandeja acabei comprando aqui pelo Mercado Livre, mesmo com o imposto alfandegário, valeu muito a pena.

Ainda não está pronto, falta fazer as conexões das mangueiras e o reservatório de álcool (fluido refrigerante) para circular na naja. O projeto é um freezer horizontal com rodinhas (o menor que achei nas lojas), em baixo de um móvel (caixa), sistema tipo kegerator, dentro do freezer terá um reservatório com uns 20 litros de álcool e uma bomba de combustível (flex) circulando o álcool pela naja para resfriar/congelar. Controlado por um termostato. Para manusear o freezer, tirar e colocar barris, foi feito duas portas na frente do balcão, o freezer possui rodinhas, só puxar para fora...

O balcão é em mdf 18mm, possui 3 lados e na frente é aberto, só possui um sarrafo na parte superior entra o tampo, tive que colocar para dar sustentação para as portas.

O tampo tem 1,10m x1,30m.

Tirei algumas fotos, de celular, logo tiro umas com uma máquina de verdade. Segue as fotos até o momento, quase pronta, (o barril de inauguração já esta pronto desde set2013 hehe)...


Esta foto não é do mesmo apartamento mas mostra como era antes a divisão da cozinha.


Aqui já começa a quebração.




As tubulações para a naja vão sair da lateral, entre a tampa e borracha de vedação.




Aqui já com com granito, mostra as duas portas que ao abrir possibilitam o freezer rodar para frente.


Já com o granito, pastilhas, luminária etc..





12320789993_04b88695a7.jpg
Bomba de Aquário/chafarriz de 2m coluna d'água para a circulação de álcool 46º (refrigeração da torre naja)

12321069524_9c5807849b.jpg
Reservatório de 3,6L de álcool já com a bomba instalada, esta bomba funciona muito bem para isso, inclusive vem com um regulador de vazão.

12320791113_4ee8edf8dd.jpg
Mangueiras e conexões, ainda falta organizar os fios elétricos e terminar de isolar as conexões, estavam abertas para teste de vazamento...

Projeto final
12321552853_1ce00ea0b9.jpg
 
Caramba, sensacional! Fui esperando gambiarra tambem, um monte de coisa ocupando espaço, e olho essa beleza ai... apresentar pra esposa aqui pra mostrar que pode ficar show!
Parabens!
 
Rapaz.....vc acabou de dar um show em arquitetura, mecânica e design...parabéns....lógicamente fiquei com uma inveja saudável....vou apresentar pra patroa....é capaz de ela querer iniciar o projeto antes de mim...rs rsrs
 
Show de bola, Parabéns!!!

Se atos litros eh o freezer?? cabe quantos PostMix?
 
É um Consul CHA22C de 220L, coube 1 barril KEG de 30L e um postmix de 19L, o espaço que sobrou não cabe mais nenhum postmix e será usado para o reservatório de álcool ou glicol para a naja, segue as fotos do espeço e das mangueiras..

Só postmix deve caber uns 3 na parte esquerda, do lado direito não tem altura suficiente para o de 19L, mas caberia mais uns 3 de 10L tranquilho.

12303512996_389747c9c9.jpg

Barril de 30L e Postmix de 19L

12302921135_cd0fa9fe8e.jpg

2 Mangueiras de Silicone para resfriar/congelar naja e uma mangueira de cerveja, enroladas com espuma isolante de "ar condicionado" e fita alumínio.
 
Oi Thiago,

Parabéns pelo projeto, ficou animal!

Eu tenho um freezer horizontal que comprei há algum tempo pra fazer um kegerator e estou agora atrás da naja, porém não entendo bem o funcionamento dela.

Será que colocando a naja meu freezer vai ficar muito mais tempo ligado pra mantê-la gelada? Não queria aumentar muito o consumo do freezer só por conta da naja, senão parto para um colar na tampa do freezer mesmo.

Se possível, sabe me dizer o link que você comprou a naja?

Obrigado e parabéns novamente!!
 
Oi Thiago,

Parabéns pelo projeto, ficou animal!

Eu tenho um freezer horizontal que comprei há algum tempo pra fazer um kegerator e estou agora atrás da naja, porém não entendo bem o funcionamento dela.

Será que colocando a naja meu freezer vai ficar muito mais tempo ligado pra mantê-la gelada? Não queria aumentar muito o consumo do freezer só por conta da naja, senão parto para um colar na tampa do freezer mesmo.

Se possível, sabe me dizer o link que você comprou a naja?

Obrigado e parabéns novamente!!

Renato, o freezer gela o barril, eu ainda estou testando a regulagem do TIC porque aqui em Porto Alegre estamos passando por uma onda de calor muito alta e a sala do meu apartamento é toda envidraçada, a meia noite ainda esta batendo 35 graus, o freezer agora esta "setado" para -2 graus, o sensor do TIC está dentro de um copo cheio de água. O barril está equilibrado nesta temperatura, meu problema no momento é o reservatório de álcool para refrigerar a naja (metal), como a temperatura externa está muito alta >30ºC, a troca de calor na naja é maior que a do reservatório dentro do freezer, o que acaba esquentando o álcool, não esfriando corretamente o metal da naja.

A cerveja saiu bem gelada, porém, como o metal da naja está mais quente que a cerveja, há um aumento de temperatura que faz sair com mais espuma um meio copo.

Para resolver isso vou fazer um reservatório maior (>3,6L) e com paredes de inox ou alumínio para que a transferência térmica dentro do freezer seja maior.

Hoje o álcool circula pela naja a 7ºC...

O link era este mas parece que o vendedor não vende mais http://www.aliexpress.com/item/Sing...-brewing-equipment-asseccories/954458476.html
Na época paguei 60,70 dólares na naja.

Este link é de outro vendedor que era mais caro do que eu comprei, porém com maiores qualificações...
http://www.aliexpress.com/item/One-way-cobra-beer-tower/912245996.html

abs
 
Thiago, você poderia me explicar melhor sobre o reservatório d alcool? Comprei uma naja igual a sua e queria fazer ela suar também!!!
Abraço
 
Thiago, você poderia me explicar melhor sobre o reservatório d alcool? Comprei uma naja igual a sua e queria fazer ela suar também!!!
Abraço

Tu pode passar qualquer líquido que não congele a baixo de 0ºC, a maioria das najas possuem 2 canos extras em baixo, um é a entrada do fluido e o outro a saída, assim o fluido percorre a naja resfriando.

Pode usar água + glicol (butilglicol, propilenoglicol, dietilenoglicol etc..) ou
álcool + água >30%
Eu optei por usar álcool de limpeza >40 graus.

Como o meu sistema é um freezer, optei por deixar um recipiente com o álcool (reservatório) dentro do freezer, que no meu caso foi um galão de 3,6L, dentro dele instalei uma bomba de aquário/charrariz, com 2 metros de coluna d'água, este dado é importante, mostra a potência que a bomba tem de levar o líquido até a naja. O líquido sai pela bomba, circula pela naja e volta para o reservatório.

Aqui no sul acredito que não será difícil congelar a naja no inverno com este sistema mas o correto é ter um reservatório externo resfriado com motor a parte e setado para bemm mais gelado, tipo uns -5 graus por aí.


No mais é isto...
 
Thiago, valeu pela resposta, já entendi como funciona.

Achei a naja que eu quero com duas vias no AliExpress mas o frete sai muito caro e é praticamente certo que vai cair na alfândega. Sairia 105 USD a naja mais 77 USD de frete, quase o preço da naja em sí....

como eu quero colocar duas torneiras modelo belga vai sair muito caro essa torre...
 
Thiago, valeu pela resposta, já entendi como funciona.

Achei a naja que eu quero com duas vias no AliExpress mas o frete sai muito caro e é praticamente certo que vai cair na alfândega. Sairia 105 USD a naja mais 77 USD de frete, quase o preço da naja em sí....

como eu quero colocar duas torneiras modelo belga vai sair muito caro essa torre...

Renato barato não é, mas posso te garantir que é mais barato que comprar aqui...
Quanto cair na alfândega é 100% de certeza pois o frete é via courrier (fedex, DHL,UPS etc..) 1 semana está entregue, a empresa faz todo o desembaraço alfandegário, paga para o governo e depois te cobra na entrega, basicamente conta com 100% em cima do valor pago, 60% de imposto + frete + ICM etc...

Eu comprei mais de um produto com o vendedor o que diluiu o frete, adicionando torneira e medalhão que cabe na mesma caixa e aumenta muito pouco o frete inicial.
Confirmei agora os valores e foi:
Naja $ 60,70
Torneira Belga $ 31,20
Medalhão $ 11,50
Frete $59,23
IMPOSTOS + CUSTOS ALFANDEGÁRIOS FEDEX = R$ 83,51 Reais
Vendedor declarou $30 o custo do produto, não é indicado, se a receita desconfia do valor, cobra multa e transportadora cobra taxas e mais taxas.

Com bandeja comprada no brasil me custou uns 800 reais, fora freezer etc... Mesmo sendo caro foi muito mais barato que comprar tudo aqui no Brasil, quanto aos preços de hoje já não sei.

Este projeto não é barato mesmo, se for contar que ainda teria que ter um freezer, termostato, móvel, tampo, barril, CO2, válvulas etc... É bom nem somar tudo
 
E o calor produzido pelo freezer? Sai por onde?
Qual o modelo do freezer?

Tenho um espaço muito parecido. Te anima a montar um pra mim?
Pago em bacon e linguiças caseiras (invendáveis).
 
E o calor produzido pelo freezer? Sai por onde?
Qual o modelo do freezer?

Tenho um espaço muito parecido. Te anima a montar um pra mim?
Pago em bacon e linguiças caseiras (invendáveis).

O calor do freezer fica ali dentro mesmo, deve estar sendo dissipado pelo granito, a ideia no futuro é colocar uma ventilação forçada.

Consul CHA22C de 220L.

Aceito o Bacon e as linguiças para levar, mais um churrasco durante a montagem hehe.
Cara é mais fácil montar isto que instalar um TIC na geladeira, só tem que ter as coisas.
 
Thiagão,

Valeu pela força, vou fazer o meu pedido ainda hoje dependendo da sua resposta!

A torneira belga pela Coldmix aqui no Brasil custa mais de 400 reais, essa torneira que você comprou por 30 deixa algo a desejar ou é a mesma coisa? Porque se for a economia já tá feita na torneira!

Eu vou pedir a naja com 2 saídas. O freezer já tenho, o resto vou ter que comprar de qualquer forma (kit extração, barril, co2, etc).

Valeu novamente pelas informações!
 
Existem dois tipos de torneiras Belgas, as com uma alavanca para controlar o fluxo e as com rosca tbm para o fluxo, eu prefiro as que tem a rosca, são difíceis de achar no Brasil, esta que comprei era com rosca.
A única coisa é que tive que mandar em um torneiro para arrumar a rosca da conexão dela na naja, a da naja era a rosca comum essa 5/8 normal das italianas e ela veio com uma rosca menor.
Não sei se os vendedores das najas agora vendem torneira belga, o meu vendedor saiu do aliexpress só tem um outro agora...
 
Thiago,

Acabei de comprar a naja com um vendedor lá.. saiu por 95 dólares mais 70 de frete... salgado mas acho que vai valer a pena.

As torneiras vou comprar de lá também, vai sair 28 dólares cada mais 20 de frete cada. Vou pedir a de 5/8 já que a torre também é 5/8 e vamos ver.

Em relação ao creme dela, é muito melhor do que a italiana como dizem por aí? Eu sempre achei legal o fato dessa torneira ter uma regulagem de abertura mais livre do que a italiana que é só pra frente e pra trás mas nunca usei uma pra saber.

Esse fim de semana vou brassar uma English IPA que deve ficar pronta junto com a chegada da naja, agora só preciso achar um bom postmix.... o negócio difícil de comprar também viu.

Abs
 
Bom, quanto a torneira até pode ser uma opinião pessoal, eu já utilizei a americana, italiana e os dois tipos de belga, para mim a belga é muito melhor, não precisa ficar segurando a alavanca, após regular basta puxar para baixo que o creme fica na quantidade perfeita.

Depois dela, não troco por outra....
 
Thiago,

Acabei de comprar a naja com um vendedor lá.. saiu por 95 dólares mais 70 de frete... salgado mas acho que vai valer a pena.

As torneiras vou comprar de lá também, vai sair 28 dólares cada mais 20 de frete cada. Vou pedir a de 5/8 já que a torre também é 5/8 e vamos ver.

Em relação ao creme dela, é muito melhor do que a italiana como dizem por aí? Eu sempre achei legal o fato dessa torneira ter uma regulagem de abertura mais livre do que a italiana que é só pra frente e pra trás mas nunca usei uma pra saber.

Esse fim de semana vou brassar uma English IPA que deve ficar pronta junto com a chegada da naja, agora só preciso achar um bom postmix.... o negócio difícil de comprar também viu.

Abs

Te prepara para o imposto, quando a transportadora for entregar ela vai cobrar a vista, algumas aceitam cheque ou cartão, mas é a vista...
 
Com bandeja comprada no brasil me custou uns 800 reais, fora freezer etc... Mesmo sendo caro foi muito mais barato que comprar tudo aqui no Brasil, quanto aos preços de hoje já não sei.

Thiago, primeiro parabéns pelo projeto. Muito bacana mesmo, tenho certeza de que todos que verem isso vão se pilhar a em algum momento ter algo parecido em casa hahaha

Onde conseguiste a bandeja?

Abs
Samuel
 
Bandeja foi comprada pelo Mercado Livre, só existia um vendedor que vendia, custou uns 350 com frete, não cheguei a pesquisar em outros lugares, comprei a primeira que achei.
 
Existem dois tipos de torneiras Belgas, as com uma alavanca para controlar o fluxo e as com rosca tbm para o fluxo, eu prefiro as que tem a rosca, são difíceis de achar no Brasil, esta que comprei era com rosca.
A única coisa é que tive que mandar em um torneiro para arrumar a rosca da conexão dela na naja, a da naja era a rosca comum essa 5/8 normal das italianas e ela veio com uma rosca menor.
Não sei se os vendedores das najas agora vendem torneira belga, o meu vendedor saiu do aliexpress só tem um outro agora...

Bom dia Thiago, parabéns pelo projeto, chegou ontem minha torneira mais a cobra, apenas acabou vindo com a rosca errada. Foi difícil do torneiro arrumar a rosca?
 
Não foi difícil mas eu já tinha a parte traseira de uma torneira italiana sobrando, onde tinha a rosca 5/8, então o torneiro apenas trabalhou para trocar a outra por esta, não sei se expliquei direito...Compreendeu?

A propósito comprou de qual vendedor?
 
Não foi difícil mas eu já tinha a parte traseira de uma torneira italiana sobrando, onde tinha a rosca 5/8, então o torneiro apenas trabalhou para trocar a outra por esta, não sei se expliquei direito...Compreendeu?

A propósito comprou de qual vendedor?

Comprei do CFORBETTER e um amigo trouxe para mim da China, mandei entregar no hotel.
Acho que entendi sim, estou pensando em comprar um redutor de 3/4 para 1/2 polegada em inox e mandar na tornearia para trabalhar a rosca 3/4 para 5/8, não sei se vai dar certo.
 
Renato, o freezer gela o barril, eu ainda estou testando a regulagem do TIC porque aqui em Porto Alegre estamos passando por uma onda de calor muito alta e a sala do meu apartamento é toda envidraçada, a meia noite ainda esta batendo 35 graus, o freezer agora esta "setado" para -2 graus, o sensor do TIC está dentro de um copo cheio de água. O barril está equilibrado nesta temperatura, meu problema no momento é o reservatório de álcool para refrigerar a naja (metal), como a temperatura externa está muito alta >30ºC, a troca de calor na naja é maior que a do reservatório dentro do freezer, o que acaba esquentando o álcool, não esfriando corretamente o metal da naja.

A cerveja saiu bem gelada, porém, como o metal da naja está mais quente que a cerveja, há um aumento de temperatura que faz sair com mais espuma um meio copo.

Para resolver isso vou fazer um reservatório maior (>3,6L) e com paredes de inox ou alumínio para que a transferência térmica dentro do freezer seja maior.

Hoje o álcool circula pela naja a 7ºC...

O link era este mas parece que o vendedor não vende mais http://www.aliexpress.com/item/Sing...-brewing-equipment-asseccories/954458476.html
Na época paguei 60,70 dólares na naja.

Este link é de outro vendedor que era mais caro do que eu comprei, porém com maiores qualificações...
http://www.aliexpress.com/item/One-way-cobra-beer-tower/912245996.html

abs

Bom dia Thiago, conseguiu resolver o problema da circulação? Estou terminando de montar a minha naja e estou pensando em mandar fazer uma caixa em inox com capacidade de 10 litros!!!!
 
Bom dia amigos,

Estou montando um Bar e a princípio iria comprar 2 chopeiras elétricas com 2 torneiras cada, e deixar os barris em freezers horizontais para aumentar a validade dos mesmos.

Porém vendo este tópico, fiquei pensando se não é melhor colocar este sistema com a torneira naja, eu a princípio quero vender 4 estilos, mas não entendi muito bem o funcionamento da mesma.

Se eu comprar uma de 4 vias como esta: http://www.aliexpress.com/item/Four-way-cobra-beer-tower/912253229.html

Com mais 4 torneiras, já é o suficiente? O que mais preciso para fazer funcionar? Como é o esquema de refrigeração dela em si?

Aguardo uma ajuda dos amigos pra decidir qual melhor solução.

Abraço
 
Balabuch eu tenho uma de 2 vias. Ela é 1 cano em alumínio para cada torneira e 1 cano que cai servir para recircular o líquido refrigerante que vai fazer a naja "suar". Não estou casa esse fds. Posso tirar umas fotos para vc!
 
Mas precisa então de uma máquina pro líquido refrigerante circular e deve ser cara. Quanto custa a brincadeira?
 
Ninguém respondeu ainda, só lembrando que o chopp vai estar já gelado por estar sente de um freezer horizontal.
 
Mas precisa então de uma máquina pro líquido refrigerante circular e deve ser cara. Quanto custa a brincadeira?

Balabuch, ainda não terminei de montar a minha naja (falta instalar o recipiente do glycol)...mas a bomba a galera tem utilizado uma submersa de aquário.
A que comprei é a Sarlo better 1000c (50 reais).
Como o teu caso serão 4 torneiras, não sei se esta bomba da conta, talvez tenha que fazer um reservatório com maior capacidade (o meu mandei fazer em inox com 10 litros)...
 
Balabuch, ainda não terminei de montar a minha naja (falta instalar o recipiente do glycol)...mas a bomba a galera tem utilizado uma submersa de aquário.
A que comprei é a Sarlo better 1000c (50 reais).
Como o teu caso serão 4 torneiras, não sei se esta bomba da conta, talvez tenha que fazer um reservatório com maior capacidade (o meu mandei fazer em inox com 10 litros)...

Então, é isso que eu não tinha entendido, se é barato assim, só fazer um reservatório para o glycol e usar uma bomba, fica viável.

Mas o Glycol, ele não deve ser refrigerado por algum equipamento?
 
Então, é isso que eu não tinha entendido, se é barato assim, só fazer um reservatório para o glycol e usar uma bomba, fica viável.

Mas o Glycol, ele não deve ser refrigerado por algum equipamento?

O glycol fica dentro desta caixa de inox, e todos dentro do freezer junto aos barris!!!
 
Opa!
Se vc quiser a torre congelada, igual a da choperia, sim precisa de outro equipamento só para a torre... Essa solução de deixar um reservatório dentro do freezer é bacana, a torre pode até ficar suada e bem fria mas não deve congelar... Eu desisti pois meu espaço é mínimo...
 
Se for utilizar mais de uma torre, a área de contato da solução "glicol" com o calor (temp amb) será muito grande, muito provável seu glicol não irá gelar o suficiente, e se tentar gelar irá congelar a cerveja.

Fiquei uns 2 meses sem cerveja na chopeira e neste tempo resolvi começar a fazer algumas mudanças, primeiro deixar mais eficiente o isolamento da tubulação, vou usar uns espaguetes emborrachados, os mesmos que se usa em refrigeração. Meu tanque de "glicol" que na verdade era de álcool agora será de uma solução de glicerina, primeiro que é menos tóxico que o glicol e segundo que o álcool deixava um cheiro insuportável dentro do freezer, como é um sistema fechado o vapor não tinha por onde sair, a cada vez que eu abria saía um bafo...

E por último, o tanque de "glicol" será um postmix de 20L!

Prefiro utilizar apenas um barril keg de 30L na chopeira que um de keg de 30L + postmix 20L, cada vez que ia trocar as conexões perdia pedaço da mangueira, sem falar que perdi 20L de uma Chocolate Stout......... Ao trocar de KEG para postmix não devo ter apertado bem a abraçadeira, 3 dias depois, abri o freezer e o postmix estava boiando na cerveja...
 
Vou tentar ser mais objetivo, pois os posts estão muito técnicos.

O que eu queria saber é se sem este glicol, vou conseguir servir cerveja gelada, pois a minha ideia, era colocar os barris em um freezer, que ficará logo abaixo da torneira. Eu pensei em fazer com aquela torre normal, mas acho que ela também tem o sistema de passagem de fluído, não tenho certeza, se alguém puder já me diga por favor.

Resumindo, se eu colocar uma naja, ligada com uma mangueira medindo entre a torneira e a saída do freezer, digamos de 60cm, vocês acham que funcionaria?

:tank:
 
Vou tentar ser mais objetivo, pois os posts estão muito técnicos.

O que eu queria saber é se sem este glicol, vou conseguir servir cerveja gelada, pois a minha ideia, era colocar os barris em um freezer, que ficará logo abaixo da torneira. Eu pensei em fazer com aquela torre normal, mas acho que ela também tem o sistema de passagem de fluído, não tenho certeza, se alguém puder já me diga por favor.

Resumindo, se eu colocar uma naja, ligada com uma mangueira medindo entre a torneira e a saída do freezer, digamos de 60cm, vocês acham que funcionaria?

:tank:

Assim, o glicol não gela a cerveja, ele apenas resfria a torre, é importante o glicol circular para não ter uma mudança brusca de temperatura na torneira o que faria sua cerveja espumar muito.

No meu caso que a mangueira da cerveja sai do freezer e fica exposta a temperatura ambiente, o glicol também ajuda a manter a cerveja na mangueira, imagina 2 dias a cerveja a temperatura ambiente :cross: já começaria a estragar na mangueira, fora que ao servir o primeiro copo sairia quente.

No teu caso que não é este, a mangueira estaria refrigerada até a torre, o único problema mesmo é o lance da mudança de temperatura e mudança de pressão ;)
 
Bem, vou fazer o seguinte, se o fornecedor arrumar em consignação as chopeiras, eu usarei as chopeiras elétricas com os barris no freezer, assim a vida útil dos mesmos é bem maior, caso ele não forneça, colocarei as torneiras como um kegerator mesmo, usando o esquema de colocar aquela cinta de madeira, e instalando as torneiras nela, não fica muito bonito, mas posso fazer algum esquema pra ornamentar e ficar mais atrativo. Vou pular pelo menos por hora o esquema das najas. Quem sabe um dia consigo colocar uns 10 estilos de chopp, e dai sim, compensa gastar bem e montar a coisa profissionalmente. Obrigado a todos pelas informações.

:mug:
 

Latest posts

Back
Top